terça-feira, 10 de junho de 2014

Pesquisa IBOPE

Dilma cai e chances de segundo turno crescem

Uma nova pesquisa de intenções de votos realizada pelo IBOPE mostrou que a candidata do PT, Dilma Rousseff, teve uma queda de dois pontos percentuais em relação á mostra realizada em maio. Já seus principais opositores, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), tiveram crescimento de dois pontos cada. Enquanto Dilma ficou com 38%, Aécio obteve 22% e Campos, 13%. Assim, a eleição somente seria decidida num segundo turno. Conforme o IBOPE, neste caso Dilma teria 42% contra 33% de Aécio e 41% a 30% contra Eduardo Campos.
Foram entrevistadas 2002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 4 e 7 de junho.


Restituição do Imposto de Renda

Receita abre consulta ao primeiro lote

A Receita Federal abre a partir das 9 horas de quarta-feira, 11, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de 2014. Nessa primeira etapa do pagamento referente ao imposto de renda do ano passado, serão pagos mais de R$ 1,9 bilhão a 1.350.668 contribuintes. O crédito será pago pelo Fisco na próxima segunda-feira (16).
Esse lote abrange, ainda, restituições referentes aos anos de 2008 a 2013. No total, 1.361.028 contribuintes têm direito ao pagamento e o crédito bancário soma R$ 2 bilhões. Desse total, segundo a Receita, fazem parte 1.275.541 contribuintes idosos e 85.487 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Para checar se a restituição foi liberada, é necessário acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na internet, o contribuinte deve acessar o extrato da declaração e verificar se há apontamento de inconsistências de dados. Nesse caso, a pessoa deve fazer a autorregularização, por meio da entrega de declaração retificadora. (Agência Estado)

Convenção do PMDB

Ala rebelde não quer aliança com PT

Teve início na manhã desta terça-feira, 11, a convenção nacional do PMDB, que decide se mantém ou não a aliança com o PT para a disputa presidencial. A ala rebelde da legenda aproveita o evento para fazer campanha contra o apoio e entregou aos correligionários um documento intitulado "Carta ao companheiro do PMDB" e assinado pelo Movimento PMDB Independente.
Nele, os dissidentes enumeram uma série de críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff, citando o aumento da violência, problemas na saúde pública, a desestruturação do setor elétrico, as denúncias de corrupção que envolvem a Petrobrás e a "condução intervencionista e populista da economia". A convenção é realizada no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
"Definitivamente, o PMDB não pode e não deve concordar com esse estado de coisas. O fato é que, nos últimos anos, o partido foi preterido, desprezado e tratado como um mero apêndice do PT. Essa situação é inaceitável", afirma a carta.
A convenção desta terça servirá para chancelar ou não a aliança nacional com o PT, reeditando a chapa encabeçada pela presidente Dilma Rousseff (PT) e com Michel Temer na vice.
Porta-voz dos insatisfeitos, o deputado federal Danilo Forte (CE) afirmou que a maioria dos votos do seu estado é contra o acordo nacional com os petistas. Isso mesmo depois de o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), pré-candidato ao governo do Estado, ter ontem garantido a Michel Temer que o Ceará votará pela aliança. "O que vale é o sentimento da base", disse Forte.
Já o deputado Leonardo Picciani (RJ) calculou que ao menos 80% dos mais de 70 votos que o Rio de Janeiro dispõe na convenção serão pelo rompimento. Embora a cúpula do partido fale em um vitória segura, com margem com mais de 70% dos votos pela aliança nacional, a ala rebelde aposta que o voto secreto trará força ao rompimento. (Agência Estado)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta manhã de terça-feira, dia 10 de junho




Top 5 da 10
Destaques da camisa mais famosa do mundo na Copa 2014. (Zero Hora)

PMDB renega testes do PT na convenção, mas deve fazer aliança
Principal partido aliado do governo federal decide hoje sobre reedição ou não da aliança vitoriosa em 2010. (Estadão)

Segurança terá regras para agir em manifestações
Ministério Público Federal e MPE recomendam a não utilização de qualquer tipo de arma. (Correio do Povo)

Após 5 dias e 42 demissões, Metrô de SP volta ao normal
Sindicato ameaça uma nova paralisação no dia da abertura da Copa, na próxima quinta-feira. Outras 13 demissões estão em análise. (O Globo)

Sancionada lei que prevê cota para negros no serviço público
O texto limita a aplicação das cotas ao prazo de 10 anos. (O Sul)

Economistas condenam a gastança do governo federal
A pesquisa Focus do BC mostrou ontem que o mercado parece não acreditar em melhora da inflação. A previsão é de que o IPCA avance 6,47% até dezembro. (Correio Braziliense)

Arrecadação estadual recuou 3,9% em maio
Industria causou a desaceleração; alta foi de 2,5% nos cinco primeiros meses. (Jornal do Comércio)

Chuva afeta 106 mil pessoas e causa 9 mortes no Paraná
Outras seis pessoas ainda estão desaparecidas. Setenta e nove cidades já decretaram situação de emergência e 50 devem fazer o mesmo nesta terça-feira. (Gazeta do Povo/PR)

Desorientação de piloto pode ter causado queda

Com documentação em dia e descartando problemas no motor, Aeronáutica investiga possível falha humana na queda do helicóptero que matou Fernandão. (Metro/PA)