segunda-feira, 13 de outubro de 2014

IBOPE – Distrito Federal

Aécio tem 69% e Dilma 31%


Pesquisa Ibope realizada no Distrito Federal e divulgada nesta segunda-feira (13) mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) na liderança da disputa à Presidência da República na capital, com 69% das intenções de votos válidos. A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), aparece com 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Aécio Neves (PSDB) – 69%
Dilma Rousseff (PT) – 31%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Opinião

Faltando 13 dias

Embora seja seu número, parece que o 13 está trazendo mais azar do que sorte para a presidente Dilma. Faltando 13 dias para o domingo em que decidiremos quem vai governar o Brasil, a sorte está sorrindo mais para Aécio Neves do que para Dilma Rousseff.

Basta lembrar da eleição de 2002 quando o PT começou a ditar o tom na reta final da campanha e o PSDB tinha que se virar para tentar fugir da estratégia petista. Agora, parece, os papéis estão invertidos.

Com os apoios obtidos no final de semana, Aécio partiu para alcançar os votos necessários para neutralizar sua opositora no Nordeste. A família de Eduardo Campos e Marina Silva, serão de grande valia para o tucano, juntando apoios e votos fundamentais.

Enquanto isso, Dilma tenta se livrar de uma inconveniente agenda negativa que chegou com o escândalo da Petrobras e trouxe junto o aumento da inflação.

No caso da estatal, a presidente chega a uma encruzilhada, pois teima em desqualificar as denúncias de Paulo Roberto Costa para defender seu partido. Se admitir o “petrolão”, complica a vida de companheiros.
Não admitir que o ex-diretor está falando a verdade, esbarra no fato de que ele vai devolver R$ 70 milhões, obtidos em negócios nada recomendáveis com a Petrobras.

Dilma terá que entrar na fase dos debates com Aécio, na defensiva. Já seu adversário tem tudo para se aproveitar da fragilidade exposta pela presidente e avançar sobre seus redutos mais nobres.

Existem os que afirmam que o resultado da eleição é de difícil prognóstico, mas que o momento é mais favorável a Aécio do que para Dilma, não tenham dúvidas.

E faltam só 13 dias. Haja amuleto!!!!

Machado Filho

Bom Dia!

O baixo nível da campanha!

Estou impressionado com o baixo nível que os seguidores da campanha da candidata do PT estão colocando em seus comentários sobre o candidato tucano. Nas redes sociais, o que se vê, é simplesmente estarrecedor.

Ontem, quando todos comemoramos o Dia da Criança, quando a maioria das famílias reverenciava seus filhos, quando todos se curvavam diante das crianças, seres que, sem exagero, são sagrados para quem tem um mínimo de sensibilidade, a Internet foi invadida por uma foto que deve ter chocado até alguns seguidores de Dilma.

Na foto, certamente postada por um imbecil, aparece a seguinte mensagem: “Em homenagem ao mês da criança, Aécio Neves alterou a foto de seu  perfil”. Mesmo extremamente contrariado, reproduzo aqui a foto e o texto, para que todos vejam o nível a que chegou a campanha. 

Acho que nem o mais radical defensor da candidatura da presidente vai concordar com o que foi postado.  A foto e a mensagem são de uma estupidez, de uma baixaria nunca vista em qualquer campanha política. E olha que, nos meus 73 anos de vida, já acompanhei diversas.

É deprimente, na minha opinião, ver adversários tentando, de todas as formas, mesmo as mais baixas, desconstruir (expressão moderninha!) a vida de seus concorrentes. Foi assim com Marina Silva, no primeiro turno, e está sendo assim com Aécio Neves. Uma tentativa de levar tudo para o passado, esquecendo que o Brasil precisa muito mais de um futuro, mas de um futuro sem corrupção, sem desvio de verbas, sem mentiras e, principalmente, sem a participação de pessoas como a que postou a foto nas redes sociais. Lixo, lamentavelmente já temos bastante na nossa política.

Tenham todos um Bom Dia!