sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fórum Econômico Mundial - Davos

Dilma reforça que Brasil precisa de investimento privado

Em sua primeira participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, a presidente Dilma Rousseff destacou que o Brasil vive um cenário de estabilidade econômica e inflação sob controle. "A inflação está dentro do regime de metas e buscamos convergência ao centro com determinação", afirmou.
A presidente reforçou que o Brasil está aberto ao investimento privado dentro do projeto de crescimento e melhoria da infraestrutura. "O Brasil mais que precisa e mais que quer uma parceria com o investimento privado", disse.
A presidente citou o recente programa de concessões privadas de rodovias, assim como os leilões de aeroportos em 2013. Dilma também lembrou que neste ano será realizado o primeiro leilão de ferrovia no País.
"Temos respeito aos contratos e compromisso com o ambiente para atrair investimentos", afirmou. "Sempre recebemos bem o investimento externo e adotamos medida para melhorar mais". O discurso durou cerca de 30 minutos.
Inflação. Dilma lembrou que o descontrole de preços no passado mostrou aos brasileiros o poder destrutivo da inflação para empresas e para a população.
"A estabilidade da moeda é um valor central do nosso País. Não transigimos com a inflação", afirmou. Segundo a presidente, o Brasil, que ainda sofre com algumas condições de desigualdade social, está sendo construído sem abdicar dos fundamentos macroeconômicos. "O controle da inflação e o equilíbrio das contas públicas são essenciais para assegurar a estabilidade", disse.(Agência Estado)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta manhã de sexta-feira, dia 24 de janeiro




Protesto em Porto Alegre tem depredação
Movimento do Bloco de Lutas acabou em quebra-quebra, contêineres e parquímetros incendiados e correria pelas ruas do Centro de Porto Alegre. (O Sul)

Preço de passagens cai até 86%
Depois de cobrarem até seis vezes mais por tíquetes para o período do Mundial, conforme levantamento feito em outubro por ZH, companhias aéreas começam a moderar valores. (Zero Hora)

Agressor de mulher usará tornozeleira eletrônica
Medida entra em vigor em fevereiro. (Correio do Povo)

Em Davos, Mantega nega crise do Brics
Para o ministro, foi situação econômica global que desacelerou países do bloco. (Jornal do Comércio)

Nova lei obrigará empresa corruptora a devolver dinheiro desviado
Empresas envolvidas em corrupção vão ser multadas em pelo menos valor igual ao da vantagem obtida pelo ato ilícito. (Estadão)

MP: 1.400 mulheres poder ter atuado como laranja nas eleições de 2012
Elas podem ter se candidatado para que os partidos cumprissem a cota de 30% de mulheres na chapa. (O Globo)

Ao lado dos alimentos, setor de serviços pesa no bolso do consumidor
Índice geral acumulado em 12 meses é 5,63%, menor do que esperado. Mas, para economistas, continua distante da meta do governo, de 4,5%. (Correio Braziliense)

Tarifas que caíram após protestos já começam a subir
Dos 20 municípios mineiros que reduziram o valor da passagem depois das manifestações nas ruas em 2013, três já o aumentaram e outros três farão o mesmo. (Estado de Minas)

Futuro ministro deixa empresa que será comandada por sua mulher
Convidado pela presidente Dilma Rousseff para ser o novo ministro da Saúde, o secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), Arthur Chioro, vai transferir as cotas da empresa de consultoria Consaúde para sua mulher e sócia, a pedagoga Roseli Regis dos Reis. (Gazeta do Povo/PR)

Cinco ônibus incendiados nas zonas Sul e Leste em São Paulo
Os protestos são por causa dos prejuízos provocados pelo temporal de ontem que voltou a castigar São Paulo, principalmente a zona sul da cidade.(Folha de São Paulo)

Bom Dia!

Movimento pacifico?
Foto: PortoImagem
Quando sai da secretaria, depois de ficar quase 12 horas trabalhando, passei pela frente da prefeitura onde um grupo já começava um movimento, fazendo barulho com megafones gritando palavras agressivas, mas deixando claro que se tratava de um movimento pacífico. Eram representantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público que, logo a seguir, sairiam pelas ruas do Centro Histórico em passeata. Entrei no lotação e minha viagem até em casa, que normalmente dura 25 minutos, ontem foi de quase uma hora. O pessoal da Marcha do Fórum Social Temático e os torcedores que se dirigiam ao jogo do Grêmio congestionaram tudo.
Mesmo assim, fiquei pensando no Bloco de Lutas, aquele mesmo pessoal que invadiu a Câmara de Vereadores, tirou foto com todo mundo pelado, depredou o legislativo municipal, mas agora afirmava que queria “paz e amor”. A caminhada pelas ruas centrais seria pacífica e ordeira. Ainda bem!
Hoje, ao receber os jornais, vejo fotos enormes de um marginal, sem querer ofender aos que vivem à margem da sociedade, sem camisa, com o rosto coberto, chutando um parquímetro em chamas. Li que o “protesto pacífico” acabou em quebra-quebra, contêineres e parquímetros incendiados, fachadas de prédios depredadas, além de um grande transtorno no trânsito. Li, também, que alguns foram detidos e seis menores apreendidos por suspeita de atos de vandalismo. Na Travessa do Carmo, onde pelo menos 15 foram presos, os comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos temendo depredações. Na esquina da Borges com a Riachuelo, uma banca de revistas foi depredada. Não há limites para os vândalos.
Sou obrigado a repetir a pergunta que vem sendo feita desde que tais movimentos começaram; onde estão a polícia, a BM e as autoridades responsáveis pela segurança do cidadão? Desde quando um indivíduo, com o rosto coberto por uma camiseta ou por uma máscara, pode quebrar, botar fogo, pichar e sair livre para, amanhã ou depois, fazer tudo de novo? Quebra, vai pra casa e quem trabalhou quase 12 horas, ou mais, vai pagar pela destruição do patrimônio público. Uma total inversão de valores que me faz acreditar, cada vez mais, que vivemos num país de mentiras, com um governo corrupto e que tira proveito deste tipo de coisa para seguir enganando a população. Só espero que as pessoas livres e sensatas acabem se dando conta do que está ocorrendo e comecem a colocar um ponto final em tudo isso.
Até lá, vamos continuar convivendo com este tipo de “Movimento pacífico”.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!