segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Secretariado Municipal

Novos titulares tomam posse

Foto: PMPA
O prefeito José Fortunati e o vice-prefeito Sebastião Melo deram posse, na tarde desta segunda-feira, 23, aos novos secretários e adjuntos que passam a compor a administração do município. A cerimônia de posse dos 11 novos nomes, sendo seis secretários, quatro secretários-adjuntos e um diretor-executivo, foi realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. 
De acordo com o prefeito, os novos gestores irão manter a identidade da atual administração. “Temos consciência de que 2015 não será um ano fácil, mas a nossa garantia é de que a transparência seja mantida, assim como a correta aplicação das políticas públicas e do dinheiro público. Combateremos as desigualdades e continuaremos respeitando as diferenças”, garantiu Fortunati.
Citando o nome dos secretários que deixam os cargos, Fortunati falou das conquistas de cada pasta. Citou a modernização e a agilidade alcançadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) e pelo EdificaPOA, o Programa Integrado Socioambiental (Pisa), as políticas de inovação implementadas e os impulsos nas áreas de Defesa do Consumidor, Juventude e Procuradoria, entre outros. “Sabemos que esses secretários nos deixam mas, em outras esferas, continuarão sendo parceiros da cidade”, comentou.

Missão Oficial

Bendine e Val viajaram em avião do BB

Aldemir Bendine e Val Marchiori

O novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, foi acusado por um ex-vice-presidente do Banco do Brasil de ter dado carona à socialite Val Marchiori e mais dois amigos num jato a serviço do BB, durante uma visita oficial de Bendine a Buenos Aires, em 2010. Na época, Bendine era presidente do Banco do Brasil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela Folha de São Paulo.

Segundo a Folha, Bendine e o presidente da área internacional do Banco na época, Allan Toledo, viajaram à capital argentina em uma missão oficial ocorrida em 20 de abril de 2010, que tinha como objetivo concluir a aquisição do Banco da Patagônia. Marchiori, conforme depoimento de Toledo ao Ministério Público, também fez parte desta comitiva.

Além de pegar carona em um avião a serviço do Banco do Brasil, Marchiori também se hospedou no mesmo hotel que o então presidente do banco. “Val Marchiori acompanhava Aldemir Bendine, sendo que se tratava de avião pequeno. Neste voo foi um casal de amigos de Bendine ou de Marchiori, além do próprio depoente e dois pilotos”, disse Toledo em seu depoimento, conforme a Folha. O depoimento faz parte de um processo de investigação instaurado pelo Ministério Público para apurar denúncias do motorista Sebastião Ferreira da Silva, segundo as quais, ele teria transportado dinheiro vivo para Bendine em várias ocasiões.

Silva também revelou aos procuradores que, a pedido do novo presidente da Petrobras, levou a socialite a vários endereços em São Paulo até o ano de 2013, sempre em carros oficiais do banco.
Ainda conforme a Folha, três anos após essa viagem, Marchiori conseguiu um empréstimo de R$ 2,7 milhões junto ao Banco do Brasil mas sem atender às normas internas do banco. Essa transação também está sendo investigada pelo MP.

Aposentadoria

Governo quer mudar cálculo

Ministro Carlos Garbas
Primeiro, o governo pretende negociar com o Congresso Nacional, as medidas de restrição como pensões por morte e auxilio doença. Em seguida, Dilma quer iniciar uma discussão com os movimentos sindicais que leve ao fim do fator previdenciário.

A ideia, conforme o ministro Carlos Garbas, da Previdência Social, é substituir o fator previdenciário por uma fórmula que retarde as aposentadorias no Brasil. O ministro entende que “o fator previdenciário é ruim porque não cumpre o papel de retardar as aposentadorias, e o governo precisa encontrar uma fórmula que faça isso”.

Garbas defende, como base de partida, a fórmula 85/95, ou seja, a soma da idade com o tempo de serviço. As mulheres se aposentariam com 50 e os homens com 60 anos de idade, desde que comprovassem 35 anos de contribuição. Para que a soma seja 85/95, ambos teriam que começar a contribuir para a Previdência aos 15 anos de idade. Quanto mais tarde a pessoa começar a contribuir, mais tarde alcançará a aposentadoria. Se a primeira contribuição for feita aos 20 anos, por exemplo, as mulheres só conseguirão aposentadoria aos 55 anos de idade e os homens aos 65.

Joaquim Levy

“Não há nada de problemático na economia”


"Não há nada de problemático na economia brasileira. Ainda há inúmeras vantagens no país, como nosso capital humano. Temos certeza de que temos condições de fazer essa reengenharia da nossa economia sem grande dificuldade. No ano passado, o governo fez alguns ajustes em programas de transferência, e atacou situações em que havia distorções para garantir sua efetividade conhecida pela população", afirmou o ministro em referência às mudanças nos programas de seguro desemprego e pensões. 
Levy afirmou que o governo deve criar sustentação para um crescimento baseado no capital humano e na capacidade de poupança.
"Temos que tomar decisões rapidamente. O governo deve criar e consolidar um novo ambiente, criar as bases para um novo ciclo de crescimento, se valendo dos recursos naturais... Um crescimento baseado no nosso capital humano e na nossa capacidade de poupança", afirmou.

Banco Central

PIB recua e inflação aumenta em 2015


Os investidores e analistas do mercado financeiro esperam retração de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país) em 2015. A expectativa piorou em relação à semana anterior, quando era prevista queda de 0,42%. Os dados, divulgados hoje (23) pelo Banco Central (BC), estão no boletim Focus, pesquisa semanal feita com instituições financeiras. Os analistas também estão mais pessimistas em relação à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O mercado espera que ela encerre 2015 em 7,33% contra 7,27% da projeção anterior. O teto da meta estabelecido pela equipe econômica é 6,5%. Para os preços administrados, que são regulados pelo governo, a estimativa é que haja alta de 10,4%. A projeção anterior era 10%.
Com relação à taxa básica de juros, a Selic, a previsão é que feche 2015 em 12,75% ao ano. A projeção de câmbio pemanece R$ 2,90. A estimativa da dívida líquida do setor público ficou em 37,9% do PIB. A produção industrial deve recuar 0,35% na avaliação do mercado financeiro.

Bom Dia!

Horário de Verão

Tem muita gente que gosta, mas tem muita gente que não gosta. Desde que foi implantado, o chamado Horário de Verão vem dividindo opiniões. Eu, por exemplo, sou favorável, mas respeito quem, por algum motivo, não admite a mudança.

Independentemente de gostar ou não, pela primeira vez, desde que me lembro, senti os efeitos da mudança de horário neste domingo. Acabei acordando mais cedo, pois despertei no meu horário habitual e tive uma noite, de domingo para segunda, nada agradável. Dormi e acordei várias vezes durante a noite, e acabei levantando antes mesmo do celular tocar para me avisar da hora de saltar da cama.

Como isso não ocorreu nos anos anteriores, pensei que pudesse se reflexo da idade. A gente vai ficando mais velho e vai sentindo menos sono. No meu caso é assim.

Na hora do café, conversando com minha mulher, fiquei sabendo que ela também sentiu os mesmos efeitos da mudança. Claro, então, que a idade não influiu.

Já a Gabriela, ansiosa pelo recomeço das aulas, dormiu bem e levantou cedo pois queria se preparar para o reencontro com as amigas e, certamente, com algum colega especial.

Na  vinda para o Centro, fiquei matutando sobre o quanto nosso organismo é influenciado por coisas que nem sempre imaginamos que possam refletir no nosso cotidiano. O tal de relógio biológico, no meu caso pelo menos, desajustou no dia e na noite de ontem. Hoje, retomando minhas atividades normais, espero que os ponteiros voltem para o lugar certo.

Difícil, imagino, será chegar em casa no começo do anoitecer. Com o Horário de Verão, a chegada com dia claro, me permitia tirar o sapato, sentar na poltrona da sala e saborear uma bem gelada. Antes mesmo de um banho revigorante.

Mas vejam bem, não é só isso que me faz gostar do Horário de Verão!

Tenham todos um Bom Dia!