segunda-feira, 20 de abril de 2015

Rádio Digital

Noruega vai desligar FM em 2017



Sinal dos tempos: a Noruega, terra da banda de hits A-ha, deve se tornar o primeiro país a tirar do ar a frequência de rádio FM, em 2017. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura do país como parte de um plano de transição para o rádio digital. O desligamento se dará ao longo do ano de 2017: começa em 11 de janeiro e segue até 13 de dezembro.

No comunicado oficial, o Ministério da Cultura norueguês alega que a troca do FM pelo digital resultará em uma economia de 25 milhões de dólares ao ano, porque os custos do sistema Digital Audio Broadcasting (DAB), a tecnologia padrão em toda a Europa, são oito vezes menores. Esse valor, diz o texto, "poderá ser investido em conteúdo".

Além disso, o DAB teria espaço para mais estações de rádio. "Enquanto a rede FM só tinha espaço para cinco estações nacionais, o DAB terá para 22, quase 20 a mais", diz o comunicado. Uma recente pesquisa realizada no país constatou que 55% das casas já contam com pelo menos um equipamento capaz de receber o sinal do DAB.

Inflação em 2015

Mercado estima em 8,23%


Os economistas do mercado financeiro voltaram a elevar, na semana passada, sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo o relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Segundo informou o Banco Central nesta segunda-feira (20), a expectativa dos economistas dos bancos para a inflação oficial do país neste ano somou 8,23% na última semana, contra 8,13% na semana anterior. Para 2016, a previsão dos economistas para o IPCA ficou estável em 5,6%.

Se confirmada, a previsão do mercado para a inflação de 2015 (de 8,23%) atingirá o maior patamar desde 2003, quando ficou em 9,3%. 

A expectativa oficial do governo para a inflação deste ano, divulgada na semana passada, por meio do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, está em 8,2%. A equipe econômica informou que está utilizando as previsões do mercado financeiro em seus documentos.

Produto Interno Bruto
Para o crescimento do PIB neste ano, os economistas do mercado financeiro baixaram sua previsão, na semana passada, para uma retração de 1,03%, contra a estimativa anterior de uma queda de 1,01% em 2015. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%.

Bom Dia!

Quem será o novo prefeito?


Estamos apenas no quarto mês de 2015 e a eleição para prefeito está marcada para outubro de 2016, mas as articulações tomam força com os partidos começando a pensar em nomes para suceder José Fortunati.

Com a licença solicitada pelo atual prefeito, descontente com sua bancada (PDT) na Câmara Municipal, seu vice Sebastião Melo (PMDB) pode encontrar alguma dificuldade, já que o próprio PDT, parceiro até aqui, pode se lançar na briga com candidato próprio. A declaração de Pompeo de Mattos, presidente estadual do partido, quase não deixa duvidas. Para Pompeo, "o PDT, sem o Fortunatti, se ajeita. Mas o Fortunati sem o PDT não se recupera mais".

No partido de Leonel Brizola, começam a surgir nomes como o de Juliana Brizola, suplente de deputado, Vieira da Cunha, atual secretário estadual da Educação, e do deputado federal Afonso Motta.

De qualquer forma, mantido o atual  bloco que governa a cidade, o nome de Sebastião Melo é o mais forte. O vice-prefeito é praticamente unanimidade entre os peemedebistas. Vai precisar carregar o desgaste de ser governo e aparar arestas com os aliados que buscam mais espaços.

A deputada comunista, Manuela D'Avila (PC do B) é quem parece reunir a preferência dos blocos oposicionistas. Já concorreu, perdeu, mas preferiu disputar uma vaga na Assembleia Legislativa para ficar mais próxima do eleitorado da Capital. Sofrerá, é certo, com a campanha que se posiciona contra o atual governo, do qual seu partido faz parte. e não quer permitir a chegada do comunismo ao poder!

Mesmo desgastado com o envolvimento de inúmeros representantes seus na Operação Lava Jato, o PP pensa em lançar candidatura própria. Dois nomes são mencionados, mesmo que nada de oficial ainda exista. Kevin Krieger e Marcel Van Hattem, deputado estadual, seriam os possíveis candidatos.

Outros partidos, como PSB, PSol, PSD e PSDB, oferecem nomes para a disputa. Beto Albuquerque, que foi o vice de Marina Silva, poderia ser o candidato socialista. Já o PSol, se articula para a disputa com Luciana Genro. No PSD, recentemente envolvido com o episódio do gabinete do deputado Jardel, tem no ex-goleiro Danrlei, seu candidato preferido. Para os tucanos, seria a vez de Marchezan Júnior.

Mas este é apenas um quadro extremamente preliminar. Até as datas das convenções, muita articulação, muito acerto, muita luta de bastidores, poderão mudar completamente o cenário atual.

Falta muito, eu diria, para que a gente fique sabendo quem será o novo prefeito.

Tenham todos um Bom Dia!