segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Boa Noite!

Ivan Guimarães Lins, ou simplesmente Ivan Lins, cantor, pianista e compositor brasileiro, e um dos artistas brasileiros de maior sucesso no mundo. 

Autor de vários sucessos, Ivan nasceu no Rio de Janeiro no dia 16 de junho de 1945 e compôs músicas inesquecíveis como Vitoriosa, Madalena, Começar de Novo e a belíssima Lembra de mim, aqui em apresentação com acompanhamento do maestro Nelson Ayres ao piano, música que deixo com vocês para o começo de uma noite de sono tranquilo e sonhos bons.


Nem conhecemos!

Depois de 'Lula não tem celular',
PT não tem marqueteiro


Depois da risível nota em que o Instituto Lula afirma que o ex-presidente 'não usa celular' - numa tentativa de desqualificar as acusações de que a Oi instalou uma antena nas proximidades de seu sítio em Atibaia para beneficiá-lo -, o presidente do partido, Rui Falcão, tentou descolar a legenda do marqueteiro João Santana com a seguinte frase: "O PT não tem marqueteiro". Conselheiro da presidente Dilma Rousseff nos mais graves momentos da crise política, Santana foi também responsável pelas três últimas campanhas que levaram o partido ao Planalto: Lula em 2006 e Dilma em 2010 e 2014 - esta última, com fortes suspeitas de uso de verba do petrolão. Nada que pareça preocupar Falcão, ao menos, é claro, no discurso oficial. "O PT não tem marqueteiro. Contrata as pessoas para fazerem programas. Isso não diz nada com relação ao PT", afirmou Falcão, ressaltando que Santana não é filiado ao partido.

Novas lixeiras

Equipamentos começam a ser instalados


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), iniciou na manhã desta segunda-feira, 22, a instalação de novas lixeiras na cidade. As seis primeiras das cinco mil adquiridas foram instaladas no Largo Glênio Peres. Outras sete foram acopladas em pontos estratégicos no Largo Zumbi dos Palmares. A equipe segue nesta tarde instalando equipamentos na rua José do Patrocínio, priorizando a colocação dos equipamentos no bairro Cidade Baixa. A expectativa é que sejam colocadas 50 novas lixeiras nas ruas por dia, totalizando três mil até a primeira quinzena de maio. As outras duas mil ficarão de reserva para a substituição, em caso de necessidade, ou servirão para cobrir novas áreas de aglomeração de pessoas.  


A Cidade Baixa será contemplada com cerca de 280 lixeiras, sendo cerca de 140 nas principais ruas e avenidas, conforme lista abaixo. Também receberão lixeiras as avenidas Azenha, Assis Brasil, Wenceslau Escobar (na região comercial do bairro Tristeza), São Pedro, Farrapos, Teixeira Mendes, Cristóvão Colombo, Nova York, Borges de Medeiros (Caminho do Gol), Osvaldo Aranha e São Pedro, além dos bairros Bom Fim e Centro Histórico, entorno dos parques Marinha do Brasil e Germânia e entorno da Arena do Grêmio e do Beira Rio do Internacional, entre outros pontos.

Rapidinhas


Processo de cassação de Dilma no TSE ganha força
O foco da nova fase da Lava-Jato nos pagamentos feitos ao marqueteiro João Santana reforça a ação de cassação de mandato eletivo contra a presidente Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral. A avaliação é de ministros do TSE, que acompanham as primeiras explicações dadas pela força-tarefa sobre a complexa engenharia de pagamentos a Santana no exterior. Segundo a Polícia Federal e o Ministério Público, a origem dos recursos era dinheiro fruto da corrupção na Petrobras. O TSE deve pedir o compartilhamento das provas tão logo o inquérito tenha o sigilo levantado.

Patrimônio de João Santana cresce quase 6.000% em dez anos
O patrimônio do marqueteiro João Santana, consultor da presidente Dilma Rousseff e alvo principal da 23ª fase da Operação Lava Jato, cresceu 5.758% entre os anos de 2004 e 2014. Os dados foram levantados a partir da quebra do sigilo do publicitário, suspeito de ter recebido dinheiro do esquema do petrolão e depois lavado os recursos com a simulação de contratos. Informações da Receita Federal indicam que, em 2004, Santana tinha patrimônio de cerca de 1 milhão de reais, patamar que saltou para expressivos 59,12 milhões de reais em 2014, declarados como resultado de "lucros e dividendos recebidos pelas suas empresas de publicidade". A esposa e sócia do marqueteiro, Mônica Moura, por sua vez, declarou patrimônio de aproximadamente 19,5 milhões de reais em 2014, diante de pouco mais de 56.000 reais em 2004. Para os investigadores da Lava Jato, os vultosos valores nas contas de João Santana, majoritariamente resultado do trabalho em campanhas políticas do PT, levam à conclusão de que os recursos encontrados em contas secretas do marqueteiro no exterior também tem relação com os quadros petistas e com o escândalo do petrolão.

Justiça bloqueia R$ 25 milhões de marqueteiro do PT
O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, determinou o bloqueio judicial de 25 milhões de reais em contas de seis alvos da 23ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Acarajé e deflagrada nesta segunda-feira. Moro pediu ao Banco Central o bloqueio dos valores nas contas dos publicitários João Santana, marqueteiro de campanhas do PT, e de Mônica Moura, sua mulher, além de duas empresas dele: a Santana & Associados Marketing e Propaganda Ltda e a Polis Propaganda & Marketing Ltda. Moro determinou a prisão temporária de ambos. O casal está na República Dominicana e comunicou à Justiça que providenciará o retorno imediato ao Brasil.

Bolivianos dizem não ao plano de perpetuação de poder de Evo Morales
O presidente boliviano Evo Morales foi derrotado no plebiscito que o autorizaria a realizar uma reforma na Constituição para disputar a sua terceira reeleição, em 2019. Segundo o resultado preliminar, divulgado nesta segunda-feira, 56,5% dos eleitores votaram pelo "Não". Com 72,5% das urnas apuradas, pesquisas e projeções apontam que o "Sim", com 43,2%, não conseguirá superar os votos pelo "Não". Morales, que está no poder há dez anos e é o mais longevo dos presidentes sul-americanos, caso tivesse recebido o aval na consulta deste domingo, poderia se candidatar nas eleições de 2019, permanecendo poder até 2025 e completando duas décadas na Presidência.

Cheques sem fundo são recorde em janeiro
A proporção de cheques devolvidos por falta de fundos no país, em janeiro, atingiu 2,41%, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Essa foi a maior taxa já registrada para esse mês, nos últimos 24 anos. A série histórica começou em 1991 e, até agora, o índice mais elevado em janeiro havia sido registrado 2,29%, em 2009. Em igual período do ano passado, a devolução atingiu 2,06% do total de emissões e, em dezembro, a taxa ficou em 2,42%. Na análise dos economistas da Serasa Experian, esse resultado “é consequência direta do aprofundamento da recessão econômica, do aumento do desemprego e da queda do poder de compra da população”.

Opinião

É muito maior do que parece*

É perturbador observar como brotam em profusão os casos de corrupção no governo petista, tornando legítima a convicção de que, para encontrar algum crime contra a administração e os cofres públicos, basta procurar. Confirma-se agora, graças ao trabalho da Receita Federal, a suspeita, há muito no ar, segundo a qual os escândalos não se limitam ao petrolão – já em si de inaudita dimensão –, assim como não se limitavam ao mensalão.

Entraram na mira das autoridades os contratos de obras e serviços em outras áreas, como energia, transporte e saneamento básico. Se os indícios até aqui reunidos se comprovarem, o País terá finalmente a certeza de que a corrupção, desde que o PT chegou à Presidência, deixou de ser apenas acidental ou eventual para se tornar um método em que o sistemático assalto aos cofres do Estado serve para financiar a manutenção dessa turma no poder.

Reportagem do jornal Valor (19/2) mostra que auditores da Receita já identificaram pagamentos feitos por operadores a empresas de fachada, para desviar recursos de contratos públicos, usando um esquema idêntico ao que depenou a Petrobrás e beneficiou políticos, partidos governistas e diretores da estatal.

Esses casos, detectados recentemente pela Receita, começaram em 2011. A força-tarefa da Operação Lava Jato já foi devidamente informada sobre essa investigação, pois parece claro que se trata do mesmo plano de atuação. O Fisco calcula que ainda fará 100 fiscalizações relativas à Lava Jato, com o objetivo de investigar pessoas e empresas que ainda não foram objeto de averiguação. Isso significa que o escopo do escândalo, tanto em relação aos setores administrativos atingidos quanto às pessoas e empresas envolvidas, tende a ser muito maior do que o apurado até agora.

“Com o aprendizado da Lava Jato, enxergamos o conjunto das operações”, disse ao Valor o subsecretário de Fiscalização da Receita, Iágaro Jung Martins. “Algumas pessoas fazem um esforço para esconder. Mas, com esse volume extraordinário de informações geradas, em algum momento os vínculos ficam evidentes. A gente não olha apenas um CPF, mas a árvore de relacionamentos”, explicou Martins.

Para dar conta de tamanha rede de corrupção, a Receita destacou 77 auditores, dedicados ao trabalho de entender as relações entre as empreiteiras, as empresas que prestam serviços de fachada para justificar movimentações financeiras, as empresas que servem apenas para emitir notas fiscais, os políticos e os operadores do esquema – doleiros e funcionários de estatais.

Não é de hoje que se supõe que o petrolão seja apenas parte da roubalheira. Em março de 2015, o juiz Sergio Moro, que atua na Operação Lava Jato, informou que fora encontrada em poder do doleiro Alberto Youssef, um dos pivôs do escândalo na Petrobrás, uma planilha que relacionava cerca de 750 obras públicas que estariam contaminadas pela ladroagem.

Na época, Moro qualificou o documento como “perturbador” e disse que, com o aprofundamento das investigações, seria possível comprovar se “o esquema criminoso de fraude à licitação, sobrepreço e propina vai muito além da Petrobrás”. O esforço conjunto da Receita Federal e da Operação Lava Jato provavelmente trará respostas para essa tenebrosa indagação de Moro, mas já é possível antecipar, dado o que se sabe até aqui, que a decomposição do decoro administrativo causada por esse monumental esquema criminoso é generalizada.

A boa notícia em meio a esse quadro desolador é que as autoridades responsáveis pela fiscalização e pela aplicação da Justiça não se têm deixado intimidar pela pressão dos petistas contra seu trabalho – é preciso recordar que o chefão do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, já declarou, inclusive em juízo, que as investigações da Lava Jato que atingem o governo e os petistas fazem parte de um “processo de criminalização” de seu partido. Prestes a constatar que a corrupção no governo petista é de fato endêmica, os investigadores têm o dever de ignorar as bravatas lulopetistas e ir até o fim.

*Editorial do Jornal Estado de São Paulo de 22/02/2016

Paulo Motta

Está no Facebook, mas faço questão de dividir com todos os meus amigos. O insuperável Paulo Motta estará lançando, brevemente, seu imperdível “Pândegas & Galhofas” E ainda manda um recado: 



Me aguardem. Não esperem grande coisa, é só um amontoado de bobagens, queridos hereges.

A capa é do magnífico Cezar Arrué e o prefácio do celestial demoníaco Auber Lopes de Almeida.


23/02/2016

 

Correio Braziliense – Marqueteiro do PT tem prisão decretada em nova fase da Lava Jato
O marqueteiro das campanhas do PT João Santana é o alvo central da 23ª fase da Operação Lava-Jato

O Globo – Previdência dos estados tem rombo de R$ 2,4 trilhões
Déficit para pagar benefícios atuais e futuros equivale a 43,9% do PIB, segundo Ipea, o que reforça necessidade de reforma

Estadão – IBOPE: Rejeição de Lula sobe 6 pontos desde outubro
Agora, 61% dizem que não votariam de jeito nenhum em Lula para presidente. É a maior taxa de rejeição entre seis presidenciáveis testados pelo Ibope

Gazeta do Povo - Bolivianos rejeitam a terceira reeleição de Evo Morales
Os bolivianos rejeitaram, em referendo popular, por 52,3% dos votos, uma reforma constitucional que permitiria ao presidente Evo Morales se candidatar a um quarto mandato, que iria de 2020-2025

Folha de São Paulo – Após dez anos, publicitário estrela volta a ameaçar governo petista
Para Dilma Rousseff, a investida sobre João Santana é potencialmente mais desastrosa. O contexto econômico é ruinoso e ela tem apenas fiapos de aceitação popular

Estado de Minas - Governo de Minas corta R$ 2 bilhões para equilibrar contas
Anúncio do contingenciamento será feito nesta segunda-feira pelo governador Fernando Pimentel, que deve também enviar à Assembleia nos próximos dias projeto de reforma administrativa

Portal G1 - Santana recebeu dinheiro no exterior de Zwi e da Odebrecht, dizem investigadores
Investigadores informaram que encontraram evidências de que Zwi Skornicki, citado em delações como operador do esquema de corrupção na Petrobras, efetuou a transferência no exterior de pelo menos US$ 4.5 millhões - em nove transações entre setembro de 2013 e novembro de 2014 - para conta dos publicitários João Santana e Mônica Moura, sua mulher

clicRBS - Segunda promete ser de muito sol e calor em todo o Rio Grande do Sul
Chuvas isoladas em função do calor não são descartadas

Portal IG - Sem entregar moradias, gestão Haddad vê gasto com bolsa-aluguel explodir em SP
Gastos com o benefício cresceram 42% em dois anos, mas são insuficientes para acompanhar déficit habitacional na cidade

Portal CP - PF deflagra 23ª fase da operação Lava Jato
Nova etapa da ofensiva ocorre na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo

Veja - Após 4 meses do anúncio, corte nos salários de Dilma e ministros não saiu do papel
Motivos para a demora vão desde a falta do empenho do governo em aprovar a medida até os trâmites pelos quais a proposta precisa passar no Legislativo

Carta Capital - "País precisa de ousadas medidas anti-depressão"
Queda do PIB pode chegar a 8% em 2 anos. Para Marcio Pochmann, governo precisa mudar

Época - Policiais aguardam chaveiro para destrancar cofre em residência de João Santana
Justiça determinou prisão do manqueteio do PT na Operação "Acarajé

Operação Lava Jato

Decretada prisão de João Santana

Foto: Veja
A Polícia Federal deu início nesta segunda-feira a mais uma fase da Operação Lava Jato - a 23ª - e mira a relação do marqueteiro João Santana, responsável pelas campanhas do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, como esquema de corrupção instalado na Petrobras. A PF expediu um mandado de prisão contra o publicitário, mas ele não foi detido porque está no exterior, onde trabalha na campanha à reeleição do presidente da República Dominicana, Danilo Medina. Também são alvos da 23ª fase da Lava Jato a empreiteira Odebrecht e o lobista e engenheiro representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels, de Singapura, Zwi Skornicki, que também já havia sido alvo das investigações do petrolão por suspeitas de atuar como operador de propinas.

A 23ª fase da Lava Jato, batizada de Acarajé, cumpre 51 mandados judiciais na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo e atinge em cheio as campanhas presidenciais de Lula e Dilma. Santana trabalhou como marqueteiro nas corridas presidenciais petistas e sua prisão, quando consolidada, deve ampliar ainda mais as discussões sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ao todo, foram expedidos 38 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e cinco de condução coercitiva. A Polícia Federal identificou pelo menos 7 milhões de dólares enviados ao exterior e com relação direta com João Santana. Segundo nota da PF, o termo Acarajé se refere ao nome que alguns investigados usavam para designar dinheiro em espécie.

Conforme revelou VEJA, durante a nona fase da Lava Jato, investigadores detectaram indícios de que subsidiárias da empreiteira Odebrecht repassaram dinheiro a contas no exterior controladas por João Santana, marqueteiro responsável pelas campanhas que levaram Lula e Dilma a vitórias nas últimas três eleições presidenciais. Os indícios são de que o publicitário recebeu secretamente dinheiro por meio de contas que o Grupo Odebrecht mantinha no exterior para quitar despesas de campanhas do PT.

VEJA também mostrou que, ao analisarem o material apreendido ainda na nona fase da Lava Jato, os investigadores encontraram uma carta enviada em 2013 pela esposa de João Santana, Mônica Moura, ao engenheiro Zwi Skornicki com as coordenadas de duas contas no exterior. Sócia do marido, Mônica indicava uma conta nos Estados Unidos e a outra na Inglaterra.

O envolvimento direto de um marqueteiro em suspeitas de corrupção não é novidade nos mais de 13 anos de governo petista. No auge do escândalo do mensalão, o publicitário Duda Mendonça, que dominava as campanhas petistas na época, admitiu à CPI dos Correios que recebera no exterior o pagamento pelos serviços prestados durante a eleição de Lula.

Propinas - Em acordo de delação premiada, o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco havia apontado Skornicki como responsável por fornecer quase 40 milhões de dólares para abastecer contas de diretores da Petrobras e o caixa do PT entre 2003 e 2013. Segundo o depoimento de Barusco, ao deixar a diretoria de Serviços da Petrobras, em 2013, Renato Duque fez um "acerto" com Skornicki para o recebimento de propinas atrasadas. O montante pago a Duque alcançou 12 milhões de dólares apenas naquele ano, que teriam sido transferidos de uma conta do operador no banco suíço Delta. Skornicki também teria dado 2 milhões de dólares a Barusco. (Com Veja/conteúdo)

Bom Dia!

Somos eternos insatisfeitos!

Estou me incluindo na lista para que os menos avisados não pensem que estou apenas querendo atingir alguém. Falo de um modo geral, da grande maioria de brasileiros que nunca está conforme com nada.

Lembrei disso ao comentar com a minha mulher, quando vinha para a Cidade Baixa, a nova cor dos ônibus que atendem a Zona Sul da Cidade. São novos, com ar condicionado, acesso a cadeirantes e pintados na cor vermelha. Muito bonitos. Mas tudo isso não importa, pois, é certo, os gremistas reclamarão da cor, E nada será diferente se em outra região, os ônibus tiverem a cor azul. Lá os colorados também reclamarão. E o pior de tudo é que muitos irão para as redes sociais afirmando que é culpa do prefeito. ‘Quem sabe um cinza ficaria melhor’ afirmarão alguns.

Quando cheguei na Rua Miguel Teixeira, encontrei alguns sanitários ecológicos que devem ter sido colocados ali para o carnaval de rua que aconteceu no domingo. Um deles estava virado. Certamente algum vândalo, bêbado ou desocupado, resolveu externar sua ignorância virando um equipamento que foi colocado ali para atender a população. A proposito, li que muitos moradores da Cidade Baixa colocaram panos pretos nas janelas para protestarem contra o carnaval de rua, que aconteceu no domingo de tarde.

Fiquei lembrando de Olinda, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, onde as pessoas vão para as sacadas e janelas, saudar os participantes dos blocos que alegram os dias de carnaval. Aqui, não. Aqui as pessoas protestam, culpam os organizadores, reclamam e pensam única e exclusivamente em si. Esquecem, por exemplo, que o carnaval dura três, quatro ou, exagerando, 10 dias. Restam 350 dias no ano para que as pessoas curtam o silêncio reclamado durante as folias de rua.

Costumo ler os comentários feitos em redes sociais e seguidamente vejo reclamações tipo ‘a cidade está abandonada, o lixo tomou conta das ruas, não temos prefeito’. Se não existe lixeira em frente a sua casa, a pessoa reclama do abandono e afirma que o lixo tomou conta da rua. Agora, se a prefeitura manda instalar um container para recolher o lixo, imediatamente gritarão que o espaço público foi ocupado, que acabaram com as vagas de estacionamento e outras coisas do gênero.

Não tem jeito, somos inconformados com tudo, normalmente queremos somente aquilo que atende nossos interesses, sem qualquer tipo de preocupação com o interesse do vizinho ou, o que é pior, com o interesse da maioria da população.

Finalizo pedindo a atenção de gremistas e colorados, aqueles mais fanáticos. Por favor não depredem os ônibus. Lembrem que eles transportam trabalhadores, operários, estudantes, homens e mulheres que torcem tanto para o Grêmio como para o Inter. E o que é mais importante, estão atendendo a uma antiga reivindicação dos usuários.

Acho que está mais do que na hora de acabarmos com a história de que somos eternos insatisfeitos!

Tenham todos um Bom Dia!