quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Só alegria!

Abraçando o mundo!
Desculpem a falta de modéstia, mas sou obrigado a comemorar. Acabo de acessar o canal de estatísticas sobre os acessos ao machadofilho.com e fiquei cheio de orgulho. As setas no mapa ao lado, identificam alguns países onde o pessoal acessa o site. A lista está cada vez maior. Fora o Brasil, é claro, tenho leitores, por ordem alfabética, na Alemanha, Argentina, China. Estados Unidos, França, Japão, Itália, Malasia, Portugal, Polônia, Reino Unido, Rússia, Sérvia e Ucrânia.
Claro que vou dormir feliz, mas muito preocupado com a responsabilidade de saber que o que escrevo aqui, está sendo lido no mundo inteiro. 
Hoje estou que é só alegria. Me sinto abraçando o mundo!

Roberto Jefferson

Dieta de salmão defumado, geleia e água de coco
Geleia real, salmão defumado, leite de baixa lactose, suco batido com água de coco, omelete de claras e carne - que não seja à milanesa. Com base na tese de que precisa de uma dieta considerada “especial”, o deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ) encaminhou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) novo apelo para reiterar o pedido de prisão domiciliar.
Jefferson foi condenado a sete anos e 14 dias por receber recursos do esquema do valerioduto e precisaria cumprir em regime semiaberto a punição por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Mas como se recupera de uma operação para retirar um câncer no pâncreas, ele alega que uma alimentação desregrada representaria “risco de agravamento potencialmente fatal de seu quadro”.
“O atual estado de saúde exige a observância de uma dieta extremamente rígida com acompanhamento nutricional intenso”, diz trecho do documento encaminhado à corte. “Parece claro que o sistema prisional não terá condições de prover todo o acompanhamento nutricional necessário para a manutenção da vida do requerente, com alimentação especial e extremamente regrada, em intervalos pequenos de tempo e hidratação constante”, completa a petição.
O pedido de prisão domiciliar vai ser analisado pelo ministro Joaquim Barbosa.(Com VEJA/conteúdo)

Doações de empresas

Quatro ministros do STF são contra
Com o posicionamento do ministro José Roberto Barroso, a tese de que são inconstitucionais as doações de empresas privadas a candidatos e partidos políticos conta com quatro votos entre os ministros do Supremo. São necessários ao menos seis votos para que a tese prevaleça.
Ao final da sessão, o ministro Teori Zavascki pediu vista no processo e adiou, por tempo indeterminado, a decisão final sobre a matéria.  
Os ministros julgam uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil, que questiona a artigos da Lei dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições que permitem as doações de pessoas físicas e jurídicas para campanhas de partidos políticos e candidatos.
Além de Barroso, votaram pela procedência da ação o relator do processo, Luiz Fux, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, e Dias Toffoli.
Segundo Toffoli, que proferiu seu voto nesta quinta-feira, autorizar doações de campanha por pessoas jurídicas resulta em influencia do poder econômico nas eleições. "É admitir a quebra de igualdade política no processo eleitoral", disse. Toffoli ressalvou não ver inconstitucionalidade nas doações feitas por pessoas físicas.
Pela regra em vigor, as empresas são autorizadas a doar até 2% do faturamento bruto do ano anterior ao da eleição, enquanto que para as pessoas físicas as quantias ficam limitadas a 10% do rendimento bruto do mesmo período.
Para Barroso, o atual modelo de doações de campanha é "antirepublicano antidemoscratico e em alguns casos contra a moralidade pública".(Agência Estado)

Cachoeirinha, Gravatai e Alvorada

Moradores querem acesso à Free Way
Os membros do Movimento pelo Acesso à Free Way estiveram reunidos com o Prefeito Municipal de Cachoeirinha, Vicente Pires. Em pauta esteve a articulação das ações nos municípios do Vale do Gravataí. Na próxima quarta, 18 de dezembro, será realizado o lançamento oficial do movimento, com a participação de entidades e lideranças políticas de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão. O ato será realizado na Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, às 17h.
O movimento defende que a Free Way tenha acessos liberados para os municípios do Vale, que hoje dependem de Porto Alegre para deixarem suas casas e irem à capital. A praça de pedágio próxima à RS-118 "trancou" os 4 municípios, que só chegam ao centro da capital congestionando o já abalado trânsito porto-alegrense ou pagando uma tarifa de quase R$ 5,00.

Em Cachoeirinha e Gravataí, são quase 400 mil moradores e 200 mil veículos "presos" à avenida Assis Brasil. Alvorada é dependente das avenidas Protásio Alves e Baltazar de Oliveira Garcia e Viamão, da Protásio e da avenida Bento Gonçalves. Na prática, são cerca de 800 mil moradores e 300 mil veículos trancados pelo pedágio da Free Way e 4 cidades sem uma porta de entrada.

Cachoeirinha sofre o maior prejuízo: tem uma frota de cerca de 60 mil veículos mas uma circulação de 172 mil carros pelo centro da cidade, metade deles de Gravataí. No ano passado, a prefeitura concluiu a repavimentação integral da avenida central, a Flores da Cunha,desembolsando R$ 10 milhões para recuperar o prejuízo ocasionado pelo intenso trânsito de veículos de passeio e tráfego pesado. A via é usada como rota de fuga do pedágio, mas quem pagou a conta foram os moradores da cidade.

Já Alvorada e Viamão lutam por um acesso logo depois da Fiergs, na altura do KM 80, que ligaria Gravataí com as duas cidades e abriria um novo polo de desenvolvimento para essas comunidades. A avenida era uma previsão anterior ao pedágio, que foi assinado em 1997, mas nunca pode sair do papel devido à concessão. Essa via poderia ajudar adescongestionar as avenidas Protásio Alves, Baltazar de Oliveira Garcia e Bento Gonçalves, criando uma rota alternativa e mais rápidade ligação dos moradores dessas cidades com o centro de Porto Alegre. 

Notícias

IR - Consulta ao último lote abre segunda-feiraA Receita Federal vai abrir nesta segunda-feira (16), a partir das 9h, a consulta ao sétimo – e último – lote de restituições do Imposto de Renda 2013 (ano-calendário 2012). Poderão ser consultados também lotes residuais referentes aos exercícios de 2012 a 2008. As restituições serão pagas em duas datas: no próprio dia 16 e em 20 de dezembro. Quem declarou e não está nos 7 lotes, ficou entre os 711 mil na malha fina.

 

PIB do Brasil é o pior do G20

O Produto Interno Bruto (PIB) do G20, bloco formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2013, ligeiramente acima do avanço de 0,8% nos três meses anteriores, segundo estimativas preliminares da Organização Internacional para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgadas nesta quinta-feira (12). O Brasil registrou o resultado mais fraco do terceiro trimestre dentro do G20, com contração de 0,5%. 

 

PPS oficializa aliança com PSB e REDE na segunda-feira
O governador de Pernambuco e pré-candidato a presidente da República pelo PSB, Eduardo Campos, confirmou para segunda-feira (16) um encontro com a direção nacional do PPS, em Brasília (DF). Nesse encontro será oficializado o apoio do partido do deputado federal Roberto Freire à aliança entre os socialistas e a Rede, da ex-ministra Marina Silva. 
Para Campos, "é um sinal dos tempos", já que o PPS tomou a decisão de vir ao encontro do PSB e da Rede apostando "num crescimento da proposta e de construir essa unidade". Ele adiantou que os dois partidos vão trabalhar para formalizar a aliança em todos os estados.

Banho liberado nas praias do Lami e Belém Novo
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) dá início nesta semana à divulgação da análise de balneabilidade das praias do Lami e de Belém Novo. Os dados são baseados em relatório feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e indicam que todos os pontos de Belém Novo e Lami encontram-se em condições próprias para banho.
A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a qual estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, deve apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100mL e que, na última amostragem, esse valor não ultrapasse 2000 NMP/100mL. O valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

Rio: 3 mortos, 1 desaparecido e mais de 2 mil desabrigados

Subiu para três o número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde a noite de terça-feira.  O corpo de Reinaldo de Souza, de 26 anos, foi resgatado de dentro de um carro, que caiu de uma ponte na RJ-230, em Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste fluminense. A estrutura não resistiu à força da água, na noite de quarta-feira. Dois veículos trafegavam pelo local no momento do desabamento. Um adolescente de 15 anos, João Pedro Jacominho, está desaparecido. Ele estava com o irmão, Edson Lisboa Jacominho, de 26 anos, que conseguiu se salvar.

Bom Dia!

A cara de pau do ministro!
A primeira matéria que publiquei hoje, dia 12, é de preocupar a todos os que sofrem com a insegurança dos carros fabricados no Brasil. E não só a eles, mas a todos nós que vivemos em exposição permanente nas ruas e estradas brasileiras.
O ministro Guido Mantega, da Fazenda, anunciou que a colocação de airbag e freio ABS nos veículos ditos populares provocaria um aumento de preço e faria com que a inflação subisse muito. A velha Kombi, cuja morte foi anunciada, parece que vai ressuscitar e seguirá rodando, mesmo sem os dispositivos de segurança. Assim como ela, outros carros brasileiros poderão ser comercializados sem a segurança anunciada em grande campanha publicitária pelo governo.
Por falar em campanha publicitária, alguém esqueceu da campanha feita pelo próprio governo reduzindo o IPI dos veículos para incentivar a compra? De repente, pelo baixo custo, a maioria dos brasileiros se aventurou a comprar um carro novo. Estava baratinho!
Pois bem. Agora, quando os itens de segurança, aqueles que ajudam a salvar vidas, que protegem famílias inteiras, podem provocar elevação no preço dos carros, o mesmo governo, o mesmo ministro, falam que adiarão a medida para que tal não aconteça. Mas não dá para manter a obrigatoriedade de airbag e freio ABS, baixando impostos, ministro? Ou o senhor e seus companheiros de governo não estão preocupados com a segurança dos brasileiros que andam de carro, ou não, pelas ruas e estradas do Brasil?
Francamente, fazer propaganda, gastar milhões para anunciar que os veículos serão mais seguros e depois, como se nada tivesse sido pensado, anunciar que as medidas prometidas só valerão dentro de dois anos, é difícil de engolir.
Alguém tem que ser responsabilizado pelo dinheiro gasto e, principalmente, pela mentira que nos pregaram.
Mas o pior mesmo é agüentar a tremenda cara de pau do ministro!

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Airbag e freios ABS

Governo vai adiar novas regras de segurança
Após campanha publicitária que incluiu até um testamento, o fim da produção da Kombi pode ser adiado para 2016. O governo deve anunciar, em alguns dias, o adiamento, por dois anos, da norma que obriga a instalação de airbag e freio ABS em 100% dos carros novos, que entraria em vigor em janeiro.
A possível mudança na regra para os dois itens de segurança, estabelecida em 2009, é resultado da preocupação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o impacto inflacionário que o aumento dos preços dos carros pode provocar.
Segundo Mantega, o reajuste pode variar de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Recentemente a Volkswagen calculou esse aumento em R$ 600 a R$ 800. Outro impacto deve vir da alta do IPI, também prevista para janeiro.
Além da Kombi, produzida há 56 anos pela Volkswagen, serão beneficiados os modelos Gol G4, Fiat Mille, Chevrolet Celta, Renault Clio e Ford Ka e Fiesta Rocam. Os dois itens também poderão voltar a ser opcionais em carros já equipados.
Houve intensa campanha do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC pelo adiamento, por temer demissões com o fim da Kombi e do G4. Dirigentes da entidade recorreram até à presidente Dilma Rousseff. A Kombi não tem estrutura para receber airbag. Já para o G4 e os outros modelos mais antigos, o custo para incorporar os itens não compensa financeiramente.
"Possivelmente vamos adiar a entrada em vigor (da obrigatoriedade)", disse Mantega. Segundo ele, 60% dos veículos já têm airbag e ABS. "Passaria para 100% e provavelmente vamos diferir isso em um ou dois anos. Ainda não fechamos a proposta, vamos fechar na terça-feira."

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou, em nota, ter sido informada dessa medida, "como decisão", e disse estar "avaliando o assunto". (Agência Estado)