quinta-feira, 13 de março de 2014

Protestos na Venezuela

Já são 28 mortos e mais de 300 feridos
A procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, afirmou nesta quinta-feira que 28 pessoas morreram em meio aos protestos que assolam o país há mais de um mês. No final de fevereiro, o presidente Nicolás Maduro chegou a "chutar" que mais de cinquenta pessoas haviam morrido em conflitos espalhados pelo país, em particular em "guarimbas", os bloqueios que se tornaram uma das principais formas de protesto em várias cidades, incluindo a capital Caracas.
O governo culpa os manifestantes, que chama de “fascistas”, “terroristas” e “golpistas”, e oculta a ação de homens armados que atiram nos jovens e se deslocam em motos, agindo com o aval da cúpula chavista. Maduro já convocou publicamente as milícias para acabar com as barricadas.
Em sua conta no Twitter, o prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma, pediu um basta à repressão, citou mais 48 feridos com gravidade e mais de 1.300 detidos. A deputada María Corina Machado considerou uma “vergonha” a declaração da Unasul sobre a crise no país, por não criticar a repressão, e falou em 40 casos de tortura documentados.
Luisa Díaz divulgou o número oficial de mortos em Genebra, na Suíça, onde participa de uma reunião do conselho de Direitos Humanos da ONU. Ela afirmou ainda que há 365 feridos, incluindo civis e policiais, e que 42 investigações sobre possíveis violações de direitos humanos estão em andamento.
A representante da Venezuela ouviu manifestações de apoio de países como Cuba, Equador, Nicarágua, Rússia e China. A representante dos EUA, no entanto, denunciou “as detenções arbitrárias e o uso excessivo da força contra os manifestantes e os jornalistas". (Agência Estado)


Lavagem de dinheiro

Maioria absolve João Paulo Cunha
Por 6 votos contra 4, os ministros do STF aceitaram os embargos infringentes, absolvendo o réu João Paulo Cunha, do crime de lavagem de dinheiro. O relator, ministro Luis Fux, votou pela condenação de Cunha, sendo acompanhado por mais três ministros.
Os ministros Barroso e Zavascki endossaram a tese de que não ficou provado que o petista sabia da origem ilícita do dinheiro do mensalão.


Notícias


Morre o ator Paulo Goulart

O ator Paulo Goulart morreu em São Paulo, nesta quinta-feira (13), aos 81 anos. Ele estava internado no hospital São José, na região central da cidade. Entre agosto e outubro de 2012, o artista ficou internado devido a um câncer na região entre os pulmões. A família ainda não autorizou o hospital a divulgar a causa da morte.

Funcionários dos Correios encerram greve
Depois de quatro horas de assembleia nesta quinta, os funcionários dos Correios decidiram pelo fim da greve. Reunidos na igreja da Pompeia, no Centro da Capital, a categoria decidiu por unanimidade voltar ao trabalho nesta sexta. A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul (Sintect/RS) informou que a categoria permanecerá mobilizada até o dia 8 de abril. Neste dia, ocorre o julgamento de um ação relativa ao plano de saúde dos Correios no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Brasília. 

Estados criam 28 cargos sem concurso por ano
Na contramão da tendência de diminuição do número de servidores estaduais, os cargos comissionados, que dispensam concurso público e são uma eficaz moeda de troca nas alianças partidárias, cresceram entre 2012 e 2013, mostram os números da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira, 13. Em apenas um ano, entre 2012 e 2013, 28 novos cargos em comissão estaduais foram criados por dia, somando 10.386 novos servidores empregados sem concurso.

Ex-chefe do orçamento do Senado é preso por corrupção
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu hoje (13) o economista e ex-chefe da Assessoria de Orçamento do Senado Federal, José Carlos Alves dos Santos, 71 anos. No momento da prisão José Carlos, que fez parte do grupo que ficou conhecido como Anões do Orçamento, estava em casa, no Lago Norte, bairro nobre da capital federal.
Segundo o delegado chefe da DCPI (Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual), Sérgio Henrique de Araújo, responsável pela operação, apesar do escândalo dos Anões do Orçamento ter vindo à tona em 1993, apenas em 2002 o ex-assessor foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) e sentenciado pela Justiça, pelo crime de corrupção passiva, a dez anos e um mês de reclusão.

Comissão marca datas de audiências com ministros
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle divulgou nesta quinta-feira as datas das audiências com os quatro ministros que foram convocados para comparecer à Câmara dos Deputados: Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Manoel Dias (Trabalho), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Jorge Hage (Controladoria-Geral da União).
Aguinaldo Ribeiro, do Ministério das Cidades, deverá comparecer à Câmara na próxima quarta-feira (19); já Manoel Dias (Trabalho), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Jorge Hage (Controladoria-Geral da União) participarão de reunião da comissão no dia 26.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 13 de março




TST considera ilegal greve nos correios
Foi determinado o enceramento da paralisação e o retorno ao trabalho. (O Sul)

RS projeta safra recorde após forte avanço do PIB
Crescimento de 5,8% na economia gaúcha em 2013 combina a projeção de resultado histórico nas lavouras de verão e embala início do ano. (Zero Hora)

STF decide se absolve João Paulo Cunha por lavagem de dinheiro
O ex-parlamentar está preso no Presídio da Papuda e cumpre seis anos e quatro meses em função das condenações por corrupção e peculato. (Correio Braziliense)

PMDB do Paraná prefere dar um tempo a romper com Dilma agora
Deputados avaliam que conjuntura nacional facilita que executiva estadual tenha autonomia para decidir entre apoiar Richa ou lançar Requião. (Gazeta do Povo/PR)

PIB gaúcho de 5,8% é o maior do Brasil
Agropecuária lidera alta com crescimento de 39,7%; a indústria subiu 2,9%. (Jornal do Comércio)

Greve dos Correios é ilegal
TST disse que paralisação é abusiva e ordenou volta ao trabalho amanhã (Correio do Povo)

PF vai investigar suposta propina paga à Petrobras
A Polícia Federal decidiu investigar a suspeita de que funcionários da Petrobras receberam propina da fornecedora holandesa SMB Offshore. (Folha de São Paulo)

Rio é o estado que menos investe em saúde
Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, do IBGE, mostra que governo do estado só repassou para o setor 7,2% dos recursos do Orçamento. (O Globo)

Blocão tem pressa para investigar corrupção na Petrobras
A decisão será do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) (Diário de Pernambuco)

Em um ano, estados criam 10 mil cargos sem concurso

Enquanto número de servidores diminuiu 0,3%, o de comissionados aumentou 9,9% no País entre 2012 e 2013, segundo levantamento do IBGE; só em SP foram criadas quase 7 mil vagas. (Estadão)

Bom Dia!

Direito de greve
Jamais discuti o direito que os trabalhadores tem de fazer greve quando se sentem prejudicados ou reivindicam algum direito. Acho justo que procurem a forma mais radical para forçar o patrão a conceder o que pedem. Mas faço algumas ressalvas quanto ao desenrolar das manifestações e posicionamento diante de decisões judiciais.
Agora mesmo, por mais de 40 dias, os funcionários dos Correios paralisaram suas atividades reivindicando ajustes no plano de saúde e benefícios salariais. Muitos contribuintes ficaram sem correspondência, boletos de cobrança não chegaram, causando um certo prejuízo a muitas pessoas e comerciantes. Faz parte. É da democracia que os trabalhadores utilizem seus direitos para buscar melhorias em suas carreiras.
Ontem, o TST decidiu declarar ilegal a greve nos Correios e deu um prazo para que os trabalhadores voltem a exercer suas atividades. Se não retornarem ao trabalho até amanhã, sexta-feira, haverá uma multa diária aplicada ao sindicato da categoria. Serão descontados 15 dias de salário e os outros 27 serão compensados daqui pra frente.
Pois hoje, escutando declarações da representante dos trabalhadores, fiquei sabendo que o sindicato estará reunido, ainda na parte da manhã, para decidir se aceita o julgamento do TST ou não. Os trabalhadores dos Correios que, pelo que entendi, não aceitam o que foi decidido pelo Tribunal, vão dizer se seguem em greve ou não.
Exatamente aí começam minhas ressalvas em relação ao direito de greve. A decisão não foi da justiça? E decisão judicial não é para ser cumprida? Outra coisa. Os funcionários, que estão parados faz 42 dias, terão 15 dias descontados de seus salários e os demais serão compensados, provavelmente com trabalhos extraordinários.
Claro que entendo a situação e não defendo que os funcionários fiquem sem qualquer salário no fim do mês. Mas o que justifica que apenas 15 dias sejam descontados de seus salários? Não estão sem trabalhar faz 42? Quem para por tanto tempo, tem noção de que não está trabalhando e deve pagar pela paralisação. Principalmente quando a greve é considerada ilegal. Exigir abono dos dias parados e se posicionar contra o que a justiça decide, pelo menos para mim, é incompreensível.
Mas repito que sou a favor do direito de greve, mas com ressalvas!

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!