quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Segundo Turno

PSB anuncia apoio a Aécio

O PSB anunciou nesta quarta-feira (8), após reunião da Executiva do partido em Brasília, a aprovação do apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, no segundo turno das eleições.
De 29 integrantes da Executiva que compareceram à reunião, 21 votaram pelo apoio a Aécio, sete pela neutralidade e um pelo apoio a Dilma Rousseff (PT), informou a assessoria do partido. Às 18h43, Aécio Neves chegou à sede do PSB para receber o apoio pessoalmente.
Embora tenha aprovado o apoio a Aécio, o PSB decidiu que dois diretórios estaduais não precisam seguir a decisão da cúpula nacional. Um desses casos é a Paraíba, onde o candidato a governador do PSB, Ricardo Coutinho, enfrentará no segundo turno o tucano Cássio Cunha Lima. O outro é o Amapá, onde o PT integra a coligação que apoia a candidatura a governador de Camilo Capiberibe (PSB).

A ex-senadora Marina Silva, que disputou a Presidência como candidata do PSB e terminou o primeiro turno em terceiro lugar, só deverá declarar publicamente seu posicionamento nesta quinta (9), após encontro com as lideranças dos demais partidos da coligação.

OPINIÃO

PT- ARENA

Ruy Castro
FOLHA DE SP - 08/10

RIO DE JANEIRO - Aos 93 anos, o inesquecível Francelino Pereira, ex-deputado, ex-"governador" de Minas Gerais e ex-presidente da Arena, está não apenas vivo como deve ter tido uma sensação de "déjà vu" diante dos resultados das eleições de domingo. Ao ver o PT disparando no sertão, certamente se lembrou da citada Arena, que, nos anos 70, passou da condição de "maior partido do Ocidente" à mais modesta, de maior partido do Nordeste.
A Arena --Aliança Renovadora Nacional-- foi uma invenção dos militares, em 1965, para ratificar no Congresso o que eles quisessem impor. Era o partido majoritário, tendo como adversário o então tíbio MDB --Movimento Democrático Brasileiro--, de oposição tolerada, formado pelos políticos que sobreviveram às primeiras cassações. A Arena abrigava os mais notórios adesistas, oligarcas, coronéis, oportunistas, corruptos e o que havia de mais atrasado nos grotões rurais e urbanos. Tinha gente boa também.
Com isso, nas poucas eleições com voto direto, dominando 90% dos governos estaduais e 100% das prefeituras, não era surpresa que o partido do governo esmagasse a oposição. Francelino, empolgado com a performance de seus pares, fez os cálculos e decretou que a Arena era o maior partido do Ocidente.
Mas, um dia, as coisas começaram a mudar. Nas eleições de 1974 para o Senado, o povo, já farto, surrou a Arena. Elegeu os candidatos do MDB nos principais Estados e alterou de tal forma a balança do poder que Geisel teve de nomear senadores e governadores nos Estados em que não conseguia ganhar --Francelino, aliás, foi um deles. À Arena sobrou apenas a fidelidade do Nordeste, sempre sensível aos afagos oficiais. Até dissolver-se em 1979.
Parece estar havendo uma certa arenização do PT. E não apenas porque sua força hoje se concentra no maciço apoio nordestino.

Bom Dia!

Do noticiário da manhã


Decidi dar uma olhada nos portais de notícias e acabei pensando que devo destacar, e dividir com todos, algumas informações que considero relevantes neste começo de quarta-feira. Vamos lá:
Inflação oficial em outubro é a maior em 12 meses



Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 6,75%, acima do teto da meta do BC.De agosto para setembro, taxa passou de 0,25% para 0,57%.

A expectativa do mercado financeiro para o IPCA está em 6,32% neste ano, de acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. Para 2015, a previsão dos analistas dos bancos para o IPCA ficou estável em 6,30%.


Enquanto isso, a presidente Dilma, em plena campanha eleitoral, afirma que a inflação está sob controle, e mais, que o governo do PT acabou com a inflação no Brasil.


PSB de Pernambuco recebe recado do PT em tom de ameaça

Integrantes do PSB de Pernambuco receberam recados em tom da ameaça de emissários do PT.
A campanha de Dilma deixou claro que deseja a neutralidade do partido neste segundo turno.
Mas, se o PSB fechar apoio ao tucano Aécio Neves, a administração do governador eleito Paulo Câmara (PSB) receberá tratamento de oposição em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff.

No governo federal, o PT ameaça com tratamento de oposição o governador eleito de Pernambuco, caso apoie Aécio Neves. Aqui, o governador Tarso Genro (PT) fala em “relação republicana, democrática e de convergência” e afirma que nenhum prefeito, independentemente de partido “sofreu preconceito no meu governo por sua posição ideológica”. Quem quiser apostar e acreditar, que aposte e acredite, eu não aposto nem acredito.

MPF dá prazo de 30 dias para Dilma explicar eventual uso dos Correios
O procurador da República deu prazo de 30 dias para que a presidente Dilma Rousseff dê explicações sobre suspeita de uso político dos Correios para beneficiar sua campanha à reeleição.

Ou seja, explicação ela vai dar, se der, depois da eleição em segundo turno. Se a coisa fosse séria, o procurador teria dado, no máximo, uma semana para que a candidata explicasse o uso ou não dos Correios em seu favor.

Acho que assim está de bom tamanho. São notícias que mostram exatamente o que estamos vivendo, neste momento, aqui no Brasil.


Tenham todos um Bom Dia!