terça-feira, 3 de novembro de 2015

Já é hora de dormir!


                             "Ambicionar é querer ter. Invejar é, além de querer ter, querer que o outro não tenha".

Zuenir Ventura


Simples doméstico

Receita admite falha mas não vai adiar prazo

Foto: Gazeta do Povo
A Receita Federal informou nesta terça-feira (3) que não vai adiar o prazo de emissão de pagamento e emissão de guia do eSocial, que acaba na próxima sexta-feira (6). 

O subsecretário de Fiscalização da RF, Iágaro Jung Martins, reconheceu que o sistema, que está disponível desde o domingo (1.º), teve problemas de desempenho desde então, inclusive nesta terça, mas disse que não haverá postergação.

A afirmação contradiz informações de que o órgão estudava prorrogar a data.
“O prazo não vai ser adiado”, disse Martins, afirmando que na quarta-feira (4) haverá nova reunião para discutir a necessidade de um “plano de contingência” relacionado ao aparato tecnológico que suporta os cadastros e emissões.

Milhares de pessoas têm se queixado de dificuldades em emitir suas guias por meio das redes sociais. Grande parte relata que, após o cadastro, os empregadores simplesmente não conseguem gerar o boleto para o recolhimento dos tributos, como FGTS e INSS.

Desde a sua liberação, o sistema recebeu 1,131 milhão de cadastros de empregadores e 1,164 milhão de empregados. Ocorre que, até o momento, apenas 134 mil guias foram emitidas, ou seja, 13% do total.

A expectativa da Receita é acelerar o ritmo de emissões das guias, por meio de ajustes que estão sendo feitos nos equipamentos e sistemas do Serpro. Nesta tarde o sistema tem emitido cerca de 5 mil guias por hora, um volume bem inferior ao já registrado em outros momentos, quando chegou a 30 mil por hora.

O sistema de tecnologia que aposta o serviço custou R$ 6,6 milhões. O Serpro, responsável pelo sistema, é uma estatal federal que presta serviços de tecnologia para o governo.

Martins disse que a expectativa da Receita é que se que consiga, com os ajustes técnicos, chegar a 250 mil guias emitidas até o meio-dia desta quarta-feira, com a emissão total de mais de 1,1 milhão de guias até sexta-feira. “Vamos analisar amanhã a performance do sistema e analisar a possibilidade de adotar um plano de contingência”, comentou.

Martins não deu detalhes, mas disse que aqueles que não conseguirem imprimir suas guias não serão punidos. “Estamos solidários às pessoas que não vão conseguir pagar. Se não conseguirem emitir as guias, nós apresentaremos às pessoas uma alternativa até a próxima quinta-feira.”

O boleto precisa ser gerado e pago até sexta-feira, 6, para que a situação fiscal do trabalhador doméstico fique regular. Caso isso não ocorra, o empregador sofrerá uma multa de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20% dos tributos devidos. Há uma alíquota de 8% do FGTS e outros 3,2% do salário de seu empregado para cobrir a penalização de 40% sobre o saldo do FGTS a ser paga em caso de demissão sem justa causa. Ao INSS, a alíquota é de 8% e há ainda 0,8% de tributo para cobrir o seguro por acidente de trabalho. (Agência Estado)

Rapidinhas


Líderes do PCdoB e do PTB, trocam farpas
Acostumada a cobrar fidelidade de seus pares nas reuniões de líderes da base do governo, a deputada Jandira Feghali ouviu o que não quis do deputado Jovair Arantes, nesta terça-feira (3), durante reunião semanal. Incomodada, levantou e foi embora. É que, mais uma vez, quando puxaria a orelha de seus colegas, foi interrompida por Jovair Arantes, líder do PTB, que acusou o PCdoB de se alinhar, na última semana, à oposição para retirar de pauta o projeto de lei 2.960/15, que trata da repatriação de recursos no exterior. Ela ouviu, ainda, que o PCdoB não é tão fiel como diz ser e que a deputada deveria controlar sua bancada. Jandira não gostou, levantou e foi embora. O projeto volta à pauta esta semana.

Deputado do PRB é favorito para assumir relatoria de processo 
contra Cunha
O deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP) é apontado como favorito para assumir a relatoria do processo de cassação contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que corre no Conselho de Ética da Câmara.  O presidente do colegiado, José Carlos Araújo, deverá escolher o relator a partir de três nomes sorteados hoje. Além de Pinato, fazem parte dessa lista os deputados Zé Geraldo (PT-PA) e Vinicius Gurgel (PR-AP).  Aliados de José Carlos Araújo acreditam que ele não escolheria um parlamentar do PT para relatar o caso. Gurgel, por sua vez, é muito próximo a Cunha e inclusive o acompanhou em compromissos durante a campanha pelo comando da Casa. O partido de Pinato é aliado de Cunha na Câmara. Mas o deputado do PRB fez parte de uma articulação no início do ano que garantiu a presidência do Conselho de Ética para José Carlos Araújo e derrotou um candidato apoiado pelo peemedebista.

Governo adia para amanhã entrega de defesa das ‘pedaladas’
O governo federal decidiu adiar para esta quarta-feira (4) a entrega, ao Congresso Nacional, da defesa sobre as chamadas “pedaladas fiscais” que foram praticadas pelo Executivo federal em 2014. No último dia 21, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), concedeu 45 dias para o governo apresentar a defesa ao Legislativo, porém, o Palácio do Planalto decidiu antecipar a entrega das explicações. Segundo a Casa Civil, a entrega ocorrerá antes do prazo dado por Renan para demonstrar que essa defesa não é uma tentativa do governo de postergar a análise do processo na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Uma lancha, 6 apartamentos, lancha, ações e um terreno: bens de Youssef e Costa vão a leilão
Um total de 8 milhões de reais em bens do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa serão leiloados nos dias 13 e 23 de novembro. Os bens vão a leilão por decisão do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba. Ao todo, serão leiloados seis apartamentos tipo flat no Hotel Blue Tree Premium, em Londrina (PR), além dos 37,23% que pertencem a Youssef do Connect Smart Hotel, antigo Web Hotel Salvador, em Salvador (BA) e de um terreno do doleiro localizado no Condomínio Villagio de Engenho, em Cambé (PR), que tem área de 1.266,62 metros quadrados, e é avaliado em 180.000 reais. Os apartamentos e a sociedade no hotel estão registrados em nome da GFD Investimentos, empresa de fachada do pivô do petrolão. Os bens foram avaliados em 5 milhões de reais. Já Costa terá leiloada uma lancha a Costa Azul, ano 2013, com 13,70 metros de comprimento (45 pés), dois motores de centro com Eixo Volvo Penta, e avaliada em 3 milhões de reais.

Marin chega aos EUA depois de cinco meses preso na Suiça
José Maria Marin chegou aos Estados Unidos nesta terça-feira (3), de acordo com informações de pessoas que trabalharam em sua defesa na Justiça. O ex-presidente da CBF estava preso na Suíça desde o dia 27 de maio e aceitou ser extraditado no último dia 28 de outubro. O cartola é acusado de corrupção em contratos televisivos de futebol. Agora nos Estados Unidos, Marin conversará com autoridades locais para tomar conhecimento das próximas etapas que precisará cumprir. A primeira delas será uma conversa onde ele mostrará se está ou não disposto a assumir eventuais delitos ou se vai se declarar inocente. Seu julgamento será em Nova York.

Operação Lava Jato

Vice da Mendes Júnior condenado a 19 anos

Sérgio Cunha Mendes
O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, condenou nesta terça-feira a cúpula da empreiteira Mendes Júnior por participação no esquema do petrolão e impôs a Sergio Cunha Mendes, ex-diretor vice-presidente Executivo da companhia, pena de 19 anos e quatro meses de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O diretor de Óleo e Gás da empreiteira, Rogério Cunha de Oliveira, recebeu pena de 17 anos e quatro meses, seu antecessor no cargo, Alberto Elísio Vilaça Gomes, dez anos de reclusão, e o operador e mensaleiro Enivaldo Quadrado foi sentenciado a sete anos e seis meses de prisão. Também foram condenados o advogado Antônio Carlos Fioravante Brasil Pieruccini, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e os ex-auxiliares de Youssef, João Procópio Prado e Carlos Alberto Pereira da Costa.

Na sentença, Moro destacou que a atuação da empreiteira no esquema criminoso instalado na Petrobras acabou por aumentar em 17% o valor dos contratos e disse que os condenados devem pagar, como indenização à estatal, 31,47 milhões de reais. A cifra equivale ao montante que a Justiça considera ter sido pago em propina à Diretoria de Abastecimento da petroleira.

Também entre as penas impostas aos empreiteiros e auxiliares que atuaram no propinoduto estão o confisco dos bens da GFD Investimentos, empresa utilizada pelo doleiro Alberto Youssef nas transações criminosas, e a proibição de Carlos Alberto Pereira da Costa, João Procópio Prado, Enivaldo Quadrado, Sergio Cunha Mendes, Rogério Cunha de Oliveira e Antônio Carlos Fioravante Brasil Pieruccini ocuparem cargos públicos ou funções de direção pelo dobro da pena recebida por cada um deles. (Conteúdo/Veja.com)

Crise econômica

Mercado já fala em queda de 3% do PIB


Projeções de bancos e consultorias apontam que o Brasil vai passar por dois anos consecutivos de contração da economia, e o recuo acumulado nos dois anos pode ser o maior já registrado no País pelo menos desde o início do século passado

A economia brasileira pode estar no meio da mais severa crise em mais de um século. Já há consenso entre os analistas de que o Brasil enfrentará dois anos de recessão, o que não ocorria desde 1930. O recuo deste ano é apontado pelos analistas como algo próximo de 3%. Os números para 2016 ainda variam bastante, mas, se estiverem corretas as projeções mais pessimistas que começam a aparecer, com queda até superior a 3%, o quadro será mais desalentador: o ciclo econômico do atual biênio vai ser o pior pelo menos desde 1901, início da série histórica disponível no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Bank of America Merrill Lynch já prevê para 2016 um recuo de 3,5% no PIB, número pior que a queda de 3,3% projetada para este ano. O Banco Fibra prevê para o ano que vem queda de 2,6%, enquanto o BNP Paribas já projeta um recuo de 2,5%. 

A revisão de parte dos bancos e consultorias para o cenário econômico ocorreu principalmente por causa da fraqueza dos indicadores divulgados ao longo deste segundo semestre. Nos últimos meses, a economia brasileira vem colhendo uma série de dados negativos em quase todos os setores, sobretudo na indústria, e tem enfrentando uma deterioração muito acentuada no mercado de trabalho.

“Para 2015, percebemos um aprofundamento da recessão no segundo semestre puxado pelo setor industrial. Os estoques continuam elevados, em especial os da cadeia automobilística”, diz Rodolfo Margato, economista do banco Santander. O banco revisou a sua projeção para o PIB deste ano de -2,8% para -3,2%. E a recessão esperada para 2016 passou de -1% para -2%. (Agência Estado)

03/11/2015


O Globo – Câmara instaura hoje processo contra Eduardo Cunha
Ação pode levar à cassação de mandato do presidente da Câmara

Gazeta do Povo – Crise econômica faz governo perder um ano de CPMF em receitas
Queda na arrecadação deve fazer com que as contas fechem no vermelho

Correio Braziliense – Pauta bomba promete dar dor de cabeça aos articuladores do Planalto
Congresso retoma trabalhos hoje. A definição sobre os pedidos de impeachment e a votação de projetos que aumentam os gastos do governo também causarão desgaste

Folha de São Paulo – Russomano lidera com folga a disputa pela Prefeitura de SP
A um ano da eleição, deputado do PRB ligado à Universal tem 34% das intenções de voto e Haddad, 12%, mostra Datafolha

Estado de Minas – Conselho de Ética já engavetou 100 de 120 processos contra deputados
Órgão responsável por avaliar conduta de deputados instaura hoje processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha

Estadão – Projeção do mercado para inflação em 2015 se aproxima de 10%
Os economistas ouvidos pelo Banco Central também mantiveram a estimativa para os juros e pioraram os números do PIB

Tribuna da Bahia – Marin deve ser extraditado aos EUA nesta terça-feira
José Maria Marin, ex-presidente da CBF, será extraditado aos Estados Unidos, graças a um acordo feito com a Justiça norte-americana, após passar cinco meses preso na Suíça

Agência Brasil – Mercado volta a reduzir projeção de crescimento da economia para 2015
A estimativa para a queda do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 3,02% para 3,05%, informou o boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC)

Veja.com – Ben Carson consolida liderança entre republicanos para 2016
Jeb Busch, apontado como favorito, está em quinto lugar com 8%

Revista Época – Em cinco anos, ANS quase dobrou o número de multas às operadoras
Só que tem enormes dificuldades para receber os valores devidos

Portal G1 – Planalto avalia mudar discurso de Dilma
O núcleo mais próximo da presidente Dilma Rousseff já admite que é preciso adequar sua posição oficial e reconhecer que o governo mudou radicalmente o discurso de campanha para recuperar credibilidade junto aos eleitores

Portal IG – Recesso pode esfriar críticas e manter Cunha na presidência da Câmara
Enquanto usa manobras regimentais para atrasar processo de cassação, o presidente da Câmara recobrou o controle sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff

Bom Dia!

Cobras, cuidado com ele!

Há um desespero generalizado entre as cobras de Mostardas, desde o último domingo. E o perigo atende pelo nome de Lorenzo, um senhor de um ano e cinco meses que, apenas por brincadeira, tascou uma dentada numa cobra que encontrou no pátio de casa, colocando ponto final na vida aventureira do ofídio que, soube-se depois, tratava-se da espécie ‘cobra-do-capim’, do tipo não venenoso.

Lorenzo brincava distraidamente quando a cobra apareceu, provavelmente tentando interferir nas atividades do jovem que, insatisfeito com a interferência indevida, pegou o bicho e mordeu. Foi logo atingindo a parte perto da cabeça, executando friamente a vítima. Feliz da vida correu para casa, orgulhoso, com o troféu nas mãos. Jaíne e Luciano, pais do justiceiro, mais assustados do que ele, correram apavorados quando viram o sangue na boca do Lorenzo e trataram, imediatamente, de pegar a cobra, que já estava morta, imaginando que o filho tivesse alguma picada no corpo.

No hospital, depois de uma série de exames, os médicos constataram que, além de não ser peçonhenta, a cobra não teve tempo de reagir. Lorenzo, rápido no gatilho, foi muito mais ágil e mordeu antes.

Passado o susto, feitos os exames e providenciados todos os cuidados necessários, Lorenzo foi liberado e voltou, herói da vida, para sua casa na zona urbana de Mostardas.

Jaíne, a mãe que se tornou famosa graças ao feito do filho, disse que vai tomar providências para que ele não fique sozinho no pátio da casa e não corra o risco de enfrentar algo mais perigoso, como uma cobra venenosa, por exemplo.

Por via das dúvidas, deixo um alerta para as cobras de Mostardas: cuidado, há um elemento perigoso, chamado Lorenzo, esperando por elas a qualquer momento. Todo o cuidado é pouco.

Tenham todos um Bom Dia!