terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Boa noite!


Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945  — São Paulo, 19 de janeiro de 1982) ou simplesmente Elis, ficou conhecida por sua presença de palco,sua voz e sua personalidade.Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.

Desejando uma noite de sonhos e de paz, fiquem com o samba inesquecível de Nelson Cavaquinho, Folhas Secas.






Últimas



Médico preso por estupro em Santa Catarina
Um médico de 66 anos foi preso em Florianópolis por suspeita de violência sexual contra pelo menos 14 pacientes. Uma das mulheres disse ter sido dopada e estuprada na maca do consultório, segundo o advogado da vítima.

Processo contra Eduardo Cunha
O processo que investiga Eduardo Cunha por suposta quebra de decoro parlamentar não andou na primeira reunião do ano do Conselho de Ética. Mesmo assim, advogados do presidente da Câmara pediram ao STF mais tempo para defendê-lo no conselhoTambém hoje, Cunha foi notificado do pedido de afastamento do cargo feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo. Janot argumenta que o político se utiliza do cargo para obstruir investigações e processos.

Zika Virus
Parceria entre EUA e Brasil vai estudar a relação entre o vírus da zika e os casos de microcefalia. O trabalho começou hoje, na Paraíba, e deve durar cerca de 50 dias. Em Pernambuco, outro estudo constatou problemas na visão de bebês com microcefaliaPreocupada com a disseminação do vírus, a União Europeia anunciou hoje que vai destinar 10 milhões de euros para as pesquisas científicas.

Carnaval do Rio investigado
A Polícia Civil do Rio abriu inquérito para investigar denúncias de fraude nas notas dos jurados e suposto favorecimento à Unidos da Tijuca no desfile das escolas de samba do Grupo Especial. A Tijuca terminou em segundo lugar, atrás da campeã Mangueira.

Saneamento básico
Quase metade da população brasileira não tem acesso à rede de esgoto, segundo levantamento do próprio governo federal. São 42,4% dos moradores de áreas urbanas sem saneamento básico adequado (e 6,8% sem acesso nem a água encanada).

Opinião

Libelo contra o lulopetismo

São “crimes sem precedentes na História do País” que colocam a sociedade brasileira “diante de uma grave afronta à ordem constitucional e republicana”. “Pelo até aqui apurado, o uso de apoio político deixou de ser empenhado em razão de propostas ou programas de partido. As coalizões deixaram de ocorrer em razão de afinidades políticas e passaram a ser decididas em razão de pagamento de somas desviadas da sociedade, utilizando-se, para tanto”, da Petrobrás.

Essa avaliação, que não deixa dúvidas a respeito das bases podres sobre as quais os governos petistas montaram seu chamado “presidencialismo de coalizão”, não é de responsabilidade de nenhum representante da “oposição de direita” nem da “mídia monopolizada”. Trata-se da convicção do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que não explicita, mas deixa evidente, em benefício de quem “passaram a ser decididas” com base na corrupção as “coalizões” políticas.

A opinião de Janot foi manifestada ao Supremo Tribunal Federal (STF), em documento no qual pede a rejeição de agravo apresentado pela defesa do ex-ministro Antonio Palocci, por meio do qual se pretendia anular benefícios de delação premiada concedidos ao doleiro Alberto Youssef e ao lobista Fernando “Baiano”. A pretensão de Palocci já havia sido rejeitada pelo ministro Teori Zavascki. Inconformada, a defesa do ex-ministro entrou com pedido de agravo, a respeito do qual Zavascki solicitou a manifestação da Procuradoria-Geral da República.

No processo em questão, Palocci é acusado, com base na delação premiada do doleiro e do lobista, reforçada pelo depoimento do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa, de ter exigido, no âmbito do esquema de propinas do petrolão, uma contribuição milionária para a campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2010. Essas denúncias embasaram também o pedido encaminhado pelo PSDB ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a cassação dos mandatos de Dilma e de Michel Temer devido à fraude eleitoral relacionada com a captação de recursos ilegais. A propósito, em outubro último o juiz Sergio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato na primeira instância, havia encaminhado ofício ao TSE apresentando documentos e sugerindo que os mencionados delatores sejam ouvidos também no processo que pede a impugnação da chapa Dilma-Temer.

Depois de quase dois anos de trabalho da Operação Lava Jato e da consequente condenação judicial de vários empresários e executivos de empreiteiras de obras federais, bem como de ex-diretores da Petrobrás e operadores financeiros, resulta perfeitamente comprovado que o propinoduto montado na maior estatal brasileira visava a beneficiar o PT e seus aliados, além, é claro, de engordar algumas contas bancárias de pessoas físicas. E o vigoroso libelo do procurador-geral da República não deixa dúvidas quanto à promiscuidade entre interesses públicos e privados que inspirou o escândalo da Petrobrás: “Os autores dos delitos utilizaram-se de complexa trama política, financeira e logística para a prática de seus crimes, resultando em bilhões de reais de prejuízos aos cofres da Petrobrás e da União, sua sócia majoritária”.

Em uma de suas mais recentes intervenções públicas em defesa de Lula e do PT diante da proliferação de evidências de que, como afirma Janot, as afinidades políticas foram substituídas pela mais deslavada corrupção nas relações do governo com seus aliados, o presidente nacional petista, Rui Falcão, acrescentou uma nova categoria na relação de seus inimigos: “setores do aparelho do Estado capturados pela direita”. Naquela oportunidade Falcão não teve coragem de nominar seus novos inimigos, que são, obviamente, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e setores do Judiciário, dos quais a figura mais notável é o juiz Sergio Moro. É muito provável que, daqui para a frente, na medida em que o desespero aumentar, Falcão se torne mais explícito. E Rodrigo Janot passe a ser alvo certo.

Mas o presidente do PT e sua turma não estarão inovando. Sempre partiram do princípio de que só existem duas correntes políticas no País: o petismo e o antipetismo. “Nós” e “eles”. E a Justiça, quando condena petistas, o faz sempre “sem provas”, como quando colocou atrás das grades os “guerreiros do povo brasileiro” que integravam a quadrilha de José Dirceu no mensalão.

Editorial do jornal Estado de São Paulo de 16/02/2016

Revista Press Advertising

Os limites da imprensa e da propaganda


Começou nesta segunda-feira, 15, a circulação de mais uma edição da revista PRESS ADVERTISING. Mais uma edição para ler de cabo a rabo, afinal a nossa qualidade editorial não tira férias.

A matéria de capa da PRESS trata dos limites - éticos, morais e profissionais - da imprensa e o grande desafio de respeitar a tênue linha que separa o direito de informar e a invasão da privacidade alheia. O trabalho da imprensa não deve sofrer restrições, mas há limites que não podem ser ultrapassados.

A Advertising traz, em sua matéria de capa, discussão parecida, alertando que nem sempre uma sacada criativa dá certo, porque, muitas vezes, a propaganda ultrapassa os limites  e acaba gerando resultados negativos, contrários ao planejado por agências e clientes. Ousar demais em publicidade pode atrair a atenção do consumidor, mas é preciso tomar cuidado para não se produzir algo meramente apelativo e mau gosto.

Liquida Porto Alegre

Promoção começa dia 18

Na próxima quinta-feira, inicia 20º Liquida Porto Alegre. Este ano, o evento, geralmente esperado por consumidores e lojistas da Capital, tem a missão de enfrentar a crise e a queda nas vendas, que no ano passado provocou o fechamento de cerca de 9 mil estabelecimentos no Rio Grande do Sul. “ A estimativa é de que consigamos um resultado 20% superior ao de 2015, uma vez que os lojistas estão com mais estoques e o período de férias está praticamente encerrado”, destacou o presidente do Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre (CDL), Alcides Debus.

Duas mil e quatrocentas lojas estão inscritas para participar do Liquida, desta vez com estratégia voltada para os comerciantes de rua, que trabalham de forma isolada. Em 2015, estas lojas representaram 60% da adesão, número que deve chegar aos 90% neste ano, com descontos de até 80% nos produtos comercializados. 

O prefeito José Fortunati participou do lançamento da campanha, na sede do CDL. Em tom bem humorado, disse que a cidade está pronta para o “furacão do bem”, depois de ter iniciado fevereiro de forma triste, tendo de se recuperar dos estragos do vendaval pelo qual foi atingida no final de janeiro. O Liquida Porto Alegre acontece do 18 ao dia 28 deste mês.(Com Correio do Povo/conteúdo)

Rapidinhas


Proteste pede que ANS obrigue planos de saúde a pagarem exame para detectar zika
A Proteste, associação de defesa dos direitos dos consumidores, encaminhou um pedido à Agência Nacional de Saúde (ANS) para que obrigue os planos de saúde a cobrir exames que detectam o zika vírus. "É fundamental garantir um diagnóstico precoce, além de tratamento digno e pleno aos consumidores expostos a uma situação iminente de risco", disse Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. Um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (12) apontou que 22 Estados confirmaram casos autóctones do zika vírus, que pode estar relacionado ao aumento no número de casos de microcefalia, desde o ano passado. De acordo com o ministério, 462 casos de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso central  foram confirmados, sendo 41 relacionados ao zika vírus. Para a Proteste, como se trata de um caso excepcional, de risco iminente aos consumidores brasileiros, a inclusão dos exames que detectam o zika deve ocorrer de forma imediata.

Procurador eleitoral defende provas da Lava Jato em ação contra Dilma e Temer
O vice-procurador-geral eleitoral Eugênio José Guilherme de Aragão deu parecer favorável ao compartilhamento de provas da Operação Lava Jato na Ação de Investigação Eleitoral em curso no Tribunal Superior Eleitoral contra a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer.
Para o procurador o argumento do Palácio do Planalto de que a documentação sob a guarda do juiz federal Sérgio Moro, condutor da Lava Jato em primeiro grau judicial, não pode ser admitida como prova emprestada ‘não se aplica à hipótese’. Aragão destaca que ‘as denúncias e sentenças encaminhadas (por Moro ao TSE) não constituem, em si, prova de qualquer dos fatos nelas referidos’.

Alerta ao empreendedor: boleto do MEI não será mais entregue via correio
Após quase dois anos, o boleto de recolhimento da contribuição do Microempreendedor Individual (DAS-MEI) não será mais entregue no endereço de cadastro da empresa. A medida válida para 2016 já está valendo desde janeiro, segundo informação da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE). Sem o recebimento dos boletos pelo correio, implementado no início de 2014 pela então Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), os microempreendedores precisam voltar a emiti-los pela internet. Quem não pagou o DAS-MEI em janeiro e em fevereiro, por exemplo, deve imprimir as guias acrescidas de multas e juros. No entanto, não é necessário procurar nenhuma instituição para se regularizar novamente.

Renan diz que pensão da filha não envolveu dinheiro público
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a negar nesta terça-feira (16) que tenha utilizado dinheiro público para pagamento de pensão à filha. Ele disse ainda que tem pressa em resolver a questão.  “Eu, mais que qualquer um, tenho total interesse que essas coisas se esclareçam. Isso não envolve dinheiro público. Foi um excesso claro, mas é uma questão pessoal que tem que ser preservada”, disse acrescentando que não há nenhum fato novo, que todas as explicações já foram dadas e que o caso foi exaustivamente discutido. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deve marcar, a qualquer momento, a data da sessão que vai analisar se Renan será réu em uma ação penal por peculato. Supostamente, ele teria usado um lobista de uma empreiteira para pagar o benefício à filha. Na ação, o presidente do Senado também é acusado de ter adulterado documentos para justificar os pagamentos. O caso veio a tona em 2007 e, desde 2013, está no Supremo. O relator do caso é o ministro Edson Fachin.

Oposição vai apoiar reformas na economia – mas não aumento de impostos
Líderes da oposição na Câmara afinaram o discurso e anunciaram, após reunião na manhã desta terça-feira, que seguirão a estratégia do PSDB e vão apoiar as reformas estruturantes na economia, como a da Previdência Social, que serão enviadas pelo governo. Assim como o PSDB, o DEM e o PPS ponderam que a adesão está condicionada ao apoio às propostas de partidos da base aliada, principalmente do PT, e não se estende a medidas de aumento de impostos. Líder do DEM, o deputado Pauderney Avelino (AM) afirmou que a oposição vai apoiar qualquer proposta do governo que não seja uma "peça publicitária". Segundo ele, os opositores vão avaliar as reformas estruturantes que o governo quer mandar ao Congresso, desde que contem com apoio da base aliada. "Sem aumento de impostos e sem CPMF", ponderou. Apesar da disposição em apoiar, o democrata disse acreditar que o governo não tem condições políticas de enviar reformas.

16/02/2016

 

ZH – A cada 47 minutos um pedestre é alvo de ladrões no Centro
Assaltos ocorrem com maior  frequência nas proximidades do Mercado Público

CP – Volta  às aulas. EPTC prepara cidade para orientar alunos
Em Porto Alegre, cerca de 950 faixas de segurança vão ser revitalizadas  no entorno das escolas

O Globo – Comercio fechou 2015 com queda de 4,3%, pior resultado da série histórica
Em dezembro, recuo frente ao mesmo mês do ano anterior passou de 7%. Resultado anual interrompeu 11 anos de crescimento

Estadão – Se crise persistir  ‘o povo’ não defenderá o governo”, diz Lula
Ex-presidente afirma a petistas que se economia não se recuperar até junho, avanços sociais de seu governo estarão comprometidos

Estado de Minas - STF notifica Cunha sobre pedido de afastamento da Câmara dos Deputados
Notificação do Supremo Tribunal Federal ocorreu nesta terça-feira após ação cautelar do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot

Folha de São Paulo – Credores internacionais temem calote bilionário da Odebrecht
Investidores que deram dinheiro à Odebrecht Óleo e Gás agora pressionam por uma renegociação da dívida

Gazeta do Povo - TJ e MP pagam supersalários que superam em 20% o teto previsto em lei
Na média, em 2015 procuradores e promotores ganharam 23% a mais. Juízes e desembargadores ficaram com 28% além do máximo legal

Correio Braziliense - Rodrigo Janot não vê gravidade para cassar mandato de Dilma Rousseff
No parecer, Janot pede que a corte julgue improcedente um dos pedidos do PSDB de impugnação de mandato da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer

Portal IG – Presidente do Conselho de Ética vai ao STF contra manobras de Cunha
José Carlos Araújo (PSD-BA) tentará invalidar decisão que fez o processo que avalia pedido de cassação retornar à fase inicial

Agência Brasil - Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Catar vão congelar produção de petróleo
Governos decidiram hoje congelar a produção de petróleo nos níveis de janeiro, informou o ministro da Energia e Indústria do Catar e presidente de turno da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohamed Saleh al Sada, durante entrevista em Doha

Portal G1 - Preço médio de aluguel começa 2016 em queda, diz FipeZap
Recuo foi de 0,16% em janeiro, na comparação com dezembro. Em janeiro, frente a dezembro, a maior queda partiu de São Paulo (-0,5%).

Época - "O COI deveria cancelar as Olimpíadas do Rio, mas não o fará", diz Lee Igel
O americano, especialista em administração no esporte, defende o cancelamento dos Jogos do Rio e diz que o Brasil deveria se concentrar no vírus zika

Carta Capital - Referendo sobre reeleição de Evo divide a Bolívia
O país vai às urnas decidir se o atual presidente poderá se candidatar ao quarto mandato em 2019

Veja - Dilma defende repartir CPMF com Estados e municípios
Em reunião com líderes da base aliada no Senado, presidente sugeriu elevação da alíquota do imposto do cheque de 0,20%, prevista na proposta inicial do governo, para 0,38%

Bom Dia!

Preocupados com o que?

É muito interessante assistir aos rasgos de populismo que tomam conta de políticos em determinados momentos ou envolvendo algum assunto que atinja diretamente aos eleitores. No último final de semana, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff (PT), vestiu camiseta, usou boné, luvas protetoras e saiu pelas ruas afirmando que sua preocupação era eliminar o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue e da zika.

Menos de 48 horas depois, chega a notícia de que o ministro da Saúde, Marcelo Castro, pode ser demitido temporariamente, para voltar ao plenário da Câmara e tentar ajudar na eleição de seu companheiro de PMDB, Leonardo Picciani para a liderança partidária.

Aliado da presidente Dilma, Picciani seria um reforço na tentativa de impedir o prosseguimento da ação de impeachment da presidente, o que justificaria a demissão, mesmo que temporária, do ministro da Saúde e de alguns secretários estaduais do Rio de Janeiro, como foi anunciado.

Quem examina a ação como um simples fato político, pode achar normal. Afinal, muitas vezes já se demitiram ministros e secretários, mesmo que temporariamente, para ajudar em votações nos parlamentos.

O que é diferente, no caso, é que se trata exatamente do ministro da Saúde, que deveria ter cabeça e equipe trabalhando exaustivamente pela erradicação do mosquito da dengue.  A pasta da saúde, no momento atual, deveria ser intocável, com toda sua equipe voltada para o combate ao mosquito e suas consequências.

Lamentavelmente, quando se trata de pensar na manutenção do poder a qualquer custo, tudo é válido. O que ontem era prioridade absoluta, hoje deixa de ser. Infelizmente é o caso envolvendo a epidemia de zika, microcefalia e dengue que, por interesses meramente políticos, será deixado de lado para que o governo tenha maiores garantias na eleição do líder do PMDB.

A pergunta que faço é sobre o que exatamente está preocupado o governo? Com a maioria da população em perigo ou com o poder que pode perder?

Tenham todos um Bom Dia!