segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Eleições 2014 – Segundo Turno

Aliados de Marina defendem apoio a Aécio

Menos de 24 horas depois da votação de ontem (5), começam as negociações para definição de apoios aos candidatos que disputarão o segundo turno.

Hoje mesmo, Sérgio Xavier, integrante da Rede e do núcleo mais próximo de Marina Silva, disse que “é preciso respeitar o sentimento das urnas de mudança”, sinalizando que defende o apoio à candidatura de Aécio Neves. Ele ressaltou que a decisão deve ser rápida e em cima de pontos pragmáticos.
Xavier disse que “temos que respeitar a vontade do eleitor. O que saiu das urnas é um sentimento de mudança, porque Marina e Aécio juntos tiveram bem mais votos que Dilma”.

Ainda np domingo, Marina discursou indicando a possibilidade de apoiar Aécio ao declarar que o Brasil “sinalizou que não concorda com esse projeto e que quer uma mudança qualificada”.

Dentro do PSB, há setores como o do presidente interino do partido, Roberto Amaral, que defendem um alinhamento ao PT. Também ha um grupo do PSB, do agora eleito vice-governador de São Paulo, Márcio França, que já faz esforço para aliança com o PSDB no segundo turno. 

Enquanto isso, no discurso de ontem (5) à noite, ao homenagear Eduardo Campos, Aécio agradou ao PSB de Pernambuco.

É esperada para hoje reunião entre a cúpula da Rede e integrantes da campanha, com o PSB, para definir o rumo do apoio no segundo turno.

Bom Dia

O fiasco das pesquisas!

Sempre  que posso, manifesto minha opinião contra a realização e divulgação de pesquisas eleitorais.  Acho que, pelo fato de serem patrocinadas, acabam atendendo aos interesses, nem sempre bem claros, do patrocinador. As pesquisas, no meu entendimento, são indutoras e acabam influenciando na vontade do eleitor. Ninguém gosta de votar em quem não vai se eleger.

Nas eleições deste domingo (5), elas proporcionaram um dos maiores fiascos as história das  eleições no Brasil. Praticamente nada do que foi previsto nas pesquisas acabou acontecendo.

Aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, elas só identificaram a subida de José Ivo Sartori nos últimos dias de campanha. Na boca de urna, as pesquisas davam Tarso Genro com grande vantagem sobre Sartori, e o que se viu foi exatamente o contrário. Elas também apontavam vitória de Olívio Dutra para o senado e quem ganhou foi Lasier Martins.
A possibilidade de Marina Silva disputar o segundo turno com Dilma, era o que todos os institutos afirmavam. Dulma vai enfrentar Aécio Neves, que subiu muito mais do que qualquer pesquisa previu.

Agora teremos um segundo turno e, certamente novas rodadas de pesquisas. Será que o eleitor vai acreditar nelas?
E por falar em segundo turno, pelo menos para mim, ficou claro que o brasileiro mostrou que deseja mudanças radicais. Dilma teve bem menos do que a metade dos votos válidos, ou seja, praticamente 60% dos brasileiros não querem que ela seja reeleita.
Aqui no RS, o recado também foi claro: a maioria dos gaúchos não quer Tarso Genro.

Mas, de qualquer maneira, vamos aguardar as pesquisas!

Tenham todos um Bom Dia!