terça-feira, 15 de março de 2016

Boa Noite!

Adelino Moreira




 Nelson Gonçalves foi o maior intérprete de Adelino Moreira. Praticamente todas as músicas compostas por Adelino e gravadas por Nelson, foram sucesso e seguem fazendo parte de programações de muitas rádios no Brasil. Autor de músicas da chamada dor de cotovelo e considerado brega por muitos críticos, Adelino Moreira formou com Nelson Gonçalves uma parceria que atravessa anos.

Uma das composições de Adelino que fez grande sucesso na voz de Nelson Gonçalves, Meu dilema.


                                                  

Rapidinhas


Mônica Moura vai abrir o bico
A empresária Monica Moura, mulher e sócia do publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula (2006) e de Dilma (2010 e 2014) decidiu fazer delação premiada. O casal foi preso na operação Acarajé, desdobramento da Lava Jato. Monica Moura ainda não formalizou o acordo. Os termos da colaboração estão sendo definidos com os procuradores com a força-tarefa da Lava Jato. A mulher de João Santana cuidava da parte financeira da Polis Propaganda e Marketing, empresa que fez as campanhas da presidente Dilma Rousseff em 2010 e 2014. O casal está sob suspeita de recebimento de US$ 7,5 milhões da Odebrecht via offshore no exterior.

Situação de Mercadante fica muito complicada
A homologação da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS) provoca um turbilhão no governo Dilma Rousseff. A situação mais delicada é a do ministro Aloizio Mercadante (Educação), que tem a permanência no cargo questionada dentro do Palácio do Planalto. A confirmação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro pode ser adiada ou cancelada. Mercadante foi convocado para uma reunião de emergência no Planalto com a presidente Dilma Rousseff. No depoimento de delação, Delcídio afirmou que Mercadante teria prometido dinheiro e auxílio para que o senador deixasse a prisão e não firmasse acordo de colaboração premiada. Aos investigadores, o delator afirma que tem a gravação de conversa de Mercadante com seu assessor, Eduardo Marzagão, na qual o ministro oferece a ajuda financeira.

Delcídio diz que Aécio recebeu propina de Furnas
Em um dos termos de sua delação premiada, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou que o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), recebeu propina de Furnas, empresa de economia mista subsidiária da Eletrobras. A declaração de Delcídio confirmou depoimento prestado pelo doleiro Alberto Youssef, que também afirmou que Aécio recebia propina de Furnas, mas não houve abertura de inquérito para investigar o caso. "Questionado ao depoente quem teria recebido valores de Furnas, disse que não sabe precisar, mas sabe que Dimas [Toledo, ex-presidente de Furnas] operacionalizava pagamentos e um dos beneficiários dos valores ilícitos sem dúvida foi Aécio Neves", disse Delcídio.

Ministério não garante foro privilegiado a Lula
O ex-presidente não terá direito ao foro privilegiado se a Justiça entender que a nomeação a um ministério foi um artifício para enrolar o processo e fugir de punição. O foro privilegiado é uma prerrogativa constitucional que serve proteger a dignidade dos principais cargos públicos, e não pessoas. Utilizá-lo para motivos pessoais é o que os juristas chamam de “desvio de finalidade do ato administrativo”. Se a Justiça entender que houve um abuso do direito, ou seja, que a nomeação foi um artifício para enrolar o processo e fugir da punição, o caso que envolve o ex-presidente permaneceria com o juiz Sérgio Moro.
Já houve uma decisão semelhante. Em 2010, o deputado Natan Donadon (PMDB-RO) renunciou na véspera do seu julgamento no STF para o processo contra ele voltar à primeira instância e dar tempo de prescrever. As acusações de peculato e formação de quadrilha contra ele se arrastavam havia 14 anos. Por 8 votos a 1, os ministros entenderam que a renúncia não retiraria a competência do STF sobre o caso. A ministra Cármen Lúcia considerou a renúncia uma “fraude processual inaceitável”, pois “teria, em primeiro lugar, o objetivo de fugir à punição”. Para ela, o cargo foi “utilizado como subterfúgio para deslocamento de competências constitucionalmente definidas, que não podem ser objeto de escolha pessoal”.

Desemprego já atinge 9 milhões de trabalhadores
desemprego já atinge 9,08 milhões de trabalhadores brasileiros, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número, registrado no último trimestre de 2015, representa uma taxa de desemprego de 9%. O resultado é o pior da série histórica da Pnad Contínua, iniciada em 2012. No trimestre anterior, a taxa de desemprego tinha sido levemente menor, de 8,9%. No último trimestre de 2014 - ou exatamente um ano antes do dado apresentado nesta terça-feira -, a taxa de desemprego havia sido de 6,5%. O salário médio real dos trabalhadores foi de 1.913 no quarto trimestre de 2015. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, houve recuo de 1,1%. O resultado representa ainda queda de 2% em relação ao mesmo trimestre de 2014. A massa de renda real habitual paga aos trabalhadores ocupados somou 171,5 bilhões de reais no quarto trimestre de 2015. O número representa uma queda de 0,6% em relação ao terceiro trimestre e de 2,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Delação de Delcídio

Gravação de Mercadante implode governo Dilma

Foto: Reprodução
A presidente da República teria decidido adiar a confirmação de Lula como ministro, enquanto rumores dão conta de que Aloizio Mercadante poderá ser preso.

A gravação da conversa do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, com o assessor do senador Delcídio Amaral, Eduardo Marzagão, feita por este, implode o governo Dilma Rousseff e faz o Palácio do Planalto adiar o ingresso de Lula no governo Dilma em meio a rumores que de Mercadante será preso.

Marzagão gravou Mercadante oferecendo dinheiro e lobby no Supremo Tribunal Federal para a soltura do senador, que ainda estava preso. As promessas foram feiras em dezembro. O assessor gravou Mercadante para Delcídio usar em sua delação, comprovando que efetivamente o governo tenta interferir em favor de investigados e presos da Operação Lava-Jato.

A delação de Delcídio Amaral foi homologada, nessa terça-feira, pelo ministro Teori Zavascki.

"Aloizio Mercadante, em tais oportunidades, disse a Eduardo Marzagão [assessor de Delcídio] para o depoente ter calma e avaliar muito bem a conduta a tomar", diz o depoimento do senador.

"A mensagem de Aloizio Mercadante, a bem da verdade, era no sentido do depoente não procurar o Ministério Público Federal para, assim, ser inviabilizado o aprofundamento das investigações da Lava Jato", completou.

Segundo o depoimento, Marzagão comentou que a família do senador estava em dificuldades financeiras e recebeu oferta de ajuda de Mercadante. "Mercadante disse que a questão financeira e, especificamente, o pagamento de advogados, poderia ser solucionado, provavelmente por meio de empresa ligada ao PT", afirmou Delcídio. Para o senador, o ministro "agiu como emissário da Presidente".

Espanta a promessa de lobby no Judiciário e no Senado para que Delcídio fosse solto. "Mercadante disse que intercederia junto a Ricardo Lewandowski [presidente do STF] e Renan Calheiros [presidente do Senado] para tomarem partido favoravelmente ao depoente, no sentido de sua soltura".

Mercadante agiu exatamente como Delcídio e fez promessas semelhantes. Não será surpresa se for preso nas horas horas.

Do site clesio.net

Supremo homologa delação de Delcídio

Lula, Dilma, Aécio e cúpula do PMDB são citados

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta terça-feira, 15, a delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS).

O ex-líder do governo firmou o acordo com a Procuradoria-Geral da República para colaborar com as investigações e fez acusações contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

À PGR, o senador petista acusou Dilma de interferir no Judiciário para tentar barrar as investigações do esquema de corrupção que atuava na Petrobrás. Segundo ele, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro foi nomeado após ter se comprometido a votar pela soltura de empreiteiros presos Lava Jato.

Na delação, Delcídio também afirma Dilma sabia do superfaturamento na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Na época, a petista era presidente do Conselho de Administração da Petrobrás.

Sobre Lula, o senador disse que o partiu do ex-presidente a ordem para que ele tentasse convencer o ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, preso na Lava Jato, a não implicar José Carlos Bumlai numa eventual delação premiada. Delcídio foi preso ao ser gravado pelo filho de Cerveró promete

No acordo, o ex-líder do governo no Senado também cita irregularidades envolvendo parte da bancada do PMDB na Casa, além de representantes da oposição, como o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG). No caso dos peemedebistas, os nomes mencionados foram do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e de seu grupo mais próximo formado pelos senadores Romero Jucá (RR), Edison Lobão (MA), Jader Barbalho (PA), Eunício Oliveira (CE) e Valdir Raupp (RO).

Quando os trechos da delação vieram à tona, todos os políticos citados rechaçaram as acusações . A presidente Dilma reafirmou sua versão sobre a compra de Pasadena e disse que a delação do senador foi motivada por sentimento de vingança. 

Em vídeo no Facebook, Aécio afirmou que o escândalo de corrupção na Petrobrás tem o "DNA do PT" e que a possível menção a seu nome é "mais uma tentativa de vincular a oposição na Operação Lava Jato". Ele afirmou que outras tentativas foram arquivadas, pois foram "desmascaradas". "Nada disso me intimida", disse. (Agência Estado)

Opinião

Cinco dias de folga!


Provavelmente não sejam todos. Mas imagino que sejam muitos os professores que apoiam mais uma greve promovida pelo Cpers e que começou na manhã de hoje nas escolas públicas.

Nem quero entrar no mérito do quanto ganham os professores. Esclareço, antes de tudo, que acho que ganham muito mal, que precisam de reajuste que merecem o piso e que devem lutar por seus direitos.

O que questiono, é  o fato do sindicato dos professores, sempre que vê uma oportunidade política de manifestação, decretar uma greve que, coincidentemente, começa em dias que acabam se transformando em folga prolongada para todos.

E quando falo em folga, não estou exagerando, pois os dias parados sempre são pagos normalmente, e a recuperação das aulas, convenhamos deixa muito a desejar.

Pois o Cpers convocou uma greve de três dias que começa hoje, terça-feira, e se prolonga pela quarta e pela quinta. Na sexta-feira haverá uma assembleia no Gigantinho que, como sempre acontece, terminará com uma caminhada até a Praça da matriz. Aí o trânsito ficará complicado e as pessoas que estão trabalhando, serão extremamente prejudicadas pelos grevistas. Quem quer exercer, por exemplo, o direito de voltar para casa ou para se dirigir ao trabalho, não poderá, pois as ruas estarão tomadas de grevistas. Tomara que desta vez seja diferente, mas duvido.

Depois, teremos o sábado e o domingo, dias de descanso para quem trabalha a semana inteira. Pois os professores grevistas, que param hoje, só voltam a trabalhar na segunda-feira, dia 21, ou seja, terão uma folga de cinco dias, sem dar aula e sendo pagos, mesmo que mal pagos, por todos nós. Quem tem filho em escola pública e paga o salário dos professores estaduais, não tem como reclamar. É ficar com as crianças em casa e rezar para que tudo acabe logo.

Não sei quanto tempo faz que vejo tudo se repetir a cada ano. Professores reclamam que ganham, pouco, fazem greve e, normalmente, o primeiro item de reivindicações é o pagamento dos dias parados. Salvo entendimento contrário, receber para não trabalhar, não me parece algo muito justo. O direito de greve existe, mas o de folgar cinco dias recebendo salário, por menor que seja, não!

Não posso afirmar, mas acho que muitos dos que estão em greve hoje, estavam na Redenção, domingo, aplaudindo ao ex-ministro que assinou a lei do piso e não cumpriu.

Machado Filho

15/03/2016


Estadão - ‘Eu tinha a chave do sítio’, diz ex-presidente à PF
Lula contou a delegado da Operação Aletheia que frequentava o emblemático Santa Bárbara, em Atibaia, com sua mulher, Marisa Letícia

Folha de São Paulo - Taxa de desemprego do Brasil  cresce para 8,5% na média de 2015
Resultado ficou 1,7 ponto percentual acima da média de 2014 (6,8%) e é o maior já medido pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), iniciada em 2012

O Globo - Dilma pode dar ao ex-presidente Lula superpoderes no governo
Investigado na Lava-Jato, petista seria blindado em ministério no qual atuaria na política e na economia

Correio Braziliense - Lula é a última esperança da presidente Dilma escapar do impeachment
Ao assumir a Secretaria de Governo, o ex-presidente ganha foro privilegiado. As denúncias contra ele passam para o Supremo Tribunal Federal. Oposição vê "escárnio" e planeja ação para impedir posse

Gazeta do Povo - Para assumir ministério, Lula exige mudanças na condução da economia
Ex-presidente quer aumento nos investimentos públicos e afrouxada no ajuste fiscal

Estado de Minas - STF avalia adoção do parlamentarismo no Brasil
Depois de 19 anos parado, mandado de segurança que questiona poder do Congresso Nacional de implantar novo sistema de governo deve ser julgado amanhã pelo Supremo Tribunal Federal

Portal CP - Paralisação de professores suspende aulas em Porto Alegre
Cpers atendeu convocação nacional e dispensou estudantes de instituições públicas

Portal G1 - Teori Zavascki homologa delação premiada de Delcídio do Amaral
Segundo revista, ex-líder do governo citou Dilma, Lula e políticos do PMDB. Caberá agora à PGR separar as suspeitas e pedir novas investigações

Portal IG - Número de desempregados no Brasil cresce 27,4% em 2015 e chega a 8,6 milhões
Taxa foi a mais alta já registrada na série histórica da pesquisa, iniciada no primeiro trimestre de 2012

Agência Brasil - PF faz operação contra desvio de recursos públicos em Pernambuco
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) fazem neste momento, em Pernambuco, a Operação Remenda, com o objetivo de desarticular quadrilha que desviava recursos públicos da agricultura e do turismo, por organização não governamental (ONG) de fachada

Revista Veja - EXCLUSIVO: governo tentou comprar o silêncio de Delcídio do Amaral
Em seu acordo de delação, Delcídio acusou o ministro Aloizio Mercadante de lhe oferecer ajuda financeira, política e jurídica em troca de seu silêncio. VEJA revela com exclusividade o conteúdo das conversas, que podem ser consideradas uma tentativa de obstrução da Justiça

Revista  Carta Capital - Cunha promete dar continuidade ao processo de impeachment
Segundo o presidente da Casa, a comissão especial pode ser instalada na quinta-feira 17

Revista Época - Presidente da OAB convocará reunião extraordinária para deliberar sobre impeachment
Os 81 conselheiros - representantes de todos os estados - serão chamados nos próximos dias

Bom Dia!

A fuga: Lula terá foro privilegiado

Foto: Reprodução
Aquilo que todos já esperavam, mas que Lula desmentia categoricamente, como desmente a propriedade do sitio em Atibaia e do tríplex em Angra, se confirmou. O ex-presidente Luiz Inácio deve estar em Brasília, nesta terça, para conversar com a presidente Dilma Rousseff e oficializar sua volta ao comando do Brasil. Ou alguém pensa que ele será apenas Ministro? Claro que não. Está mais do que provado que quem manda no governo, já faz algum tempo, é ele.

Basta lembrar que estão no Planalto, indicados por ele, velhos e tradicionais aliados seus, cobras mandadas como Jaques Wagner e Ricardo Berzoini. Lula derrubou o ministro da Fazenda e só se acalmou, um pouco, quando tirou Aloízio Mercadante da Casa Civil. E a presidente Dilma, como fiel escudeira, fez tudo o que o mestre mandou.

Agora, além de ser blindado e adquirir foro privilegiado, fugindo como sempre desejou, das investigações mais aprofundadas da Operação Lava Jato, Luiz Inácio terá superpoderes no governo, atuando tanto na área política como econômica. Ele pretende dar uma guinada na área econômica para agradar a base aliada e aos sindicatos. Isto é, teremos de volta o velho e conhecido populismo que, se pareceu certo no começo, acabou afundando o Brasil na maior crise econômica e de corrupção de sua história.

Com foro privilegiado, Lula será julgado, nada mais nada menos, que por velhos e tradicionais aliados seus, a maioria nomeada por ele ou por Dilma. Imaginem só o Lula sendo julgado por Lewandowski, Toffoli, Teori, Barroso, Fachin e Marco Aurélio. Só aí temos 6 entre os 11 que formam o Supremo. Fora os agregados de última hora.

No Facebook, o jornalista Júlio Ribeiro postou um texto que resume, com perfeitção, tudo o que pretendi escrever. Com seu brilhantismo conhecido, o Júlio define perfeitamente  o que deve acontecer com a retomada da presidência pelo ex-presidente Luiz Inácio. Não pedi licença, mas reproduzo a postagem dele. Leiam e digam se não é assim:
O QUE O LULA ESTÁ DIZENDO, AO ASSUMIR MINISTÉRIO
- Que é culpado de tudo o que é acusado e tem medo de ser investigado pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e o juiz Sergio Moro;
- Que o STF está na sua mão, dominado. Que os magistrados da Suprema Corte fazem parte da facção e vão aliviar o seu lado;
- Que a tentativa de governar o país a partir de São Bernardo não tava dando certo, então resolveu assumir, de vez, o seu terceiro mandato, em Brasilia;
- Que ele é muito esperto, o Pelé da malandragem, uma víbora-mor da política brasileira e que vai se safar das acusações e se eleger presidente, em 2018;
- Que o povo brasileiro, que no domingo apinhou as ruas do país, na maior manifestação pública da nossa história, são todos uns babacas, e que ele está se lixando pra opinião pública.
O QUE LULA VAI DESCOBRIR EM BREVE
- Que este ato de desespero vai sair muito caro pra ele e pra Dilma. O próprio abraço do afogado, em que ambos vão morrer, politicamente;
- Que ele expôs o STF pra toda a nação, colocando os ministros numa situação constrangedora. E se ainda existirem juízes em Berlim?
- Que a sua atitude vai dar mais ânimo para os investigadores da Lava-Jato, o que pode significar na prisão de sua mulher e seus filhos, no mínimo;
- Que pode ser que ele não consiga mais encantar o PMDB. E o PMDB manda no Congresso, onde começa a ser apreciado o pedido de impeachment de Dilma. Se ela cair, ele cai junto e perde o foro privilegiado;
- Que todo o malandro, quando se julga mais malandro que todo mundo, acaba tropeçando na própria malandragem. A História, mais uma vez, vai mostrar isso!
Tenham todos um Bom Dia!