quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Bom Dia!

Greve, segurança e pesquisa!

Acho que os três temas merecem um comentário de quem, como eu, se preocupa com a situação dos brasileiros, incluindo os gaúchos, é claro.

Começo com a segurança e já digo que não consigo entender que os candidatos, principalmente os ligados aos governos, depois de quatro, oito ou doze anos no poder, afirmem, com a maior cara dura, que “já fizemos muito, mas temos muito mais para fazer em termos de segurança”. Se já cumpriram quatro anos, como o governador daqui, e quer mais quatro anos, por que não resolveu o problema da segurança? Certamente por ter recebido uma “herança maldita” dos governos passados, que pegou a segurança sucateada e precisa de mais tempo para arrumar. E juram, como faz o governador gaúcho, “que nunca se investiu tanto em segurança como neste governo”

Pois ontem (15), só aqui em Porto Alegre, em 3 horas foram 3 assassinatos. Dois homens foram mortos no Beco da Taquara, na Lomba do Pinheiro, e outro foi atingido por sete tiros na Rua Erechim, Bairro Nonoai. E a segurança, segundo o governador, vai muito bem.

Já a greve dos bancários, acabou em todos os bancos, menos no Banrisul. Ontem o SindBancários distribuiu uma nota, da qual destaco itens que falam sobre o ajuizamento do dissídio coletivo, por parte da direção do Banrisul :
- O ajuizamento (...) remonta aos tempos do Regime Militar e não pode ser admitido em tempos de democracia.
- Temos reafirmado nossa disposição de continuar negociando, mas é preciso avanços e não retirada de direitos ou ameaças.
- Os gaúchos precisam saber que a greve não é culpa dos trabalhadores. A greve é por melhores condições de trabalho, mas também pela melhoria na qualidade do atendimento.
No momento em que o candidato Tarso Genro (PT) tenta dizer que o Rio Grande do Sul nunca esteve tão bem quanto no seu governo, fica difícil entender o ajuizamento e a greve no Banco do Estado.

Sobre as pesquisas, como há empate técnico repetido nas duas pesquisas do segundo turno, com números iguais em ambas, na disputa pela presidência da República, comento a do Datafolha que apresenta números sobre a eleição no RS.
Computando votos brancos e nulos, o candidato do PMDB, José Ivo Sartori tem 52% contra 32% do petista Tarso Genro. Já na amostra onde são computados somente os votos válidos, Sartori tem 60% e Tarso 40%. 

Os números são tão claros e evidentes, que me arrisco a afirmar que a eleição, pelo menos aqui, está decidida. José Ivo Sartori será o próximo governador do Estado. Mas já aviso: os últimos dias de campanha prometem muito mais baixaria!

Ah! Vamos ficar prevenidos,  pois as previsões são de uma quinta-feira de tempo instável com possibilidades de chuva forte, vendaval e temporais.

Mesmo assim, meu desejo é que tenham todos um Bom Dia!