quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Parque Assis Brasil

Feira terá acesso pela BR 448

A três dias de receber a maior feira agropecuária da América Latina, que ocorre entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil apresenta novidades aos visitantes e expositores, entre elas duas importantes obras de infraestrutura que serão inauguradas nesta quinta-feira (28).
Foto: Palácio Piratini
A primeira diz respeito à liberação do acesso secundário que ligará o Parque à BR 448, também conhecida como Rodovia do Parque. A solenidade ocorrerá às 10 horas.  “Estamos comprometidos com a melhoria do fluxo de veículos. A ligação da rodovia permitirá o acesso dos frequentadores a dois estacionamentos do Parque - 15 (visitantes) e 16 (expositores do Simers), tanto pela BR-386 (no sentido Lajeado-Vale do Sinos) quanto pela BR-448 (Capital-Vale do Sinos), o que desafogará a BR 116”, frisou Adeli Sell, subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Até o ano passado, a BR 116 era o principal meio que a Capital, a região metropolitana e o restante do Estado tinham para chegar à maior feira agropecuária da América Latina.
Num segundo momento, autoridades, imprensa e demais presentes serão convidados a participar de visita às obras de contenção do Arroio Esteio. “Estamos trabalhando para que a 37ª Expointer ocorra sem alagamentos. Temos a expectativa de receber em torno de 800 mil pessoas no evento, por isso temos que proporcionar segurança e conforto à população”, completou.
Conforme o secretário estadual de Agricultura, Cláudio Fioreze, resolver a questão de drenagem e das áreas de contenção no espaço foi fundamental. “Estas obras fazem parte de um projeto maior de modernização do Parque, no qual o Estado pretende investir R$ 200 milhões entre recursos públicos e privados”, destacou.

Cafezinho



Resumo de algumas informações importantes publicadas nos jornais e portais de notícias da manhã de hoje e começo da tarde.






TSE barra candidatura de Arruda
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por seis votos a um, decisão que barrou a candidatura de José Roberto Arruda (PR) a governador do Distrito Federal. O julgamento começou na noite de terça (26) e terminou somente na madrugada desta quarta (27)..
Há duas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal havia decidido rejeitar o registro de candidatura, mas ele recorreu ao TSE.
O ex-governador poderá apresentar recurso ao próprio TSE e também recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Até uma decisão final da Justiça, Arruda pode continuar em campanha.(G1)

Confiança da indústria volta a cair
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), apresenta queda de 1,2% entre julho e agosto ao atingir 83,4 pontos. Foi o oitavo recuo seguido e o mais baixo nível de avaliação desde abril de 2009 (82,2 pontos). No entanto, a intensidade da queda diminuiu ante as três últimas pesquisas - com -3,2%, -3,9% e -5,1%.
A Sondagem da Indústria de Transformação indica pessimismo maior em relação ao momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA) foi negativo em 3,6%, com 82,7 pontos, o menor nível desde março de 2009 (78,5). O Índice de Expectativas (IE) aumentou 1,4%, ao alcançar 84,1 pontos. (Agência Brasil)

Cristina fala em tirar a Capital da Argentina de Buenos Aires
Em meio a crises política e econômica, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, resolveu mudar o foco e sugeriu nesta terça-feira que vai começar a pensar em uma possível mudança de localização da capital do país. Com o vice-presidente sendo julgado por corrupção, alta da inflação, baixa criação de empregos e o país com ativos bloqueados no exterior por causa de uma disputa judicial com credores, o timing de Cristina não poderia ser mais oportunista.
“É uma ideia [a mudança da capital]. Temos que discuti-la e pensá-la entre todos os argentinos”, afirmou Cristina em um ato na cidade de Santiago del Estero, 1.150 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires. A simples menção da possibilidade acirrou os ânimos dos argentinos, que, segundo o jornal Clarín, criticaram duramente a presidente nas redes sociais.(Veja)

PSB não sabe se empréstimo de jatinho era pago
A polêmica envolvendo o empréstimo de um jato executivo para a campanha presidencial do PSB está longe de terminar. Após o partido divulgar, nesta terça-feira (26), nota em que diz que a aeronave foi emprestada para a campanha, o coordenador financeiro da equipe de Marina Silva, deputado federal Márcio França, admitiu não saber se o acordo "foi oneroso ou se foi gratuito".
— Como disse o partido hoje, foi um empréstimo. A gente só não sabe se foi oneroso ou se foi gratuito. (R7)
Dinheiro de roubo do BC compra votos no Ceará
O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), ontem, no plenário da Assembleia, denunciou que candidato a deputado federal, nestas eleições, está lavando "dinheiro do Banco Central", na compra de votos, em Fortaleza e no Interior. O parlamentar fazia referência aos milhões de reais roubados do Banco Central, no Ceará, em agosto de 2005.
Lula Morais acrescentou que está à disposição do Ministério Público (MP) para dar mais detalhes do derrame de dinheiro do referido postulante. O deputado disse que indicaria o nome se fosse ouvido pelas autoridades cearenses. A manifestação do parlamentar foi em aparte ao discurso do deputado Fernando Hugo, que criticava a compra e venda de votos no Ceará. (Diário do Nordeste)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de alguns jornais nesta quarta-feira, dia 27 de agosto





- Empresas fantasmas suspeitas em negócio com avião de Campos
Dinheiro para o Cessna teria passado por Brasília, São Paulo e peixaria em Recife (Zero Hora)

- Ibope mostra Dilma com 34%, Marina com 29% e Aécio com 19%
Na simulação de segundo turno, Marina vence Dilma por 45% a 36% (O Sul)

- Vendas do Brasil ao Mercosul caem 8,7%
Barreiras Argentinas derrubam a participação do bloco em relação a 2013 (Jornal do Comércio)

- Caso Bernardo: Vídeo revela que menino era dopado em casa
Promotora usará material para reforçar que o pai Leandro Boldrini é o mentor intelectual do crime (Correio do Povo)

- Oi deve fazer proposta de compra da TIM
Comunicado foi divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que assinou contrato com o Banco BTG Pactual para intermediar proposta de compra (Gazeta do Povo/PR)

- Ibope produziu tensão nas campanhas de Dilma e Aécio
 Os petistas estão em alerta com a rápida conversão dos insatisfeitos com o governo em eleitores de Marina Silva (PSB), e os tucanos têm 39 dias, a contar de hoje, para ultrapassar Marina e evitar um fiasco histórico. (Folha de São Paulo)

- TSE barra candidatura de Arruda no DF
A maioria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta terça-feira, 26, pela cassação da candidatura de José Roberto Arruda (PR), condenado por improbidade administrativa, ao governo do Distrito Federal. (Estadão)

- Ministro Gilmar Mendes chama política do DF de “rastaquera”
Ele acrescentou que o "DF já deveria ter passado por processo de intervenção". Foi além ao afirmar que "o Distrito Federal não tem sequer dignidade para ter autonomia política". (Correio Braziliense)

- Efeito Marina acelera reação de adversários
A pesquisa Ibope pode acelerar a reação das campanhas de PT e PSDB sobre o “efeito Marina”. (O Globo)

- Israelenses e palestinos respeitam cessar fogo
"Não foi lançado nenhum foguete em direção ao território israelense, nem aconteceu nenhum ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza desde terça-feira à tarde", afirmou uma fonte militar.(Estado de Minas)