segunda-feira, 13 de julho de 2015

Rapidinhas







Apesar de reação, governo está pessimista 
com ‘pedaladas fiscais’ no TCU
Avaliação feita nesta segunda-feira (13) dentro da reunião de coordenação política é que a situação do governo no Tribunal de Contas da União é extremamente crítica em relação ao julgamento das "pedaladas fiscais".
A constatação realista é que já existe maioria no tribunal para condenar o governo. Nas palavras de um ministro que participou da reunião, o governo demorou muito para acordar sobre a gravidade do tema e, quando decidiu tentar uma reação, o ambiente no TCU já era adverso.
Apesar da reação na mídia e no Congresso com as explicações dos ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Nelson Barbosa (Planejamento), integrantes do governo estão cautelosos em relação ao sucesso dessa operação. Há o reconhecimento interno de que o ambiente político extremamente desfavorável vai contaminar o julgamento no TCU. Por isso, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto nesta segunda, Adams enfatizou que o debate no tribunal sobre as contas do governo deve ser técnico.(Gerson Camarotti/G1)

Dilma queria Erenice Guerra no TCU
A presidente Dilma jamais morreu de amores pelo ministro do TCU, José Múcio Monteiro, que contestou as contas do governo. Dilma queria indicar Erenice Guerra para a função. Lembra dela? Pois é, mas quem definiu a escolha de Múcio foi Lula

Esquema do petrolão financiou prostitutas de luxo
Políticos e diretores da Petrobras usaram o esquema de corrupção instalado na estatal para financiar serviços de prostituição de luxo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo e constam em relatos do doleiro Alberto Youssef e de seu emissário, Rafael Angulo Lopez, à força-tarefa da Operação Lava Jato. As farras com dinheiro da Petrobras incluíam "famosas" da televisão e capas de revistas masculinas, segundo os delatores.
Às autoridades, segundo o jornal, eles explicaram que todas as expressões usadas nas planilhas de fluxo de dinheiro sujo associadas aos termos "artigo 162" - referência ao endereço de uma cafetina conhecida como Jô - e "Munik" refererem-se ao pagamento de prostitutas. De acordo com a reportagem, há vários pagamentos de 5.000 a 10.000 reais ligados a esses termos nas planilhas que foram entregues aos investigadores.

Blairo Maggi trocará o PR pelo PMDB
O senador diz que quer se filiar a um partido "sem dono”
O bilionário senador Blairo Maggi, hoje no PR, vai para o PMDB em agosto. “Quero ir para um partido sem dono”.

Ministro defende veto ao aumento salarial do judiciário
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, reforçou a opinião da presidenta Dilma Rousseff e indicou que o reajuste médio de 59,49% para servidores do Poder Judiciário deve ser vetado pelo governo.
“O reajuste [aprovado no Senado] não está compatível com o reajuste fiscal. Isso deve ser motivo para o veto. A presidenta se manifestou sobre isso na viagem”, disse Barbosa em entrevista hoje (13), em Brasília.
Durante viagem à Itália, no último fim de semana, Dilma comentou a inviabilidade de concessão de um reajuste como este. “Estamos avaliando, porque é impossível o Brasil sustentar um reajuste daquelas proporções. Tem certas… certos valores, certas quantidades de recursos que algumas leis exigem, que são impraticáveis. O país não pode fazer face a isso.

Câmara quer coibir abusos de companhias aéreas nas tarifas

A Câmara dos Deputados quer coibir distorções nos preços das passagens aéreas. A Casa analisa em regime de urgência projetos com o objetivo de obrigar as companhias de aviação a controlar os preços e a oferecer informações transparentes para os cidadãos sobre os preços das passagens aéreas. Parlamentares também querem garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina o reembolso das passagens em caso de cancelamento, o que nem sempre ocorre. No fim de junho, deputados debateram o assunto com dirigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e representantes das companhias aéreas em uma audiência pública. O tema deve voltar a ser discutido nas próximas semanas.

13/07/2015








Governo amplia limite do empréstimo consignado para 35% (Estadão)
Com a medida, equipe econômica tem o objetivo de aumentar o crédito e estimular a atividade; 5% deste limite será destinado exclusivamente para bancar despesas do cartão de crédito

Estatuto da Criança faz 25 anos, mas meninos seguem na rua ( O Dia)
Aniversário do ECA reacende debate sobre a lei que nasceu para proteger a infância

PF mapeia dinheiro de cartel para José Dirceu (Portal G1)
Relatório mostra caminho que suposta propina percorreu até chegar à JD Consultoria

Isolada, Dilma conta com recesso para 
esfriar crise (Correio Braziliense)
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a chamar ministros, nomes de peso do PT e representantes de movimentos sociais para conversas reservadas

Chuva causa alagamentos na Grande Porto Alegre (ClicRBS)
Há registro de alagamentos e falta de luz em diversos pontos da Região Metropolitana na manhã desta segunda-feira

Deputados e senadores só falam em impeachment (Gazeta do Povo/PR)
Possível queda de Dilma monopoliza debate político no Congresso Nacional. Nos bastidores, conversa é mais sobre o futuro governo do que sobre motivos para cassar a presidente

Líderes europeus aceitam acordo para manter 
a Grécia no euro (O Globo)
Terceiro pacote de ajuda ao país pode chegar a € 86 bilhões, mas parlamento grego terá que aprovar medidas duras para acordo avançar

Arroios transbordam e alagam 200 casas em NH (Correio do Povo.com)
Município registrou maior volume de chuva do Estado entre domingo e segunda

TSE prepara cruzamento de dados eleitorais 
presidenciais de Dilma (Folha de S. Paulo)
Oposição baseia sua ação em supostos abuso de poder e financiamento ilegal

Projeção do mercado financeiro para inflação 
este ano sobe para 9,12% (Estado de Minas)
A projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para este ano, passou de 9,04% para 9,12%

Cientistas: Terra passará por ‘mini era do gelo’ 
em 15 anos (Portal Terra)
Temperaturas cairão drasticamente até 2030 devido à diminuição da atividade do sol

Bom Dia!

Chove chuva!

Claro que seria muito melhor se não estivéssemos enfrentando toda a chuva que cai desde a madrugada. Acordei com trovoadas que prenunciavam a chegada de uma chuva forte e insistente. E foi o que aconteceu.

No rádio, as notícias eram de que a chuva era intensa, principalmente na Zona Norte onde já havia locais com alagamentos atingindo algumas casas. Pois a chuva que caia lá, chegou até a Zona Sul e, neste momento (9h15) ela cai com toda a força por aqui.

Os comentários são os mais variados em dias assim. Pessoas que dizem detestar o inverno, outras que só querem verão e outras que preferem, por exemplo, o outono.

Não sou radical ao ponto de detestar nenhuma estação. Todas elas, para mim, tem algum tipo de atrativo e pontos negativos. No verão, por exemplo, temos a praia, ar-condicionado, cerveja gelada para enfrentar o calor que, muitas vezes, chega a 40 graus.

No inverno, uma lareira, um agasalho quente, uma boa sopa e um vinho, normalmente ajudam a enfrentar o frio. A coisa se complica em dias como o de hoje, quando temos muita chuva, ou então quando resolve ventar forte.

A primavera, para mim a mais bonita das estações, nem sempre chega com bons ares para quem, como eu, tem problemas de alergia. Meu médico já me disse que o pólem acaba provocando crises de asma. Mas gosto da primavera, mesmo assim.

O outono parece ser uma estação neutra, mas nem sempre se mostra assim. As temperaturas variam e, para quem gosta dele, os dias são um pouco mais secos e as temperaturas bem variadas.

Então, ao analisar as estações do ano e as possibilidades de preferência de cada um, fico pensando o quanto é difícil contentar a todos. É como na vida da gente. Nem sempre estamos contentes com o que temos, mas vamos procurando aquilo que nos faz bem e, para quem sabe viver, descobrir o que é melhor em meio ao que consideramos ruim, é um exercício de inteligência e de sabedoria. A vida normalmente é bela e boa, depende muito de cada um de nós.

Enquanto isso, olho pela janela, vejo a chuva muito forte e fico pensando num dos primeiros grandes sucessos do Jorge Benjor em que ele cantava: “Chove chuva, chove sem parar”


Tenham todos um Bom Dia!









Música: Faltando um pedaço
Autor e intérprete: Djavan
Pedido:  Paula Santos e Henrique Krant