terça-feira, 9 de setembro de 2014

Eleições 2014

Ibope divulga números de São Paulo e Rio



O Ibope divulgou no início da noite desta terça-feira, os números da pesquisa sobre intenção de votos para presidente, governador e senador em São Paulo e para presidente e governador no Rio de Janeiro. Confira os números dos principais candidatos:






SÃO PAULO

Presidente

Marina Silva (PSB) - 38%
Dilma Rousseff (PT) - 25%
Aécio Neves (PSDB) - 15%

Governador

Geraldo Alckmin (PSDB) - 48%
Paulo Skaf (PMDB) - 18%
Alexandre Padilha (PT) - 8%

Senador

José Serra (PSDB) - 33%
Eduardo Suplicy (PT) - 27%
Gilberto Kassab (PSD) - 7%

RIO DE JANEIRO

Presidente

Dilma Rousseff (PT) 37%
Marina Silva (PSB) - 34%
Aécio Neves (PSDB) - 9%

Governador

Garotinho (PR) - 26%
Pezão (PMDB) - 25%
Crivella (PRB) - 17%
Lindbergh (PT) - 9%

Opinião



Recomendo a leitura do Editorial do jornal Estado de São Paulo, edição de hoje. Uma análise sobre o esquema de corrupção que se instalou na Petrobras e que foi denunciado pelo ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava-Jato.







Um pré-sal de lama

O ESTADO DE S.PAULO
09 Setembro 2014 

É ainda muito pouco - e incerto - o que acaba de vir a público do esquema de corrupção na Petrobrás, a partir das informações que o ex-diretor de abastecimento da empresa Paulo Roberto Costa teria repassado ao Ministério Público e à Polícia Federal desde que começou a contar o que saberia sobre o pré-sal de lama na petroleira. Ele se tornou delator na esperança de escapar a penas que podem somar 50 anos de prisão por suas traficâncias com o doleiro Alberto Youssef, desarticuladas pela Operação Lava Jato em março último. Youssef teria branqueado R$ 10 bilhões. No setor de seu parceiro, as maracutaias podem ter custado à Petrobrás R$ 3,4 bilhões em propinas pagas a autoridades, políticos e empresários, estima o jornal Valor, à razão de 3% de cada contrato assinado.
Segundo o Estado, pelo menos 32 figurões - entre parlamentares, um governador e um ministro - teriam se beneficiado. O jornal citou o presidente do Senado, Renan Calheiros. Para a Folha de S.Paulo, seriam 62 os envolvidos. Já a revista Veja fala em 36, dos quais nomeia 12. Notadamente, além de Calheiros, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves; a governadora do Maranhão, Roseana Sarney; o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, todos do PMDB; e o pernambucano Eduardo Campos, que comandava o PSB. Os demais incluem o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte e o senador Ciro Nogueira, ambos do PP. Os petistas são o deputado Cândido Vaccarezza e o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto. Não se informou o que teriam praticado.
Mas o que se publicou foi suficiente para obrigar os principais candidatos ao Planalto a repensar as suas estratégias, a menos de um mês do primeiro turno. Esta insólita campanha já tinha mudado de rumo depois da morte de Eduardo Campos. Antes dominada por Dilma Rousseff e Aécio Neves, a disputa virou de ponta-cabeça. No lugar do ex-governador, Marina Silva disparou nas pesquisas, em prejuízo do tucano e ameaçando a reeleição da petista. Agora, o clima tende a mudar. O tema da corrupção migra da periferia para o centro do debate - tendo como foco o que se cometeu, desde a ida do PT ao poder, na maior e mais estimada empresa nacional.
Não bastará Dilma alegar que o noticiário "não lança suspeita nenhuma sobre o governo, na medida em que ninguém do governo foi oficialmente acusado", para dissipar as suspeitas - anteriores aos depoimentos de Costa, mas potencializadas pelo que a imprensa lhe atribui - de que ela olhou para o outro lado enquanto prosseguia a predação da Petrobrás, iniciada nos anos Lula. A hipótese se ampara na lógica e nos fatos. Se o mensalão consistiu no suborno de deputados para que aprovassem os projetos tidos como essenciais pelo então presidente, o assalto tolerado à petroleira decerto servia, na esfera política, para satisfazer os membros, não raro influentes, da base aliada, de modo a assegurar a coligação eleitoral que daria à candidata quase a metade do tempo do horário de propaganda. Se assim é, Dilma tirou da roubalheira proveito material - contabilizado, no caso, em minutos e segundos.
Os fatos, por sua vez, apontam com mais firmeza ainda o dedo para o Planalto. Em dobradinha com Calheiros, a presidente asfixiou a investigação parlamentar sobre a estatal, cujo ponto de partida era o caso da Refinaria de Pasadena, e cujo ponto de chegada poderia ser um terremoto político comparável à sangria a que o patrimônio da Petrobrás foi submetido nos anos recentes. Dilma argumentou que a CPI pretendida pela oposição - afinal, foram criadas duas, desfibradas - era "eleitoreira". Agora, ironia das ironias, as confissões atribuídas ao ex-diretor apadrinhado pelo PP, endossado pelo PMDB e avalizado por Lula podem fazer mais estragos para Dilma do que uma CPI cujos membros buscam antes o voto do que as verdades a apurar.
Pode sobrar também para Marina devido à menção do político pernambucano a que se achegou para ser a sua vice (não bastasse a história dos laranjas do avião cedido à campanha). Já Aécio, enquanto nada incriminar qualquer dos dirigentes dos nove partidos que o apoiam, se lançará à chance de voltar a subir nas pesquisas.

Cafezinho




Resumo de informações que são destaque nos portais de notícias nesta terça-feira

Pesquisa CNT: Dilma e Marina crescem.  Segundo turno seria de Marina
A CNT/MDA divulgou nesta terça-feira (9) mais uma pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais 2014. Dilma Rousseff e Marina Silva cresceram em relação à pesquisa anterior, de 27 de agosto. A presidente e candidata à reeleição pelo PT passou de 34,2% para 38,1%. Já a concorrente do PSB saltou de 28,2% para 33,5%. 
A pesquisa também simulou o segundo turno entre os candidatos. Se o embate fosse entre Dilma e Marina, a postulante do PSB venceria.  Marina Silva conta com 45,5% das intenções de voto, enquanto Dilma Rousseff aparece com 42,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.(IG)

Moody’s altera para negativa perspectiva de nota de títulos do governo
A agência de classificação de risco Moody's mudou hoje (9) a perspectiva de nota dos títulos do governo brasileiro de estável para negativa.
Segundo a agência, a mudança reflete o aumento do risco de baixo crescimento contínuo e a piora nos indicadores de dívida. Esses fatores podem indicar uma redução na qualidade do crédito no Brasil, diz a Moody's.
Ao mesmo tempo, a agência reafirmou a classificação de risco dos títulos brasileiros em Baa2, devido à resistência da economia brasileira a choques externos, garantida pelo nível de reservas internacionais.
Em outubro do ano passado, a Moody's reduziu a perspectiva da nota da dívida soberana do Brasil de positiva para estável. Na época, a agência também manteve o rating do país em Baa2, garantindo o grau de investimento.(Agência Brasil)

Mantega confirma saída no fim do ano
 Quatro dias após a presidente Dilma Rousseff usar a expressão “governo novo, equipe nova” ao ser perguntada sobre a permanência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em um segundo mandato, o chefe da equipe econômica quebrou o silêncio. Em entrevista ao GLOBO, Mantega disse que goza da plena confiança da presidente e que já tinha avisado que deixaria a pasta por motivos pessoais. “No dia em que eu não tiver a confiança dela, eu saio imediatamente. Isso é condição de trabalho. Somos muito afinados na política econômica. Ela vai levar essa política econômica até as últimas consequências”. O ministro adiantou que dará um novo agrado ao setor exportador e fixará em 3% a alíquota do programa Reintegra para 2015.(G1)

Bombinhas (SC) cobrará por carro que entrar na cidade
Turistas que pretendem passar as férias de verão em Bombinhas, no litoral de Santa Catarina, terão de preparar o bolso para a próxima temporada. A Câmara de Vereadores do município aprovou um projeto de lei que prevê a cobrança de uma tarifa para entrar na cidade, chamada de Taxa de Preservação Ambiental (TPA). A medida já foi sancionada pelo Executivo e sua constitucionalidade está sendo analisada pelo Ministério Público. Se não forem constatadas irregularidades, a cobrança começa a valer a partir do feriado de 15 de novembro.
Com 16,9 mil habitantes, Bombinhas recebe até 1 milhão de visitantes durante a temporada de verão, conforme informações da prefeita Ana Paula da Silva (PDT). "O avanço da degradação ambiental é muito agressivo. A tarifa é uma alternativa de compensação para a cidade” (UOL)

STJ dá liminar favorável à candidatura de Cesar Maia
O candidato ao senado no Rio de Janeiro pelo DEM, Cesar Maia, conseguiu liminar do Superior Tribunal de Justiça para disputar a eleição deste ano. A candidatura de Maia tinha sido negada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio por conta de uma condenação por improbidade administrativa, onde o ex-prefeito do Rio acabou penalizado pela construção de uma igreja de São Jorge no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. 
A liminar vale até que o STJ julgue o recurso especial da defesa de Maia contra a condenação imposta pelo Tribunal de Justiça do Rio em 2005. (Terra)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais desta terça-feira, dia 9 de setembro





- PT prepara mudanças para campanha de Dilma em São Paulo
Com a cobrança pública de Lula, o PT prepara ajustes na campanha de Dilma em SP, onde ela vem perdendo espaço desde a entrada de Marina Silva na disputa (Folha de São Paulo)

- Doleiro pagou passagens aéreas para assessores de senadores
O doleiro Alberto Youssef pagou as passagens de assessores dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Cícero Lucena (PSDB-PB) de Brasília a São Paulo. (Estadão)

- Inverno de 2014 foi o mais quente dos últimos oito anos no Estado

Dados de diferentes cidades indicam que os meses de junho, julho e agosto tiveram até mesmo temperaturas acima de 30ºC (Zero Hora)

 

- Ficha limpa barra 240 candidatos nos TRÊS do país

Na maioria dos casos, os impedidos apresentam recursos e continuam em campanha até decisão final da Justiça Eleitoral  (O Globo)

 

- Cresce número de devedores

Número de consumidores com dívidas em atraso subiu 5,09% em agosto em relação a 2013 (Correio do Povo)

 

- Petrobras vira combustível para horário eleitoral

Depoimentos de ex-diretor da estatal, que acusa políticos de suposta participação em esquema de propinas, são usados por candidatos na tevê.(Correio Braziliense)

 

- Asteróide de 20 metros passou muito perto da Terra, diz Nasa

A passagem do corpo celeste foi monitorada pela agência e havia sido anunciada na última quinta-feira (O SUL)

 

- Brasil tem a maior queda na força de trabalho

País viu a taxa de desemprego cair devido a uma queda na taxa de participação na população economicamente ativa (Gazeta do Povo/PR)

 

- Se for reeleita, Dilma vai substituir Mantega

Confirmação vem após indicações de troca; ministro alega questões pessoais (Jornal do Comércio)

 

- Casal de soldados da PM oficializa união estável em cartório do Ceará

Os dois jovens trabalham no Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Ronda do Quarteirão no município de Tauá, a 344 Km de Fortaleza. (Diário do Nordeste)

Bom Dia!

Amnésia:  epidêmica ou conveniente?


Desde que o mundo é mundo, a vida e os fatos se repetem constantemente. De uma forma ou de outra, as coisas que acontecem hoje já aconteceram algum dia. Aliás, esta é uma tese defendida pelos componentes do atual governo, em todas as suas instâncias; “nós estamos fazendo, pois nos governos passados também foi feito”. 
Agora mesmo, acabo de ler uma declaração do governador Tarso Genro (PT) criticando a candidata Ana Amélia lemos (PP), partido que faz parte da base aliada do governo federal. Disse o petista: “Se elegermos esta senhora que representa a direita aqui no Estado, a visão autoritária, o atraso que representou o governo Yeda irá voltar, não se iludam. Ela irá terminar com as conquistas que tivemos, inclusive o sistema de participação popular”.
Sobre o grande escândalo que envolve a Petrobras, Dilma Rousseff (PT) já se antecipou e declarou que desconhecia a existência de algum “malfeito” na estatal e que, se tivesse recebido informações, teria adotado medidas contra eventuais irregularidades.
Todos lembram do começo da apuração do esquema do mensalão, algo muito parecido com o que ocorre, faz tempo, na Petrobras, mas que Dilma não sabia. Naquela época, o então presidente Luiz Inácio (PT) se mostrou abismado e disse que “não sabia de nada”. Lula se disse enganado por companheiros de muitos anos. Mais tarde, é claro, voltou atrás e passou a defender seus “cumpanheros” que acabaram, mesmo que condenados por formação de quadrilha, corrupção e muito mais, virando heróis para seus correligionários.
É aí que entra a estranha epidemia de amnésia que costuma tomar conta dos governantes nestas ocasiões. Se aqui Tarso esquece que o PP é aliado de seu partido no governo federal, e tenta transformá-lo em dois partidos, um que apóia Dilma e outro que apóia Ana Amélia, na República Dilma diz que não sabia de nada e desconhecia possíveis irregularidades na Petrobras. Mesmo que tenha sido ministra de Minas e Energia, Chefe da Casa Civil e presidente do Conselho Administrativo da Petrobras quando foi feita a compra da refinaria de Passadena, que gerou mais de R$ i bilhão de prejuízo para a estatal. Ela, na ocasião, disse que foi “mal informada por um relatório falho”. Deve ter esquecido que tinha obrigação de saber, minuciosamente, todos os detalhes da compra e só autorizá-la com plena convicção de que se tratava de um bom negócio. Esqueceu deste detalhe.
Precursor da epidêmica ou conveniente amnésia petista, Lula não sabia nada sobre o mensalão, como Tarso esqueceu que o PP é apoiador de seu partido e Dilma não sabia de malfeitos na Petrobras.
Gente sem memória essa que governa o Brasil, não?

Tenham todos um Bom Dia!

PS: Este comentário foi inspirado num post, no Facebook, de meu amigo Rick Jardim!