terça-feira, 15 de outubro de 2013

Emenda da Música

Imunidade tributária para CDs e DVDs
Com a presença de artistas como Fagner e Rosemary, a Emenda da Música, originária da PEC 123/2011, foi promulgada em sessão solene do Congresso Nacional, na tarde desta terça-feira (15). A emenda concede imunidade tributária para CDs, DVDs, Vinis e Blu-Ray de artistas brasileiros e promete 19% a 25% de desconto no preço final do produto. De acordo com a Agência Senado, o desconto ainda pode chegar a 40%

Os impostos serão extintos a partir de quarta-feira (16), mas, diferentemente do que o autor do projeto, o deputado Otávio Leite (PSDB), afirmou, o benefício estará restrito à comercialização e não alcançará o processo de produção, que continuará a ser tributado - o que diminui a margem que o artista, gravadora e produtores teriam para reduzir o preço de tabela dos produtos e, consequentemente, o valor final pago pelo consumidor.
"O que é extinto em termos de imposto no físico é o ICMS, que varia 19 a 21%, dependendo do Estado; O ISS, que é aplicado na fase preliminar da produção, quando o fonograma precisa ser aperfeiçoado, mediante contratação de estúdio, músico, mixagem, produção. Tudo isso será extinto", afirmou o deputado.

Beira Rio

Inter e Peñarol fazem jogo de reabertura

O Internacional divulgou na manhã de hoje, o nome de seu adversário no jogo de reabertura do Gigante da Beira Rio. Inter e Peñarol, do Uruguai, jogarão no dia 6 de abril. Integrando as festividades que começarão no dia 5. As datas dizem respeito ao aniversário do clube, comemorado dia 4 e o de inauguração do Estádio, dia 6 de abril.

A escolha do time uruguaio se deu pelo fato de ser o Peñarol um dos mais populares e tradicionais clubes da América do Sul.

Mesmo com a reinauguração marcada para abril, o Internacional pretende realizar alguns jogos do gauchão no novo estádio entre janeiro e fevereiro.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 15 de outubro





Bancos voltam a funcionar hoje
Decisão foi tomada em assembléia ontem. Banrisul continua em greve. (O Sul)

Médicos cubanos estréiam no estado
Dois profissionais foram autorizados a trabalhar e iniciaram suas atividades em postos de saúde de Sapucaia do Sul. (Zero Hora)

Bancos privados, Caixa e BB voltam ao trabalho
Termina greve de 26 das instituições financeiras. Só bancos do Estado continuam paralisados. (Correio do Povo)

BC pode reduzir ação para combater o câmbio
Banco deve rolar apenas parte do swap de US$ 9,5 bi que vence em novembro. (Jornal do Comércio)

EUA têm acordo sinalizado
O país precisa elevar o teto da dívida até a próxima quinta-feira, sob pena de dar o calote e provocar um verdadeiro desastre na economia mundial. (Diário de Pernambuco)

Justiça bloqueia R$ 1,82 mi da Máfia do Asfalto

Em ação de improbidade, Ministério Público Estadual afirma que grupo, acusado de fraudar licitações no interior de SP, tinha 'grande influência e contatos com parlamentares'. (Estadão)

 

Marina critica retrocesso de Dilma na economia; presidente contesta

Segundo ex-senadora, política econômica vem sendo praticada ‘com alguma negligência em função da ansiedade política’. (O Globo)

 

Datafolha diz que Campos fica com maior parte dos votos de Marina

Segundo os dados corretos do instituto, 32% dos eleitores de Marina optam por Campos quando ela não está entre os concorrentes. (Folha de S.Paulo)

 

Judiciário resolveu 30 em cada 100 processos em 2012

Entre as conclusões da pesquisa, o principal problema da Justiça é a dificuldade de solucionar processos antigos. (Gazeta do Povo/PR)

Protestos de docentes marcados para hoje preocupam autoridades

Sindicatos de trabalhadores na área de educação vão aproveitar as comemorações hoje do Dia do Professor para fazer manifestações em todo o país. (Correio Braziliense)

Bom Dia!

Meu caro mestre!
Meu curso primário, era assim que se chamava no meu tempo, foi no Grupo Escolar Mena Barreto, em São Gabriel. Todos os meninos e meninas de avental branco. A diferença estava na gravata dos meninos e no laço de fita das meninas. Ambos azul marinho. Tinha fila para entrar na sala de aula, merenda, que a gente levava de casa, na hora do recreio e principalmente muito respeito pelos professores e pela escola.
Os cadernos e os livros, bem poucos por sinal, eram cuidadosamente encapados pela mãe, com um papel colorido. Tinha até caderno de caligrafia, pra gente aprender a fazer letra bonita. Todo mundo aprendia o Hino Nacional, o da Independência e o da Bandeira.
Comecei a lembrar de tudo isso quando me dei conta que hoje é o Dia do Professor e fiquei curioso para saber se os mestres, agora, são tão respeitados como eram no meu tempo, quando a gente chamava todos de senhora ou de senhor. Eram os ‘tios’ e as ‘ssoras’ de hoje.
Quando vi a minha filha sair para a escola, hoje de manhã, carregando vários cadernos nos braços e uma mochila extremamente pesada nos ombros, confesso que fiquei pensando se tudo aquilo era realmente necessário para uma manhã de aula. Perguntei e ela me respondeu que sim. E saiu com seu tênis moderno, calça de brim e uma jaqueta da escola. Nos ouvidos, os fones do celular que, pelo menos, deve ficar desligado durante as aulas.
Vim para o computador e fiquei sonhando com o Dia do Professor no Mena Barreto. Quase todos levavam um presente para a professora. Um chocolate, uma flor, uma maçã, representavam o carinho que todos sentiam por aquela figura que, pacientemente, nos ensinava a ler e a escrever. Mais que isso, nos ensinava como enfrentar a vida que começávamos a viver.
Os tempos mudaram, ainda bem, e as diferenças chegaram com o passar dos anos. Acho, então, que os alunos, de forma diferente, cultivam o mesmo carinho, o mesmo respeito e a mesma esperança de aprendizado, por seus professores. Mas, sem qualquer sentimento de vergonha, confesso que senti uma saudade muito grande das coisas como elas eram naquele tempo. E seu eu pudesse voltar alguns (muitos) anos na vida, diria com todo o carinho do mundo a cada um daqueles que me ensinaram as primeiras letras: Feliz Dia do Professor, meu caro mestre!
Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!