segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Já é hora de dormir!






                                         "Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião."

William Shakespeare





Depoimentos

Lula será chamado mais duas vezes


O ex-presidente Lula terá de prestar mais dois depoimentos em breve. Um na investigação da Operação Zelotes e outro no inquérito que envolve irregularidades do Grupo Schahin. O caso, que estava praticamente esquecido, voltou à baila quando o dono do grupo, o empresário Salim Schahin, disse ter perdoado uma dívida da campanha de Lula em 2006 em troca de um contrato com a Petrobras. Só em 2015 Lula já foi ouvido em três depoimentos.

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega também terá de prestar depoimento na Zelotes. A Polícia Federal quer apurar indícios de lobby em decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf, e na aprovação de medidas provisórias no Congresso. Ele irá na condição de testemunha.

Barbosa na Fazenda

No primeiro dia, dólar passa de R$ 4

O dólar está em alta expressiva no primeiro dia de Nelson Barbosa como ministro da Fazenda. Por volta das 14 horas, a moeda americana subia 2,18%, sendo cotada a 4,03 reais. A Bovespa, por sua vez, estava em queda de 1,20%, a 43.385 pontos.

A moeda americana e o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, começaram a dar sinais pessimistas durante a teleconferência organizada pelo banco JP Morgan, que tinha como intuito acalmar os negócios do mercado financeiro após a saída de Joaquim Levy do Ministério.

Durante a conversa, Barbosa reafirmou que dará continuidade à política econômica do governo e se comprometeu a perseguir a meta de superávit fiscal de 0,5% do PIB no próximo ano.

21/12/2015


Estadão – UTC doou a partidos por troca de favor, diz delator
Empreiteira dou ao DEM, PR, PMN e PRTB por ordem de Gim Argello

Estado de Minas – Mercado aumenta previsão de queda do PIB para 3,7% em 2015
Instituições financeiras também projetam aumento da inflação para10,7% este ano

Correio Braziliense – Técnicos do governo traçam para Barbosa um quadro de economia em colapso
A perspectiva é de que o chefe da Fazenda amenize algumas das medidas tomadas por Levy. Tarifas públicas vão subir e gastos com servidores, diminuir

O Globo – Blatter e Platini são banidos do futebol por oito anos
Os presidentes da Fifa e da Uefa, respectivamente, são acusados de envolvimento em casos de corrupção e também foram multados

Gazeta do Povo – Desemprego deve seguir em alta em 2016
Demissões ainda não freiam a inflação

Folha de São Paulo – Datafolha: Na Câmara, 42% apoiam e 31% rejeitam o impeachment de Dilma
Decisão caberá a 27% dos deputados que não se posicionaram, aponta pesquisa

Portal G1 – Cunha reúne líderes para tratar de impeachment às vésperas do recesso
Supremo decidiu anular votação secreta que elegeu comissão especial. Senado já encerrou as atividades deste ano e só retorna em fevereiro

Agência Brasil – Pequim poderá não atingir meta anual de melhoria da qualidade do ar
Pequim amanheceu hoje (21), mais uma vez, sob uma nuvem cinzenta, a quarta onda de poluição a atingir a cidade desde novembro e que poderá comprometer a meta das autoridades de melhoria da qualidade do ar para este ano

Portal IG – Governistas vencem eleição na Espanha, mas perdem maioria no Parlamento
Resultados gerais na Espanha indicam uma vitória do governista Partido Popular (PP), do premiê Mariano Rajoy – porém o partido perdeu a maioria absoluta no Parlamento

Época – Lava Jato avança em informações sopre Renan e Renan Filho
A ida da Polícia Federal ao diretório do PMDB em Maceió, durante a Operação Catilinárias, na terça-feira, está mais relacionada à apuração de fatos sobre o financiamento da campanha de Renan Filho ao governo que a problemas de seu pai

Veja – Corregedoria da polícia de SP é acusada de cobrar ‘mensalão’ de corruptos
Imagens de vídeo mostram policiais ajudando na fuga de investigadores que deveriam ser presos

Carta Capital – O remendo mal feito nas contas públicas
O Congresso autoriza a redução do superávit, mas as projeções continuam sombrias


Bom Dia!

A semana do Natal!

Com muito cuidado para não parecer saudosista nem permitir que me coloquem na lista dos que acham que “no meu tempo” tudo era diferente e normalmente melhor, escrevo sobre a penúltima semana do ano. Hoje, 21 de dezembro, entramos na semana do Natal. Na próxima, teremos o fim de 2015 e o começo de 2016.

É tradicional que, nesta época, muitos afirmem que o ano “passou muito depressa”, que já estamos no fim de 2015. “No meu tempo”, afirmam os mais velhos, “as coisas andavam mais devagar”. 

Quem sou eu, velho também, para discordar da sabedoria adquirida com o tempo, mas não me coloco entre os que acham que o tempo passa cada vez mais rápido. A idade, talvez, avance mais rapidamente.

Hoje não fiz nada diferente do que sempre faço todos os dias. Acordei e, logo depois do café da manhã, dei uma passada de olhos pelos jornais e portais de notícias. Gosto de começar o dia bem informado e, pelo menos, atualizado com o que ocorreu na madrugada.

Leio, por exemplo, que o governo estadual briga em busca de apoio para acabar com o pagamento de servidores licenciados para exercer atividades sindicais. No momento, são 113 funcionários públicos que ocupam, alguns faz muitos anos, cargos em algum sindicato e que representam um gasto de R$ 1 milhão por mês para os cofres públicos.

Conheço alguns sindicalistas (?) que muito pouco trabalharam para o Estado e que foram para o sindicato levando seus salários e exigindo todos os direitos, inclusive de incorporação de função gratificada. Não sei se todos, mas muitos para trabalhar exatamente contra o governo, a não ser, é claro, quando o governador é do seu partido.

Em contrapartida, todos os sindicalizados pagam, anualmente, a contribuição sindical, que não é pouca. Dinheiro que, normalmente, serve para os sindicatos financiarem campanhas contra o governo, editar jornais contra os patrões e promover greves.

Aqui no Rio Grande do Sul, quem não concorda com isso, quem acha que as coisas devem ser tratadas de outra maneira, normalmente é chamado de pelego. Pois é da contribuição de muitos pelegos que sai o salário dos sindicalistas profissionais, aqueles que ganham do governo, mas não trabalham para o governo.

Li, também, que o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) declarou que as manifestações contra a presidente Dilma, foram feitas por quem votou em Aécio Neves e por quem ganha mais de 10 salários mínimos por mês.

Reproduzo aqui o recado de um médico de Cruz Alta, por ser extremamente claro sobre o assunto.

“Declarar em ZH que as manifestações foram feitas por quem votou em Aécio e com mais de 10 salários de renda, é agredir a inteligência das pessoas. Manter-se no poder usando a fragilidade econômica e menor capacidade de discernimento e escolha por falta de conhecimento da grande maioria de nossa população, considero oportunismo e populismo”

Alguns políticos e alguns sindicalistas são parecidos demais em seus pensamentos e atitudes.

Tenham todos um Bom Dia!