quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Rede Solidariedade

TSE rejeita pedido de registro 
Em sessão realizada na noite desta quinta-feira, 3, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o pedido de registro da Rede Sustentabilidade. De acordo com a relatora, ministra Laurita Vaz, a Rede cumpriu todos os requisitos para o registro de partido, exceto a entrega do número mínimo de apoios validados pelos cartórios.
O voto da relatora foi seguido por cinco dos seis ministros. O ministro Gilmar Mendes foi o único a votar favoravelmente ao registro.
Para o TSE, a Rede comprovou ter o apoio de cerca de 442.524 – cerca de 50 mil apoiamentos a menos do que o exigido. O advogado da Rede, Torquato Jardim, defendeu em sua sustentação que outras 95 mil assinaturas fossem consideradas, pois foram rejeitadas sem justificativa pelos cartórios eleitorais. 
A ministra, no entanto, acolheu a recomendação do vice-procurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, de que não seria razoável pedir que os cartórios fizessem uma discriminação individualizada da negativa de cada uma dessas assinaturas. "Verificado o não cumprimento de apoiamento mínimo para a nova sigla, eu voto pelo indeferimento do registro", disse Laurita.
O ministro João Otávio de Noronha, que tomou posse nesta semana, disse que "não há aqui o menor espaço de flexibilização de interpretação da norma".
Ele afirmou que, mesmo que Marina esteja em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, não há como contornar a exigência da lei. "Nós não podemos nos mover pela sensibilidade ética ou pessoal. Temos que nos mover pela sensibilidade jurídica", disse.
O ministro Henrique Neves, que também acompanhou o voto da relatora, disse que o caso da Rede é igual ao do PEN, que também teve o seu registro negado nos últimos dias do prazo legal e ficou de fora das eleições municipais de 2012. (Agência Estado)

Artigo

Ao saber da Confraria do Cachorro Quente (CCQ)  quando, conforme ele mesmo diz, são "amigos de décadas  guris sessentões/setentões reunidos para comer cachorro quente", Cesar Cabral decidiu enviar esta prosa poética, fazendo uma pergunta: "Mas o que fazer com a saudade, se não apenas senti-la?". Sugiro a todos, principalmente aos um pouco mais avançados na idade, que não deixem de ler.É um texto imperdível!

Onde Tu Não Foste Criança, Não.

César Cabral*

Não envelheças onde tu não foste criança. Onde tu não viveste a infância, a juventude,o sonho.
Se tu envelheceres num lugar onde não deixaste tuas marcas de xixi, não mijaste em arco nem foste guri, jamais poderás ter o que contar.
Depois, bem depois, não terás com quem contar se precisares recordar.
E vais precisar. Vais precisar.
Não envelheças onde tu não foste vizinho. Onde tu não frequentaste escola, não aprendeste a ler e a escrever errado e seres reprovado.
Se tu envelheceres num lugar onde ninguém te viu subindo em árvores, fugindo de um cachorrão, jamais poderás ter o que aumentar.
Depois, bem depois, não terás com quem comentar se precisares exagerar.
E vais precisar. Vais precisar.
Não envelheças onde tu não foste poeta. Onde tu não cantaste em versos tortos, não sofreste as dores e as glórias de poder ser um menestrel.
Se tu envelheceres num lugar onde não deixaste muitos amores, tantos de perder a  conta, jamais poderás ter o que mentir.
Depois, bem depois, não terás com quem repartir, se precisares te iludir.
E vais precisar. Vais precisar.
Não envelheças onde tu não foste posseiro. Onde tu não tens terra feita, não plantaste as esperanças e as certezas para seres o dono da história.
Se tu envelheceres num lugar onde não deixaste teus primeiros anos servindo de cama, jamais poderás ter onde te deitar. Depois, bem depois, não terás amigos com quem recordar, antes de defuntares, se precisares reviver.
E vais precisar. Vais precisar.

*Escritor, jornalista e publicitário

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 3 de outubro





Itamaraty tenta liberar bióloga presa na Rússia
Governo brasileiro intercede para que ativista do Greenpeace Ana Paula Maciel, denunciada por pirataria, responda em liberdade. Pena para crime pode chegar a 15 anos.(Zero Hora)

Construção da segunda ponte do Guaíba inicia em maio de 2014
Travessia terá 7,3 quilômetros de extensão e 28 metros de largura nos vãos principais. Custo é mantido em sigilo. (O Sul)

Fusão criará gigante das telecomunicações
Oi e Portugal Telecom vão se unir e criar a CorpCo, multinacional com mais de 100 milhões de clientes. (Correio do Povo)

Produção industrial gaúcha tem nova alta
Fiergs apura segunda elevação seguida, mas estoques ainda são excessivos. (Jornal do Comércio)

Alvo de denúncias, diretor da ANS renuncia a mandato
Comissão de Ética da Presidência da República recomendou demissão do executivo, acusado de omitir ligação com planos de saúde. (O Globo)

Marina chega ao ‘Dia D’ com placar desfavorável no TSE
Cinco dos sete ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ouvidos pela Folha disseram que tendem a não aprovar a legenda caso fique demonstrado que de fato ela não conseguiu reunir as 492 mil assinaturas de apoio exigidas em lei. (Folha de S.Paulo)

Maioria do TSE diz que ‘aritmética’ deve barrar a Rede de Marina

Tribunal decide nesta quinta se concede ou não o registro a partido que a ex-ministra quer criar para se candidatar à Presidência; tendência é que 4 ministros da Corte rejeitem. (Estadão)

 

Rodovias do Paraná terão mais 20 radares até 2014

Treze equipamentos serão instalados em rodovias não pedagiadas, e um deles nas proximidades da Curva da Santa, na BR-376. (Gazeta do Povo/PR)

 

Omissão em currículo derruba diretor da ANS

Figueiredo foi advogado de operadoras de planos de saúde, informação que ele não disse durante sabatina feita pelo Senado em julho. (Correio Braziliense)


Petroleiros param as atividades por 24 horas
A paralisação faz parte da tentativa de negociação do Acordo Coletivo 2013/2015 com a Petrobras. (Diário de Pernambuco)

Bom Dia!

Outubro Rosa
Acho que não existe uma campanha que diga mais de perto a maioria das mulheres do que a de prevenção contra o câncer de mama. A doença é uma ameaça permanente e nenhuma mulher está imune aos perigos que ela traz. Prevenir, com exames periódicos e cuidados permanentes, é o melhor remédio.
Assim, a partir de hoje e até o final do mês de outubro, estarei engajado neste movimento que merece todos os aplausos. Além de incentivar e alertar para os cuidados necessários, vou colocar a cor símbolo da campanha, o rosa, em todos os títulos deste blog. Ao mesmo tempo, sempre que possível, vou conversar com minhas amigas para que procurem suas amigas e façam desta uma campanha permanente. O outubro rosa deve ser o ponto de partido para um ano inteiro de muitas cores na vida das mulheres.

Entre as noticias desta manhã, alguns destaques. O TSE julga hoje o pedido de registro da Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva. Na terça-feira, o Ministério Público Eleitoral deu parecer contrário ao pedido de registro da Rede. A alegação é que várias assinaturas não foram validadas. O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, acha “muito difícil” aceitar o registro. Se o registro for aceito, Marina Silva será candidata à Presidência da República no ano que vem. Caso contrário, é provável que ela se filie a outra sigla, mas ficará fora da disputa pelo Planalto.

Assunto que nos diz mais de perto, é a questão da utilização dos depósitos judiciais (R$ 4,5 bilhões) pelo Governo do Estado. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, por unanimidade, a proposta da OAB/RS de ajuizar ação direta de inconstitucionalidade da medida. Certamente, nos próximos dias, teremos muita discussão, muita explicação e, se tivermos um pouco de sorte, uma solução que não prejudique ainda mais aos que esperam receber dívidas do governo.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!