terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Artigo

Aluguel de ativos – Uma nova modalidade
de contratar obras públicas

Adeli Sell*

Quando se fala na coisa pública, o que primeiro vem à tona é falta de recursos e burocracia. É mais do que hora de quebrar paradigmas. A presidenta Dilma anunciou a construção de seis mil creches. Tem dinheiro disponível em nível nacional, falta é claro nos Estados como o nosso e na maioria dos municípios.

Mesmo tendo dinheiro liberado, as prefeituras, a quem compete fazer as creches, por exemplo, não estão conseguindo fazê-las. Os valores pagos para estas construções estão bem aquém do mercado. Ou seja, ninguém se predispõe a construir por valores tão baixos. Os que se arriscam não chegam ao fim, quebram no meio do caminho. Isto tudo está gerando um caos e os problemas estão se acumulando.

A primeira coisa a fazer é rever os valores, como fizemos aqui em Porto Alegre para garantir as construções do Minha Casa, Minha Vida de zero a três salários mínimos. Garantimos uma verba suplementar, por parte da Prefeitura, a fim de garantir empreendedores dispostos a construir, para que as licitações não ficassem "desertas".

Sei de caso de construção de creche na cidade que a licitação foi deserta já por duas vezes seguidas. Assim, além de majorar valores, lidamos frequentemente com as questões do mercado. Mas o que se impõe nos dias atuais é seguir um novo modelo, oriundo da Europa, que são os "aluguéis de ativos". Ante a realidade do grande déficit de infraestrutura no município e a dificuldade de obtenção de recursos por parte do governo, torna-se necessário buscar novas formas de financiamento para os projetos públicos. A locação de ativos é uma dessas modalidades recentes.

Ela é uma forma de participação de empresas privadas em empreendimentos de interesse público por meio da qual a empresa contratada constrói uma determinada instalação ― neste caso as creches ― e a arrenda à Administração Pública durante determinada quantidade de anos, geralmente por 25 anos. É um debate que temos que abrir. É um modelo a ser pensado. Haverá avanços se não houver, como quase sempre ocorre, sectarização.

*Vereador de Porto Alegre por 16 anos

Notícias

Novo Código Penal endurece pena para homicídio
O senador Pedro Taques (PDT-MT) apresentou o relatório sobre a reforma do Código Penal Brasileiro (PLS 236/12). A proposta foi lida mas, diante da complexidade da matéria, um pedido coletivo de mais tempo para analisar o texto adiou para a próxima terça-feira (17) a votação da proposta.

Uruguai deve aprovar hoje Lei da Maconha
O Uruguai deve se converter, nesta terça-feira (10), no primeiro país a legalizar e a regulamentar a produção, a venda e o consumo da marijuana. O polêmico projeto de lei, defendido pelo presidente uruguaio Jose “Pepe” Mujica e aprovado pela Câmara dos Deputados, será votado pelo Senado.

Reforma ministerial só no final de janeiro
Embora a presidente Dilma Rousseff sinalize que gostaria de bater o martelo nos nomes da reforma ministerial assim que voltar das férias, ainda na primeira quinzena de janeiro, a avaliação no PT e no governo é de que a composição do novo governo não sai antes do fim do mês.

Inflação do aluguel sobe 0,30% em dezembro
A primeira prévia do IGP-M de dezembro mostrou que o índice subiu 0,32%, ante alta de 0,30% na primeira prévia de novembro, divulgou, nesta terça-feira (10), a Fundação Getulio Vargas (FGV). Até a primeira prévia de dezembro, o índice acumula aumento de 5,22% no ano e de 5,22% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de dezembro foi do dia 21 a 30 de novembro.

Feria do Livro na Carris
Incentivar o hábito da leitura, valorizar e integrar os colaboradores são os principais objetivos da I Feira do Livro da Carris, evento que será realizado de 18 a 20 de dezembro. A feira, que acontece pela primeira vez na Companhia, será realizada em um espaço ao lado do prédio da Unidade de Operação, no pátio interno da Companhia, das 12h às 19h. A organização e a promoção são da UDM (Unidade de Documentação e Memória).

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 10 de dezembro




Voto aberto é colocado à prova no Congresso
Pela primeira vez sem a proteção do sigilo, abolido em novembro, deputados e senadores analisarão hoje vetos presidenciais a projetos de lei aprovados pela própria Casa. (Zero Hora)

Até outubro, o BNDES financiou R$ 146,8 bi
Valor cresceu 35% em relação a 2012; os setores apoiados lucraram no período. (Jornal do Comércio)

Situação dos municípios é desesperadora, diz CNM
Confederação Nacional alerta para as dificuldades e Famurs anuncia liberação de recursos. (Correio do Povo)

Dilma sofre pressão de ministros que não querem deixar o cargo
Presidente deu sinais de que irá promover Mercadante ao comando da Casa Civil em 2014 (O Sul)

Carro popular encarece 10% em 2014
A conta leva em consideração o novo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), mais alto, e a instalação obrigatória de airbags e de freio ABS, que ainda não são de série nos carros mais baratos.(Folha de São Paulo)

Milhares de sul-africanos cantam e dançam em homenagem a Mandela
A cerimônia religiosa oficial em memória de Nelson Mandela começou nesta terça-feira (10) às 11h58 locais (7h58 de Brasília) no estádio FNB, no bairro de Soweto (Johanesburgo), onde milhares de pessoas cantam e dançam em honra ao ex-presidente sul-africano. (Gazeta do Povo/PR)

Detidos por briga de torcidas serão indiciados por 3 crimes

Vascaínos responderão por tentativa de homicídio, associação ao crime e por incitação à violência. (Estadão)

 

Comissão da Verdade de SP concluiu que Juscelino foi assassinado

A versão oficial sobre a morte aponta que Juscelino e seu motorista, Geraldo Ribeiro, morreram em agosto de 1976 em um acidente de trânsito.(Correio Braziliense)

 

Hospitais federais do RJ têm cerca de 13 mil a espera de cirurgia

Ministério da Saúde terá prazo de 60 dias para apresentar cronograma completo com as datas para as intervenções cirúrgicas. (O Globo)

 

Gasolina dispara e registra alta de até 5,21% nos postos de BH

Em uma semana, o preço da gasolina comum subiu até 5,21% nos postos de Belo Horizonte, mais do que o dobro do que previa o ministro da Fazenda. (Estado de Minas)

Bom Dia!

Saindo da toca
Tem uma coisa que me preocupa muito. É o fato de procurar nunca ser chato. Sei que, muitas vezes, não consigo, e acabo chateando as pessoas, ou com alguma atitude impensada ou com a insistência, por exemplo, de tratar de certos temas aqui neste comentário. De ontem para hoje venho tratando, insistentemente, da reportagem do Romeu Tuma Júnior, que foi titular da Secretaria Nacional de Justiça no governo Lula, afirmando que o ex-presidente e líder máximo do PT, foi informante de Romeu Tuma, o pai, quando era delegado do DOPS, durante a ditadura. Inclusive, cobrei dos petistas o fato de não manifestarem sua opinião, ao contrário do que fizeram quando foi lançado o livro de um jornalista marginal intitulado Privataria Tucana.
Pois desde a noite de ontem, começaram a sair da toca e a dizer que a história contada por Tuma Júnior em seu livro é “inverossímil” e que o Lula jamais se prestaria para o que ele disse.
Pois bem, para não colocar aqui apenas o que penso, mesmo sem pedir a devida licença, reproduzo o comentário de uma pessoa que considero muito por suas opiniões, por seu posicionamento pessoal e profissional. O Rick Jardim comentou sobre o que eu postei no Facebook, lembrando que Tuma foi homem de confiança do Lula, companheiro de governo do Zé Dirceu, Gilberto Carvalho, Dilma Rousseff, Tarso Genro e outros. Mas agora, para os petistas, só ele não presta mais.

Normal, para a esquerda radical tudo que não é esquerda radical é mentira ou fruto de mentes fascistas. Esta gente é doente. O poder afetou tanto seus neurônios que já nem raciocinam, num processo de lavagem cerebral sem precedentes neste país. São ratos que sempre viveram nos esgotos da política e não se contentam com nada que não seja o banquete ideológico que eles chamam de governo. Como baratas, se infiltraram em todas as frestas do poder, e tirá-los de lá levará tempo. ..se houver este tempo! Haja "inseticida"!

Peço, sem querer ser chato, que leiam, analisem e pensem. Se bem que, do outro lado, pensar é coisa bem difícil.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!