segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Copa: Estruturas temporárias

Solução deverá ser anunciada dia 20
Foto: Piratini/CP
Em reunião realizada na tarde de hoje no Palácio Piratini, com apresença do secretário geral da FIFA, Jerôme Valker, do vice-governador Beto Grill, do prefeito José Fortunati, do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, do CEO do COL, Ricardo Trade e do presidente Giovani Luiggi, do Internacional, foi distribuída nota em que todos se comprometem a encontrar uma solução para a questão das estruturas temporárias. O prazo estabelecido é o de quinta-feira, dia 20, quando a presidente Dilma Rousseff estará em Porto Alegre para inaugurar o Estádio Beira Rio.

Leia a íntegra da nota:

Prefeitura, Governo do Estado e Internacional compromissados em encontrar uma solução para a questão das estruturas complementares até quinta-feira, 20 de fevereiro

Em encontro realizado nesta segunda-feira (17/2) em Porto Alegre, o governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Porto Alegre e o Sport Club Internacional se comprometeram a apresentar uma solução conjunta para os problemas financeiros em relação às estruturas complementares ao Estádio Beira-Rio até quinta-feira, 20 de fevereiro. O anúncio está previsto para acontecer no mesmo dia da inauguração do Beira-Rio, que contará com a presença da presidente da República Dilma Rousseff. O encontro teve a participação do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, do vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e do presidente do Internacional, Giovani Luigi.

FIFA e COL gostariam de reiterar que não está em discussão se Porto Alegre será ou não sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Beira-Rio está pronto para receber partidas de futebol. A questão é a transformação do estádio para receber jogos da Copa do Mundo da FIFA. Todas as partes estão compromissadas e trabalhando com empenho para encontrar uma solução para a questão das estruturas complementares.

Artigo

Oportunismo na hora mais difícil

André Machado*

Eles já viveram seis, sete, oito décadas. Cresceram num mundo diferente, menos consumista, bem anterior à internet. Pais, avós, bisavós. São mais de 23 milhões de brasileiros que, somados, escreveram, nos seus cotidianos, a maior parte da história nacional contemporânea. E, no momento em que mais precisariam de atenção, são muitas vezes vítimas da ganância, do desamor e do inescrupuloso oportunismo dos próprios familiares.
Reportagem investigativa publicada ontem (16/02) no jornal O Globo aponta o crescimento assustador das ações de interdição que tramitam nas Varas de Família do Poder Judiciário em todo o país. A medida é prevista em lei como uma forma de proteção ao idoso, quando este chega a uma fase em que se torna incapaz de discernir, de decidir sobre os próprios direitos e deveres. Ou seja, de cuidar da própria vida. Deveria ser assim. Mas a realidade, muito triste, é outra.
Na maioria dos casos, as reais motivações têm a ver com dinheiro e patrimônio dos idosos. São filhos e netos tentando impedir novos relacionamentos afetivos dos pais ou avós, de olho no acesso aos empréstimos obtidos de forma nada transparente, ao gerenciamento de pensões, cartões de débito e até numa macabra espécie de antecipação de herança enquanto os velhinhos estão pra lá de vivos, firmes e fortes.
Os malandros consultam ONGS, peticionam na Justiça como se estivessem preocupados, tudo sem o menor constrangimento. A reportagem fala em uma elite mais visada, a dos funcionários públicos que chegaram à velhice com altas aposentadorias. E, embora decisões recentes mostrem que a Justiça tenta avaliar cada caso com rigor, as bem sucedidas aumentam num ritmo aterrador. Há 14 anos no Senado, por exemplo, um servidor aposentado era interditado a cada ano. Hoje, a média é de um a cada 52 dias.
Que tal se olhássemos mais de perto para este problema? Se você é militante, converse com a direção do seu partido político e veja o que há de políticas públicas para os idosos entre as pautas em debate e os programas de governo. Pesquise no site da prefeitura da sua cidade e saiba se o município está fazendo a sua parte. Contate seu vereador, seu deputado, e peça informações.
Mas, mais do que tudo isso, faça a sua parte. Como cidadão, como familiar, como ser humano. Trate os idosos do seu círculo de convívio com carinho, respeito, prestando-lhes a assistência de que necessitam. Se você não tem idosos na família, pense nos vizinhos, nos conhecidos. Há dois momentos na vida em que todos nós, invariavelmente, precisamos de atenção especial. Já passamos por um, a infância. E, com sorte, logo chegaremos à segunda parte. Como você gostaria de ser tratado, quando a hora chegar?
Uma ótima semana.
Aproveite o dia!
*Jornalista

Bloco de Luta

Protesto na visita de Dilma ao Beira-Rio

Um protesto que está sendo organizado via redes sociais, poderá tumultuar a visita da presidente Dilma Rousseff a Porto Alegre. O movimento chamado Bloco de Luta pelo Transporte Público está convocando quem queira participar do protesto que deverá ocorrer na quinta-feira, dia 20, quando Dilma participará de cerimônia no Estádio Beira Rio.

Com o slogan “Dilma no Beira Rio. Não vai ter Copa, vai ter luta”, os organizadores já contabilizam mais de 200 adesões para o protesto marcado para às 18 horas.