domingo, 3 de novembro de 2013

Operação W da PF

Superintendente do Trabalho do RS será exonerado
Por decisão dos diretórios nacional e regional do PDT, o superintendente regional do Trabalho, Heron Oliveira, será exonerado após ter sido indiciado pela Polícia Federal (PF). A Operação W, que transcorre em sigilo, desarticulou esquema de corrupção no final da semana passada, no RS. Três prisões preventivas foram feitas, além de seis mandatos de busca e apreensão cumpridos. O Gabinete do superintendente Heron de Oliveira, foi alvo das buscas da PF.
Segundo o presidente regional do PDT, Romildo Bolzan Jr., Heron Oliveira está tranquilo e afirma não ter qualquer ligação com as práticas criminosas investigadas pela PF. “Ele foi afastado por decisão da cúpula e do próprio Heron, que terá mais tempo para fazer sua defesa. Ele retornará a seu posto assim que os fatos forem esclarecidos”, disse Romildo.
Bolzan Jr. revelou que Heron será substituído por Marco Antônio Balejo Canto, auditor-fiscal de carreira no Ministério do Trabalho e Emprego do RS e filiado ao PDT.

Ficha suja

Julgamento pode deixar Maluf fora de eleições por oito anos
Após participar de 13 eleições nos últimos 31 anos, Paulo Maluf (PP-SP) pode ser proibido de se candidatar no ano que vem, quando encerra seu mandato de deputado federal. Aos 82 anos, ele poderá ingressar na categoria dos fichas-sujas, que não podem concorrer em eleições por causa de condenações.
Nesta segunda-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo julga recurso que ele apresentou contra uma condenação sofrida num processo sobre o superfaturamento das obras do túnel Ayrton Senna, executadas em sua gestão como prefeito da capital (1993-1996).
Se o tribunal confirmar a sentença inicial do caso, Maluf ficará proibido de participar de eleições por oito anos.
A Lei da Ficha Limpa estabelece que políticos condenados por um colegiado em razão de crimes contra a administração pública ficam excluídos de disputas eleitorais.
O caso será julgado por três desembargadores do tribunal, o que caracteriza o órgão colegiado previsto na lei.

Dívida pública

Brasil é 3º do mundo em gasto com juro
Mapa de indicadores fiscais elaborado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) mostra o gasto do Brasil com juros da dívida pública como o terceiro maior do mundo.
Entre dados coletados de praticamente todos os países, a despesa brasileira, equivalente a 5,7% da renda nacional, só perde para a da Grécia, mergulhada em crise financeira, e a do Líbano, cujas finanças são abaladas pelos custos de guerra.
Os números reunidos são, na maioria, de 2011. De lá para cá, os pagamentos aos credores da dívida pública caíram para 4,9% do Produto Interno Bruto, mas o país continua encabeçando rankings globais de taxas de juros.
A anomalia das contas brasileiras ajuda a entender por que, em relatório publicado na semana retrasada, o FMI discordou da tese do governo Dilma Rousseff segundo a qual a redução do endividamento nos últimos anos abriu espaço para afrouxar a política de controle fiscal.
Como aponta a administração petista, a dívida pública brasileira --equivalente a 65% do PIB no mapa do Fundo-- é inferior às de países desenvolvidos como Estados Unidos (103% do PIB), Japão (230%), Alemanha (81%) e França (86%).
O mercado credor, no entanto, trata diferentemente os devedores desenvolvidos, que emitem moeda forte, e os demais. Nos quatro países do exemplo, as despesas com juros variam de 0,9% (Japão) a 2,5% do PIB (França).
Já no mundo emergente, os governos mais endividados arcam com custos muito maiores. Índia e Egito, além do Brasil, figuram entre os que mais gastam com juros da dívida pública.
Não por acaso, o setor público brasileiro, a despeito do afrouxamento fiscal dos últimos anos, é um dos que mais poupam para o abatimento da dívida -outro argumento sempre invocado pela administração petista.

Na visão do FMI, porém, ainda é necessário mais aperto nas contas para reduzir a dívida e elevar a credibilidade do devedor. Dessa forma, a conta de juros poderia cair. (Agência Folha)

Final de domingo

Como diria o Roberto, “eu voltei...”
Como avisei, fui para Tramandai Sul na sexta-feira, final de tarde, para dar uma olhada na casa e dar um jeito para que tudo esteja bem para o período de férias.
Meus amigos, fazia tempos que não sentia tanto vento como o que tomou conta da noite de sexta e do dia inteiro de sábado. O que não impediu o churrasquinho tradicional. Grama cortada, casa limpa, agora é esperar pelo feriado do dia 15.
Agora é retomar o trabalho e buscar informações para dividir com meus queridos leitores. Enquanto deixo a TV ligada no futebol, vou pesquisando os sites, blogues e portais de informações.

Grande abraço a todos!