sexta-feira, 9 de maio de 2014

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 9 de maio




Fraude sem fim
Em um ano, cinco operações.
Na nova fase de ações do MP, indústria vira centro das investigações sobre leite adulterado. (Zero Hora)

Aécio sobe, e chance de Dilma ser eleita no 1º turno diminui
Segundo o Datafolha, no cenário mais provável a petista teria hoje 37% das intenções de voto e os outros candidatos estariam com 38%, somados. (Folha de São Paulo)

Industriais são presos por usar soda no leite
Dois empresários e executivo foram flagrados em investigação do Ministério Público. (Jornal do Comércio)

Aécio sobe quatro pontos e aumenta chance de segundo turno
De acordo com o Datafolha, o tucano cresceu quatro pontos percentuais desde o último levantamento, atingindo 20% e aumentando as chances de haver segundo turno em outubro.(Correio Braziliense)

Fraude em um milhão de litros
Nova fase da operação que investiga adulterações no leite chega a indústrias de Paverana e Imigrante. (Correio do Povo)

Curitiba e região têm a 3ª maior inflação do País em abril
Assim como em março, aumento nas despesas com alimentação e bebidas foi o que mais contribuiu para elevar o índice na capital e cidades vizinhas. (Gazeta do Povo/PR)

Uruguai não pretende atrair turistas com liberação da maconha
O decreto assinado pelo presidente Mujica, permite  que apenas pessoas de nacionalidade uruguaia ou com residência permanente no país, se registrem para comprar a substância. (O Sul)

Petrobras sabia sobre suspeita de propina desde 2012

Embora representantes da empresa holandesa SBM tenham citado caso, auditoria interna só foi aberta no início deste ano. (Estadão)

 

PF calcula que ex-diretor da Petrobras desviou R$ 300 milhões

A PF chegou a esse número a partir de documentos apreendidos em poder de Costa e do doleiro Alberto Youssef, também um dos alvos centrais da Lava-Jato. (O Globo)

 

Ministério da saúde prorroga campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe, que começou no dia 22 de abril, terminaria nesta sexta-feira (9). (Estado de Minas)

Eleições 2014

Já manifestei aqui minha opinião sobre a queda da presidente Dilma nas pesquisas eleitorais. Sigo pensando que o PT não vai querer abrir mão de seu projeto de poder que prevê mais quatro anos para Dilma e, depois, mais quatro, no mínimo, para Lula. Para mim, caso Dilma siga despencando na preferência dos eleitores, o PT, muito antes do que se imagina, vai trocar de candidatura. Dilma, sob algum pretexto sai da disputa abrindo mãe em favor de Luiz Inácio. Posso estar enganado, mas acho que não.

Datafolha: Dilma Tem 37%, Aécio 20% e Campos 11%

O Instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (9), no site do jornal “Folha de S.Paulo”, pesquisa de intenção de voto para presidente da República neste ano.
A pesquisa indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 37% das intenções de voto, contra 38% dos dez demais candidatos somados.
Em um cenário com os mesmos candidatos, mas com Lula no lugar de Dilma, o ex-presidente aparece com 49% das intenções de voto, contra 32% dos outros candidatos somados.

Veja os números para a pesquisa estimulada em quatro cenários:

Cenário A (com partidos menores)
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 11%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 16%
- Não sabe: 8%

Cenário B (sem os partidos menores)
- Dilma: 41%
- Aécio: 22%
- Campos: 14%
- Brancos/nulos: 16%
- Não sabe: 7%

Cenário C (sem os partidos menores)
- Lula: 52%
- Aécio: 19%
- Campos: 11%
- Brancos/nulos: 12%
- Não sabe: 6%

Cenário D (com os partidos menores)
- Lula: 49%
- Aécio: 17%
- Campos: 9%
- Pastor Everaldo: 2%
- Denise Abreu: 1%
- Eduardo Jorge: 1%
- José Maria: 1%
- Randolfe Rodrigues: 1%
- Eymael: 0%
- Levy Fidelix: 0%
- Mauro Iasi: 0%
- Brancos/nulos: 12%
- Não sabe: 7%
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de maio. Foram entrevistadas 2.844 pessoas em 174 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.(Com Globo e Folha)


Bom Dia!

Leite derramado
Me criei ouvindo os mais velhos afirmando que “não adianta chorar sobre o leite derramado”. No momento, depois de um ano e cinco operações para acabar com a adulteração do leite, estou convicto de que não adianta chorar sobre o leite consumido.

Faz um ano que, querendo ou não, podemos estar consumindo leite com bicarbonato, água oxigenada e soda, adicionados pelos produtores para que o leite não seja descartado. Mas o pior de tudo, é que alguns empresários presos ontem, em mais uma operação do Ministério Público, são reincidentes em causos de fraudes. E seguem atuando em indústrias que processam o leite que é servido, inclusive, para crianças.
Somente as industrias Pavlat e Hollman são responsáveis pela distribuição de 1 milhão de litros (10% da produção diária no Estado) de leite adulterado. Diretores e um funcionário destas empresas foram presos ontem. Se ficarão presos, é outra história.

Quem adquiriu produtos da Pavlat e da Hollmann, por orientação do MP, deve descartá-los, mesmo que as análises não tenham constatado irregularidades.
A mim, particularmente, o que preocupa é o futuro em relação ao leite e seus derivados. Se já faz um ano que a operação do MP começou, se várias pessoas já foram presas, se muitos já assinaram termos de compromisso e a fraude continua, o que garante que logo ali adiante não estaremos consumindo leite adulterado?

Diante de tudo isso, sou obrigado a concordar que “não adianta chorar sobre o leite derramado”, principalmente se grande quantidade dele já tiver sido consumida.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!