segunda-feira, 23 de junho de 2014

Copa do Mundo

Torcedores serão acolhidos no Parque Harmonia

Em reunião com representantes da Prefeitura, do governo do Estado, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e de órgãos federais de segurança, ficou definido na tarde desta segunda-feira, 23, que o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) será alternativa de acolhimento para turistas pernoitarem em barracas. A medida ocorre em caráter de contingência, permanecendo os campings de Viamão como principal destino de visitantes que optarem por esta forma de hospedagem.
Com espaço limitado para barracas, os visitantes poderão ser acolhidos no Harmonia, próximo ao Acampamento Farroupilha, na área conhecida como “fazendinha”. O acesso se dá pela rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, esquina com a rua Ibanor José Tartarotti, na primeira entrada à esquerda após a churrascaria Galpão Crioulo. Por questões de segurança, não será permitido o acampamento no Parque Marinha do Brasil. As forças de segurança pública manterão o policiamento especial no Acampamento Farroupilha e nos espaços de eventos da Copa, mobilizadas para a movimentação do grande contingente de turistas previsto para os próximos dias, devido ao jogo entre as seleções da Argentina e da Nigéria no estádio Beira-Rio.

Horários de funcionamento do Acampamento Farroupilha:
- De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h.
- Nos finais de semana, das 10h às 2h da manhã.
- Dias de jogos em Porto Alegre, das 9h à meia-noite.

Manifestação

Grupo protesta no Centro

Estes não querem Copa. (Foto: Correio do Povo)
Menos de cem manifestantes, reunidos na frente da Prefeitura de Porto Alegre, iniciaram no começo da tarde, uma manifestação contra a Copa do Mundo. As faixas e gritos de “Não vai ter Copa”, foram substituídos por “Fifa, volta prá Suiça” e “no Beira-Rio, enquanto a bola rola, não tem saúde, não transporte, não tem escola”.

Quando o grupo se aproximou da Rua Dr. Flores, alguns comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos, temendo alguma ação de vandalismo. Oro Mendes, um dos líderes da manifestação, anunciou que o grupo fará uma assembleia, ainda hoje, para avaliar o ato.

Produto Interno Bruto

Mercado reduz previsão de alta para 2014


O Boletim Focus, do Banco Central, reduziu a expectativa de crescimento do PIB para este ano. O índice de 1,16% fica abaixo do previsto anteriormente que era de 1,24%. Já para 2015, a previsão é de um recuo de 1,73% para 1,6%.

O relatório de mercado, conhecido como Focus, é fruto de pesquisa do Banco Central com mais de 100 instituições financeiras. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia.
O aumento do PIB do país previsto para 2014 pelo mercado financeiro continua abaixo do estimado no orçamento federal, de 2,5%, e também menor que a previsão divulgada pelo Banco Central em março, de alta de 2%.

Inflação

Os analistas do mercado também mantiveram, na semana passada, em 6,46% a previsão para 2014 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país e calculado pelo IBGE.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta segunda-feira, dia 23 de junho






- Brasil enfrenta Camarões para confirmar classificação e 1º lugar (Zero Hora)

- Porto Alegre se mobiliza para receber multidão argentina (Correio do Povo)

- Caminho do Gol reúne massa de brasileiros e estrangeiros na Capital (Jornal do Comércio)

PT busca discurso mais à esquerda na campanha de Dilma (Estadão)

- Aécio sela união com PMDB no Rio e divide base de Dilma (Folha de São Paulo)

- Collor e Renan formam aliança em Alagoas para combater Teotônio Vilela (O Globo)

- Planalto tenta conter debandada de aliados (Correio Braziliense)

- Marco Civil da Internet entra em vigor hoje (Gazeta do Povo/PR)

- Congresso polemiza com projeto de lei que trata do conceito de família (Estado de Minas)

Bom Dia!

“Está de boa!”

Uma super crise de asma acabou por me tirar da Copa do Mundo por uma semana. Claro que eu não estava escalado pelo Felipão, mas tinha um compromisso assumido, faz 3 anos, com a SECOPA, com o secretário João Bosco e com o Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura. Tinha não, tenho! 
Mas, como eu dizia, estou em casa faz uma semana, e somente após uma série de medicamentos, quase todos na base de cortisona, estou apenas com um antibiótico e já me sinto bem. Devo voltar ao trabalho nesta segunda-feira.

Em casa, tentando ajudar da maneira possível, vi o sucesso da Copa transformar Porto Alegre numa cidade como nunca.  Beira-Rio sempre lotado, Fanfest com público nunca inferior a 20 mil pessoas, hotéis, bares e restaurantes lotados, ruas tomadas por pessoas alegres, com roupas e rostos coloridos, sorriso de felicidade. Pode até ter acontecido, mas não ouvi falar em brigas e nem em desentendimento entre os torcedores brasileiros e os de várias partes do mundo. Tomara que tudo continue assim até achegada dos argentinos. Brasileiros e hermanos têm sangue quente, sangue latino e uma rivalidade incomparável. Tomara que ela não se manifeste com a chegada deles por aqui.

Em meio a toda a festa provocada pela Copa, é lamentável que muitos ainda tentem dar uma de caranguejo e sigam buscando chifre em cabeça de cavalo. Alguns fazem de tudo, buscam detalhes mínimos para tentar diminuir o sucesso do evento. Hoje li matéria num dos mais importantes portais de notícias daqui, afirmando que os coreanos estavam “decepcionados com o churrasquinho do Beira-Rio”. Ou é falta total de assunto, ou é querer diminuir o brilho que tomou conta da cidade. Até os “ativistas” que passaram não sei quantos meses afirmando que não haveria Copa, parece que caíram na real e hoje não passam de 100 querendo perturbar a paz de quem quer fazer festa ou, como dizem os mais jovens, “está de boa”.