terça-feira, 2 de setembro de 2014

Inibidores de apetite

Congresso libera produção e venda

O Senado concluiu na tarde desta terça-feira, 2, a última votação do projeto que libera a produção e venda de inibidores de apetite no Brasil. Os senadores aprovaram um projeto de decreto legislativo que susta a proibição imposta pela Anvisa aos medicamentos em 2011. 
Esse tipo de projeto, diferentemente das leis, não precisa receber sanção presidencial para entrar em vigor. Precisa apenas ser promulgado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), na próxima reunião conjunta da Câmara e do Senado.
O projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em abril deste ano. O autor da proposta é o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), que é candidato a vice-presidente da República na chapa de Marina Silva.
Na justificativa do texto, Albuquerque argumentou que a liberação dos inibidores de apetite é importante para o tratamento da obesidade e de doenças correlatas. Para ele, em muitos casos, apenas dietas e exercícios não produzem bons resultados no tratamento. 

"A proibição da produção e comercialização dos medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol e a permissão altamente restritiva para o uso da sibutramina causaram grande insatisfação entre a classe médica, constituindo-se num retrocesso ao tratamento dos obesos no país", escreveu Beto Albuquerque.(Agência Estado)

Eleições 2014 – 2

Marina vence no Rio e São Paulo


O Ibope realizou pesquisa de intenção de votos para a presidência da República no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nos dois estados a candidata do PSB, Marina Silva, está na frente. Confira os números:





Rio de Janeiro

Marina Silva (PSB) – 38%
Dilma Rousseff (PT) – 32%
Aécio Neves (PSDB) – 11%

São Paulo

Marina Silva (PSB) – 39%
Dilma Rousseff (PT) – 23%
Aécio Neves (PSDB) – 17%

O Ibope também divulgou os números da pesquisa para governador do Rio de Janeiro. Confira:

Garotinho (PR) – 27%
Pezão (PMDB) – 19
Crivella (PRB) – 17%
Lindberg (PT) – 11%

Eleições 2014

Ibope divulga novos números para São Paulo

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) candidato a reeleição ao governo de São Paulo, caiu três pontos e tem 47%. Paulo Skaf (PMDB) subiu três e está com 23%. Mesmo assim, Alckmin seria reeleito em primeiro turno. Veja os números da pesquisa Ibope:





Geraldo Alckmin (PSDB) – 47%
Paulo Skaf (PMDB) – 23%
Alexandre Padilha (PT) – 7%

A pesquisa sobre a avaliação do governo de Alckmin mostra que 42% consideram ótimo ou bom e 20% ruim ou péssimo.

Guarda compartilhada

Em caso de desacordo, poderá ser obrigatória

A guarda compartilhada do filho em caso de desacordo dos pais separados poderá ser obrigatória. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (2) projeto sobre o tema, que agora segue para o Plenário.
O projeto determina que, em caso de desacordo entre mãe e pai quanto à guarda do filho, se os dois estiverem aptos para exercer o poder familiar, o juiz deverá aplicar a guarda compartilhada. A única exceção será quando um dos genitores declarar ao juiz que não deseja a guarda do filho.
De autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a proposta altera artigos do Código Civil e especifica a necessidade de divisão equilibrada do tempo de convivência dos filhos com a mãe e o pai, o que possibilita a supervisão compartilhada dos interesses do filho. A proposta fixa ainda multa para o estabelecimento que se negar a dar informações a qualquer um dos genitores sobre os filhos. Além disso, ambos os pais devem dar ou negar o consentimento para os filhos viajarem ao exterior ou mudar de residência para outro município.
O autor argumenta que a redação atual da lei induz os juízes a decretar a guarda compartilhada apenas nos casos em que haja boa relação entre os pais após o divórcio. Para o deputado, o uso seria mais necessário justamente nos casos de desacordo entre os pais.
Na CCJ, o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), votou pela aprovação do texto inicial aprovado pela Câmara dos Deputados. (Agência Senado)

Homenagem a Chávez

Chavistas criam versão do “Pai Nosso”

Altar para Hugo Chávez (Foto: EFE)
Participantes de um evento do governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) lançaram na segunda-feira a “Oração do delegado”, uma versão chavista para o “Pai Nosso” que começa com a frase “Chávez nosso que estais no céu”.

A “I Oficina de Projeto de Sistema de Formação de Partido Socialista”, que começou na quinta-feira passada e terminou nesta terça-feira, 2, foi finalizada com a leitura da oração e a participação dos cantores e poetas que dedicaram suas peças ao ex-presidente Hugo Chávez, morto em 2013, e à revolução bolivariana.
A delegada do partido María Estrella Uribe leu a oração completa. “Chávez nosso que estais no céu, na terra, no mar e em nós, os delegados. Santificado seja teu nome. Venha a nós teu legado para levá-lo aos povos daqui e de lá. Dai-nos hoje tua luz para que nos guie a cada dia e não nos deixes cair na tentação do capitalismo, mas livrai-nos da maldade da oligarquia, do crime do contrabando. Porque nossa é a pátria, pelos séculos e séculos. Amém. Viva Chávez.”
O presidente Nicolás Maduro, acompanhado de boa parte de seu gabinete ministerial, governadores chavistas e outros funcionários, fez um discurso afirmando que a revolução está em uma fase que “exige cada vez mais formações de valores”.
“Quando nos perguntamos que valores devemos formar e quando nos perguntamos onde devemos formar esses valores, há apenas uma resposta: devemos nos formar nos valores de Chávez, no combate diário na rua, criando, construindo revolução, fazendo revolução”, disse Maduro. (EFE)

Cafezinho



Resumo de informações divulgadas nos portais de notícias na manhã desta terça-feira, dia 2 de setembro






Pela 3ª vez, faltou quorum para CPI da Petrobras
A sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras exclusiva do Senado, marcada para esta terça-feira (2), foi cancelada devido ao baixo quórum. Apenas dois dos 13 integrantes do colegiado compareceram, o que adiou pela terceira vez conseutiva a votação dos requerimentos que estavam em pauta.
A falta de quórum ocorre na única semana de votações marcada para o mês de setembro no Congresso Nacional. Senadores e deputados, que estão em “recesso branco” devido à campanha eleitoral, fazem nesta terça (2) e quarta-feira (3) um “esforço concentrado” para tentar apreciar projetos parados na fila de votações.
Para haver deliberações na CPI, seria necessária a presença de, pelo menos, sete senadores. No entantro, apenas o presidente da comissão, Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator, José Pimentel (PT-PE), registraram presença na sessão. (G1)

Empresa de vigilância pagou despesas de avião usado por Campos
A empresa que pagou as despesas operacionais do avião usado pelos candidatos do PSB à Presidência, Eduardo Campos e Marina Silva, nos primeiros meses de campanha eleitoral, funciona em uma casa simples na periferia de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife. Registrada oficialmente como firma de vigilância, a Lopes & Galvão Ltda. aparece como pagadora de serviços de parqueamento e atendimento para a aeronave PR-AFA, prestados pela Líder Táxi Aéreo.
O Globo localizou Genivaldo Galvão Lopes e Luciene Lindalva Lopes, donos da empresa, na casa onde vivem há pelo menos uma década e que funciona como sede da empresa, no bairro Tiúma, antiga vila operária da cidade. Primeiro, os dois negaram ter pagado despesas da aeronave, dando a entender que a firma deles poderia ter sido usada indevidamente.
Nesta segunda-feira, por meio de um advogado, Genivaldo mudou a versão e informou que “pode ter realizado pagamentos a pedido de outras pessoas”. No entanto, preferiu não identificá-las, sob a alegação de que o fará apenas quando for “intimado por autoridades competentes para prestar esclarecimentos”.
— A gente não tem nada a ver com isso, somos pessoas decentes — disse Luciene, ainda na tarde de domingo.
— Eu não gosto nem de avião — completou o marido, na ocasião. (O Globo)

Avião antecipa pouso por causa de briga entre passageiros
Um avião da companhia Delta Airlines com destino a Palm Beach, nos Estados Unidos, teve que antecipar seu pouso ontem por causa de uma briga entre passageiros, informou nesta terça-feira (2) a imprensa local.
A briga, iniciada depois que um passageiro reclinou seu assento enquanto outra dormia apoiada na mesa de refeição, ocorreu no voo 2370, que saiu do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, e teve que aterrissar antecipadamente em Jacksonville, no norte da Flórida.
A Delta Airlines informou que o avião foi desviado de sua rota por "razões de segurança devido a um problema com um passageiro", embora outros passageiros do avião tenham relatado à imprensa o que ocorreu em pleno voo. (UOL)

Conselho recomenda fim da revista íntima nos presídios
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomendou, em resolução publicada hoje (2) no Diário Oficial da União, o fim da revista íntima nos presídios brasileiros, considerada uma prática "vexatória, desumana ou degradante”. O conselho pede o fim do desnudamento (parcial ou total), da introdução de objetos nas pessoas revistadas, dos agachamentos ou saltos e do uso de cães ou animais farejadores durante o procedimento.
No texto, o conselho – ligado ao Ministério da Justiça – orienta que a revista pessoal seja feita com o uso de equipamentos eletrônicos detectores de metais, aparelhos de raio X escanner corporal, por exemplo. A revista manual também poderá ser feita apenas em casos excepcionais, quando a tecnologia não for suficiente para identificar armas, explosivos, drogas e outros objetos ilícitos. (Agência Brasil)

TSE nega pedido para suspender campanha de Arruda
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, negou nesta segunda-feira o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) para impedir que José Roberto Arruda, candidato ao governo do Distrito Federal, continue a fazer campanha. Toffoli entendeu que o recurso no qual a defesa de Arruda contesta a decisão do tribunal, que barrou a candidatura do ex-governador, deve ser julgado antes do pedido do MPE. 
No último sábado, os advogados do candidato entraram com novo recurso no TSE para tentar obter o registro de candidatura. Na terça-feira (26), os ministros mantiveram decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que negou o registro com base na Lei da Ficha Limpa, norma que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. 
No dia 9 de julho, Arruda foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A condenação é referente à Operação Caixa de Pandora, que investigou o esquema de corrupção que ficou conhecido como Mensalão do DEM. (Terra)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais desta terça-feira, dia 2 de setembro





- Torcida Geral é suspensa por tempo indeterminado
Decisão foi tomada pelo Grêmio depois dos cânticos ofensivos no jogo contra o Bahia (Correio do Povo)

- Dilma cobra promessas de Marina, e Aécio critica “pibinho”
A presidente subiu o tom nas criticas à adversária e Aécio afirmou que o “Brasil está em recessão técnica’ (O Sul)

- Supersafra ano III
Com previsão de tempo favorável e estimativas de investimentos de produtores, Estado deve registrar a terceira colheita abundante de grãos (Zero Hora)

- Saldo comercial tem primeiro superávit em 2014
Balança acumulada até agosto é de US$ 249 mi; déficit era de US$ 3,7 bi (Jornal do Comércio)

- Relatório do TCU aponta nepotismo em 81 contratos da Petrobras
Relatório aponta “risco de favorecimento indevido” a empresas de parentes de dirigentes da estatal que foram contratadas pela companhia petrolífera (Gazeta do Povo/PR)

- Empresa de vigilância pagou despesas de avião de Campos
Donos da firma, da periferia de São Lourenço da Mata (PE), apresentam versões contraditórias sobre o caso (O Globo)

- Empresas argentinas atrasam pagamento de fornecedores brasileiros
No total, elas já acumulam um débito de US$ 2,5 bilhões (Correio Braziliense)

- Dirigente do PSB para políticas LGBT deixa campanha de Marina Silva
Luciano Freitas deixou o cargo por causa do recuo no programa de governo de Marina Silva para a população LGBT (Estado de Minas)

- TRE-CE registra mais de mil denúncias de propaganda irregular
Um total de 1.07 denúncias de propaganda irregular foram recebidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) desde o dia 6 de julho, quando se iniciaram as campanhas eleitorais, até a última segunda-feira (1º). (Diário do Nordeste)

- Renan defende proposta que eleva salário de juízes

Na semana passada, o STF aprovou envio ao Congresso de projeto propondo reajuste dos próprios salários para R$ 35.919 (Estadão)

 

- Venda de veículos tem queda de 7,4% e frustra setor

A expectativa de que o mês de agosto desse um novo fôlego à indústria automotiva foi frustrada: os emplacamentos de carros de passeio e comerciais leves registraram queda de 7,4% na comparação com julho. (Folha de São Paulo)

Bom Dia!

É com esse que eu vou!

Quando abri o jornal, hoje de manhã, logo lembrei de um samba antigo, gravado pelo grupo ‘Quatro Ases e um Coringa’, que fez sucesso nos carnavais passados e cuja letra começava assim: “É com esse que eu vou sambar até cair no chão...” e seguia com versos que caíram no gosto dos foliões da época.
Pois lembrei do samba ao ler a manchete da página 4 do Correio do Povo: “Ala do PMDB abandona Aécio e adere a Marina”. No destaque, uma frase do deputado Osmar Terra afirmando que  “Fui Eduardo Campos desde pequeno. Agora estou com Marina”.
Fechei o jornal e fiquei pensando; se Osmar Terra “foi Eduardo Campos desde pequeno”, por qual motivo estava apoiando Aécio? Será que o apoio refletia a possibilidade do tucano ser presidente? Custo a  acreditar que um deputado da envergadura de Terra, ao ver Marina subir nas pesquisas tenha abandonado suas convicções e, quem sabe pensando no futuro, cantado o samba, aquele do meu tempo: ´”É com esse que eu vou....”

Passe livre

A sujeira e a poluição causada pelos ridículos cavaletes de propaganda eleitoral espalhados pela cidade servem, pelo menos, para que alguns candidatos exponham suas tentativas de seguir iludindo o eleitorado. O que mais tem é candidato colocando em seus cavaletes que foi autor da lei tal, que aprovou tal coisa, que luta por tantas outras.
Hoje mesmo, ao passar pela rótula das Cuias, literalmente coberta pela sujeira dos cavaletes, vi uma propaganda onde um candidato diz que “aprovou a Lei do Passe Livre”.
Pois no mesmo Correio do Povo, onde li a decisão da ala do PMDB de trocar Aécio por Marina, existe uma matéria que diz, sobre o Passe Livre, que a “Legislação acaba ficando no papel”. Lendo o jornal, a gente fica sabendo que uma pequena parte do dinheiro prometido pelo governo estadual foi depositado, mas que a burocracia impede que as prefeituras consigam desfrutar dele. Assim, os estudantes, que seguem pagando a passagem, jamais receberam o que foi prometido pelo governador, com pompa e circunstância, aos jovens que estiveram no Piratini depois das manifestações populares de junho do ano passado.
Mas os cavaletes seguem lá, sujando a cidade e iludindo os eleitores.

Tenham todos um Bom Dia!