sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Boa Noite!

Almôndegas foi uma das bandas pioneiras em criar uma linguagem particular para a música pop gaúcha. Oriundos da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Os Almôndegas misturavam velhas canções do folclore gaucho, mpb e rock. O grupo durou pouco tempo, de 1975 até 1979, mas que bastou para que fizesse muito sucesso, com músicas que ficaram gravadas na memória de todos.
Vento Negro, de José Fogaça, foi uma das músicas que consagraram os Almôndegas.







Caso Miriam Dutra

A paternidade é conhecida*

Reinado Azevedo

A pistolagem intelectual e política do PT é algo sem-par na história brasileira. Nesta quinta, aconteceu o óbvio e o esperado, depois que Miriam Dutra resolveu ser, na prática, queira ou não, peça de propaganda da tentativa de Lula de sair do fundo do poço. Parlamentares petistas resolveram equiparar FHC ao chefão petista.

O mais entusiasmado, ora vejam, foi o advogado Wadih Damous, ex-presidente da OAB-RJ e uma espécie de porta-voz de Lula. Da tribuna, sem medo do ridículo e evidenciando a que extremos de delinquência caiu a Ordem em passado recente, e lá continua, ele disparou:
“E agora? Vai abrir investigação? O [Rodrigo] Janot [chefe do Ministério Público Federal] vai abrir inquérito? Se fosse o Lula, já estavam na rua pedindo a prisão dele”, disse.

Se o advogado Damous, não o chicaneiro, disser o que o Ministério Público Federal tem de investigar, eu publico. Mas ele sabe que nada há a fazer nesse caso.  Ainda que fosse verdade que o ex-presidente pagou uma pensão à jornalista por intermédio de uma empresa, a própria Miriam, que recebeu a bufunfa, afirmou que a grana era do pai de seu filho, que filho dele não era… Sem querer ser jocoso, que o rapaz não merece. É vítima dessa baixaria.

Mas há mais. FHC assumiu a paternidade de Tomás, mantém com ele uma relação típica para o caso, ainda que dois exames de DNA comprovem que o rapaz não é seu filho. E isso evidencia um caráter superior, não o contrário. O jovem lhe teria telefonado em solidariedade nesta quinta. Mas isso importa menos.

O assanhamento dos petralhas parece indicar que, com efeito, a operação toda obedeceu, vamos dizer, a um comando inteligente. E Miriam Dutra resolveu se prestar a esse papel. Quem tem as informações plenas sobre passado e presente desta senhora não se surpreende.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), aquele iluminado que pediu à Universidade Federal de Santa Maria que fornecesse a lista de alunos e professores judeus da instituição (ele é um humanista…), raciocinou com a aquela peculiar inteligência:

“Por que razão o Ministério Público Federal não se manifesta, a Polícia Federal não faz nada, onde está o [Sergio] Moro, o xerife da Lava Jato?”.

É pura pistolagem moral e intelectual. Manifestar-se sobre o quê? Ele queria um pronunciamento do Ministério Público antes mesmo de qualquer inquérito — isso no caso de haver motivos para um. Mas não há. A propósito: ele esperava que o juiz Sergio Moro dissesse o quê?

A reação desses caras, lamento, parece indicar que esse é um caso de paternidade comprovada. Nem é preciso fazer DNA para saber de quem é a mão que balança o berço.

*Publicado no portal da revista Veja em 19/02/2016

Lava Jato

Teori manda soltar Delcídio

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, soltou o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) , mas impôs a ele restrições. O ex-líder do governo Dilma no Senado terá de ficar em casa “no período noturno e nos dias de folga”. Delcídio não poderá deixar o País.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 19.


O ex-líder do Governo no Senado foi preso no dia 25 de novembro, por decisão da Corte máxima, sob suspeita de tramar contra a Operação Lava Jato – com medo da delação premiada de Nestor Cerveró , que o envolve no esquema de propinas na estatal petrolífera, o senador teria oferecido apoio financeiro e fuga para o ex-diretor de Internacional da Petrobrás.

Michel Temer

'Sou candidato à Presidência da República'

O vice-presidente da República, Michel Temer, chegou a Rio Branco, no Acre com aproximadamente 40 minutos de atraso. Na bagagem, veio com um tom acima no que se refere à sucessão da presidente Dilma Rousseff. "Eu sou candidato à presidência da República", afirmou.

O primeiro compromisso da agenda do vice-presidente foi político. Na sede do PMDB, Temer reuniu todas as forças de oposição ao PT no Estado. Disse que a trincheira na busca pela presidência exige unidade do partido. "Estou trabalhando pela grande unidade do PMDB', disse diante do auditório lotado de lideranças que fazem oposição ao PT no Acre.

O vice-presidente fez o lançamento do nome da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) à Prefeitura de Rio Branco. A capital do Acre é o décimo município em que Temer faz campanha para ser reconduzido à presidência do partido, tentando minar influência do presidente do Senado, Renan Calheiros, nos Estados e já costurando articulações para as eleições de 2018.

Temer estava acompanhado do ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, um dos articuladores dentro do partido para viabilizar candidatura do PMDB à presidência da República.


O vice-presidente aparentava estar bem humorado, apesar do forte calor e da agenda apertada. Temer cumpre agenda com o governador do Acre, Tião Viana (PT) na abertura do Dia Nacional de Mobilização da Educação Contra o Zika no Acre.  (Agência Estado)

Transporte coletivo

Novo sistema opera a partir de segunda

Fotos: Ricardo Giusti/PMPA

O sistema de transporte coletivo da Capital estará, a partir de segunda-feira, 22, mais qualificado, em função dos novos ônibus e linhas que começam a circular na cidade. Os veículos, com identidade visual específica, mais modernos e menos poluentes, foram apresentados na manhã desta sexta, 19, no Largo Glênio Peres. A nova frota faz parte da licitação, cujo edital foi lançado em maio do ano passado. Foi a primeira licitação do transporte público da Capital.

 A data é histórica, como salientou o prefeito José Fortunati, em função das dificuldades de viabilização do processo de concorrência ao longo dos anos. A conclusão, destacou, só foi possível a partir de um árduo trabalho das equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com a ajuda dos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Cumprimento a todos por esse trabalho complexo, que fará com que, a partir de segunda-feira, a população passe a ter um serviço muito mais qualificado, estabelecendo novas relações com o sistema. Tenho a convicção de que será um salto de qualidade, não só pelos veículos e as novas linhas, mas pelo controle da sociedade”, disse, referindo-se à criação do Conselho de Usuários.

Fortunati destacou a ampla discussão pela qual o processo passou nas 17 regiões do OP, onde foram sugeridas qualificações, como o ar-condicionado e novas linhas. “Em todas as assembleias, recebíamos a demanda de ampliação das linhas transversais. A partir de segunda, elas serão uma realidade”, ressaltou.

Qualificação da frota - No início da operação, serão 296 veículos novos, em substituição a ônibus antigos. A frota do novo sistema iniciará com um total de 1.715 ônibus, 12 a mais do que havia anteriormente. Nos próximos três anos, serão inseridos 72 veículos a mais na frota. A cidade contará com 636 (37%) ônibus com ar-condicionado (anteriormente eram 23%) e 1.010 adaptados para cadeirantes (60%) já no primeiro dia de operação. Outra novidade é a identidade visual, com cores específicas que informam as regiões de destino para os passageiros, facilitando o entendimento das linhas. As cores das regiões foram alteradas: azul para as linhas que atendem a zona Norte (antigo consórcio Conorte), verde para Leste (antiga Unibus), vermelho para Sul (antiga STS) e amarelo para Carris.

Entrarão em circulação na segunda-feira quatro novas linhas de ônibus: a T12 - Restinga Cairú, T12A - Restinga PUC, T12.1 – Pitinga/Cairú e T13 - Triângulo/PUC. As linhas T12 e suas derivadas serão operadas pela Carris e substituirão os prefixos 314 - Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da Restinga, Lomba do Pinheiro à Pontífice Universidade Católica (PUC) e a Terceira Perimetral. Já a T13 substituirá a Triângulo / 24 de outubro / PUC, circulando nas zonas Norte e Leste da cidade.

Um problema sério

Desemprego dispara e 
atinge 41,5% em 12 meses*

Foto: Reprodução

O desemprego aumentou 41,5% em um ano, de acordo com dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (19). A quantidade de pessoas que procuram emprego alcançou 9 milhões e 126 mil pessoas de setembro a novembro de 2015.

O número de desempregos é muito maior. O governo não conta nessa estatística os trabalhadores que se cansaram de tentar recolocação e desistiram de bater à porta das empresas. Não são desempregados nem empregados. Foram "apagados" para esconder a verdade.

O país vai mal, muito mal. Dilma está bem, muito bem, no Palácio!

*Publicado no site do jornalista Clésio Boeira em 19/02/2016

Opinião

O fator ‘amante’*

Eliane Cantanhêde

Quase 30 anos depois, eis que uma nova Miriam (agora com N) adentra a vida política nacional com histórias sobre relações perigosas, filhos fora do script e abortos clandestinos. Na campanha de 1989, Miriam Cordeiro foi usada e se deixou usar covardemente por Fernando Collor contra seu adversário do segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva. No desastre político e econômico de 2016, chega da Europa a voz de Mirian Dutra, dando de bandeja para o PT de Lula munição contra Fernando Henrique Cardoso.

O mundo dá voltas, a política é estonteante e os métodos que o PT e o País condenavam contra aquele Lula de antigamente são agora assimilados como válidos e pertinentes contra os adversários deste Lula de hoje em dia – e com a rapidez e a irresponsabilidade típica das redes sociais. Quem te viu, quem te vê?

Sem entrar em questões de ordem íntima e moral, que dizem mais respeito a pessoas, casais e famílias, as recentes declarações da jornalista Mirian Dutra, amante de Fernando Henrique nos anos 1980 e 1990, podem vir a ser um fato político importante, com repercussão nada desprezível na barafunda que o País vive.

A sua entrada em cena e o que ela diz embaralham o jogo político, desviam o foco do tríplex, do sítio, dos filhos e da venda de medidas provisórias e reforçam a estratégia do PT. Quando não tem defesa, ataca martelando no imaginário popular que sempre foi assim e todos são iguais, reagindo com uma espécie de bordão: “E o PSDB? E o Fernando Henrique?”. 

A intenção é disseminar a percepção de que Lula é uma vítima de investigações “seletivas”. No mínimo, as pessoas que veem TV, ouvem rádio, leem jornais e estão grudadas na internet detectam que, se a situação de Lula e do PT é praticamente desesperadora, os tucanos também não têm muito a comemorar e precisam botar as barbas de molho.

Ontem, já não se falava mais das agruras de Lula nas esferas da polícia, do Ministério Público e da Justiça, mas sim no novo escândalo da praça, que ainda por cima tem pitadas picantes (ou saborosas): Fernando Henrique pagou ou não abortos da amante? O filho que justificou o financiamento de 20 anos da jornalista é ou não dele? A empresa Brasif pagava ou não a “mesada” e o silêncio dela?

É assim que o PSDB e seu principal líder vêm sendo empurrados para uma crise política sem alternativas à vista, em meio a uma crise econômica que caminha para ser a mais grave da história brasileira (três anos consecutivos de recessão?!). Passam a ser o contraponto a revelações dramáticas sobre um ex-presidente (Lula) e sobre o partido que se apresentava como o mais ético das galáxias (PT).

Mirian Dutra joga declarações no ventilador contra Fernando Henrique, um delator da Lava Jato cita o senador Aécio Neves, Justiça condena o ex-presidente tucano Eduardo Azeredo a 20 anos, as investigações sobre desvios da merenda escolar acossam Geraldo Alckmin em São Paulo e variadas suspeitas rondam Beto Richa no Paraná. Diante da polarização entre PT e PSDB, a opinião pública, sem pai nem mãe, não sabe para onde correr.

É assim que, sendo ou não confiáveis, as declarações da jornalista entram no centro dos debates tanto de cidadãos bem informados quanto das cúpulas partidárias. A história é feita também pelo “imponderável” e por personagens muitas vezes inesperados. O major Vaz, Gregório Fortunato, uma secretária, um caseiro, um irmão, uma amante ressentida que resolve abrir o bico, seja por motivação íntima ou por interesses políticos e financeiros. 

Moral da história: segundo a história política deste e de outros países (como EUA e Bolívia), amantes podem fazer muito mal não apenas à saúde e aos casamentos, mas ao bolso, à imagem e às carreiras políticas. Não é mesmo, Lula, Collor, Renan e agora Fernando Henrique?

*Publicado no Portal do jornal Estado de São Paulo em 19/02/2016

19/02/2016


Folha de São Paulo - Governo anuncia nesta 6ª corte de R$ 25 bi e prevê deficit no ano
Planalto deve divulgar linhas gerais da reforma fiscal, com teto para gasto público

Estadão – Ministro da Saúde  admite ligação com zika em 40% dos casos de microcefalia
Porcentual considera análise de exames avaliados até o momento - houve 508 confirmações, o equivalente a 37,7% do total

Estado de Minas - Aedes infesta 22 dos 34 municípios da Grande BH
Cidades vivem uma epidemia de dengue, segundo levantamento feito pelo EM. Raposos registra maior taxa de incidência de casos

O Globo - Número de desocupados cresce 41,5% em um ano e chega a 9 milhões
Desemprego medido pela Pnad Contínua, do IBGE, em todos os estados foi de 9% entre setembro e novembro

Gazeta do Povo - Paraná e outros quatro estados se colocam contra a CPMF
Os outros quatro Estados contrários são: Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina.

Correio Braziliense - Câmara aprova MP 696 com trechos contrários ao público gay e ao aborto
Uma dessas emendas foi apresentada pelo PRB, partido composto em sua maioria por parlamentares evangélicos

Portal CP - 31ª Festa Nacional da Uva é aberta em Caxias do Sul
Evento segue até seis de março e terá 460 estandes

Agência Brasil - STF: Receita pode acessar dados bancários sem autorização judicial
A  maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) (6 a 1) votou  pela manutenção da validade da Lei Complementar nº 105/2001, que permite à R F acessar informações bancárias de contribuintes sem autorização judicial. O julgamento foi interrompido e será retomado na semana que vem, com os votos dos quatro ministros que ainda não votaram.

Portal IG - Pilotos e comissários aprovam proposta do TST e cancelam greve
Categoria não conseguiu reajuste retroativo à data base de 1º e janeiro, mas aceitou reajuste de 11% pago em duas parcelas

clicRBS - Convocado por ministro, Sartori vai a Brasília discutir dívida com a União
Reunião com Nelson Barbosa, da Fazenda, será às 16h desta sexta-feira

Portal G1 - Diárias de hotéis durante Olimpíadas no Rio chegam a ter 900% de aumento
O Jornal da Globo fez um levantamento com agências de viagens e em
sites de reservas online para saber se preços das diárias estão abusivos

Veja - Cenário da mobilização contra 'Aedes' foi maquiado no DF
Borracheiro relatou que pneus foram colocados em frente à oficina pouco antes da visita de autoridades, diz jornal

Época -  PSDB de Atibaia prepara manifestação em frente a sítio usado por Lula
Diretório tucano organiza ato para o dia 27 de fevereiro à tarde. Vereador diz que caso "manchou imagem" da cidade

Bom Dia!

Vai acabar o horário de verão!

Tenho uma opinião, faz muito tempo, sobre o horário de verão que termina neste sábado. No domingo voltaremos ao horário normal. Eu gosto, mas sei que tem muita gente que não gosta.

Prefiro acordar com o sol ainda começando a aparecer e encerrar meu expediente de trabalho quando ele ainda está forte e claro. Confesso que passo pelos bares da Getúlio Vargas, quase todos com suas mesas na calçada lotadas de gente de bermuda, tomando uma cervejinha bem gelada, ou um chopp, uma água e beliscando algum salgadinho, e sinto uma vontade enorme de parar e participar do final de tarde.

Muitas vezes chego em casa, tomo um banho e convido minha mulher para sair ou, em casa mesmo, comemorar o dia que ainda está claro.

Evidente que não sei como seria o horário de verão, por exemplo, em junho, quando os dias terminam mais cedo e começam mais tarde. Acho que não combinaria com aquilo que o governo pretende, ou seja, economizar energia.

Como fica difícil encontrar um meio termo, nem falo em solução, para o problema, atendendo os que gostam e os que não gostam do verão, sugiro que o mesmo seja prolongado. Até a Pascoa, por exemplo.

Enquanto isso, uma nova polêmica toma conta dos noticiários e se junta ao do mosquito Aedes Aegypti, desviando totalmente o foco de algo extremamente importante e preocupante que é a situação econômica do Brasil. Nem de longe quero insinuar que as duas coisas não são importantes, muito pelo contrário, mas que considero muita coincidência  surgirem exatamente em meio a maior crise política e econômica já vivida pelos brasileiros, considero!

Sobre a decisão do STF de mandar réus condenados em segunda instância imediatamente para a prisão, fico ao lado dos que consideram a medida como um basta à impunidade. Afinal, temos milhares de casos, alguns até bem conhecidos, de condenados que ficam não sei quantos anos apelando para todos os recursos, desfrutando livremente de uma vida normal, mesmo tendo cometido atos ilícitos já julgados e condenados. Com a medida, a sensação de impunidade deverá acabar.

Leio que juristas já se posicionam contrários ao que foi decidido e alegam que a presunção de inocência se dá até o trânsito em julgado. Estariam certos, na minha opinião, se o trânsito em julgado, na maioria das vezes, não acontecesse muitos e muitos anos depois do fato ou da condenação em segundo grau. Basta lembrar que o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, condenado em primeira e segunda instância por irregularidades cometidas na campanha de 2014, ocupa o cargo beneficiado por recursos interpostos por seus advogados. Pode até ser legal, mas é justo?

Tenham todos um Bom Dia!