quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Opinião

Temer sai de fininho

Eliane Cantanhêde
26/08/2015

Sabe aquela história de que, quanto mais você fala em desgraça, mais você atrai desgraça (toc toc toc)? Pois é. Tanto a presidente Dilma Rousseff insistiu em atribuir a crise econômica a “fatores externos” que os fatores externos passaram a ser realmente um grande fantasma sobre a já mal assombrada economia brasileira. As incertezas na China começam a abalar o mundo todo, particularmente os fornecedores de commodities, caso do Brasil. Logo, o que está ruim ainda pode piorar.

É por isso que a presidente passou a admitir, num dia, que demorou muito a perceber a gravidade da crise e, no outro, que 2016 não vai ser nenhuma maravilha. Nós todos já sabíamos disso, mas, partindo da presidente, uma presidente que nunca admite nenhum erro, a sensação é ainda mais preocupante.

Bem, é nesse clima que o ministro do STF e do TSE Gilmar Mendes toca adiante os questionamentos sobre a campanha de Dilma em 2014, o delator e ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa e o delator e doleiro Alberto Youssef põem mais lenha nessa fogueira e as orelhas da senadora Gleisi Hoffmann – que foi chefe da Casa Civil de Dilma no primeiro mandato – começam a arder.

Dilma está se esforçando para salvar o mandato, com suas viagens pelo País, suas entrevistas e discursos, as investidas para manter o PIB sob controle e a abertura dos cofres para neutralizar a base aliada. Mas parece que, quanto mais ela sopra, mais a fogueira cresce e as labaredas se espalham.

Pois não é que foi justamente nesse ponto da crise que o vice-presidente Michel Temer decidiu lavar as mãos e deixar a coordenação política para lá? Ele pode ter mil e uma razões objetivas, mas é impossível conter a onda de interpretações, deduções, projeções e fofocas que tomou conta do mundo político e começa a extrapolar para o mundo dos investimentos.

A bem de Temer, diga-se que ele tem mesmo sido de “extrema lealdade”, conforme a própria Dilma já declarou. Também a bem de Temer, diga-se que ele sempre se comprometeu em assumir a coordenação para garantir o ajuste fiscal, não para todo o sempre. E, finalmente, a bem de Temer, ele andava se queixando muito da “política miúda”. Em recente almoço, confessou que nunca viu uma coisa dessas, com uma fila de deputados se engalfinhando pelos cargos, mesmo os inexpressivos (deputados e cargos...).

Após essas ressalvas, é preciso dizer que elas, isoladamente ou em conjunto, não apagam as evidências de que o PMDB tem dado passos porta afora do governo e de que a saída de Temer da coordenação – contra a vontade da presidente – é não só um passo, mas um pulo para a independência do partido em relação ao PT, ao governo, a Dilma. Não por acaso, o braço direito de Temer na coordenação, Eliseu Padilha, também está de saída.

Nunca é demais lembrar que foi o próprio Temer quem lançou a tese de que “alguém” tem de reunificar as forças políticas, nem que, como já foi dito aqui neste espaço, a solução Temer, a la Itamar Franco, é o centro das articulações dos que torcem para Dilma cair, ou dos que simplesmente constatam que ela não teria como se sustentar por mais três anos e meio.

Logo, só há uma conclusão em relação à decisão do vice de sair da coordenação política de Dilma, mas continuar ativamente nas articulações políticas e no Congresso: Temer não vai precipitar nada, mas também não vai, digamos, fugir às responsabilidades constitucionais. Pelo sim, pelo não, o vice está se colocando à disposição, para eventualidades.

Só que... não há uma campanha eleitoral da presidente e outra do vice e as contas de 2014 são o maior perigo rondando Dilma neste momento. Chapa é chapa e, se der zebra por aí, os dois são inseparáveis.

Dúvida atroz. E o José Sérgio Gabrielli, hein? Se ele nunca viu, não ouviu falar nem tem de responder pelos bilhões pra cá, bilhões pra lá debaixo das suas barbas, para que serve a presidência da Petrobrás?

Publicado no jornal O Estado de São Paulo

Rapidinhas


PF apreende quase meia tonelada de cocaína na Fronteira Oeste
Quatro homens foram presos em uma chácara no interior de Alegrete, na região da Fronteira Oeste do Estado. A operação Plano Alto, de repressão ao tráfico internacional de drogas, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal (PF). Foram apreendidos 438Kg de cocaína, duas pistolas de calibre restrito, diversos carregadores, munição, três veículos e um caminhão. Essa foi a maior apreensão de cocaína da PF no Estado do Rio Grande do Sul este ano.

Moro veta a Gleisi acesso a Operação Pixuleco II
O juiz federal Sérgio Moro vetou à defesa da senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) acesso a dois processos criminais em que ela teria sido citada na Operação Pixuleco II, desdobramento da Lava Jato que mira em propinas a partir de contratos de empréstimos consignados no âmbito do Ministério do Planejamento.O juiz da Lava Jato autorizou acesso apenas a um processo. “Quanto aos demais, inviável porque colocaria em risco diligências pendentes”, ressaltou.

Homem é condenado por abandonar noiva antes do casamento
A 7.ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um homem a indenizar sua ex-noiva por danos morais. Ele terminou o relacionamento minutos antes do casamento civil no cartório e foi condenado a pagar R$ 5 mil, mais juros, correção monetária e custas processuais. As informações foram divulgadas pelo site do TJ paulista. A autora da ação alegou que, após o abandono, passou a ser ‘alvo de piadas’. Ela afirmou que, depois o nascimento do filho do casal, os dois iniciaram o planejamento para o casamento, contratando serviços de bufê, DJ, fotógrafo, decoração, filmagem, aluguel de salão, entrega de convites e outros detalhes.

TCU concede mais 15 dias para o governo explicar contas de 2014
O Tribunal de Contas da União (TCU) aceitou nesta quarta-feira (26), o pedido do Executivo federal para que seja estendido em mais 15 dias o prazo para o envio de esclarecimentos sobre supostas irregularidades nas contas do governo de 2014. A solicitação, aprovada em sessão da corte, havia sido entregue pelo Executivo na segunda-feira (24). No último dia 12, o TCU já havia dado prazo de 15 dias, que se encerraria nesta quinta (27), para que a presidente Dilma apresentasse novos esclarecimentos sobre as contas de 2014. Na ocasião, o tribunal cobrou explicações sobre irregularidades apontadas pela corte e que não foram incluídas, num primeiro momento, no processo.

Janot: “Nunca vi um esquema de corrupção tão grande 
como o da Petrobras”
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou em suasabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado "que nunca viu esquema de corrupção tão grande como o da Petrobras" e que o seu trabalho a frente do Ministério Público Federal foi desenvolvido com isenção ao longo desses dois anos. Afirmou também que estão em apuração "graves casos de corrupção" no país. "A  Petrobras foi e é alvo de um megaesquema de corrupção, um enorme esquema de corrupção. Eu, com 31 anos de Ministério Público, jamais vi algo precedente. Esse esquema de corrupção chegou a roubar nosso orgulho. Por isso que a gente investiga a fundo isso", afirmou o procurador-geral.

26/08/2015


Com lista sigilosa na manga, Janot será sabatinado
hoje por investigados (O Globo)
Procurador terá pela frente na CCJ dez dos 13 senadores alvos de inquéritos no STF. Novos nomes foram denunciados por dono da UTC

Maioria do TSE vota pelo desarquivamento de 
investigação contra campanha de Dilma (Gazeta do Povo)
Diante da análise de um recurso do PSDB, o processo deve ser desarquivado; julgamento foi suspenso porque ministra pediu vista

Costa e Youssef confirmam repasses para a campanha de Gleisi Hoffmann (Correio Braziliense)
"Quem me fez o pedido para a campanha da Gleisi foi Paulo Roberto Costa e eu fiz o repasse. Reitero o meu depoimento anterior", disse Youssef

Governo planeja recorrer ao Supremo para esticar prazo 
dado pelo TCU a Dilma (Estadão)

Oposição espera sinal claro do PMDB antes de levar 
impeachment adiante (Folha de S. Paulo)
Deputados de DEM e PSDB avaliam que o afastamento de Michel Temer da articulação política é um passo nessa direção, mas insuficiente para o processo ser deflagrado.

PMDB dissolve direção do partido em Belo Horizonte (Estado de Minas)
O diretório do PMDB em Belo Horizonte foi dissolvido e transformado pelo comando estadual em comissão provisória. 

Com anúncio de corte ministerial, base corre para 
segurar cargos (Veja.com)
Aliados do governo temem perder indicados. No PT, cresce a pressão por reformulação na Casa Civil – que incluiria a saída de Mercadante da pasta

Do “Fora FHC” ao “Fora Dilma” (Carta Capital)
O governo está mudo, incapaz de formular e transmitir sua narrativa dos acontecimentos no País

Disputa no governo trava definição sobre corte 
no Orçamento de 2016 (Portal UOL)
Levy quer priorizar cortes de gastos e políticos defendem mais impostos

Confiança da indústria recua ao menor nível 
da série histórica (Portal G1)
Índice caiu 1,6% em agosto, para 68 pontos, segundo pesquisa da FGV. Nível de utilização da capacidade instalada atingiu menor nível desde 1993.

Frente fria traz chuva para o RS nesta 
quarta-feira (Correio do Povo.com)
Tempo muda com chance de temporais e granizo em pontos isolados

No RS, 224 mil crianças ainda precisam ser vacinadas 
contra a paralisia infantil (OSul.com)
Até o dia 31 de agosto, 224 mil crianças de 6 meses a 5 anos incompletos ainda precisam ser vacinadas

14 bairros seguem sem água até a tarde desta quarta-feira (clicRBS)
Suspensão no fornecimento ocorre devido a reparos na Estação do Menino Deus

Bom Dia!

A orla do Guaíba!

É apenas o começo. A recuperação atingirá o espaço entre a Usina do Gasômetro e a Rotula das Cuias. A prefeitura divulgou, na tarde de ontem (25) o nome da empresa vencedora e que fará a recuperação daquele espaço. O prefeito José Fortunati disse que espera assinar, em 15 dias, o contrato e que, provavelmente em outubro, as obras comecem.

Claro que estou comemorando muito, e sei que muitos também estão. Mas não posso negar que, junto com o entusiasmo, mantenho um certo temor de que, no meio do caminho, surjam os caranguejos, aqueles que não querem que nada saia de dentro do balaio. Os que ficam puxando para baixo, tentando impedir que qualquer obra de modernidade seja feita em Porto Alegre. Principalmente quando a administração não é do partido deles.

Quem não lembra da Avenida Edvaldo Pereira Paiva e suas obras na volta do Gasômetro? Comandados por lideranças (?) facilmente identificadas, fizeram acampamento, subiram nas árvores, inclusive nas que tinham faixas pretas, de luto, tentando impedir que as obras avançassem. Não conseguiram, felizmente!

Hoje, com as obras prontas, com o trânsito fluindo com muito mais facilidade, com o caminho muito mais livre para quem vai para a Zona Sul ou quem vem de lá para o Centro, garanto que muito dos que foram para lá querendo impedir a obra, se utilizam da Avenida e estão bem satisfeitos. Nenhum deles fala mais nas árvores.

Mas não me iludo. Estão quietos, somente aguardando que alguma coisa comece a ser feita para que coloquem a cabeça prá fora e iniciem um movimento contra. Logos os ambientalistas, os desocupados de sempre, os líderes aproveitadores, montarão barracas, farão passeatas, esticarão faixas, farão concentração em frente à prefeitura, tentando impedir a recuperação da Orla do Guaíba.


Mas não levarão. A Orla será recuperada, sim, queiram ou não. Ela deixará aquele espaço muito mais bonito, tirando de lá os marginais, os que se escondem no matagal para assaltar, estuprar e até matar quem se aventura a passar por lá, principalmente durante a noite.

A recuperação da Orla do Guaíba, que começa a se tornar realidade, é uma obra sonhada e desejada por quase todos os que verdadeiramente amam Porto Alegre. Quem conheceu o Guaíba, que banhava todo aquele espaço, tem uma saudade imensa de poder andar por suas margens, com a tranquilidade dos que querem a cidade mais perto do seu rio, ou lago, como alguns insistem em chamar.

Parabéns aos que trabalham no projeto sob o comando do prefeito José Fortunati. De qualquer maneira, que estejam preparados para o ataque dos caranguejos, aqueles que são contra tudo o que não vem da cabeça de seus adestradores.


Tenham todos um Bom Dia!

SEMANA DA JOVEM GUARDA
Música: Eu já nem sei
Intérprete: Wanderléa