sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Possível irregularidade

MP vai investigar compra da casa de Renan
O Ministério Público Federal abriu ontem inquérito para apurar a compra, por 2 milhões de reais, de uma casa pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na área mais nobre de Brasília. O negócio foi fechado com um empreiteiro em agosto.
Conforme portaria da Procuradoria da República no Distrito Federal, o inquérito civil busca averiguar "possível irregularidade na aquisição" do imóvel pelo senador, "por valor muito abaixo do praticado no mercado e incompatível com seus rendimentos". Será apurada a suspeita de enriquecimento ilícito no caso. O prazo inicial da investigação é de um ano, mas ela pode ser prorrogada.
Renan comprou a casa de 404 metros quadrados, no Lago Sul, em maio. Segundo corretoras que atuam naquela área, ela custa no mercado pelo menos 3 milhões de reais - 50% mais que o valor registrado na escritura. Os detalhes da transação não constam do registro em cartório, mas de um contrato paralelo firmado pelo senador com o empresário Hugo Soares Júnior, construtor imobiliário em Brasília.
Renan disse que pagou sinal de 240 000 reais e dividiu outros 760 000 reais em cinco parcelas semestrais de 152 000 reais cada, ou seja, a serem quitadas em dois anos e meio. O valor restante - 1 milhão de reais - foi financiado pela Caixa Econômica Federal em 22 anos. Para obter o empréstimo, o senador declarou renda mensal de 51 723 reais, valor que representa o dobro do salário bruto que ele recebe no Senado (26 700 reais). Segundo ele, a renda excedente é resultado de suas atividades agropecuárias.
Em 2010, o senador peemedebista declarou à Justiça Eleitoral que seu patrimônio era de 2,1 milhões de reais. Seu saldo em contas correntes na ocasião, segundo informou, chegava a 3 300 reais. Ele não vendeu nenhum outro imóvel para a compra da nova casa. As prestações do novo imóvel equivalem a um comprometimento mensal de 38 600 reais. Somadas à pensão paga para sua filha com a jornalista Mônica Veloso, de 6 800 reais, ele gasta 87% dos rendimentos declarados à Caixa - ou mais que o dobro da remuneração líquida no Senado (21 300 reais).(Com Veja/conteúdo)

Arquivos do Claudio Dienstmann

Na Copa de 1950 Porto Alegre tinha 394 mil habitantes
Exatamente no dia 1º. de julho de 1950, em plena primeira Copa do Mundo no Brasil, o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, informou que o município de Porto Alegre tinha 394.151 habitantes (apenas 27% da sua população atual, 1.470 mil). Foi assim que a cidade recebeu dois jogos da quarta edição dos 19 Mundiais, e o primeiro no Brasil, no Estádio dos Eucaliptos – Iugoslávia x México dia 28 de junho, México x Suíça a 2 de julho.    

O Eucaliptos tinha sido inaugurado em 1931, com um pavilhão social de madeira na Rua Silveiro, demolido a partir de 1948 e substituído por um de concreto. O novo estádio, que ganhou também uma arquibancada do lado oposto, na Rua  Dona Augusta, foi inaugurado com um Gre-Nal, a 25 de junho, três dias antes de Iugoslávia x México; o Grêmio venceu, 1x0, gol de Ariovaldo, o Detefon.

No início daquele ano de 1950, em 28 de fevereiro, o presidente da república, marechal Eurico Gaspar Dutra, veio a Porto Alegre e inaugurou 433 casas e o estádio da Vila IAPI, mais o conjunto residencial dos bancários. Outras inaugurações aconteceram antes da Copa: 8 de abril o Hospital Petrópolis, 12 de abril o City Hotel – que recebeu as delegações da Iugoslávia e Suíça.

Em 1950 o futebol de Porto Alegre tinha o campeonato metropolitano, o citadino, com sete clubes: Cruzeiro, Corinthians (nome na época do Força e Luz), Grêmio, Internacional, Nacional, Renner e São José. O vencedor saía para disputar o título gaúcho com o interior.

Na época a cidade tinha mais de 30 cinemas, no Centro e nos bairros, e os principais filmes em exibição foram “O céu mandou alguém” com John Wayne no Carlos Gomes, “Golpe de misericórdia” com Joel McGrea e Virginia Mayo no Rio, “Pecadora arrependida” com Maria Antonieta Pons no Marabá e Baltimore, Cantinflas em “O sabichão” no Central, o Vera Cruz com Myrna Loy e Robert Mitchum em “O vale da ternura”.  

Em junho de 1950 um apartamento de dois quartos no recém-inaugurado Edifício Maringá, na Rua Doutor Flores 245, custava 94.740,00 cruzeiros, cerca de 250 salários mínimos da época – hoje aproximadamente 170 mil reais. Para consternação da sua clientela, a Casa Comercial Iaccarino (Uruguai 300) anunciava o seu fechamento, com uma grande liquidação – cobertores de casal a 85 cruzeiros, pullovers a 22,20, pares de meias a cinco ... 

Dick Farney veio à cidade em junho de 1950 para cantar no Clube do Comércio, e Porto Alegre ganhava a sua Orquestra Sinfônica, com maestro húngaro, Pablo Komlós. Ivoti entrou em ebulição dia 9 de junho com a notícia da queda de um “disco voador” – minúsculo mas disco voador! –, que logo se constatou ser na verdade apenas um equipamento de meteorologia caído de um balão.

Em 13 de junho, Porto Alegre criava o “Dia dos Namorados”. Pelo mundo afora, a 27 de junho, na véspera de Iugoslávia x Suíça, os Estados Unidos entraram na Guerra das Coreias, quando a do Norte invadiu a do Sul.

Depois da Copa, prefeitos de nove municípios gaúchos se reuniram em Caxias dia 24 de julho – Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias, Encantado, Guaporé, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Prata e Veranópolis – para pedir à União e ao Estado maior participação no imposto de renda e no fundo rodoviário nacional. A 28 de julho de 1950 um enorme e moderno avião Constellation da Panair do Brasil bateu contra o Morro do Chapéu, em Sapucaia, matando todos os seus 50 ocupantes – 44 passageiros e seis tripulantes. (Claudio Dienstmann)
Obs: Texto publicado no site da SECOPA

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 27 de setembro





Formação de médicos para o SUS prevê estágio no Exterior
Faculdade de medicina voltada ao sistema público que o Grupo Conceição prepara com ministérios da Saúde e da Educação dá ênfase à atenção básica. Um curso nesses moldes já realizado em Passo Fundo. (Zero Hora)

Recusas atrapalham a doação de órgãos
Central de Transplantes do Estado revela que 40% de familiares negam autorização para cirurgias. (Correio do Povo)

Inter empata com o Atlético-PR pela Copa do Brasil
O próximo duelo será dia 23 de outubro, no estádio Durival de Britto, no Paraná. (O Sul)

Taxa de analfabetismo para de cair e tem pequeno aumento no Brasil

Proporção de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever passou de 8,6% em 2011 para 8,7% em 2012, mostra Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).(Estadão)

 

Queda de taxa de desigualdade fica estagnada, diz IBGE

Numa tendência inversa a dos últimos anos, a desigualdade no Brasil ficou estagnada e o motivo é que o rendimento das faixas de renda mais alta cresceu num ritmo mais acelerado do que as de renda menor. (Folha de S.Paulo)

 

Desigualdade de renda entre homens e mulheres aumenta em 2012

Levantamento divulgado hoje mostra que salário feminino equivalia a 72,9% do rendimento masculino. (O Globo)


Cid deixa PSB e leva 500 filiados
Apesar de dada como certa por aliados e por notícias que circulavam nos bastidores há alguns dias, a saída do governador Cid Gomes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) só foi confirmada ontem à noite. (Diário do Nordeste)

Planejamento autoriza mais de 2,2 mil vagas em quatro ministérios
As oportunidades são para os ministérios do Trabalho, Cultura, Educação e Ciências e Tecnologia.. Os salários podem chegar a R$ 8,8 mil. (Correio Braziliense)

Impasse entre PT e PMDB encerra minirreforma eleitoral
Texto permite a doação de empresas ligadas a concessionárias de serviços públicos a candidatos e impõe limites à militância paga. (Gazeta do Povo/PR)

População brasileira chega a 197 milhões de pessoas
A população brasileira cresceu 0,8% no ano passado, chegando a 196,9 milhões de pessoas. É o que informa a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. (Diário de Pernambuco)

Dia Mundial do Turismo

SMTUR promove sorteio de passeios
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) quer marcar o Dia Mundial de Turismo, comemorado nesta sexta-feira, 27, convidando as pessoas a conhecerem mais a cidade e curtirem os atrativos da capital gaúcha. O “convite” será por meio do sorteio de ingressos para três diferentes passeios: o city tour Linha Turismo, o Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS e o passeio no barco Cisne Branco pelo Guaíba.
A promoção já está em andamento na página Porto Alegre Turismo no Facebook (www.facebook.com/portoalegre.travel). Para participar, basta clicar em “quero participar” na aba Promoções, confirmar e compartilhar o flyer da promoção.
Sorteios - Serão realizados três sorteios, um para cada passeio. Todos ocorrerão no Dia Mundial do Turismo, mas em horários diferentes. Para o city tour Linha Turismo, o sorteio será às 16h. Serão dez pares de ingressos, e os ganhadores poderão aproveitar o passeio com um acompanhante até o dia 27 de outubro, inclusive aos finais de semana. Para a visita ao Museu de Ciência e Tecnologias da PUCRS, serão sorteados cinco pares de ingressos às 16h30, e outros cinco pares para o passeio no barco, às 17h.

Os ganhadores da promoção serão avisados através da página do Facebook e poderão retirar seus ingressos para os atrativos já a partir desta sexta-feira, 27, na sede da SMTUR (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa). Os regulamentos de cada sorteio podem ser conferidos em: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/259522 (para  ingressos do Linha Turismo), https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/259527 (para o Museu de Ciência e Tecnologias da PUCRS) e https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/259530 (para o passeio no barco Cisne Branco).

Confraria do Cachorro Quente - 2

Repercutindo a primeira reunião
Em primeiro lugar, um pedido de desculpas. Na nota que publiquei ontem, mencionei a Graça Garcia e sua amiga. Perdão, Maria Emilia. Prometo não esquecer mais.
Segundo, a foto que o Júlio Ribeiro publicou no Facebook, me retrata em plena atividade, ou seja, consumindo o delicioso cachorro quente da Confeitaria Princesa. Ao meu lado, meu companheiro de muitos anos de batalha no jornalismo do RS, o Carlos Bastos. Hoje, depois de algumas redações, trabalhamos na Secretaria Extraordinária da Copa e ontem, no final da tarde, subimos a Rua da Praia (que alguns teimam em chamar de Rua dos Andradas), para nos juntar a um grupo seleto de amigas e amigos, alguns jornalistas, outros não, mas todos definitivamente ligados ao que existe de mais tradicional, cultural e histórico de Porto Alegre.
Certamente que no próximo encontro teremos mais confrades. Ainda não sabemos o local que, na minha opinião, terá que proporcionar os mesmos momentos deliciosos que desfrutamos na tradicional Confeitaria Princesa. Sugeri o Zé do Passaporte, ao ar livre, mas temos muitos outros. Quem sabe começamos a reunir sugestões?

Bom Dia!

Enquanto alguns pensam...
Sou obrigado a voltar ao assunto do comentário de ontem; o convite de Tarso ao PDT para ocupar a secretaria de Infraestrutura.
Dirigentes e parlamentares do partido fundado por Leonel Brizola, estão se posicionando sobre permanecer, ou não, no governo, sobre candidatura própria ou manutenção da aliança com o PT para as eleições do ano que vem.
Comecei a ler o noticiário sobre a questão e, aos poucos, fui me dando conta de uma situação, no mínimo, curiosa.
Tudo começou com a atitude madura e consciente do PSB que, com candidato próprio à presidência da República, preferiu deixar os cargos que ocupa na administração estadual.
Logo depois, o governador Tarso Genro (PT) convidou o ex-prefeito Airton Dipp (PDT) para assumir a vaga deixada pelo socialista Caleb Oliveira (PSB) na Infraestrutura.
Qual é o fato curioso? Bem, vamos lá.
Atualmente o PDT ocupa 85 cargos no governo do Estado, sendo três no comando de secretarias (Esporte e Lazer, Gabinete dos Prefeitos e Saúde) e postos no Banrisul, Badesul, Corag, Corsan, Secretaria de Políticas as Mulheres e Administração e Recursos Humanos.
Dos sete deputados (estaduais e federais) consultados por ZH, seis são a favor da candidatura própria, um é pela aliança com o PT e três não responderam. Mas o que se sobressai no episódio, é a posição de pedetistas que ocupam cargos no governo. 
Afonso Motta, titular do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, lidera um grupo que já anunciou o lançamento de um manifesto e, ao lado de Flavio Lammel, vice-presidente do Banrisul, entende que não é hora de recusar mais espaços no governo do Estado.
Romildo Bolzan, presidente estadual do PDT, disse que quer esperar o último encontro regional (são 38) para depois submeter o assunto ao diretório.
Como não tenho, nem quero, procuração para defender nenhum dos lados, fico com o sentimento de que estar no poder deve ser maravilhoso. Mas também acho que interesses pessoais não podem estar acima da vontade da maioria. Só sei que nada vai se definir, enquanto alguns pensam....

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!