domingo, 21 de setembro de 2014

Brasileirão 2014

23ª Rodada



Jogos do final de semana, resultados e classificação





Sábado – 20/09
18h30

Atlético PR 0 X 1 Internacional – Arena Baixada

21hs

Criciúma 1 X 1 Botafogo – Heriberto Hülse

Domingo – 21/09
16hs

Flamengo 1 X 1 Fluminense – Maracanã
Sport 1 X 0 Coritiba – Ilha do Retiro
Corinthians 3 X 2 S.Paulo – Arena Corinthians
Cruzeiro 2 X 3 Atlético MG – Mineirão
Vitória 2 X 1 Bahia – Fonte Nova

18h30

Grêmio 1 X 0 Chapecoense – Arena Grêmio
Santos 3 X 1 Figueirense – Vila Belmiro
Goiás 6 X 0 Palmeiras – Serra Dourada


CLASSIFICAÇÃO
LIBERTADORES
REBAIXAMENTO


Eleições 2014

O lado sujo da campanha
No meu Bom Dia de hoje (21) falei no Lado Sujo das Eleições, quando faltam duas semanas para o pleito. Quem leu sabe que retratei somente o que venho observando nos comentários, nas publicações e nas redes sociais, ou seja, uma preocupação com a forma como tentam todos os recursos, mesmo os mais escusos, para atingir, ou tentar atingir, candidatos adversários.
Meu blog é livre, sem qualquer tipo de patrocínio, sem nenhum financiamento, o que me dá o direito de expor minhas ideias e convicções, independentemente de lado político e ideológico. É um espaço aberto.
Na linha do que falei, transcrevo material divulgado nas redes sociais sobre o que vem sendo dito a respeito de uma denúncia feita por um blog, sobre uma propriedade da senadora Ana Amélia, que lidera as pesquisas de intenção de votos para o Governo do Estado. Recomendo a leitura.

Site tenta distorcer informações para atacar candidatura de 
Ana Amélia ao Governo do Estado

A candidatura de Ana Amélia ao Governo do Rio Grande do Sul está sendo alvo de mais uma investida inescrupulosa dos adversários. Desta vez, com a participação de um blog obscuro, registrado há 30 dias e intitulado Sociedade Politica. A “denúncia” diz respeito a bens que não teriam sido declarados pela atual senadora à Justiça Eleitoral, referentes ao espólio de seu falecido marido Octávio Omar Cardoso.

A verdade, sem versões ou interpretações maldosas, é a seguinte:

- A propriedade rural, no município de Formosa (GO), sempre foi pública e sempre esteve nas declarações do marido, Octávio Omar Cardoso. Como eram casados pelo regime de comunhão de bens, o patrimônio comum pode ser declarado integralmente por apenas um dos cônjuges.

- Desde a aquisição da propriedade, na metade da década de 80, a propriedade rural sempre constou na declaração de renda de Octávio Cardoso. Além disso, é importante ressaltar que essa propriedade rural sempre teve empregados que auxiliavam a manter a criação de gado.

- Com o falecimento de Octávio Cardoso, em 2011, o patrimônio passou a integrar o Espólio, que era composto pela senadora Ana Amélia Lemos e mais três herdeiras. A citada propriedade rural passou a ser declarada, então, pelo Espólio de Octávio Cardoso, de qual faz parte a Senadora Ana Amélia Lemos e mais três filhas do ex-senador.

- Na declaração do Espólio, prestada em 2014, esse bem continuou registrado. O Espólio era o proprietário do bem, até que foi realizada a partilha. Com o fim do inventário e a respectiva partilha de bens entre as quatro herdeiras, já em 2014, a parte pertencente à senadora constará na declaração de bens ano-base 2014, exercício 2015, rigorosamente dentro da legislação brasileira.

- Quando do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), no sistema do TSE, deve se juntar a declaração de renda do ano anterior, razão pela qual foi juntada a declaração de renda ano-base 2013, em que não constou a propriedade rural porque estava na declaração do Espólio de Octávio Cardoso.

- Somente com a partilha dos bens entre as quatro herdeiras e a venda da propriedade rural, ocorrida em 2014, esse patrimônio será incorporado na declaração da senadora em 2015, ano-base 2014, conforme a legislação em vigor.

O procedimento é absolutamente legal e transparente. É tão transparente que a Senadora já havia antecipado essa notícia à Veja em janeiro de 2014:


E sempre deu publicidade à fazenda, como se pode ver da entrevista concedida ao Coletiva.net:


Mais transparência impossível. Veículos de comunicação respeitados no Rio Grande do Sul e no país entenderam a situação após a busca por esclarecimentos com o setor jurídico da coligação Esperança que Une o Rio Grande. Sites noticiosos, no entanto, a serviço do principal adversário, colocam em xeque a prática do jornalismo, optando por publicar suas próprias versões fantasiosas, tentando, mais uma vez, denegrir a imagem da senadora que lidera as pesquisas ao governo do Estado.


Os eleitores gaúchos, cada vez mais, repudiam a agressividade na campanha e as tentativas de desqualificar os adversários, como vem ocorrendo nas últimas semanas em relação à candidata Ana Amélia. Atitudes como essa talvez expliquem a alta rejeição dos adversários na atual campanha.

Bom Dia!

O lado sujo das eleições!

Faltam duas semanas para as eleições no Brasil. Vamos escolher presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Um momento muito sério na vida de cada eleitor brasileiro. Um momento muito sério para o Brasil.

Meu primeiro voto, faz muitos anos, foi em candidatos que me convenceram pelo posicionamento, pelo que mostravam ser e pelas propostas. Com raríssimas exceções, tive a felicidade de sempre acertar e de ver meus candidatos cumprindo o que prometeram. Naquele tempo, a política era coisa muito mais séria. Os candidatos pregavam e lutavam por seis ideais. Muito pouco se escutava ou lia sobre denúncias, principalmente envolvendo o lado pessoal de quem disputava um cargo nas eleições.

Hoje, lamentavelmente, tudo mudou muito, a começar pela qualificação dos candidatos. Pessoas que não reúnem condições mínimas ocupar cargos em governos ou parlamentos, se apresentam como disputantes. Fazem meia dúzia de votos e passam a aguardar a próxima eleição, quando serão candidatos novamente.

Muito mais triste e preocupante, porém, é assistir, ler e ouvir os ataques pessoais, principalmente de militantes que, sem qualquer responsabilidade, ficam jogando lama e tentando atingir a honra e a dignidade de seus adversários. Na verdade, para eles, inimigos e não adversários políticos. São transformados em verdadeiros marionetes que se limitam a  obedecer, irracionalmente, seus manipuladores.

Sem contar os veículos, grandes, pequenos e nanicos, os portais, blogs e participantes de redes sociais. É um mar de denúncias contra, indistintamente, todos os candidatos. Apaixonadamente, alguns buscam coisas menores e nelas se agarram para tentar destruir a imagem do candidato adversário, principalmente se ele estiver liderando as pesquisas.
Não há qualquer preocupação com as intenções, com as propostas e posicionamento de quem concorre e não é do partido de quem critica. Denunciam e agridem simplesmente pelo prazer de denunciar e agredir. Claro que muitos são verdadeiros profissionais à serviço de um partido ou de uma candidatura.

Não sou e nunca desejei ser o dono da verdade, mas aconselho a quem estiver pensando ainda em quem votar, que tenha um cuidado muito grande com o mar de denúncias, algumas caluniosas, que aparecem em blogs, sites e redes sociais, principalmente.
Escolha um candidato em quem confia, em quem acredita e jamais se deixe levar pela denúncia fácil, mas sempre eleitoreira. Uma insinuação maldosa, que não se sustenta pela fragilidade, que será derrubada logo ali adiante, pode mudar uma eleição. Tome cuidado.
Infelizmente, nestas duas semanas finais, conviveremos cada vez mais com o lado sujo das eleições.

Tenham todos um Bom Dia!