sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Já é hora de dormir!




                         "Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário."


Albert Einstein



Nelson Motta

O aloprado e a trapalhona

Dilma desrespeitou a LRF, encobriu ilegalidades e escondeu dívidas em benefício de sua reeleição e em prejuízo de seus concorrentes

Só mesmo um petista histórico como o professor Dalmo Dallari, que já pagou muitos micos jurídicos em defesa do partido, pode dizer que o julgamento das contas de Dilma no TCU foi político e não jurídico, quando todo mundo viu que foi técnico: as provas apresentadas, julgadas e aprovadas por unanimidade, são contábeis, são graves violações da Lei de Responsabilidade Fiscal, que justificam a rejeição das contas.

Mas o professor Dallari assegura que “Dilma não levou qualquer vantagem pessoal com as contas do governo”. Ela só fez essas trapalhadas e desatinos fiscais para enganar o eleitorado com um país enganoso e falsamente próspero, gastou muito mais do que podia sem autorização do Congresso em um ano eleitoral, e até durante a campanha, mas a candidata Dilma não teve qualquer vantagem... rsrs.

Talvez, para ele, vantagem pessoal seja “meteu algum no bolso”, como os guerreiros da causa que roubaram para o partido e para eles mesmos. Mas disso ninguém a acusa. Ela só é responsável por enganar a população, desrespeitar a LRF, encobrir ilegalidades e esconder malfeitos contábeis em benefício de sua reeleição e em prejuízo de seus concorrentes.

O professor aloprado afirma que “a presidente não pode ser responsabilizada por atos estranhos ao exercício do mandato”. Mas se executar o Orçamento não é responsabilidade da presidente, de quem seria?

Para ele, “as pedaladas são atos formais de administração da equipe econômica sem interferência da presidente”, como se Dilma não fosse a mãe da “nova matriz econômica”, se Arno Augustin, Guido Mantega e Nelson Barbosa não fossem fiéis executores de suas ordens. Ao contrário de Lula, Dilma é metida a economista, sempre teve absoluto controle da área, e por isso estamos como estamos.

Tantas falcatruas provadas, comprovadas e aprovadas não podem ser rejeitadas pelo Congresso tecnicamente, só politicamente, no pior sentido, ou ter a sua votação protelada por Renan como mais uma arma de chantagem contra Dilma Trapalhona.

Mas Dilma viu luz no fim do túnel: é o farol do trem-bala do impeachment vindo em sua direção a 400 quilômetros por hora.
Puvblicado no Portal G1

Opinião

Rebelião institucional

Eliane Cantanhêde

A presidente Dilma Rousseff precisa ser como os gatos, que caem de pé e têm sete vidas. Ela vai perdendo uma vida no Tribunal de Contas da União, outra no Tribunal Superior Eleitoral, mais uma no Supremo Tribunal Federal e, todo santo dia, ela morre um pouco no Congresso. Haja fôlego!


Isoladamente, nada disso tem um efeito mortal. Nem o TCU, nem o TSE, nem o STF (neste caso específico), nem a falta de quórum para a votação de vetos presidenciais no Congresso são suficientes, em si, para aniquilar as condições de governabilidade e derrubar Dilma. O problema é que eles não são movimentos isolados. Estão profundamente interlaçados.

O TCU, órgão de assessoramento do Congresso para monitorar, investigar e julgar as contas públicas, não é de reprovar facilmente contas de presidentes, tanto que as últimas rejeitadas foram de Getúlio Vargas, 78 anos atrás. Se foi sempre assim, bem que o tribunal poderia fechar os olhos e deixar para lá as “pedaladas” de Dilma, Guido Mantega e Arno Augustin.

O TSE, que julga contas, mandos e desmandos de campanha, é tradicionalmente bonzinho. Podia até mostrar as garras para governadores e prefeitos, mas nunca foi de rugir e ameaçar presidentes da República e seus vices. Logo, poderia deixar passar em branco os jeitinhos da chapa Dilma-Michel Temer.

O STF é outra história, mas, aqui entre nós, o governo tinha lá suas razões ao reclamar que o relator Augusto Nardes vinha antecipando o voto dele havia dias, semanas, meses. Independentemente do mérito desse voto, preparado com esmero por 14 técnicos do TCU, a verdade é que dez entre dez leitores de jornais e revistas sabiam como ele iria votar. E a Lei Orgânica da Magistratura está em vigor, pois não?

O Congresso: Dilma deu tudo para saciar a sede e a fome da base aliada, especialmente do PMDB. Pela praxe, deveria ganhar pelo menos as primeiras votações. Mas não. Perde uma atrás da outra e não consegue quórum para confirmar importantes vetos presidenciais. Nem o PMDB, empanturrado com sete ministérios, inclusive o da Saúde, comparece em peso.

Então, que revolução é essa nessas instituições, na mesma hora, com a mesma intensidade e na mesma direção? As sucessivas e contundentes derrotas de Dilma, na verdade, estão conectadas e são desdobramentos de um pecado original: a arrogância do PT que, no poder, achou que podia tudo, nas contas, no governo, nas estatais, nas eleições. E esse pecado é agravado pelos vícios da própria Dilma, que achincalhou a economia e tem reprovação recorde na opinião pública. 

O TCU tem 106 bilhões de motivos para reprovar as contas de governo em 2014, o TSE tem bilhões de causas na Petrobrás para impugnar as contas da última campanha, o Congresso pode alegar que apenas defende funcionários do Judiciário, aposentados e pensionistas. Mas, independentemente do mérito, de haver ou não boas razões, TCU, TSE e Congresso só se rebelam assim e só dão gritos tão estridentes contra o Planalto por causa do ambiente político. Fraca, com o governo ao deus-dará, a economia em queda livre e a popularidade no chão, Dilma perdeu virou alvo fácil.

Ela demorou tempo demais para captar a gravidade da situação, engolir o orgulho, assumir os erros, dar as guinadas que precisava dar. Agora, tudo parece tardio, inócuo, vazio. Ela anuncia a reforma ministerial numa sexta, dá posse aos ministros na segunda e, já na terça, em vez de melhorar, sua posição só piora até mesmo no grande beneficiário, o PMDB.

As instituições estão cumprindo cada vez mais o seu papel também porque o país avança e amadurece, mas principalmente porque a pressão para mudar e por mais ética e moral não é de dentro para fora, mas de fora para dentro. No fundo, por trás de cada voto dos ministros do TSE, do TCU e do Supremo havia milhões de cidadãos e cidadãs que querem lisura, justiça e um país melhor para o futuro.
Publicado no Estadão.com de 09/10/2015

09/10/2015


O Globo – Atuação do Banco Central para segurar dólar aumenta a dívida bruta em R$ 131,8 bi 
Cifra representa o custo gerado pelos 'swaps' cambiais nos últimos 12 meses até setembro

Estadão – PF investiga suspeita de compra de MP de Dilma
Mensagens interceptadas na Operação Acrônimo, obtidas pelo Estado, indicam que grupo automotivo CAOA, que produz veículos da Hyundai, pagou propina a um empresário ligado ao ex-ministro e atual governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), em troca de obter benefícios fiscais no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que ele comandou.

Gazeta do Povo – Rede e OAB estudam engrossar movimento perlo impeachment de Dilma
Diante da rejeição das contas do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff pelo Tribunal de Contas da União (TCU) , a defesa do impeachment ganhou novo fôlego no Congresso, reforçado pela possibilidade de a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Rede Sustentabilidade, novo partido de Marina Silva, engrossarem o movimento contra a petista.

Folha de São Paulo – Nobel da Paz vai para grupo que promove a democracia na Tunísia
Quarteto de Diálogo Nacional teve um papel decisivo no país palco de origem  da Primavera Árabe entre 2010 e 2011

Estado de Minas – Embate para analisar contas de Dilma no Congresso promete ser acirrado
O embate político sobre a rejeição das contas do governo Dilma Rousseff (PT) na Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional promete ser acirrado e decidido voto a voto

Diário de Pernambuco – Governo quer nova tentativa de votar vetos na próxima terça
A expectativa é de que até a próxima semana "decantem" os efeitos da reforma ministerial realizada para tentar reaglutinar a base aliada

Portal IG – Manobras fiscais do governo em 2015 estão na mira do TCU
Sem ter resolvido em 2015 todos os problemas que levaram o Tribunal de Contas da União (TCU) a rejeitar as contas da presidente de 2014, o governo está ameaçado de enfrentar novo processo de investigação sobre seus gastos

Portal G1 – Prévia da inflação do aluguel acelera com altas na soja e tarifa de ônibus
1ª prévia do IGP-M de outubro ficou em 1,64%, segundo a FGV. Preços no atacado subiram 2,36% e para o consumidor, 0,4%.

Portal UOL – Dilma diz que país vive clima de ‘golpe paraguaio’
Na primeira reunião ministerial com sua nova equipe, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta (8) que está em curso no país um "golpe democrático à paraguaia", mas fez questão de destacar, logo em seguida, que o Brasil não é o Paraguai

Época – Em aceno de reaproximação, Jaques Wagner se encontra com Eduardo Cunha
Ministro da Casa Civil sd reuniu com presidente da Câmara, algoz do governo

Veja.com – Governo faz cartilha para ministros defenderem ‘pedaladas’
A Advocacia-Geral da União preparou um roteiro de perguntas e respostas para os ministros do novo primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff defenderem as manobras fiscais irregulares que provocaram a reprovação do balanço de 2014 pelo Tribunal de Contas da União

Bom Dia!

Calma, São Pedro!

Não sei vocês, mas eu não aguento mais tanta chuva. Durmo e acordo com a água caindo forte, acompanhada de trovoadas e raios. Quando abro a janela para começar a me preparar para sair, vejo tudo molhado. É chuva que não acaba mais.

Resolvi dar uma conferida nas previsões do tempo para o final de semana, afinal, no dia 12, segunda-feira, temos feriado e imaginei passar alguns dias na praia. Que susto!

Todas as previsões marcam chuvas, normalmente fortes, em quase todos os pontos do Rio Grande do Sul. Em alguns lugares do Estado, poderão ocorrer tempestades, trazendo mais problemas ainda para as já flageladas famílias de áreas ribeirinhas.

Aproveite, já que estava olhando a previsão nos jornais, para dar uma olhada nas fotos que mostram a destruição causada pela chuva em muitas localidades. É de dar pena. Tem família que perdeu tudo. Fotos de casas destelhadas, muros caídos, estradas tapadas de buraco, ilustram as matérias sobre a situação que a chuva causou.

Acho que vou desistir de ir para a praia. Mas ficar aqui sem poder sair de casa por causa da chuva, também é complicado. Estou imaginando o que fazer. Encarar a chuva e ir para a praia ou ficar em casa e me preparar com um bom vinho, alguma comidinha especial, um bom livro e um chimarrão com a minha mulher.

Agora mesmo estou olhando pela janela da minha sala e vejo que a chuva segue batendo, forte, na calçada. É de perder qualquer tipo de esperança.

Acho que só nos resta uma medida extrema, ou seja, rezar para São Pedro pedindo que ele tenha um pouco mais de calma e mande a chuva dar uma trégua. A não ser é claro, que até ele esteja incomodado com tanta sujeira que se espalha pelo Brasil. Se for isso, desculpe, mas São Pedro vai precisar de muita chuva mais para limpar tudo. E não sei se vai conseguir.

Tenham todos um Bom Dia!