quarta-feira, 23 de abril de 2014

Tarifas do transporte coletivo

Justiça nega liminar que tentava suspender aumento

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ) não aceitou liminar protocolada pela bancada do PSol para suspender o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre. Com a decisão da desembargadora Laura Louzada Jaccottet, da 2ª Câmara Cível do TJ, o valor da tarifa continua em R$ 2,95. 
A magistrada entendeu que não houve apresentação de uma nova planilha que pudesse embasar a redução da passagem. A bancada do PSol tinha protocolado liminar no dia 16 de abril para que o valor ficasse congelado em R$ 2,80.
Em primeiro grau, a Justiça negou pedido de suspensão do reajuste alegando que foi legal o ato da administração pública que resultou no aumento.

Copa 2014

Secretários destacam oportunidade e legado

Foto: PMPA
Com a temática “Copa do Mundo e seu legado para o RS”, a Federasul sediou o Tá na Mesa Debates nesta quarta-feira, 23, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. O evento contou com a participação do secretário municipal extraordinário para a Copa 2014 (Secopa), João Bosco Vaz, do secretário estadual de planejamento, gestão e participação cidadã, João Motta, do secretário municipal de gestão, Urbano Schmitt, e do secretário de estado do esporte e lazer, Ricardo Petersen. "Porto Alegre é a cidade que mais vendeu ingressos e, atrás apenas do Rio de Janeiro, é a que mais receberá turistas - até pela grande quantidade de argentinos que virá", destacou Bosco.
O sucesso da capital gaúcha na Copa do Mundo foi enfatizado em números e, claro, pelo importante legado que ficará para a comunidade local. "A visibilidade que Porto Alegre terá durante o evento será inédita e gratuita, afinal de contas a transmissão levará a nossa sede para o mundo inteiro, o que será refletido em termos culturais e turísticos", comemorou o secretário João Bosco Vaz. Estão previstos cerca de 200 mil visitantes estrangeiros e brasileiros no Rio Grande do Sul durante a Copa. "Além disso, existe um legado intangível: a capacitação e qualificação dos profissionais de todos os setores", completou.

Foto: PMPA
O secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, informou que pavimentação necessária no entorno do Estádio Beira-Rio, localizada atrás do Ginásio Gigantinho, está pronta e liberada pela prefeitura de Porto Alegre. Neste espaço será instalada a estrutura de transmissão de TV da Fifa. Os caminhões com os equipamentos de broadcasting devem chegar nos próximos dias para o início da montagem da infraestrutura que levará imagens de Porto Alegre para os quatro cantos do planeta. "Em relação ao  entorno do estádio, as obras já estão cerca de 98%  executadas, inclusive com a liberação da área pavimentada para a estrutura de transmissão dos jogos pela Fifa desde o último sábado, 19", afirmou Urbano Schmitt.

Legado - Urbano ainda destacou que as obras são para cidade e não apenas para a Copa do Mundo em Porto Alegre. Disse que o prefeito José Fortunati aproveitou a oportunidade para executar 14 obras de mobilidade urbana  necessárias há mais de 40 anos. 'As obras da cidade não são para a Copa do Mundo, mas ficarão para os gaúchos e serão um legado importante. O prefeito  conseguiu verbas para obras esperadas há mais de 48 anos pela população. Estamos aproveitando os incentivos abertos pela Copa, que nos dão maior aporte de recursos financeiros, sem prejudicar áreas essenciais como educação e saúde", frisou Schmitt. Ao final do encontro, o secretário João Bosco Vaz apresentou, em primeira mão, o conceito do discurso de comunicação de Porto Alegre na Copa: "Todos os povos, todas as cores. Menos preconceito, mais tolerância."

População - Além dos torcedores das seleções com jogos marcados para Porto Alegre, muitos visitantes de outros países devem desembarcar no aeroporto Salgado Filho, como turistas dos Estados Unidos. Porém, desde já, embaixadores e cônsules de nações que não irão participar da Copa têm vindo à Capital buscar informações sobre a organização das atividades relativas ao grande evento. "Já recebemos chineses e membros da organização da Copa no Catar, em 2022, que buscam exemplos em Porto Alegre. Agora, nós temos que receber bem os visitantes, atender e orientar os turistas, mostrar toda a tradicional hospitalidade gaúcha", comentou o secretário da Copa, João Bosco Vaz.





Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quarta-feira, dia 23 de abril




Aumento nos serviços agrava a falta de controle da inflação
Custos relacionados à mão de obra, de eletricistas e manicures, são mais difíceis de frear por meio da alta do juro e fazem mercado projetar, pela primeira vez no ano, estouro no teto da meta do governo. ( Zero Hora)

MP da Itália defende extradição de Pizzolato

Promotores de Bolonha afirmam que julgamento de ex-diretor do Banco do Brasil no Supremo por seu envolvimento no mensalão foi adequado. (Estadão)

 

Policiais Federais paralisam atividades hoje no Estado

Agentes, escrivães e papiloscopistas interromperão seu trabalho a fim de protestar contra o alegado descaso do governo federal com a categoria.(O Sul)

 

Brasil sedia evento para discutir quem “manda” na Internet

Debates girarão em torno de como tornar a rede mais aberta e transparente.(O Globo)


Cresce valor do real ante o dólar em abril
Avanço de 4,63% até o dia 16 é o segundo maior ganho em cesta de 33 moedas. (Jornal do Comércio)

Oposicionistas querem ouvir ex-presidente da Petrobras
Oposição na Câmara vota hoje cinco requerimentos para convocar ex-presidente da Petrobras e quer ouvir ex-diretor preso pela PF. (Correio Braziliense)

Polícia reafirma envolvimento do pai, que abre sigilo pessoal
Advogado de defesa entrega autorização para quebra de sigilos e ingresso na casa da família. (Correio do Povo)

 

Deputado ligado a doleiro desafia PT

Sob ameaça de expulsão do PT e pressionado pelo partido a abandonar o mandato de deputado federal, André Vargas (PT-PR) voltou a dizer que não renunciará. (Folha de São Paulo)

Garcia Márquez deixou manuscrito inédito, afirma editor
Primeiro capitulo foi revelado, mas publicação depende da família.(Estado de Minas)

Consumidor: negociadores de dívidas podem levar a armadilhas
Promessas do tipo “limpo o seu nome” escondem ações judiciais sem garantia de sucesso e intermediadores que exigem dados sigilosos. (Gazeta do Povo/PR)

Crônica

O sofá  amarelo

Cesar Cabral*

Era uma vez, numa aldeia bem longe daqui, um homem admirado por todos graças a sua coragem e inteligência. Além disso, ele era casado com a mulher mais linda da aldeia e tinha um belo sofá amarelo na sala. Certa vez, enquanto ele trabalhava no campo lavrando a terra a mulher dele encontra, por acaso, na feira da aldeia, um belo rapaz. Eles trocam olhares e sentem que um furioso amor lhes toca o coração. O rapaz que estava de passagem resolve ficar na aldeia para estar mais perto daquela mulher que o deixara com uma devastadora sensação de um arrasador, digamos, ardor interior.
O rapaz era ferreiro, um bom ferreiro, e malhando o ferro ardente, em brasa, fazia diversas coisas úteis que agradavam a todos, sobretudo as mulheres com os objetos de cozinha que
fazia com tanto zelo. Certa vez a linda e sedutora mulher do lavrador que se orgulhava de seu sofá amarelo, procurou o rapaz na ferraria para fazer-lhe uma encomenda.
O momento do encontro foi quase delirante. O coração de ambos ardia como a fornalha onde ele colocava seus ferros em brasa. Abraçaram-se, beijaram-se e ela convidou o jovem para ir até a casa dela no dia seguinte, ao meio dia, assim que ela voltasse do campo para onde ela levava diariamente o almoço do marido que lá permanecia do amanhecer ao por do sol.
Assim os amantes se amavam todos os dias no sofá amarelo da sala sem nenhuma preocupação de serem surpreendidos com o marido traído, mas sempre alegre.
Um dia pouco depois do almoço o lavrador resolveu voltar para casa; nunca se soube o motivo. Ao abrir a porta encontrou sua bela mulher fazendo amor com o jovem ferreiro justo sobre seu sofá amarelo. Furioso, amaldiçoou os dois. O rapaz fugiu pela janela. A mulher gritou: “não é bem isso que você está vendo!”.
Amargurado, inseguro, sentindo-se ameaçado, sem câmeras de vigilância, resolveu adotar a melhor medida de proteção; de assegurar que sua honra não fosse nunca mais posta em risco.
Decidido, seguro de si, confiando que, com a atitude que estava prestes a tomar, ninguém mais entraria naquela casa na ausência dele e fizesse com sua bela mulher o que tantas e tantas vezes fizeram, ela e o jovem ferreiro da aldeia.
Tomado pelo ódio, sentiu crescendo dentro dele uma enorme dilma russefe com unhas pontiagudas postiças que rasgavam seu coração. Tomou seu sofá amarelo sobre os ombros, levou-o até o campo em local bem distante e ateou fogo no culpado de sua desgraça.
Depois, aliviado e purificado, voltou para casa e para sua bela mulher.
Em outra aldeia, do outro lado do oceano, distante daquela do inteligente homem do sofá amarelo, uma lei acaba de proibir o uso de bonés em lugares públicos. A arguciosa medida é para facilitar a identificação de assaltantes. Nesse caso os bonés não são necessariamente apenas os de cor amarelo.
Eu, que moro orgulhosamente – ainda seremos os primeirões - na 7ª cidade mais violenta do planeta, segundo a ONU, sugiro também a proibição do uso capacetes aos motociclistas para melhor identificar matadores de aluguel, assassinos e ladrões; ou ambos. Caso a medida não surta efeito,  recomendo a sumaria proibição da produção, comercialização e uso de motocicletas; não apenas as amarelas, mas as de qualquer cor. Nessa mesma aldeia, aquela que quer por que quer ser chamada de presidenta porque já foi estudanta e adolescenta, começou a ficar meio amarelenta; e bate boca, como uma maloqueira, com
seus companheiros ex-camaradas de uma petroleira sobre um negocio que amarelou. Logo serão inimigos desde criancinha. A coisa tá preta! Da cor do petróleo. Talvez a solução para resolver o intrincado negócio será tocar fogo em todos os sofás – sejam eles lá de que cores forem – do gabinete da presidenta da petroleira. Graça de nome, apenas, ao contrário do que se vê. E muito, muito aquém da bela mulher do homem que resolveu seu maior problema queimando o sofá amarelo.
E o ferreiro? Bem o ferreiro continuou malhando o ferro e recebendo novas encomendas da bela agradecida.

*Jornalista e Escritor

Bom Dia!

A volta do César!
É um assunto pessoal e quase particular. Quase, pois envolve uma pessoa conhecida, mais por mim, mas muito pelos leitores deste blog. Falo do César Cabral, jornalista, escritor e colaborador que abrilhanta com textos maravilhosos este espaço.
Fazia muito tempo que o César não mandava notícias nem enviava seus textos, o que me preocupava e privava meus leitores da beleza de sua escrita. Pois hoje, quando vinha para o Centro, decidi que mandaria um e-mail para ele, preocupado que algo tivesse acontecido. Afinal, o César é um homem mais ou menos da minha idade, e na nossa idade a saúde pode apresentar surpresas.Não foi o caso, ainda bem.
Liguei  o computador, abri o e-mail e, para minha agradável surpresa, lá estava uma correspondência do César Cabral com um texto, como sempre, maravilhoso. Nem precisei escrever para ele, mas fiquei pensando no quanto existe de mistério, ou coisa parecida, neste universo em que vivemos. Logo hoje, quando decidi escrever para o César, ele reaparece e me manda uma crônica. Até pede desculpas, desnecessárias, pela demora.
Fiquei duplamente feliz; primeiro pela retorno do colaborador e, segundo, pela crônica - O sofá amarelo -  que, por tudo o que escrevi acima, mas muito mais pelo belo conteúdo, vou reproduzir logo depois deste comentário, dividindo com todos o prazer de saborear mais um texto do César, em quem vim pensando enquanto vinha para o Centro.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!