quinta-feira, 10 de abril de 2014

CPI da Petrobras

Renan confirma sessão para leitura de pedidos

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou há pouco no Salão Verde da Câmara que está mantida a sessão do congresso na próxima terça-feira (15) quando serão lidos os dois pedidos de criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) mista – formada por deputados e senadores – para investigar a Petrobras.
Assim como no caso dos requerimentos apresentados apenas no Senado os pedidos ao Congresso dizem respeito a uma CPI para investigar só a Petrobras – defendida pela oposição - e uma outra mais ampla – defendida por aliados do governo para tratar também de irregularidades nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, entre outros temas.
Renan disse que antes da sessão do Congresso fará às 15 horas, na terça-feira, sessão do Senado para votar a decisão da Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa, segundo o qual, como há dois pedidos semelhantes vale o mais amplo.

A oposição discorda da decisão da CCJ e já recorreu ao Supremo Tribunal Federal para garantir a instalação de uma CPI – de preferência mista – para investigar só a Petrobras.(Agência Brasil)

Operações de crédito

Juros registram décima alta consecutiva

As taxas de juros das operações de crédito para pessoa física e jurídica tiveram alta em março, segundo a Pesquisa de Juros da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). De acordo com a entidade, essa foi a décima alta consecutiva.

Para pessoa física, a média geral dos juros cresceu 0,04 ponto percentual no mês (0,89 ponto percentual no ano), passando de 5,82% ao mês (97,16% ao ano) em fevereiro para 5,86% ao mês (98,05% ao ano) em março. Essa foi a maior taxa de juros desde agosto de 2012.

Entre as seis linhas de crédito pesquisadas, cinco apresentaram alta: a de juros do comércio, do cheque especial, do Crédito Direto ao Consumidor (CDC-Bancos), do financiamento de automóveis, do empréstimo pessoal de bancos e do empréstimo pessoal de financeiras. A taxa do cartão de crédito rotativo não teve alteração.


Para pessoa jurídica, a média na taxa de juros teve elevação de 0,03 ponto percentual no mês (0,52 ponto percentual em doze meses), passando de 3,32% ao mês (47,98% ao ano) em fevereiro para 3,35% ao mês (48,50% ao ano) em março de 2014. Essa também foi a maior taxa de juros desde agosto de 2012.(Agência Brasil)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 10 de abril




Inflação para março é a mais alta desde 2003
Alimentos como batata e tomate subiram mais de 30% ao mês e pressionaram o índice de preços, que em 12 meses se aproxima do teto previsto pelo governo. (Zero Hora)

Governo do PR pede prisão de Arno Augustin
Secretário do Tesouro Nacional diz que o estado não aplicou o mínimo necessário em saúde; Palácio Iguaçu diz que ele descumpre decisão do STF. (Gazeta do Povo/PR)

Estados tem vitória sobre as dívidas
Omissões do Senado aprovaram proposta de novo cálculo. (Correio do Povo)

Gilberto Carvalho sai em defesa de André Vargas
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, condenou os vazamentos parciais da Polícia Federal no caso do deputado André Vargas (PT-PR) e recomendou cautela em relação ao caso. (Correio Braziliense)

Bancos poderão funcionar só 4 horas em dias de jogos do Brasil
Instituições financeiras deverão, com antecedência, comunicar o horário de atendimento nos dias dos jogos. (O Sul)

Governo vê poucas opções para combater aceleração da inflação
Planalto cogita prolongar ciclo de alta dos juros e aposta em alívio por recuo no dólar. (Folha de São Paulo)

Mantega acredita em reversão da inflação
IPCA de 12 meses fecha março em 6,15%; abril deve superar teto da meta de 6,50% (Jornal do Comércio)

Executiva do PT discute futuro de André Vargas
Segundo alto dirigente do partido, clima é de mal-estar, porque petista não renunciou ao mandato. (O Globo)

Em BH, comércio ficará aberto durante jogos da Copa
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, garantiu que não decretará feriado na cidade durante os dias de jogos do Brasil e os realizados no Mineirão. (Estado de Minas)

Empresa de ex-ministro pagou R$ 4,3 milhões para doleiro preso

Investminas, de Pedro Paulo Leoni Ramos, pagou para consultoria que seria de Youssef. (Estadão)

 

Cidades do Ceará ficam sem bancos por conta de assaltos

Os idosos são os que mais sofrem em não dispor de agência na própria cidade, tendo que viajar para longe. (Diário do Nordeste)

Bom Dia!

Mensagem do ouvinte!
Confesso que não aguento mais ouvir apresentadores lendo mensagens dos ouvintes durante todo o dia nos programas de rádio. Sinceramente, alguém tem interesse em saber o que o ouvinte pensa de determinado assunto? A CCJ do Senado aprovou, sem os votos da oposição, uma CPI ampla que vai investigar a Petrobras e os governos do PSDB e do PSB. Falo nesses assuntos no meu comentário. Para assistir é só clicar.