quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Copa 2014

O mundo no Midia Centre
Não é exagero afirmar que o mundo inteiro está no Midia Centre da FIFA, instalado na Costa do Suipe, em Salvador. Basta ocupar um dos espaços, instalar seu notebook, e de repente desfrutar a companhia de ingleses, americanos, japoneses, argentinos, uruguaios, coreanos, equatorianos, alemães, belgas, francês, portugueses, enfim, jornalistas do mundo inteiro que se comunicam via computador ou por celular, com suas redações.
No espaço onde estão os jornalistas há um local para câmeras de TV, onde acontecem as entrevistas coletivas. Antes, logo para quem chega ao Midia Centre, uma ampla sala reservada para os fotógrafos.
Em qualquer lugar que a gente se instale, vai encontrar toda a tecnologia à disposição. Basta ligar um dos pontos de internet no computador e pronto, podemos nos comunicar com o mundo inteiro.
Quando algum dirigente da FIFA anuncia que está aberto o espaço para imagens, um batalhão de fotógrafos, de todas as partes, se movimenta com equipamentos modernos, dotados de lentes que mais parecem canhões.
Aqui não se tem quase tempo para comer. Sair para um almoço mais prolongado, nem pensar. 
A solução é procurar a cafeteria onde vamos encontrar sanduíches, quentes ou frios, com batata frita, cachorro quente e só. Refrigerante ou água mineral são os acompanhamentos possíveis. Preços que, sinceramente, pesam no bolso. Fazer o que.

Neste momento, o imenso palco da sala onde me encontro, está vazio, o que não significa dizer que, a qualquer momento, não possam estar na mesa o Joseph Blatter, o Jêrôme Valker, o Zidane, o Bebeto, o Lothar Mathews, o Canevarro e tantos outros dirigentes e ídolos do futebol mundial. 
Sem dúvida alguma, o Mundo está no Midia Centre.

Copa do Mundo

Ídolos do mundo inteiro estarão no sorteio nesta sexta


No encontro da imprensa com os convidados especiais para sorteio desta sexta-feira,6, estiveram presentes os jogadores Cafu (Brasil), Ghiggia (Uruguai), Zidane (França), Mario Kempes (Argentina), Lothar Matthäus (Alemanha), Fabio Cannavaro (Itália), Fernando Hierro (Espanha) e Geoff Hurst (Inglaterra) 

O uruguaio Ghiggia lembrou a final do Maracanã e disse que “apesar do desconforto com a Copa de 50, estou muito feliz em estar aqui e constatar que o povo brasileiro entendeu que em futebol se ganha e se perde”.

Cafu disse que, “no meio de tantos campeões, fui o escolhido”. Ele acha que sua escolha deve ter se baseado no fato de que foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Brasil. “Estou muito orgulhoso de estar aqui, representando nosso povo”, completou.

Kempes afirmou que cada representante torce por sua seleção, mas não é fácil chegar à final. Ganhar a primeira partida é importante. A expectativa que a Argentina tem é muito boa “temos um bom técnico, uma boa equipe e muito apoio. Não é só o Messi, mas um grupo de bons jogadores”.

O espanhol Fernando Hierro disse que pessoalmente não sabe o que a Federação Espanhola está pensando em relação às sedes de treinamento. Para ele o importante “é escolher um bom local, independentemente de distância, mas com um clima agradável e boas condições de treinamento”. 

O Hino Nacional da França cantado em 1998 foi importante para a vitória do país. Para Zidane sem dúvida é muito importante ter os torcedores ao lado da seleção. “Nós nos soltamos, como jogadores, com a força dos torcedores. Para nós foi o momento de fazer uma coisa grandiosa.”

Lothar Matthäus lembrou de sua participação em copas e “as grandes distâncias que tivemos que enfrentar de uma cidade para outra, mas temos um grande apoio para superar este tipo de problema. Mas o aspecto mais importante é fazer com que a equipe entre em campo preparada”

O italiano Fabio Cannavaro comentou sobre a zaga brasileira e disse que, juntamente com os defensores espanhóis, Thiago Silva e David Luiz são os melhores zagueiros das seleções”.

Sobre o favoritismo de Brasil e Argentina, Kempes disse que concorda, mas “a Colômbia e Uruguai tem jogadores importantes que cresceram muito, o que pode surpreender aos chamados favoritos”.

Perguntado sobre que seleção é melhor, a de 2002 ou a de 2014, Cafu disse que, pelo menos até aqui, “a melhor seleção foi a de 2002, que já ganhou o título. Sobre a de agora, deverá mostrar que pode ser melhor que a de 2012”

O encontro com os jogadores que participarão do sorteio, encerrou a agenda marcada para a manhã desta quinta-feira, 5, no Media Center da FIFA.

Copa 2014

Coletiva com Embaixadores da Copa

Uma coletiva de imprensa com Embaixadores da Copa, foi a primeira atividade no dia desta quinta-feira,5, no Media Center da Costa do Sauipe. Estiveram presentes os jogadores Carlos Alberto Torres, Bebeto, Ronaldo Fenômeno, Amarildo, a jogadora Marta e o ex-treinador Zagalo.

Ronaldo, que está morando em Londres, disse que “na Europa a gente tem feito um trabalho especial e gratificante. Na Itália, Espanha, França, Inglaterra, onde estive o que eu vi é que os torcedores estão querendo vir, conhecer nossas cidades e ver de perto esta paixão que o brasileiro tem pelo futebol. Lá fora o entusiasmo é muito grande, mesmo com as manifestações e notícias ruins, o sucesso está se refletindo na compra dos ingressos, que bateu todos os recordes das copas anteriores". 

Questionado sobre o Bom Senso FC, Ronaldo disse que o movimento é ótimo e está acompanhando o povo brasileiro que deseja mudanças no geral. "É uma discussão inicial para um grande debate que temos que ter. Ainda não discutimos sobre os jogadores do passado em que muitos passam por dificuldades, nem sobre o futebol feminino".

Sobre o sorteio, mais especificamente a possibilidade de jogar contra a Rússia, Ronaldo disse que tem expectativa de ver o Brasil contra os russos e acabou elogiando “principalmente as russas”, afirmando que estará lá na próxima Copa, “pois elas são muito interessantes’.

Sobre quem imagina será o craque da Copa, Ronaldo Fenômeno disse que deseja “que seja o Neymar, mas existem grandes craques nas seleções”. Bebeto disse que Neymar tem tudo para ser o melhor e ressaltou: “quero que seja o Neymar”

Carlos Alberto Torres salientou o fato de que a Copa terá os maiores times do mundo, com todos seus grandes jogadores. “Vamos torcer pelo Neymar, mas não podemos esquecer o Messi e o Cristiano Ronaldo”. 

Zagalo não fugiu à regra. Para ele, ainda quando jogava no Brasil Neymar já era considerado um grande jogador. Na Europa, disse Zagalo, ele subiu um degrau, o que foi fundamental para que a crítica mundial pudesse observar de perto a revelação do Brasil. “Estarei torcendo por ele, mesmo que muitos considerem outros melhores”

Perguntado sobre a Copa de 50, quando esteve presente como soldado, assistindo a final contra o Uruguai, o ex-treinador disse que “os lenços brancos agitados pela torcida, se transformaram num grande lençol de lágrimas”. Ele lembrou que o Brasil foi o único país que ganhou cinco títulos mundiais, mas perdeu a Copa realizada aqui. Zagalo espera que o Brasil conquiste o hexa campeonato em 2014.

Sobre as diferenças climáticas que os jogadores sentirão aqui, Ronaldo entende que isso não mudará os resultados. Os jogadores, segundo ele, estão preparados para enfrentar este tipo de problema e também as grandes distâncias entre as cidades.

Ronaldo e Bebeto concordaram que um possível atraso na entrega dos estádios, não implicará em qualquer problema para a Copa do Mundo.

Uma identificação massiva entre torcedores e jogadores será, na opinião de Ronaldo Fenômeno, o maior legado que a Copa deixará para o Brasil. Para Zagalo, a Copa das Confederações já mostrou como o povo brasileiro vai participar da Copa de 2014. Será, para ele, a maior Copa do Mundo até aqui.

Na parte da tarde, acontecerá um seminário com a participação dos treinadores das 32 seleções classificadas para a Copa. O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, estará presente.