sábado, 15 de março de 2014

Eleições 2014

Sartori será o candidato do PMDB ao governo
Foto: Correio do Povo
Com 70% dos votos, o ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, foi escolhido candidato do PMDB ao governo do Estado. Ele derrotou Paulo Ziulkoski, presidente da Convenção Nacional dos Municipios.  Cerca de dois mil peemedebistas compareceram a pré-convenção do partido na Assembleia Legislativa.
Líderes do PMDB, do grupo contrário a aliança com o PT em nível nacional, como o senador Pedro Simon, apoiaram Sartori. Já Ziukolski tinha ao seu lado o deputado Eliseu Padilha e o ex-ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, apoiadores da aliança com os petistas.
José Ivo Sartori obteve 994 votos contra 379 de Paulo Ziukolski. Dois convencionais votaram em branco e outros cinco votos foram anulados. 

-Eu preciso de cada um. Temos que buscar uma vitória não só do PMDB, mas uma vitória do Rio Grande do Sul, e isso só se faz com força política, engajamento e participação de todos os militantes – afirmou Sartori em seu discurso.

Avião desaparecido

Malásia confirma que houve sequestro
Após uma semana de buscas pelo Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, o governo da Malásia confirmou na madrugada deste sábado, 15, que investigadores concluíram que um dos pilotos ou outra pessoa no avião com experiência de voo sequestrou a aeronave. O voo MH370 partiu de Kuala Lumpur para Pequim e desapareceu com 239 passageiros e 12 tripulantes bordo.
À agência AFP, um funcionário do governo malaio envolvido nas investigações afirmou que uma pessoa com conhecimento de rotas aéreas e da posição dos radares pode ter desviado o avião. "Inevitavelmente seria um piloto experiente, competente e ativo. Essa possível pessoa saberia muito bem como evitar os radares civis, como se tivesse estudado muito bem o assunto", afirmou.
Mais cedo, especialistas americanos envolvidos na investigação disseram que o avião sofreu uma significativa mudança de altitude após perder contato com as torres de controle e alterou seu curso mais de uma vez enquanto ainda estava sob o comando do piloto. (AFP)