sexta-feira, 25 de julho de 2014

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques desta sexta-feira, dia 25 de julho






- Diplomacia também em conflito (Zero Hora)

- Brasil e Israel passam dia brigando (Correio do Povo)

- Dívida pública do País é quase metade do PIB (Jornal do Comércio)

- BM inicia operação para coibir assaltos a ônibus em Porto Alegre (O Sul)

- Saída de ativistas da prisão tem confusão entre manifestantes (Diário do Nordeste)

- Decisão do TCU isenta Dilma, mas agrava Petrobras (Estadão)

- BC libera R$ 30 bilhões para forçar crédito e estimular a economia (Correio Braziliense)

- Brasil tem 6 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza (O Globo)

- Emprego na indústria encolhe após crise (Gazeta do Povo/PR)

- Cruz Vermelha do Brasil desviou dinheiro de doações (Folha de São Paulo)

- Hepatite mata quase tanto quanto a AIDS (Estado de Minas)

Bom Dia!

Alguém acredita?

Com todo o respeito que a figura do governador do Estado merece, confesso que não posso conviver com declarações que, no mínimo, afrontam nossa inteligência, boa vontade e paciência. 

Li no comentário da Rosane Oliveira, da ZH e fui conferir o release que recebi sobre uma ação do governador Tarso Genro (PT) na cidade de Gravataí. Foi um ato de campanha, lá no município que passou por um surto de desenvolvimento depois da chegada da GM, já que estava quase estagnado até então, que o governador afirmou, alto e bom som, como se diz em São Gabriel, que “os prefeitos pedem para não receber mais verbas para a saúde, já que não conseguem nem aplicar o que estão recebendo”. Salientou o candidato petista, que isso acontece graças ao fato de seu governo “tratar de forma republicana a todos os prefeitos e aos 12% que aplica em saúde”.

Falando sério e admitindo que o governador acredite no que disse, será que ele acha que alguém de bom senso e que necessite, por exemplo, de um atendimento médico via SUS, acredita que a saúde está tão bem que os prefeitos estejam renegando verbas? Será que o governador, depois de cometer um absurdo assim, não pensa, não fica vermelho e segue imaginando que alguém, a não ser seus companheiros, alguns por necessidade, acreditam que a saúde no RS está tão boa que os prefeitos nem querem mais as verbas oferecidas?

Eu me nego a acreditar que o próprio governador acredite no que afirmou. E digo isso baseado num fato que presenciei ainda hoje de manhã ao passar pela Avenida José Bonifácio e pela frente da Santa Casa. Dezenas de ambulâncias e carros de secretarias da saúde de prefeituras do interior do Estado, estacionadas esperando por pacientes que procuram aqui o atendimento que não encontram em seus municípios. Ou será que é tanta verba que os hospitais, modernamente aparelhados, nos municípios onde os prefeitos não querem mais dinheiro, estão lotados?

Mas é assim em ano eleitoral. Os governantes usam e abusam do direito de falar e prometer qualquer coisa tentando iludir os eleitores. E o pior é que alguns conseguem.