quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mensalão do DEM

Arruda diz que foi ‘golpe do PT’


Um dia depois de ter uma condenação por improbidade administrativa confirmada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o ex-governador José Roberto Arruda (PR) afirmou nesta quinta-feira, 10, que a decisão judicial em nada afeta sua campanha e que o "mensalão do DEM nunca existiu".
Novamente candidato ao governo do Distrito Federal, Arruda é suspeito de envolvimento com um esquema de compra de apoio político conhecido como "mensalão do DEM", partido ao qual era filiado quando comandou o DF (2006-2010). 

Arruda convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira e alegou que foi alvo de um "golpe" planejado pelo PT e que seu governo foi "criminosamente interrompido". De acordo com ele, as imagens divulgadas são anteriores à sua administração. "O que se julgou ontem é um episódio muito antes do meu mandato. É o mesmo de culpar o presidente Lula por algo que ocorreu no governo Fernando Henrique Cardoso", disse. Ele alega que os petistas precisavam criar um escândalo de corrupção que se "contrapusesse ao mensalão do PT" nas eleições de 2010.

Cafezinho


Na hora do cafezinho, curta o resumo de algumas notícias importantes da manhã






Uruguai: distribuição legal de maconha é adiada para 2015
A Distribuição de maconha em farmácias, legalizada em dezembro de 2013 no Uruguai, vai começar no ano que vem pois implementá-la apresenta problemas de ordem prática, disse nesta quarta-feira o presidente José Mujica em entrevista à AFP.
A venda direta de maconha aos consumidores "vai para o ano que vem, e apresenta dificuldades práticas", afirmou o presidente, acrescentando ser inevitável levar adiante o processo lentamente para que tudo seja bem feito.
Mujica admitiu que o fato de a implementação da venda controlada de maconha começar um pouco antes ou junto com a mudança de governo é uma dificuldade. (Terra)

Governo publica MP com bondades para indústria e para estimular bolsa
O governo federal publicou nesta quinta-feira (10) no "Diário Oficial da União" a Medida Provisória 651, que traz uma série de bondades para estimular a competitividade da indústria e, também, mais facilidades para viabilizar a entrada de pequenas e médias empresas na bolsa de valores. As medidas já haviam sido anunciadas no mês passado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A MP tem força de lei, mas tem de passar, posteriormente, pelo crivo do Congresso Nacional.
Para a bolsa de valores, o governo informou que está isentando os investidores pessoas físicas do pagamento de Imposto de Renda sobre ganhos de capital que sejam obtidos com as ações dessas empresas. São consideradas empresas de porte médio aquelas com valor de mercado abaixo de R$ 700 milhões e receita bruta do ano anterior ao da abertura de capital (IPO) abaixo de R$ 500 milhões.(G1)

Funai anuncia primeiro contato com tribo indígena isolada no Acre
Uma sociedade indígena isolada do Brasil teve seu primeiro contato com a civilização moderna no último mês de junho. a Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciou em nota que seus servidores e índios ashaninkas foram abordados de forma pacífica por uma tribo monitorada desde 2008, mas que nunca havia deixado o isolamento do Alto Rio Envira, no Acre.
De acordo com o comunicado, os índios vinham se aproximando desde o começo de junho e, no fim do mês, encontraram a equipe da Frente de Proteção Etnoambiental Envira e o sertanista José Carlos Meirelles. Na tentativa de preservar o povoado e impedir que doenças se espalhem pela tribo, a Funai iniciou plano de contingência para monitorar a situação. 
A tribo possui um dialeto próprio e a comunicação foi rudimentar até o momento. Intérpretes foram enviados ao local para reunir maior conhecimento do grupo étnico até então desconhecido. (CP)

Produção industrial cai em sete locais de abril para maio
Sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tiveram queda na produção industrial na passagem de abril para maio deste ano. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada hoje (10), a maior queda foi observada no Amazonas (9,7%), seguido da Bahia (6,8%) e da Região Nordeste (4,5%), cujos estados são analisados em conjunto. Também registraram queda o Rio de Janeiro (1,6%), o Espírito Santo (1,4%), o Rio Grande do Sul (1%) e Pernambuco (0,2%). Na média nacional, houve uma queda de 0,6%.(AB)

Polícia faz operação contra fraude na prefeitura de Alvorada e Banrisul
A Polícia Civil realiza deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) uma operação em Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Capão da Canoa e Caxias do Sul para combater fraudes em contratos. De acordo com a polícia, a investigação envolve o desvio de recursos por meio da emissão fraudulenta de vale-refeição.
No Centro de Porto Alegre, os policiais estiveram na empresa Green Card e na sede Banrisul recolhendo documentos e computadores. Segundo os agentes, a empresa tinha contratos fraudulentos com a gestão anterior da prefeitura de Alvorada e com o banco, por meio do cartão Refeisul. (ClicRBS)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 10 de julho





- Los hermanos contra a Alemanha (Zero Hora)

- Aneel adia cobrança de dívida de elétricas (Jornal do Comércio)

- Indústria: crescimento não supera perdas (Correio do Povo)

- Preço dos remédios genéricos caem até 53% em um ano (O Sul)

- Ministério da Saúde desconhece promessa de campanha de Dilma (Folha de São Paulo)

- Alemanha também ganha de goleada do Brasil na economia, dizem especialistas (Correio Braziliense)

- Ceará:  Assembléia Legislativa deve reduzir número de sessões de quatro para uma por semana (Diário do Nordeste)

- Dirceu e Genoíno podem mudar para regime aberto em novembro (O Globo)

- Brasil fica em alerta depois de 20 casos de febre chikungunya (Gazeta do Povo/PR)

- Dilma tenta se descolar do fracasso da seleção brasileira na Copa (Estadão)

-Tucanos avaliam que goleada anula discurso adversário (A Tarde/BA)

- Diferenças entre Brasil e Alemanha são gritantes na economia (Estado de Minas)