quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Rapidinhas


CPI da Petrobras aprova convocação de Dirceu e Marcelo Odebrecht
A CPI da Petrobras aprovou a convocação de José Dirceu e Marcelo Odebrecht nesta quinta-feira (27). O ex-ministro da Casa Civil  e o presidente do grupo Odebrecht deverão prestar depoimento sobre a suspeita de participação no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato na semana que vem em Curitiba, onde estão presos. O depoimento será prestado a uma comitiva de deputados federais, que estarão na capital paranaense de segunda-feira (31) a quinta (3). 

Pesquisa interna do DEM mostra alta rejeição a Dilma em Salvador
Impressionou lideranças do DEM da Bahia a altíssima rejeição da presidente Dilma Rousseff registrada em Salvador, medida em recente pesquisa interna do partido. Dos entrevistados que declararam voto em Dilma, nada menos do que 76% se disseram arrependidos e mudariam o voto se pudessem. A alta rejeição a Dilma na Bahia já foi medida inclusive por sondagens internas do PT. A presidente Dilma Rousseff conquistou 70% dos votos válidos no segundo turno das eleições do ano passado. 

Eduardo Cunha tem 15 dias para responder à denúncia da Lava Jato
Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, terá 15 dias para responder às acusações de corrupção e lavagem de dinheiro feitas a partir da Operação Lava Jato. O prazo começa a ser contado nesta quarta-feira (26) e se estende até as 19h de 9 de setembro. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada. O deputado poderá contestar as acusações da PGR e apontar erros na investigação, para tentar convencer os 11 ministros do STF a rejeitar a denúncia. O Supremo irá decidir se o peemedebista responderá a ação penal como réu, mas esta decisão não tem prazo.

Gilmar Mendes vota por multar Dilma em R$ 25 mil
O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta quinta-feira pela aplicação de uma multa de 25.000 reais à presidente Dilma Rousseff por considerar que a petista utilizou um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, às vésperas da Copa do Mundo de 2014, para fins eleitorais. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do presidente do TSE, Dias Toffoli. Segundo Gilmar, a fala da presidente ganhou contornos eleitorais após ela ter chamado adversários políticos de "pessimistas" por criticarem o risco de fracasso do Mundial de futebol. "Não se pode admitir que a mandatária maior da nação faça distinção entre brasileiros, para tratar em termos de 'nós' os que apoiam o seu governo e de 'eles' os pessimistas, aqueles que não o apoiam. Usa-se o pretexto da Copa do Mundo para fazer pronunciamento puramente eleitoral", disse o ministro.

Caixa Econômica lucra 3,5 bilhões no 1º semestre
A Caixa Econômica Federal registrou lucro líquido de 3,5 bilhões no primeiro semestre dde 2015, resultado 2,8% maior que o registrado no mesmo intervalo do ano passado. No segundo trimestre, o lucro ficou em 1,9 bilhão de reais, aumento de 25% ante os três meses anteriores e praticamente estável no comparativo anual, quando ficou em 1,87 bilhão de reais. A instituição teve um crescimento na carteira de crédito de 17,4% em 12 meses, para 648,1 bilhões de reais, mas o índice de inadimplência em operações vencidas há mais de 90 dias passou de 2,77% no segundo trimestre do ano passado para 2,85% nos três meses encerrados em junho deste ano.

Opinião

Mentira ou incompetência

Será possível que uma economista de profissão, com fama de gestora eficiente, foi surpreendida pela crise mesmo com todos os indícios de que ela viria com força?

27/08/2015)
Antes tivesse sido mais uma daquelas declarações folclóricas sobre a mandioca, a mulher sapiens, as metas ou o cachorro oculto atrás de cada criança. Mas não, Dilma Rousseff foi bem clara na entrevista que deu a três jornais brasileiros: ela não imaginava que a situação da economia brasileira estava tão complicada.
“Vocês sempre me perguntam: no que você errou? (...) Em ter demorado tanto para perceber que a situação poderia ser mais grave do que imaginávamos. E, portanto, tivéssemos de ter começado a fazer uma inflexão antes. Não dava para saber ainda em agosto [de 2014]. Porque não tinha indício de uma coisa dessa envergadura. A gente vê pelos dados. Setembro, outubro, novembro. Nós levamos muitos sustos. Nós não imaginávamos. Primeiro, que teria uma queda da arrecadação tão profunda. Ninguém imaginava isso. (...) Gasto público. Talvez o meu erro foi não ter percebido prematuramente que a situação seria tão ruim como se descreveu. A crise começa em agosto, mas só vai ficar grave mesmo entre novembro e dezembro. É quando todos os estados percebem que a arrecadação caiu” – essas são as palavras de Dilma, nas quais só alguém muito ingênuo teria como acreditar.
Em primeiro lugar, porque a crise só existe graças às próprias ações do governo Dilma, que durante quatro anos abandonou completamente o tripé macroeconômico da era Fernando Henrique para adotar a “nova matriz econômica” baseada na gastança. Impossível que o governo não soubesse que, ao bagunçar o setor elétrico com redução de tarifas na base da canetada e, com propósitos eleitoreiros, segurar artificialmente o preço da gasolina e dos transportes públicos (em combinação com prefeitos aliados), estava preparando uma bomba inflacionária que explodiria muito em breve.
Bem antes de 2014 o governo federal já estava recorrendo à “criatividade contábil” para fechar as contas. As metas de superávit primário só eram alcançadas graças a rendas extraordinárias como o Refis e leilões nas áreas de petróleo e telecomunicações. A necessidade de contar com maquiagens e recursos atípicos já era indício mais que suficiente de que algo estava errado. Em agosto de 2014, o governo também já sabia que a produção industrial estava em queda: de março daquele ano em diante, a produção nunca foi maior que a do mesmo mês do ano anterior.
E, como se não bastasse, avisos externos não faltaram. Os adversários de Dilma Rousseff na campanha da reeleição cansaram de bater na tecla da crise iminente. Agosto de 2014 nem tinha chegado ainda e Lula já tinha publicamente pedido (e recebido) a cabeça dos responsáveis por um relatório do banco Santander que apontava para a deterioração de indicadores em caso de vitória de Dilma; em julho de 2014 a coligação da presidente processou a consultoria Empiricus, que fez alertas semelhantes (O TSE reverteu a tentativa de censura). Tudo isso foi desprezado por Dilma como “terrorismo eleitoral”.
Será mesmo possível que uma economista de profissão, com fama de gestora eficiente no governo Lula, diante de todos os indícios estatísticos e avisos de que a tempestade já estava formada e chegaria logo, pudesse ser surpreendida pela realidade dessa forma? O mea culpa de Dilma, uma presidente desesperada para recuperar a popularidade, se não for simplesmente uma tentativa de iludir a população, é um enorme atestado de incompetência.

27/08/2015


PSDB venceria Lula em eleição, aponta Ibope (Estadão)
Pesquisa simulando eventual segundo turno mostra ligeiro aumento da diferença em favor de tucanos

Governo estuda recriar CPMF e dividir receita com estados (O Globo)
Contribuição também seria compartilhada com municípios em estratégia para driblar resistência do Congresso

Para a indústria, projeto que ressuscita a CPMF 
é um absurdo (Folha de S. Paulo)
Uma das medidas estudadas pelo governo para cobrir as despesas de 2016 é recriar o extinto 'imposto do cheque'.

Servidores fazem manifestação por reajuste 
em frente ao Planejamento (Correio Braziliense)
Durante o ato, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, foi impedido de entrar no prédio do Ministério

União trava empréstimos de US$ 500 milhões 
ao Paraná (Gazeta do Povo)
Tesouro Nacional suspende financiamentos do BID. Verba seria usada na segurança, infraestrutura e transportes

Pesquisa mostra que 71% das cidades de Minas 
não oferecem internação pelo SUS (Estado de Minas)
A maioria dos 853 municípios mineiros encaminha pacientes do SUS para tratamento em outras cidades. Percentual supera a média nacional, além de ser o mais alto do Sul e Sudeste

CPI da Petrobras aprova convocação para ouvir Dirceu (Portal G1)
Preso na Lava Jato, ex-ministro deve ser ouvido na semana que vem no PR.

Dilma decide dar apoio à taxação de grandes fortunas (Portal IG)
A proposta, avaliada como uma tentativa de reaproximação da presidente com movimentos sociais, é vista como contrapartida diante do bom trato do governo aos bancos

RS ingressará com ação para rever contrato da dívida (Correio do Povo)
Governo se baseou em decisões do ministro do STF, Ricardo Lewandowski

CPI do BNDES aprova convocação de todos os presidentes 
do banco entre 2003 e 2015 (Portal UOL)
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que comandou a instituição entre novembro de 2004 e março de 2006, está entre os ex-mandatários que terão que depor à CPI. 

Fernando Baiano é o ‘novo delator’ citado por Youssef (Veja.com)
Em audiência de acareação na CPI da Petrobras, doleiro disse que outro colaborador explicaria o repasse para campanha de Dilma em 2010. Dupla dividiu cela em Curitiba, disse advogado de Youssef a jornal

Bom Dia!

A Secopa deixou saudades!

Um churrasco que serviu para comemorar o aniversário dele e, ao mesmo tempo, reunir o pessoal que trabalhou na Secretaria Extraordinária da Copa, juntou quase todo o grupo que trabalhou para e pela realização da Copa do Mundo em Porto Alegre, na casa do vereador João Bosco.

A gente, quando trabalhava lá, sabia que muitos eram contra a realização da Copa em Porto Alegre, mas também sabia que a maioria desejava que os jogos acontecessem aqui. E que jogos tivemos em Porto Alegre!

Só para lembrar, Argentina e Holanda foram responsáveis pela vinda de milhares de torcedores. O Caminho do Gol e o espaço da Fan Fest levaram multidões para comemorar antes, durante e até depois das partidas. A Copa do Mundo em Porto Alegre, foi um sucesso, não tenho dúvidas.

Ontem, quando o prefeito José Fortunati agradeceu aos que trabalharam na SECOPA, foi feliz ao lembrar que logo teremos o livro que o Bosco está preparando sobre tudo o que envolveu a Copa do Mundo em Porto Alegre. E o Bosco já antecipou que vai contar tudo, principalmente o que aconteceu nos bastidores da preparação dos jogos na Capital.

Não vou nominar todos os que estavam lá, mas quero deixar um agradecimento muito especial ao Secretário Extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, que comandou, muitas vezes explodindo e dividindo, até com que não merecia, toda sua ansiedade e todo o seu nervosismo, principalmente quando começamos a chegar perto do início da Copa. Acho que foi a responsabilidade do Bosco, muitas vezes traduzida em desabafos mais duros, que uniu a equipe da SECOPA e fez com que o trabalho preparado durante anos, chegasse ao fim com tanto sucesso.

Aos companheiros da SECOPA, aos amigos que trabalharam sem medir nenhum tipo de esforço, o reconhecimento de quem esteve lá, nos bons e nos difíceis momentos que fizeram o caminho que trilhamos até chegar a Copa do Mundo.

Ficamos até bem tarde da noite, num grupo reduzido, falando sobre histórias da Copa e das coisas da política, das campanhas eleitorais e do nosso dia a dia. Foi um momento que vou juntar a todos os que vivi, mesmo sendo uma pequena peça na grande engrenagem que foi montada para a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre.

A foto que ilustra este comentário, foi feita pelo Diego Buralde e mostra uma parte do grande time que organizou a Copa, capitaneado pelo prefeito Fortunati e pelo Bosco. Pela alegria de todos, dá para se ver que a Secopa deixou saudades.


Tenham todos um Bom Dia! 

SEMANA DA JOVEM GUARDA
Música: O Bom
Intérprete: Eduardo Araújo