sexta-feira, 18 de março de 2016

Rapidinhas


Lula guardava laudo contratado pela Odebrecht de poço em chácara de Atibaia
A Polícia Federal quer saber o porque Luiz Inácio Lula da Silva guardava em sua casa, em São Bernardo do Campo, um documento de serviço prestado em propriedade em Atibaia (SP) que tem como cliente a Odebrecht. A força-tarefa da Operação Lava Jato acredita que o Sítio Santa Bárbara, na mesma cidade, tenha sido comprado pelo ex-presidente e registrado em nome de dois sócios de um de seus filhos, no final de 2010. Trata-se de um “Laudo analítico” da água da Chácara Otelo em Atibaia feito por uma empresa especializada, de São Paulo. O nome do cliente que contratou os serviços “Construtora Norberto Odebrecht”. O endereço que consta no documento é Estrada dos Pires s/n. Para a Lava Jato, Odebrecht e a OAS – duas empresas acusadas de corrupção na Petrobrás – junto com o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula preso desde novembro, tenham bancado a reforma do sítio em 2011 como forma de compensação por contratos na estatal.

Suiça vai enviar “avalanche” de dados sobre políticos brasileiros
O Ministério  Público da Suíça fechou um acordo com a Procuradoria-Geral da República para transferir ao Brasil "milhares" de documentos, extratos e informações sobre as contas envolvendo políticos e outros suspeitos na Operação Lava Jato. Pelo entendimento informal, o Brasil será autorizado a usar os dados para processar suspeitos não apenas por corrupção, mas também por sonegação fiscal e evasão, ligados a com pelo menos US$ 800 milhões depositados no país europeu. O acordo foi fechado na quinta-feira, numa reunião de quatro horas entre o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e Michael Lauber, seu homólogo suíço. Para o país europeu, que não penaliza a sonegação no exterior por um estrangeiro, o entendimento é "revolucionário" e permitirá que "dezenas de suspeitos" sejam punidos.

Quinze estados têm manifestações contra ou a favor do governo Dilma
Manifestações contra e a favor do governo Dilma acontecem em 15 estados do país. Nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo as manifestações são de apoio ao governo.  Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo têm atos contra o governo.

Justiça do RJ derruba segunda liminar e Lula assume ministério
O desembargador Reis Friede, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro, suspendeu a liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro que impossibilitava a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil. Com a queda das duas liminares que impediam o petista de assumir o cargo, Lula pode exercer suas funções como chefe do ministério mais importante. Na quarta-feira, a Justiça do Distrito Federal derrubou a liminar da Justiça Federal de Brasília. Até agora, há dez ações no STF que questionam a posse de Lula na Casa Civil. Elas foram propostas por partidos de oposição - PSDB, PSB e PPS - e também por pessoas comuns, advogados e entidades. A maioria delas, seis, está sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes. "Os advogados do ex-presidente devem ser notificados sobre a decisão do TRF2 e ele passa, automaticamente, a assumir o cargo", explica o advogado e professor da Faculdade de Direito do Mackenzie Gustavo Nicolau.

No PP, pressão máxima pelo desembarque do governo
Às voltas com um processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff pode, nos próximos dias, ser abandonada por mais um aliado. O Partido Progressista, atualmente no comando do Ministério da Integração e enroladíssimo no escândalo do petrolão, vai ter de se debruçar sobre a possibilidade de rompimento com a petista. Isso porque foi alcançado o mínimo de um terço das assinaturas de deputados favoráveis ao fim da aliança, o que implica convocação da reunião do diretório para deliberar sobre o tema. Não há prazo para o encontro dos progressistas. De acordo com o deputado Jerônimo Goergen (RS), foram coletadas dezoito assinaturas de deputados e quatro de senadores. O problema é que o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI), não apoiou o movimento, e cabe a ele convocar o diretório para discutir a saída da base governista. Na próxima terça-feira, o grupo que defende o rompimento vai tentar uma conversa com Nogueira para pressioná-lo a marcar a reunião. Na Câmara, o PP integra o maior bloco partidário, formado também pelo PSC, PHS e PTB, sendo a única legenda ainda aliada a Dilma Rousseff.

Lula e Dilma

Janot considera legal a gravação

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta sexta-feira, em Paris, que a interceptação da conversa entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff não afronta as garantias constitucionais da Presidência da República, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo Janot, o alvo do grampo telefônico era o petista, que ainda não havia sido empossado como ministro-chefe da Casa Civil e, por esse motivo, o inquérito que apura se ele obteve vantagens indevidas de empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato ainda estava sob jurisdição do juiz federal Sérgio Moro.

Moro foi o responsável por autorizar e divulgar o conteúdo das conversas e, desde que o fez, na última quarta-feira, está sob forte ataque do PT. Nesta quinta, durante a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff atribuiu ao magistrado uma "nítida tentativa de ultrapassar o limite do Estado democrático de Direito".

Janot mostrou sua insatisfação com Lula ao rebater uma de suas falas nesta quinta. O petista reclamou da ingratidão por ele estar no cargo. "Cargo público não é presente", disse o procurador-Geral da República, completando que só tem gratidão à sua família.

Opinião

Vergonha! Vergonha!

O Estado de São Paulo*

Após ter praticado um autêntico golpe de Estado em favor de seu mentor, Lula, Dilma Rousseff deu mais um tapa na cara dos brasileiros ao decretar que devem calar a boca aqueles que se insurgem nas ruas contra seu governo, acusando-os de agir sob o efeito de emoções artificialmente criadas e assim se tornarem instrumentos de uma conspiração armada contra os interesses do povo. Essa investida, que sinaliza a estratégia a ser seguida doravante pelo lulopetismo na tentativa de manter-se no poder, foi o ponto alto do comício, com direito a ruidosa claque, armado dentro no Palácio do Planalto a pretexto de dar posse a Lula no cargo de ministro que lhe garantiria foro especial na Justiça. O ato serviu a uma tentativa canhestra da presidente da República de desmentir as palavras que deixou na gravação de um telefonema feito na quarta-feira, comunicando a Lula que estava lhe encaminhando o documento de nomeação, para ser usado “em caso de necessidade”.

Nessa encenação acintosamente partidária que presidiu na sede do governo de todos os brasileiros, Dilma assumiu uma atitude agressiva, só atenuada quando fazia exortações vazias à união nacional. Em sintomática adesão ao estilo populista de seu guru, Dilma dialogou com a claque petista – o que em vários momentos deixou indisfarçavelmente constrangidos políticos e autoridades na plateia – fornecendo as deixas para as ruidosas manifestações de que “não vai ter golpe” e de ataques à “mídia golpista”.

A estridência de Dilma Rousseff nas ameaças, nem sempre veladas, aos inimigos que vê por todos os lados, especialmente no Judiciário, não ocultou a humilhação por que passava a outrora voluntariosa presidente. Naquele momento, ela abria mão do respeito a si mesma e fingia continuar sendo a chefe de governo e de Estado, mesmo já tendo entregue o poder de fato a seu mestre e criador. Ou alguém duvida de que – mesmo com o litígio judicial a respeito da validade de sua nomeação – toda e qualquer decisão governamental relevante estará sujeita, a partir de agora, à iniciativa ou aprovação de Lula?

A encenação petista serviu também para Dilma apresentar o argumento que derrubaria definitivamente a versão de que este seu conluio com Lula configura uma tentativa de obstrução da Justiça, pois pode ter o efeito prático de transferir a jurisdição das investigações que ameaçam o ex-presidente de Curitiba para Brasília. Trata-se do tal termo de posse que mandou entregar a Lula, com a recomendação de que só o usasse se fosse necessário. Ou seja, ela achava que um termo de posse, sem a sua assinatura, valeria como salvo-conduto. O espantoso é que nem numa situação extrema como aquela em que achava que enfrentava com seu mentor ela foi minimamente bem assessorada.

Esse episódio mais a divulgação das gravações feitas com autorização da Justiça das conversas telefônicas de Lula prestaram ao País o importante serviço de mostrar exatamente o que o chefão do PT, a presidente Dilma e seus interlocutores pensam a respeito do atual cenário político. Graças à iniciativa do juiz Sergio Moro de levantar o sigilo das gravações, os brasileiros puderam constatar, de maneira indesmentível, que com essa gente não há “conversa republicana”. Nem são eles capazes de inventar tretas que resistam à revelação de um telefonema.

A posse de Lula na chefia da Casa Civil acabou suspensa por um juiz federal e o governo, como era de esperar, recorreu da decisão liminar. Assim, a questão ficará sub judice, por quanto tempo não se sabe. Mas esta não é uma questão jurídica. É uma questão eminentemente moral. Daí o grito de protesto dado por um deputado presente à encenação palaciana, que lhe custou a imediata expulsão do recinto: “Vergonha! Vergonha!”.

Não têm vergonha na cara pessoas que usam o poder que lhes foi conferido pelo povo, primeiro, para surrupiar o dinheiro de todos e, depois, para proteger parentes e amigos das consequências legais da roubalheira.

Como dizia, premonitoriamente, o chefe dessa malta: “No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia; mas quando um rico rouba, vira ministro”.

*Publicado no Portal do Estadão em 18/03/2016

18/03/2016


Estadão - Tropa de choque começa a retirar barracas da av. Paulista; alguns manifestantes ficam no local
Concentração do protesto pró-governo está marcada para 16h, no Masp. São esperados 150 mil manifestantes

O Globo - ‘Condutas criminosas à sombra do poder jamais serão toleradas’, diz ministro do STF
Celso de Mello sai em defesa da corte e diz que Lula ofendeu gravemente o Judiciário

Folha de São Paulo - Tropa de choque é acionada para tirar grupo anti-Dilma da Paulista
Coronel diz que aqueles que se recusarem a sair serão encarados com 'disposição de entrar em confronto com a polícia'; manifestantes pró-governo marcam ato para tarde

Estado de Minas - Comissão que avaliará impeachment de Dilma está nas mãos de aliados de Cunha
Deputado Rogério Rosso (PSD-DF), será presidente e Jovair Arantes (PTB-GO) o relator do processo. Dupla foi escolhida em votação de chapa única, aprovada por 62 votos

Correio Braziliense - Decisão sobre a posse de Lula como ministro está nas mãos do Supremo
Governo trava guerra de liminares para garantir foro privilegiado ao ex-presidente, mas a polêmica será definida pelos ministros. Ao menos 20 ações pedindo que o petista seja impedido de assumir o cargo já foram protocoladas em quatro estados e no DF

Gazeta do Povo - “Boca suja” de Lula revela preconceitos que se manifestam entre 4 paredes
Especialistas analisam que expressões pejorativas contra mulheres e pobres usadas por políticos nas gravações da PF mostram como os brasileiros ainda reproduzem na intimidade ideias socialmente reprováveis

Revista IstoÉ - 'Impeachment será célere, como processo dessa gravidade tem de ser', diz Cunha
Presidente da Câmara dos Deputados garantiu que estará na Casa nas segundas e sextas-feiras para ajudar no quórum para a abertura de sessão

Revista Veja - Conselho Federal da OAB pedirá hoje impeachment de Dilma
Em uma frente, a OAB fará um pedido próprio, alegando que Dilma operou para obstruir a Justiça. Em outra, deve apoiar o pedido que já está em curso na Câmara

Revista Época - Manifestações: "Não dá mais para aguentar essa corrupção", diz ambulante
Desempregado, Marcos Humberto tem aproveitado as manifestações na Avenida Paulista para vender bandeiras do Brasil

Revista Carta Capital - Câmara elege comissão do impeachment
Após a instalação da comissão especial, presidenta Dilma Rousseff terá o prazo de dez sessões do plenário para apresentar sua defesa

Portal G1 - Grampo registra pedido para ministro frear prisão preventiva de Lula
'Toma a decisão de Estado-Maior aí', diz Rui Falcão a Jaques Wagner. Gravação ocorreu em 10/3, quando ordem de detenção foi divulgada

clicRBS - "Moro não perde por esperar", diz Gilberto Carvalho
O ex-ministro assegurou que o partido e o governo vão judicializar a questão da divulgação do grampo

Portal IG - Em carta aberta, Lula pede justiça e diz que sua intimidade foi violentada
O ex-presidente ainda ressaltou que, apesar de tudo, não perderá a esperança no discernimento da Suprema Corte

Portal Correio do Povo -  Em áudio, Marisa Letícia xinga adeptos dos panelaços contra o governo
 Ao falar com o filho Fábio Luís Lula da Silva na noite de 23 de fevereiro, disse querer que as pessoas "enfiassem as panelas no c...". Naquele dia, houve protestos contra um programa do Partido dos Trabalhadores (PT) veiculado na televisão

Bom Dia!

Vai ter impeachment?

A indicação do ex-presidente Luiz Inácio para o ministério provocou uma onda de protestos no Brasil inteiro. Os que são contra o governo, estão tomando ruas e avenidas em boa parte do Brasil. Os que defendem Lula prometem reagir a partir de hoje.

Em Brasília, no final da tarde, começo da noite de ontem, cerca de seis mil pessoas, conforme dados da Polícia Militar, estavam na frente do Planalto gritando palavras como “Fora Lula” e “Renuncia”. Os manifestantes querem que Dilma deixe o governo, coisa que ela não fará, a não ser que seja decretado seu impeachment.

Por falar em impeachment, ontem foi instalada a Comissão que vai dar andamento ao processo contra a presidente. Basicamente todo o comando da Comissão é formado por aliados de Eduardo Cunha, inimigo de Dilma, e por parlamentares de partidos que formam a oposição ao Planalto.

O presidente será o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) e o relator o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), ambos aliados de Cunha. Representantes do PSDB, PSB e PR completam a chapa. A presidente terá 10 sessões para se defender.

Voltando aos protestos, na Avenida Paulista, manifestantes ocupam a via faz quase 40 horas. Eles estão lá durante o dia e o grupo engrossa a partir do final da tarde. Ontem, praticamente quatro quarteirões da Paulista estavam ocupadas pelos que são contra Dilma e Lula. Para hoje a tarde, está prevista uma manifestação de defensores do governo que ocuparão o vão livre do MASP, na Paulista. Vamos esperar e torcer para que não haja confronto entre os manifestantes.

Aqui em Porto Alegre, desde quarta-feira, manifestantes ocupam a Avenida Goethe em protesto contra a indicação de Lula para a Casa Civil e pelo impeachment de Dilma. Passaram o dia e a noite acampados e hoje, bem cedo, já tomaram a avenida, o que forçou a intervenção da EPTC e da BM.

Pego em grampos da PF, Lula escancarou seu costumeiro destempero contra tudo e todos. Bradando contra a justiça, disse que os ministros do STF e do STJ estavam "acovardados". Houve revolta no Supremo e hoje, como convém, Luiz Inácio disse que respeita o STF e que espera justiça.

Mas que respeito é esse que um dia diz uma coisa e no outro se desdiz. Até as conversas telefônicas serem apresentadas ao público, os ministros do STF eram covardes, a partir de ontem, quando os calos apertaram, passaram a ser respeitados e respeitáveis.

Para completar, a mãe do PAC, de uma hora para outra, coincidentemente depois que anunciou Lula no ministério, tirou o PAC do Planejamento e passou para a Casa Civil, onde estava quando ela comandava a pasta. É manobra sobre manobra para tentar retomar aquilo que todos já sabem faz muito tempo. Os atos de populismo, que certamente voltarão com Lula, caso ele fique na Casa Civil, farão com que o Brasil afunde cada vez mais numa séria e quase intransponível crise econômica. E os que se beneficiarão deles, aplaudirão com veemência.

Enquanto isso, repetindo o que o PT sempre fez contra governos passados, os protestos seguem nas ruas contra o desgoverno e a corrupção. E a pergunta que muitos respondem de uma maneira e outros de outra é: vai ter impeachment? 

Tenham todos um Bom Dia!