quarta-feira, 13 de maio de 2015

Pátria Educadora

Educação: Brasil é 60º no ranking


Países asiáticos estão topo de um ranking mundial de educação divulgado nesta quarta-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O primeiro lugar foi ocupado por Cingapura, seguido de Hong Kong (região administrativa especial da China) e Coreia do Sul. Entre os 76 países avaliados, o Brasil ficou na parte baixa da tabela, ocupando a 60ª posição, próximo de nações africanas. A última colocação ficou com Gana, na África.

Outros três países sul-americanos ficaram entre os 15 últimos colocados: Argentina (62ª), Colombia (67ª) e Peru (71ª). O ranking foi estabelecido com base em resultados de testes de matemática e ciências aplicados nesses países. Além dos resultados Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), foram levados em conta o TIMSS — dos EUA— e o TERCE, aplicado em países da América Latina.

“Esta é a primeira vez que temos uma escala verdadeiramente global sobre a qualidade da educação. A ideia é dar a mais países, ricos e pobres, a possibilidade de comparar a si mesmos com os líderes mundiais em educação para descobrir seus pontos fracos e fortes e ver o ganhos econômicos a longo prazo gerados pela melhoria da qualidade da educação”, afirmou o diretor educacional da OCDE, Andreas Schleicher.

De acordo com o relatório, os índices de educação de um país podem sinalizar os ganhos econômicos que essas nações terão a longo prazo. Além disso, o país que hoje ocupa o primeiro lugar da lista, Cingapura, já registrou altos níveis de analfabetismo na década de 60, o que é visto como um exemplo de que o progresso educacional é possível mesmo em pouco tempo.

“Políticas e práticas educativas deficientes deixam muitos países em um permanente estado de recessão econômica”, conclui o relatório. (Agência Globo)

Paralisação dos municipários

Nota oficial da Prefeitura


É do conhecimento de todos a crise financeira pela qual passam todos os entes públicos brasileiros, nas três esferas de governo. Ainda assim, diante desse quadro de dificuldades, a Prefeitura de Porto Alegre se dispõe, em um esforço de reconhecimento da importância do trabalho dos servidores municipais e de sua justa remuneração, a propor a reposição das perdas inflacionárias do período, enquanto outras esferas, por suas notórias dificuldades, cogitam inclusive reajuste zero.

Surpreende, portanto, a forma radical com a qual a representação do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) estabeleceu uma paralisação e, o que é mais grave, de maneira unilateral, impedindo os servidores que desejam permanecer em atividade de acessarem os locais de trabalho, prejudicando os serviços à população.

Vale ressaltar que os servidores municipais de Porto Alegre estão entre os mais bem remunerados do país. Por isso conclamamos as lideranças do Simpa a se conscientizarem da gravidade do momento, num chamamento a uma negociação madura entre as duas partes.

José Fortunati
Prefeito de Porto Alegre

Sem condições de pagar

Mais de 55 milhões estão inadimplentes


A cada dez brasileiros, quatro estão inadimplentes. Em abril houve aumento de 3,77% no número de devedores em relação ao mesmo mês do ano passado e alta de 1,16% em comparação a março. De acordo com os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 600 mil pessoas foram inseridas em cadastros de devedores negativados no mês passado. No total, são 55,3 milhões de brasileiros estão devendo – o que equivale a 37,9% da população entre 18 e 95 anos. O número de dívidas em atraso também apresentou alta, de 5,02% na variação anual e 2,83% na mensal, maior crescimento para abril desde o início da série histórica, em 2010.

Os resultados mostram que a inadimplência, que vinha em trajetória de queda desde agosto de 2014, quando a variação da quantidade de dívidas atrasadas atingiu um pico de 5,43%, volta a subir este ano. Ao fim do ano passado, houve queda no estoque de dívidas e o consumidor conseguia arcar com os compromissos, mas os índices macroeconômicos deste ano mudaram o cenário.

 “Imaginávamos que fosse haver uma estabilidade nos níveis da inadimplência, mas o que vimos foi que a piora da economia se sobrepôs. O ajuste ao longo deste ano foi um pouco mais forte do que se esperava, mas, mais que isso, falta planejamento”, afirmou Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Bom Dia!

O Lula está querendo enganar quem?


Em mensagem divulgada no Twitter, ontem, o ex-presidente Lula ataca os envolvidos na Operação Lava Jato que, todos os dias, afirmam que ele fez, ou faz, parte do esquema criminoso que roubou mais de R$ 6 bilhões da Petrobras.  Leiam o que Lula postou?

"É uma pena que parte da imprensa brasileira venha tratando bandidos como heróis, quando tais pessoas se prestam a acusar, sem provas, os alvos escolhidos pela oposição; quando se prestam a difamar lideranças que a oposição não conseguiu derrotar nas urnas e teme enfrentar no futuro", pontuou o petista. "O Brasil merece ser tratado com mais responsabilidade e seriedade." 

No começo de seu desabafo, Luiz Inácio diz que "é uma pena que parte da imprensa brasileira venha tratando bandidos como heróis..." referindo-se aos que divulgam o que é dito nos diversos depoimentos da maioria dos presos.

Esquece, ou faz que esquece, que o seu partido, o PT, através de seus dirigentes e seus militantes, transformou em heróis os petistas condenados no esquema do mensalão. Execraram o ministro Joaquim Barbosa em defesa de Zé Dirceu, Genoino e Delúbio, que foi expulso e voltou com todas as honras. Seus heróis, inclusive, mereceram "ação entre amigos" para pagar a multa a que foram condenados. Os bandidos heróis, Luiz Inácio, foram criados pelo PT.

E segue o ex-metalúrgico, afirmando que "pessoas se prestam a a acusar, sem provas, os alvos escolhidos pela oposição". Só não diz que pessoas são essas e quem são os alvos escolhidos pela oposição. Ou quer jogar mais porcaria no ventilador ou tem medo de nominar seus acusados.

E vai adiante, esbravejando uma frase que bem demonstra o tamanho de seu egocentrismo, de sua empáfia. Diz ele: "quando se prestam a difamar lideranças que a oposição não conseguiu derrotar nas urnas e teme enfrentar no futuro", provavelmente referindo-se a ele mesmo.

Mas será que ele pensa que ainda significa alguma coisa no cenário político brasileiro? Será mesmo que seus delírio chega ao ponto de fazer com que pense que alguém tem medo dele? Será que Luiz Inácio imagina que exista algum político que tenha medo de enfrentá-lo no futuro?

E termina afirmando que "O Brasil merece ser tratado com mais responsabilidade e seriedade", no que concordo plenamente. Responsabilidade que faltou na condução do Brasil quando ele foi presidente e participou do mensalão. Quando levou a amante para viajar no avião oficial da presidência, usando o dinheiro de todos nós. Quando pediu para uma empreiteira reformar seu paradisíaco sítio. Quando inaugurou obras que mal estavam no começo!

Seriedade quando indicou uma pessoa totalmente despreparada e desqualificada para governar o Brasil, aproveitando-se da popularidade alcançada através dos benefícios concedidos aos que se tornaram eleitores cativos, pagos pelo Bolsa Família e tantos outros programas que dão dinheiro mas jamais incentivam ninguém a trabalhar ou estudar. Oficializaram a esmola para garantir votos.

Não li, pelo menos até agora, qualquer mensagem no Twitter, nas páginas sociais ou na imprensa, em que Luiz Inácio conteste o que está escrito no livro de memórias de Pepe Mujica. Sua confissão de participação no mensalão está lá, limpa e clara, mas deve ser algum tipo de armação da "imprensa golpista" ou daqueles que sentem medo dele.

Depois de ler as declarações do metalúrgico aposentado, fiquei me perguntando: Mas ele está querendo enganar quem?

Tenham todos um Bom Dia!