quinta-feira, 9 de julho de 2015

Reforma Política

Câmara altera regras para eleição


A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quinta-feira (9/7) o texto básico do projeto de lei que regulamenta a PEC da reforma política, em nível infra-constitucional. Relatada em plenário pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o projeto traz várias inovações nas regras da disputa eleitoral. Os principais pontos são os limites para as doações e os gastos dos candidatos; e a redistribuição do tempo de TV nas disputas municipais e gerais. A votação deve continuar na próxima terça, quando serão discutidos os destaques ao texto. Ao todo, 76 dispositivos de três leis atuais poderão ser alterados. Depois de concluída a votação na Câmara, o PL terá de ir ao Senado. 

O projeto começou a ser discutido ontem à noite, mas os parlamentares decidiram adiar a votação para que se pudessem apresentar emendas e destaques ao texto de Maia. De acordo com o texto, as empresas terão um limite total de R$ 20 milhões para doações em cada eleição. O montante doado também não poderá ultrapassar 2% do faturamento bruto da empresa, e cada companhia só poderá doar até 0,5% de seu faturamento para o mesmo partido. 

Do lado dos candidatos, o limite de gastos será calculado em função da campanha mais cara na eleição anterior. Para deputados federais, o limite será de 65% da campanha mais cara a nível nacional. Nos demais casos o limite será de 70% da campanha mais cara na disputa anterior por aquele cargo, na localidade. Assim, cada cidade e câmara de vereadores terá o próprio limite de gastos nas próximas eleições.

Em relação ao tempo de TV, houve a diminuição dos chamados “blocos”, com o aumento das inserções rápidas, na forma de comerciais. O horário em que esses comerciais serão inseridos foi ampliado. Nas eleições gerais, as novas regras representarão uma redução de 80 minutos semanais no tempo total de TV e Rádio; já nas disputas municipais, haverá aumento de 40 minutos por semana nessas inserções. O período de campanha na TV e no Rádio foi reduzido dos atuais 45 dias para apenas 35, e o tempo total de campanha oficial caiu de 90 dias para apenas 45. Segundo Maia, o objetivo é reduzir custos. (Fonte: Correio Braziliense)

09/07/2015







FMI piora estimativa e agora vê PIB do Brasil
encolher 1,5% este ano (Estadão de São Paulo)

Trata-se de um dos maiores cortes nas projeções entre emergentes.
Em abril, queda era de 1%

Racha no PMDB garantiu nova derrota
do governo no Congresso ( O Globo)

MP que estende a todos os aposentados as mesmas regras do reajuste do
salário mínimo também teve o voto de dois senadores petistas

Desemprego sobre para 8,1% no trimestre,
maior patamar em 3 anos (Folha de São Paulo)

Rendimento médio ficou em R$ 1.863 no trimestre encerrado em maio, queda de 0,7%

Levy: governo avaliará se extensão do mínimo
para aposentados é sustentável (Correio Braziliense)

Afirmação foi feita na entrada do ministério onde o ministro participa de reunião com senadores para discutir a reforma do ICMS

Moráles dá a Francisco um Cristo crucificado
sobre foice e martelo (Estado de Minas)

Morales se define como um socialista e representa uma corrente regional conhecida como "Socialismo do Século XXI", que também professam os governos de Venezuela e Equador.

Embate sobre impeachment deve respeitar regras
democráticas, alertam especialistas (Gazeta do Povo/PR)

O discurso polarizado entre governo e oposição ganhou força nos últimos dias a partir da reação da presidente Dilma Rousseff (PT), que chamou de tentativa de golpe um eventual pedido de impeachment ou de cassação de seu mandato.

Congresso abre número recorde de
CPIs em 22 anos (Diário de Pernambuco)

O Congresso instalou no primeiro semestre de 2015 o maior número de Comissões Parlamentares de Inquérito em um início de governo em 22 anos, um reflexo do menor poder de influência da presidente Dilma Rousseff sobre o Legislativo.

Bom Dia!

Muito mais poesia!

Ontem, escrevi sobre a ideia de meu querido amigo Clóvis Medeiros, o Có, de começar a resgatar a poesia que os compositores brasileiros teimavam em colocar em suas músicas. Imediatamente um grande número de pessoas, no Facebook, começou a lembrar de frases de melodias inesquecíveis.

No começo da noite recebi um recado do Có, que faço questão de reproduzir, já que reflete tudo o que está na alma de sua ideia. Leiam, por favor:

Meu amigo Carlinhos. Espero que não te incomodes se te chamo assim, como quando convivíamos naqueles saudosos tempos da nossa juventude, porque, ao lembrar de tí o "Carlinhos "gruda na minha memória e não o Machadinho, como te chamam nesses tempos de agora. Pra mim serás sempre o Carlinhos, irmão do Dila e da Diuma,que fazia parte da turma junto com o Joca, o Té, o Charuto, o Pudim e outros queridos amigos. Quero te agradecer pelas palavras carinhosas no teu blog (aliás, de leitura diária obrigatória) e dizer que a ideia das frases bonitas surgiu quase como uma reação a tanto que vemos de ruim no Face. Felizmente pertencemos a uma época dourada na música brasileira em que , ao contrário de hoje, proliferavam grandes compositores que infelizmente pararam no tempo. Onde andam os menestréis de outrora, tão prolixos contra a situação política mais dura que vivemos, e que, não sei por qual razão hoje se calam , talvez porque escolheram um lado que com o tempo lhes mostrou sua verdadeira face, e disso se envergonhem ,talvez porque suas musas tenham realmente envelhecido. Em que pese tais circunstâncias, suas obras permanecem e nos encantam até hoje, pois como bem o disseste a poesia é permanente e indestrutível. Um grande abraço, carinhoso e vamos puxar da memória relembrando as joias do cancioneiro popular brasileiro. Até mais, meu querido!!!

Valeu, Có! Essa é uma tarefa que me enche de prazer. Garimpar versos de músicas repletas de poesia, é como encher o coração de alegria e a alma de encantamento.

Tenham todos um Bom Dia!




Música: Viagem
Autores: João de Aquino e Paulo Cesar Pinheiro:
Intérprete: Emílio Santiago.
Com um abraço ao Vitinho Marona.