terça-feira, 14 de outubro de 2014

Blog do Prévidi


Mesmo sem pedir licença para ele (tomara que não me processe cobrando direitos autorais), estou publicando uma parte do blog que o Prévidi compartilhou no Facebook. São comentários sobre o Lembrador, personagem do programa político de Tarso Genro.

LEMBRADOR - O jornalista Márcio Pinheiro escreve:
O programa do Tarso lançou o Lembrador, um personagem que lembrava o ano de 1998.
Eu como também sou lembrador lembro que em 1998 foi o ano em que o Olívio foi eleito. O mesmo Olívio que não poderia buscar a reeleição quatro anos depois por ter sido traído pelo Tarso.
Mas isso o Lembrador não lembrou.
--

LEMBRADOR 2 - Lembro também que na eleição de 98, "Brito é o pedágio; Olívio é o caminho". Quatro anos depois, Olívio era o pedágio, porque tudo continuou na mesma. O secretário dos Transportes era Beto Albuquerque, não?
--

LEMBRADOR 3 - Hoje, Tarso Fernando se orgulha de ter transformado 55 escolas em turno integral. Legal. Mas sabe quem terminou com as escolas de turno integral em Porto Alegre, quando era prefeito, e, depois, em todo o Estado, como governador? Acreditem, Olívio Dutra.

Poemas no ônibus

Como já falei, com a mudança de local de trabalho, tenho usado o ônibus para vir e voltar. E sou sincero ao afirmar que acho o transporte coletivo em Porto Alegre, se não excelente, muito bom. Quem sabe meu bairro seja bem servido por muitas linhas, pois não sou obrigado a andar em veículos superlotados nem em carros velhos. Normalmente viajo sentado e sem aperto. Mas este é um outro assunto.
Hoje estou começando a publicar os “Poemas no ônibus” uma iniciativa que merece elogios, pois é uma forma de divulgar a cultura entre todas as camadas sociais.
Porém sou obrigado a confessar, humildemente, que não consigo entender (ou seria decifrar?) alguns poemas colados nas janelas dos veículos. Pode ser que minha cultura não esteja ao nível da de quem escreveu o poema, mas juro que não entendo o sentido de alguns.

Eudaimonia

Silêncio na mente
e tempo passado
no presente.

Autora: Kattia Cornellius

Bom Dia!

E a segurança?


Tenho ouvido, assistido e lido o governador Tarso Genro (PT) alardeando que nunca se investiu tanto em segurança como na sua gestão. Ouço policiais falando que este governo ajustou salários e que a segurança está ótima. De certa forma, repetem o que diz o governador, para quem, o gaúcho vive em segurança. Inclusive, duas semanas antes da eleição de segundo turno, coincidentemente, estão começando a demolir parte do Presídio Central. Foram quatro anos para começar, mas só começa 10 dias antes da eleição. Ainda bem que vão fazer, embora eu não acredite que as obras sigam caso o governador saia derrotado das urnas. Tomara que uma coisa não dependa da outra.

Mas falo em segurança para lembrar as manchetes que li hoje, bem cedo, que tratam exatamente da segurança que “nunca obteve tanto investimentos como neste governo”.

Somente no clicRBS, temos o seguinte: “Bandidos explodem banco em Barra do Ribeiro”. Depois de trocar tiros com a polícia, jogaram ‘miguelitos’ nas ruas e fugiram. “Passageiro morre após tentativa de assalto na BR 290”. O homem estava no interior de um ônibus que faz a linha Porto Alegre-Guaíba quando, numa tentativa de assalto, os bandidos acabaram atirando e matando um cidadão de 27 anos. “Três são mortos no Bairro Mário Quintana”. Segundo informações, vítimas, todas com pouco mais de 20 anos, foram mortas por tiros disparados por ocupantes de um carro. É o segundo caso de triplo homicídio, em seis dias, na Capital. “Moradores de rua ajudam polícia a socorrer vítima de estupro na Capital”. Eles ouviram os gritos de uma jovem de 17 anos, correram para socorrê-la enquanto um foi chamar a polícia. Os estupradores foram presos. "Após assassinato, visitas são suspensas no Hospital Cristo Redentor”. No último domingo, um homem armado entrou como visitante, foi até o quarto andar do hospital e matou um homem que estava internado. Saiu sem ser importunado.

Cinco manchetes que mostram, claramente, como está a segurança no Rio Grande do Sul. Enquanto o governador alardeia que está investindo muito na área, enquanto alguns policiais defendem a atual política de salários, a população permanece completamente indefesa e em total insegurança.

E não me venham com a história de que são casos pontuais, pois eles se repetem quase que diariamente. Estamos vivendo uma insegurança como nunca. Na minha rua, até bem pouco tempo tranquila e sossegada, duas pessoas foram assaltadas na semana passada.

“Nunca se investiu tanto em segurança como neste governo”, diz o governador. Não seria em insegurança?

Tenham todos, se der, um Bom Dia!