quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Já é hora de dormir!




        “Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria. 

Khalil Gibran






Brasileirão 2015



35ª RODADA








Domingo - 15/11
17:00

Cruzeiro 3 X 0 - Sport - Mineirão

Quarta - 18/11
19:30

Goiás 1 X 3 Coritiba - Serra Dourada

21:00

Avaí 2 X 1 Joinville - Ressacada
Atlético PR 3 X 3 Palmeiras - Arena Baixada

Quinta - 19/11
19:30

Grêmio 1 X 0 Fluminense - Arena Grêmio
Chapecoense 1 X 0 Internacional - Arena Condá

22:00

São Paulo 4 X 2 Atlético MG - Morumbi
Santos 0 X 0 Flamengo - Vila Belmiro
Vasco 1 X 1 Corinthians - São Januário

Rapidinhas


França confirma morte de mentor dos atentados em Paris
A promotoria francesa confirmou nesta quinta-feira que o belga Abdelhamid Abaaoud, apontado como o mentor dos ataques terroristas em Paris, foi morto na operação policial feita em Saint-Denis, distrito ao Norte de Paris, na manhã de quarta. "Abdelhamid Abaaoud acaba de ser formalmente identificado, após compararmos impressões digitais, como um dos mortos no cerco policial. Era dele o corpo dentro do prédio atingido por balas", diz um comunicado oficial.
A ação antiterrorista em Saint-Denis tinha o jihadista como alvo. Além dele, outra suspeita morreu: uma mulher-bomba que detonou explosivos ao perceber o cerco policial. Acredita-se que ela e Abaaoud eram primos. As autoridades de segurança da França acreditam que Abdelhamid Abaaoud, de 28 anos, foi responsável por planejar e financiar os ataques terroristas a Paris, que deixaram 129 mortos e 352 feridos na noite de sexta-feira. Inicialmente, as investigações sugeriam que ele estava na Síria, mas o radical foi encontrado em um apartamento em Saint-Denis.

Cunha ameaça ressuscitar impeachment se PT votar contra ele
Se para o PMDB o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que o impeachment esfriou e ficou para o ano que vem, seus emissários têm enviado outra mensagem para os parlamentares do PT. Ano que vem ou semana que vem, tudo dependerá do comportamento do PT no Conselho de Ética da Câmara. Se os petistas votarem pela cassação, Cunha tem ameaçado, novamente, com a abertura do impeachment contra Dilma Rousseff.

Dilma inclui receita com CPMF na Lei Orçamentária
A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso uma alteração à Lei Orçamentária de 2016 para incluir a arrecadação da CPMF na previsão de receitas do ano que vem, numa sinalização de que vai insistir na volta do imposto do cheque. Na mensagem, enviada nesta quarta-feira, a presidente informa que o impacto líquido na arrecadação com a CPMF será de 24 bilhões de reais. O governo espera que ela seja aprovada este ano para que a vigência do novo imposto aconteça a partir de abril de 2016. A conta do governo considera uma arrecadação total com a CPMF de 32,25 bilhões de reais, mas reduz parte da previsão de receitas com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no valor de 8,2 bilhões de reais. Essa estimativa representa, de acordo com o governo, um ganho líquido mensal de 2,77 bilhões de reais. Dilma fez uma avaliação relativamente otimista da situação política e entende que o governo tem conseguido recompor a base governista - ainda que, às vezes, a maioria seja apertada.

Editora Abril deixará de publicar a Playboy no Brasil
A editora Abril confirmou nesta quinta-feira (19) o fim da publicação da revista Playboy e de mais outros dois produtos: a Men’s Health e a Women’s Health, todas marcas licenciadas no Brasil.
Em comunicado distribuído por e-mail, a editora informou que o fim das revistas decorre de um “processo iniciado há cerca de um ano com a revisão do portfólio de produtos e a radical readequação das ofertas Abril à sua audiência, aos seus anunciantes e agências.” O anúncio vem pouco mais de um mês depois de a versão norte-americana da revista masculina anunciar que deixará de publicar fotos de mulheres nuas a partir de 2016. De acordo com a Abril, os assinantes das três revistas “terão os exemplares de dezembro entregues normalmente e poderão optar por outra revista do portfólio Abril, nas versões impressa ou digital.” A Playboy é publicada no Brasil há 40 anos.

Collor pagou carros de luxo com dinheiro de propinas, diz PF
Laudo da Polícia Federal anexado ao processo contra o senador Fernando Collor (PTB-AL) no Supremo Tribunal Federal aponta os indícios de que os carros de luxo apreendidos na casa do parlamentar em operação da PF foram comprados parcialmente com dinheiro de propina. Em agosto, Collor foi um dos primeiros políticos com mandato denunciados pela Procuradoria-Geral da República ao STF por envolvimento no petrolão. Ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. A denúncia feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Collor aponta para um esquema de uso de carros de luxo para lavagem de dinheiro. A PF quebrou o sigilo de 110.000 operações bancárias em onze contas do parlamentar, de sua mulher e de empresas dele. Agentes identificaram depósitos em dinheiro vivo fracionados para o senador - os valores eram geralmente baixos, para não levantar suspeitas. A ação, de acordo com a PF, é indicativo de lavagem de dinheiro. Foram identificados 469 depósitos de 2.000 reais, num total de 938.000 reais. Todos eles foram feitos da mesma agência do banco Itaú em Brasília. Justamente a que aparece nos comprovantes apreendidos com o doleiro Alberto Youssef. 

Segurança

Eleições terão voto impresso

Agora, depois de confirmar o voto na urna eletrônica, o eleitor terá um comprovante impresso, garantindo que seu voto foi computado conforme foi digitado. Segurança mínima para quem nunca ficou sabendo se o seu voto foi realmente registrado e para quem. Decisão vale para eleições do ano que vem.

Em meio a discursos calorosos sobre a falta de confiança no atual sistema eleitoral, o plenário do Congresso manteve nesta quarta-feira a implantação de um modelo de comprovantes nas urnas eletrônicas. Essa medida chegou a ser aprovada pela Câmara e pelo Senado durante a votação da reforma política, mas acabou vetada pela presidente Dilma Rousseff (PT). Em despacho para inviabilizar a proposta, a presidente informou que a medida causaria um impacto de 1,8 bilhão de reais entre o investimento para aquisição de equipamentos e as despesas de custeio das eleições.

O veto de Dilma foi analisado nesta quarta-feira em sessão do Congresso e provocou debate entre os parlamentares. Governistas inicialmente se posicionaram contra o voto impresso, mas acabaram liberando suas bancadas ao longo da votação. Já a oposição se uniu pela retomada do texto aprovado anteriormente. A medida foi aprovada por 368 votos na Câmara e 56 votos no Senado. Era necessário o apoio de ao menos 257 votos entre os deputados e de 41 senadores para contrariar a decisão presidencial.

Pelo projeto, o processo de votação permanecerá acontecendo nas urnas eletrônicas. Os equipamentos, no entanto, vão imprimir o registro de cada voto, que serão armazenados em um local lacrado. Durante esse processo, não haverá contato manual do eleitor com os comprovantes. O sistema do voto impresso já deve valer nas eleições de 2016.

"Como podemos negar ao eleitor brasileiro o comprovante do exercício máximo da sua cidadania? Por que não permitir que o nosso sistema eleitoral possa ser auditado? Não é disputa de oposição ao governo. É de respeito ao sufrágio, ao voto popular", discursou o senador Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB. "Não dá para confiar em um sistema que não permite checagem. O voto precisa ser verificado, caso seja necessário auditoria nas urnas eletrônicas", disse o deputado Mendonça Filho (PE), líder do DEM.

Contrário à matéria, o líder do governo no Senado, José Pimentel (PT-CE), exaltou o prejuízo financeiro que a proposta traria e ponderou que o governo está implantando uma série de medidas para reduzir as despesas.(Com Veja.com)

19/11/2015


Estadão – Prévia da inflação acelera e ultrapassa 10% em 12 meses
Puxado por combustíveis, IPCA-15 acelerou para 0,85% em novembro, ante 0,66% em outubro; taxa de dois dígitos é a maior para o período desde 2003

Folha de São Paulo – Desemprego vai a 7,9% em outubro, maior taxa para o mês desde 2007
Em setembro, taxa havia ficado estável em 7,6%, interrompendo oitos meses de alta

Estado de Minas – Justiça exige que Samarco impeça chegada de lama ao litoral em 24 horas
Caso não cumpra a determinação judicial a mineradora terá de pagar multa diária de R$ 10 milhões

O Globo – Premier francês alerta para o risco de ataques com armas químicas
Manuel Valls pede ao Parlamento extensão do estado de emergência, seis dias após atentados em Paris. 'Não devemos descartar nada', disse

Gazeta do Povo – Aliados de Cunha vão tentar convencê-lo a renunciar
Medida seria melhor opção para salvar o mandato de deputado

Correio Braziliense – Cade investiga Andrade Gutierrez e Ricardo Pessoa (UTC) por cartel em Angra
Segundo nota técnica do Conselho, o histórico da conduta do acordo de leniência mostra que a Andrade Gutierrez teve participação na conduta de cartel montada pelos seus funcionários

Agência Brasil – “Enquanto houver um negro sendo assassinado, estaremos lutando”, diz ativista
As mulheres também reivindicaram mais tolerância religiosa. Mãe Nilce de Iansã, carioca de 64 anos, disse que veio a Brasília lutar contra o racismo e o desrespeito à tradição

Portal IG – Gaúcha é eleita Miss Brasil 2015
Com apoio forte da plateia, Marthina Brandt foi eleita a primeira Miss Brasil loira em 10 anos, marcando a renovação do concurso

Portal UOL – Collor usou propinas para pagar carros de luxo, diz MPF
Os carros de luxo do senador Fernando Collor (PTB/AL) foram pagos em parte com recursos com indícios de propina, associados a repasses do doleiro Alberto Youssef

Portal G1 – TCU constata superfaturamento de R$ 1 bilhão em Abreu e Lima
Irregularidades se referem a 2 dos 4 contratos investigados pela corte. Refinaria, em Pernambuco, é alvo de auditorias do tribunal desde 2008

Veja.com – Rússia volta a apresentar plano de combate ao EI
País quer coordenar coalizão internacional contra os jihadistas. Encontro entre Vladimir Putin e François Hollande está previsto para a próxima semana

Carta Capital – Rio Doce: Não foi acidente. Foi violência
A aliança entre o Estado brasileiro e o capital é uma máquina de matar e deixar morrer

Época – Pedro Paulo ameaçou ‘sumir’ com a filha, disse sua ex-mulher à polícia
Pedro Paulo “diariamente ligava para a declarante (Alexandra) e para a mãe da mesma, dizendo que tiraria a guarda da criança e que iria sumir com ela”.

Reajuste para aposentados

Congresso mantém veto de Dilma


A esperança dos aposentados, aqueles mesmo que recebem um benefício quase miserável todos os meses, de ter um reajuste pelo menos com base no aumento do salário mínimo, acabou. O Congresso, sob o comando de Renan Calheiros, manteve o veto da presidente e o reajuste será, como até aqui, abaixo do que for concedido ao salário mínimo nacional!

Atendendo, mais uma vez, a um apelo do governo, o plenário do Congresso Nacional manteve nesta quarta-feira o veto da presidente Dilma Rousseff a um projeto que estendia a regra de correção do salário mínimo para as aposentadorias, pensões e benefícios pagos pela Previdência. O projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, era considerado uma pauta-bomba pelo governo por trazer gastos extras aos cofres públicos.

Originalmente, o projeto tratava apenas da prorrogação, até 2019, da política de valorização do salário mínimo. No entanto, durante votação na Câmara, em junho, os deputados estenderam o mesmo reajuste, acima da inflação, para as aposentadorias, pensões e benefícios a quem ganha acima do mínimo. Pelos cálculos do governo, a medida teria um impacto extra de 9,2 bilhões de reais por ano.

Ao vetar o projeto, Dilma argumentou que associar a política de valorização do salário mínimo aos pagamentos da previdência era inconstitucional. Pela política sancionada, o salário mínimo continuará sendo reajustado com base na correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de um ano antes, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

Durante a votação, deputados de oposição pressionaram pela retomada do projeto inicial e pela derrubada da canetada de Dilma. Foram contabilizados apenas 211 votos pela derrubada, enquanto eram necessários ao menos 257. Como a Câmara manteve o texto, a medida sequer foi analisada pelos senadores.

Bom Dia!

Conjuntivite!

Lá em São Gabriel, toda vez que acontecia alguma coisa que não fosse das melhores, o pessoal falava: ‘Era só o que me faltava’.

Pois ontem amanheci com o olho esquerdo completamente congestionado, quase não podendo enxergar. Consegui marcar uma consulta com o médico que fez a cirurgia nos meus olhos e ele acabou constatando que o meu problema é uma conjuntivite que já está em estado adiantado. Me receitou um colírio, daqueles bem caros (acho que não existe mais medicamento barato no Brasil) para usar no combate ao problema e outro para lubrificar meus olhos. Mas alertou que, dentro de quinze dias, terei que passar por novo processo ambulatorial, na clínica onde fiz o implante das lentes, para, digamos assim, uma limpeza geral!

Resultado: passei o dia com os olhos praticamente fechados, não consegui usar o computador e somente bem mais tarde pude dar uma olhada na TV.

Hoje estou de volta e espero atualizar meu blog e responder aos que enviaram perguntas na minha página, dentro das possibilidades. Mas já estou melhor.

Mudando de assunto, um rápido comentário sobre a entrevista do Luiz Inácio ao jornalista Roberto D’Avila, da Globo News. Eles detestam a Globo, mas não perdem qualquer oportunidade de usar a emissora para entrevistas e discursos inflamados.

Não consegui conter a risada quando ele disse que “não quero tirar o Levy, pois ele é um problema da Dilma’. Lembram que foi a presidente quem disse que, ‘contrariando a vontade do Lula, quero avisar que o Levy fica onde está’? Pois é!

Ri muito mais quando ouvi ele falar que “um ex-presidente precisa tomar muito cuidado para não dar palpite”. Mas ele não tem feito outra coisa nos últimos tempos a não ser se reunir com a presidente para tratar das coisas do governo. Na realidade, quem governa é ele. O Planalto, hoje, está ocupado por ministros indicados por ele. Homens da extrema confiança de Luiz Inácio.

O guru petista disse que não gosta de dividir com o passado nem com outros, seus problemas, mas não titubeou em afirmar que “o mesmo critério adotado comigo não é adotado com os outros” e fez questão de afirmar que “alguns dos mais destacados personagens do escândalo da Petrobras já atuavam na empresa antes do governo dele”. E continuaram lá, diga-se de passagem, até que a Operação Lava Jato decidiu acabar com a farra.

Depois de incontáveis autoelogios, recheados de metáforas, Luiz Inácio afirmou que “a crise econômica é culpa do sistema financeiro internacional” e que seu filho, Luiz Cláudio, que até agora não explicou claramente os motivos de ter recebido R$ 2,4 milhões de um lobista, “tem que provar que fez a coisa certa pois está subordinado à mesma Constituição a que estou”.

Por falar demais e tentar encontrar sempre uma explicação para suas bravatas, Luiz Inácio deve ter esquecido que, tão logo a PF esteve nas empresas de seu filho, foi reclamar para a presidente e para o ministro da Justiça.

Mas o pior de tudo, pelo menos para mim, é que deve ter um monte de gente que acreditou e aplaudiu as fanfarronadas dele.

Tenham todos um Bom Dia!