sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Já é hora de dormir!


    “Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
     quero a primeira estrela que vier
     para enfeitar a noite do meu bem...”

Dolores Duran


Opinião

Rei morto, rei posto

Eliane Cantanhêde

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, faz das tripas coração para ganhar tempo e se safar no Conselho de Ética, por saber que, se perder no conselho, vai ser quase que naturalmente cassado pelo plenário. Para ele, é agora ou nunca.

A prioridade é lutar no conselho, mas Cunha tem o plano B: perdido por um, perdido por mil. E já definiu que, se perder nessa primeira fase, seu derradeiro ato antes de ser cassado será abrir o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Neste caso, quem comandará todo o processo contra Dilma será o sucessor de Cunha na presidência da Câmara. 

Segundo o regimento da Câmara, artigo 8.º, parágrafo 2.º, se Cunha sair até 30 de novembro de 2016, por cassação, renúncia, etc., haverá nova eleição para sua sucessão num prazo de cinco sessões. Cá entre nós, há um bocado de gente se assanhando. Rei morto, rei posto. Cunha está vivo, mas morto. E está morto, mas vivo.

Pelo lado do governo, afunilam-se as articulações pró-Leonardo Picciani, o líder do PMDB que faz qualquer coisa não só para aparecer como para cair – e ficar – nas graças do governo. Ele já se reuniu com Dilma, pediu a bênção do vice Michel Temer e cabala votos. Que aguente o tranco, porque Cunha não é brincadeira.

Pelo lado da oposição, falou-se muito em Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Miro Teixeira (Rede-RJ), mas eles precisavam ser um pouco menos, ou muito menos, excelentes. Vai ficar no sonho... Por isso, a oposição tenta ser pragmática e parte do princípio de só se elege presidente quem tiver apoio dos bispos e simpatia do “baixo clero”. É aí que entra um nome novinho em folha, o de Heráclito Fortes (PSB-PI), camarada cheio de amigos e de um partido que não fecha às cegas com o PT nem com o PSDB.

Essas articulações partem do pressuposto de que, além de cair pela força da Procuradoria-Geral da República e do Supremo Tribunal Federal, Eduardo Cunha vai ruir na própria Câmara, que ele considerava na palma da sua mão. Tanto não considera mais que, de desafiador e arrogante, passou a circular com ar cansado e abatido pelos salões e corredores, onde uma chuva de dólares falsos, com a sua cara, desabou na sua cabeça nesta semana.

Se cair, Cunha não quer cair sozinho. Se a fase mais aguda do impeachment parece ter passado, as frentes contra Dilma continuam bastante preocupantes. Ninguém cai por incompetência, mas os dados desoladores, dia após dia, potencializam as pedaladas fiscais, as suspeitas sobre a campanha dela em 2014 e as manobras perigosas do PT.

Não bastasse, vem agora a decisão do TCU de apurar a responsabilidade do Conselho de Administração da Petrobrás sobre operações ruinosas em quatro refinarias. Leia-se: de Dilma Rousseff, que presidiu o conselho durante os anos Lula. É mais uma pressão, mais uma ameaça direta contra ela.

Num momento assim, Dilma precisaria mais do que nunca de um Lula forte. Mas Lula não está forte e tem de se desdobrar em mil para tourear o próprio Cunha, dissimular o mau humor com a pupila Dilma, conter as CPIs e mexer seus pauzinhos para livrar a cara do filho caçula, Luis Cláudio Lula da Silva, metido com empresas para lá de suspeitas, passando pelo vexame de busca e apreensão em suas empresas e obrigado a depor durante horas na Polícia Federal.

Temos, então, o trio Cunha, Dilma e Lula debatendo-se para se manter à tona, sob forte risco de afundar junto, num típico abraço de afogados. Pode apostar: num determinado momento, isso vira um salve-se quem puder, ou cada um por si e o resto que se dane.

Aí tem. A juíza Célia Regina Ody Bernardes foi quem autorizou a batida policial na LFT e o depoimento do filho de Lula. Já o juiz titular Vallisney de Souza é aquele que livrou Erenice Guerra de poucas e boas. A troca de uma pelo outro foi pura coincidência?

Publicado no Estadão em 06/11/2015

Rapidinhas


Inflação de janeiro a outubro é a maior desde 1996, diz IBGE
Em outubro, os brasileiros tiveram de gastar ainda mais para morar, comer e se locomover. O aumento desses custos acabou impactando a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 0,54% em setembro para 0,82% no mês seguinte, atingindo a maior alta para o período desde 2002. Os recordes negativos também são vistos em outras bases de comparação. No ano, o IPCA acumula alta de 8,52%, a maior para o período de janeiro a outubro desde 1996, quando ficou em 8,70%. Em 12 meses, o indicador foi para 9,93% e é o mais elevado, considerando o período, desde 2003, quando chegou a 11,02%

Pesquisa mostra que reprovação a Dilma é de 86%
O mesmo levantamento do Paraná Pesquisas que apontou a vantagem de candidatos oposicionistas sobre Lula se as eleições de 2018 fossem hoje mostra que a reprovação ao governo Dilma Rousseff é de 86,5%. Os que disseram aprovar a gestão da presidente são 11,01%.
O instituto ouviu 2085 pessoas em 170 municípios em todo o país, de 28 de outubro a 2 de novembro.

Lula perde para tucanos e Marina em pesquisa
Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que qualquer um dos três pré-candidatos do PSDB à Presidência e a ex-ministra Marina Silva (Rede) aparecem à frente do ex-presidente Lula nas intenções de votos para 2016.
Nesta quinta-feira, em entrevista ao SBT, Lula admitiu ser candidato novamente se isso for necessário para defender as realizações dos governos do PT. Na pesquisa, realizada de 28 de outubro a 2 de novembro, Lula aparece em terceiro lugar nos três cenários propostos aos eleitores. Na disputa contra Aécio Neves, o senador mineiro tem 34,2%, Marina aparece com 19,7% e Lula tem 17,1%. Em seguida aparecem Jair Bolsonaro (PP), com 5,3%, Ciro Gomes (PDT), com 5,2%, o vice-presidente Michel Temer (PMDB), com 1,5%, e o senador Ronaldo Caiado (DEM), com 1%. Quando o candidato tucano testado é José Serra, o senador paulista aparece numericamente na frente com 25,5%, em empate técnico com Marina (23,8%). Lula tem 17,7%.
No cenário com Geraldo Alckmin também ocorre empate técnico, mas com Marina um pouco à frente do governador paulista: 24,3% a 22,6%. Lula chega a 18,2% –atrás de Alckmin quase dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais. Ainda de acordo com o levantamento, 61,2% dizem que não votariam de jeito nenhum em Lula, contra 30,6% que dizem o mesmo sobre Aécio e 35,1% que rechaçam Alckmin.

Prefeitura assina contrato emergencial para coleta de lixo em 
Porto Alegre

Após a empresa Ecopav deixa der fazer a coleta de lixo em Porto Alegre desde quinta-feira, a prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta sexta a assinatura de um contrato emergencial para a realização do serviço. A responsável por fazer o serviço a partir desta tarde será a Belém Ambiental. A empresa contratada foi a vencedora da licitação para a coleta de lixo de Porto Alegre. Ele já havia assinado em outubro um documento que entrará em vigor no dia 23 de novembro. Até esta data, a empresa vai realizar o serviço por um acordo emergencial. 

Depois de ‘chuva de dólares’ Cunha institui vistoria de funcionários 
na Câmara
A “chuva de dólares” jogada por um militante sobre a cabeça do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nesta semana, fez com que ele ordenasse uma vistoria mais rigorosa para acesso às dependências da Casa e estendesse o controle, normalmente feito em visitantes não credenciados, a funcionários, terceirizados, e pessoas credenciadas. Normalmente, estes profissionais não passam pelos detectores de metais ou aparelhos de raio X instalados nas entradas. Mas, agora, o acesso livre às dependências da Câmara só poderá ser feito por deputados ou senadores, de acordo com seguranças. O maior rigor na segurança provocou filas de funcionários nesta sexta-feira (6), dia em que o Congresso costuma estar bastante vazio. Os funcionários precisaram disputar lugar com carros nos estacionamentos que circundam as entradas da Câmara.

Eleições na Venezuela

Oposição livra 14 pontos  sobre chavismo

Governo do ditador Maduro é reprovado por 75% dos venezuelanos. (Foto: Reuters)
A um mês das eleições legislativas na Venezuela, a oposição lidera com 14 pontos de vantagem sobre os chavistas, segundo uma pesquisa Venebarometro divulgada nesta sexta-feira. De acordo com a sondagem, 39,1% dos entrevistados votarão na oposição, 24,9%, nos chavistas, e 14,9%, em candidatos independentes. Os demais estão indecisos ou não responderam.

A pesquisa, elaborada entre 19 e 31 de outubro com 1.200 pessoas, tem margem de erro de 2,3 pontos. "A esperança do país está focada na mudança", disse Alfredo Croes, diretor do Venebarometro, durante a exposição da pesquisa em um fórum em Caracas.

A um mês das eleições legislativas na Venezuela, a oposição lidera com 14 pontos de vantagem sobre os chavistas, segundo uma pesquisa Venebarometro divulgada nesta sexta-feira. De acordo com a sondagem, 39,1% dos entrevistados votarão na oposição, 24,9%, nos chavistas, e 14,9%, em candidatos independentes. Os demais estão indecisos ou não responderam.

A pesquisa, elaborada entre 19 e 31 de outubro com 1.200 pessoas, tem margem de erro de 2,3 pontos. "A esperança do país está focada na mudança", disse Alfredo Croes, diretor do Venebarometro, durante a exposição da pesquisa em um fórum em Caracas.

Todo cuidado é pouco

Dilma se reúne com Lula e ministros no Alvorada

Ultimamente, Lula tem visitado Brasília com maior frequência para ajudar na articulação política do governo com o Congresso Nacional. (Agência Estado)

06/11/2015


Estadão – Inflação tem alta de 8,52% no ano, a maior desde 1996
IPCA acelerou para 0,82% em outubro, ante 0,54% em setembro; no período de 12 meses, índice de preços se aproxima dos dois dígitos

Estado de Minas – Tragédia em Mariana: bombeiros resgatam 500 sobreviventes
"Teve uma senhora que não quis sair. Foi tentar buscar documentos. Outro senhor se fechou em casa e disse que a água não iria entrar. Não deu pra salvar todo mundo. Pelo menos quatro conhecidos morreram", relatou o morador de Bento Rodrigues, Altieris Caetano

Folha de São Paulo – Relator da Lava Jato no Supremo diz que pior ainda será revelado
O ministro do STF Teori Zavascki tem deixado interlocutores de cabelo em pé. Relator da Operação Lava Jato na corte, ele revela que o pior ainda está por vir

O Globo – Como novo reajuste, luz acumula alta de56% no Rio em 2015
Previsão é que tarifas subam até 15% no ano que vem

Correio Braziliense – Pacto entre Cunha e Renan poupa Lula e aliados de convocações em CPIs
Os dois grupos firmaram um pacto de não agressão que envolve interesses do PT, do PMDB e de vários políticos investigados pela Operação Lava-Jato

Gazeta do Povo – Oposição e parte do PMDB articulam nova estratégia pelo impeachment
Ideia é obstruir no Congresso a alteração da meta fiscal deste ano para, em 2016, argumentar que Dilma descumpriu a lei no atual mandato

Agência Brasil – Inflação oficial acumula taxa de 9,93% em 12 meses, diz IBGE
A taxa é superior ao teto da meta da inflação do governo federal, que é 6,5%, e também é a mais alta desde novembro de 2003 (11,02%)

Portal IG – MP acha frágil defesa de Cunha sobre fortuna no exterior
Cunha teria feito fortuna de forma lícita com a venda de carne processada para a África antes de ser deputado federal

Portal G1 – Ex-presidente Lula afirma que não tem medo de ser preso
Lula concedeu entrevista ao 'Jornal do SBT', veiculada nesta quinta. Ele disse ter a 'consciência tranquila' e negou qualquer ato ilícito

Portal UOL – Prefeitura de SP investiga fraude em repasse à parada LGBT
Apesar de ser um evento que acontece todos os anos, o contrato assinado pela Secretaria Municipal de Diretos Humanos ocorreu com  dispensa de licitação e em esquema emergencial a poucos dias da parada.

Veja.com – CPI do BNDES: tropa de choque do governo barra convocação de Palocci
Tropa de choque do governo também impediu a convocação de Alexandrino Alencar, ex-executivo da Odebrecht em sessão da CPI do BNDES

Revista Época – TCU vê potencial prejuízo à Infraero em contratos de aeroportos com construtoras
Os aeroportos de Guarulhos, Brasília, Viracopos e Galeão firmaram contratos estimados em R$ 8 bilhões com construtoras ligadas às concessionárias –OAS, Engevix, UTC e Odebrecht, todas envolvidas na Operação Lava Jato

Bom Dia!

Os 15 anos da Gabriela!

Nossa relação, de muito amor, é do coração. Falando nele, pensei que o meu, já com 74 anos, nem fosse resistir a tanta emoção, nem tivesse espaço para tanto amor. Mas hoje descobri que ele ainda pode sobreviver ainda por muito tempo sendo regado pela felicidade de ter a Gabriela ao meu lado.

Faz quinze anos, hoje, que ela veio se juntar a meus dois outros filhos. Acho que uma menina era o que faltava para completar o sonho de uma família extremamente feliz.

Eu gostaria muito de saber escrever bonito, quem sabe até de ser poeta, para poder dizer o que estou sentindo vendo a Gabriela com 15 anos. Ela ilumina toda a casa, ela alegra nossas vidas, ela transforma todas as dificuldades em soluções, ela faz meu coração bater mais forte com seu olhar, com seu sorriso e com seu afeto carinhoso quando me chama de ‘papito’.

Acho que nem ela imagina o quanto de amor trago dentro de mim. Acho que não sabe do que eu seria capaz de fazer para que ela seja cada vez mais feliz. Nem faz ideia do quanto foi bom vê-la crescendo, se transformando numa moça, tão linda que me enche de ciúmes quando penso que a vida, não demora muito, vai levar um pouco dela de perto de mim.

Não são poucas as vezes em que a Ana e eu nos pegamos lamentando, no bom sentido, que ela tenha crescido. A gente, intimamente, gostaria que ela ainda fosse a menininha que dormia no banco traseiro do carro e acordava para tornar a nossa viagem ainda mais feliz, sempre com um sorriso no rosto e uma pergunta, daquelas que nem sempre a gente sabe responder.

Hoje a Gabriela está fazendo 15 anos. Minha menininha está desabrochando para uma juventude que ela vem fazendo crescer dentro dela com toda a responsabilidade, com todo o cuidado e com a sabedoria de alguém que já descobriu que a vida, assim como nos proporciona momentos maravilhosos, nos mostra um lado perigoso e nem sempre colorido.

Nem imaginas Gabriela, o quanto eu gostaria de saber dizer o que sinto por ti. Mesmo assim, espero que hoje tenhas, ao teu lado, as pessoas que verdadeiramente te amam, as que sabem o quanto tu és importante em nossas vidas e o quanto mereces de carinho.

Tua mãe e eu, estamos curtindo muito, faz muito tempo, a hora de poder te abraçar e beijar para te dizer que esses foram os quinze anos mais felizes de nossas vidas. Eles, Gabriela, certamente estão abrindo portas para uma vida que te dará o que sonhas e mereces.

Um beijo grande, filha. Nós te amamos muito! 

Tenham todos um Bom Dia!