quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Confraria do Cachorro Quente

Primeiro encontro foi hoje
Foi na Confeitaria Princesa, na subida da Rua da Praia, que alguns insistem em chamar de Rua dos Andradas. Os fundadores estavam lá, todos devidamente em jejum para saborear o prato principal, ou seja: o cachorro quente!
Acompanhado do Carlos Bastos, cheguei por volta de 17h30 e encontrei a Graça Garcia e uma amiga, o Júlio Ribeiro, Samuel de Souza Santos, José Luiz Previdi, Gil Kurtz, Paulo Pruss, Adriano Mussi e Gilnei Lima. O cachorro quente da Confeitaria Princesa é realmente uma delícia, somente superado, quem sabe, pelo gostoso bate-papo entre todos. Fora as piadas, é claro. Tratamos, inclusive, de pensar no local da próxima reunião, já que pretendemos tornar a Confraria em atividade itinerante, isto é, um encontro em cada ponto tradicional de cachorro quente da cidade. Aceitamos sugestões, inclusive.
A lamentar somente o fato de um dos integrantes cujo nome,  pelo Código de Ética da CCQ, não posso revelar, acabou pedindo um pedaço de pizza. Imediatamente o caso foi encaminhado à Comissão de Ética. Como se trata da primeira falta, estamos estudando apenas uma advertência. Mas já informamos que não cabem embargos infringentes.
Na saída, uma comissão especial foi até a clinica onde está o Paulo Motta levar um cachorro quente caprichado.
Para breve, prometo mais fotos do já inesquecível primeiro  encontro da CCQ – Confraria do Cachorro Quente.

Depois de 4 anos

‘Economist’ pergunta se o Brasil ‘estragou tudo’
De um foguete que apontava para o alto para uma aeronave desgovernada nos céus. Essa é a comparação feita pela capa da revista britânica The Economist ao tratar da evolução do Brasil nos últimos quatro anos. A edição distribuída na América Latina, que chega às bancas neste fim de semana, tem na capa uma imagem do Cristo Redentor fazendo piruetas no céu do Rio de Janeiro com a pergunta: “Has Brazil blown it?”. A questão pode ser traduzida como “O Brasil estragou tudo?” ou “O Brasil se perdeu?”.
Na edição desta semana, a revista publica uma reportagem especial de 14 páginas sobre o Brasil assinado pela jornalista Helen Joyce, correspondente da revista no País. “Na década de 2000, o Brasil decolou e, mesmo com a crise econômica mundial, o País cresceu 7,5% em 2010. No entanto, tem parado recentemente. Desde 2011, o Brasil conseguiu apenas um crescimento anual de 2%. Seus cidadãos estão descontentes – em julho, eles foram às ruas para protestar contra o alto custo de vida, serviços públicos deficientes e a corrupção dos políticos”, diz a revista.
“Pode Dilma Rousseff, a presidente do Brasil, reiniciar os motores?”, pergunta a publicação. “Será que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos oferecerão ajuda para a recuperação do Brasil ou simplesmente trarão mais dívida”, questiona a revista. O conteúdo da revista ainda não está disponível na íntegra na internet.
Na capa, a Economist fez uma auto referência a uma capa da própria publicação que ficou conhecida no Brasil ao mostrar o mesmo Cristo Redentor decolando como se fosse um foguete. “O Brasil decola” foi capa da edição de 12 de novembro de 2009, quando a revista rasgava elogios ao País que, naquele momento, crescia rapidamente a despeito da crise financeira global. (Agência Estado)

Seleção brasileira

Lucas Leiva e Victor são as novidades
Na preparação para a Copa do Mundo de 2014, o técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari fez a convocação dos jogadores que irão enfrentar a Coreia do Sul (dia 12, em Seul) e Zâmbia (dia 15, em Pequim). Com as ausências de Júlio Cesar, Thiago Silva e Fred, o comandante da seleção foi obrigado a realizar novos testes na equipe.
As novidades na lista foram as voltas de Lucas Leiva e também do goleiro Victor. Os jogadores de Liverpool e Atlético-MG, respectivamente já atuaram pela seleção brasileira, mas não sob o comando de Felipão. Um dos critérios utilizados pelo comandante foi não atrapalhar os clubes do Brasil. Dos 23 convocados, apenas sete atuam no Brasil, sendo o Atlético-MG o time que mais cedeu jogadores, com as chamadas de Victor e Jô.

Confira a lista de convocados para os 
amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia:

Goleiros
Diego Cavalieri (Fluminense-BRA)
Jeferson (Botafogo-BRA)
Victor (Atlético-MG-BRA)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Roma-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maxwell (Paris Saint-Germain-FRA)
Zagueiros
David Luiz (Chelsea-ING)
Dante (Bayern de Munique-ALE)
Dedé (Cruzeiro-BRA)
Henrique (Palmeiras-BRA)
Meio campistas
Lucas Leiva (Liverpool-ING)
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Paulinho (Tottenham-ING)
Ramires (Chelsea)
Hernanes (Lazio-ITA)
Oscar (Chelsea-ING)
Lucas (Paris Saint-Germain-FRA)
Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR)
Atacantes
Neymar (Barcelona-ESP)
Jô (Atlético-MG-BRA)
Hulk (Zenit São Petersburgo-RUS)
Alexandre Pato (Corinthians-BRA)


No site da SECOPA

Copa dividiu 1950 com a volta de Getulio Vargas
Getulio Vargas e Salgado Filho, em 1950
O correspondente da revista “O Cruzeiro” em Porto Alegre, jornalista e escritor Josué Guimarães, teve muito trabalho em 1950 tratando de duas tarefas bem diferentes. Uma foi cobrir os jogos locais da Copa do Mundo – Iugoslávia x México e Suíça x México – e as atividades das seleções na cidade. A outra foi acompanhar a candidatura de Getulio (sem acento no u!) Vargas na sua volta à presidência da república, começando por seguidas viagens de “teco-teco” às fazendas Itu e Santos Reis, na fronteira oeste gaúcha.

A Copa de 1950 foi disputada durante os 23 dias de 24 de junho a 16 de julho, e a candidatura de Getulio para a volta à presidência – que ele havia ocupado de 1930 a 1945 – foi lançada a 15 de junho pelo governador de São Paulo, Ademar de Barros, homologada a 16 pela convenção nacional do PTB no Rio de Janeiro, e registrada a 26 de julho, com a Copa já terminada.

Dia 9 de agosto Getulio chegou a Porto Alegre e fez um comício no Largo da Prefeitura, e depois viajou a São Paulo, Rio (onde estabeleceu a sua base), norte e nordeste (Belém e Salvador, por exemplo), voltou ao Rio e fez comícios também em Volta Redonda e Petrópolis, percorreu Minas Gerais – Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Juiz de Fora –, e terminou a sua campanha nacional em Cuiabá e no interior de São Paulo, especificamente em Campinas, a 16 de setembro.

Aí, Getulio retornou ao Rio Grande do Sul, e acompanhado pelos seus candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, Ernesto Dornelles (substituindo Salgado Filho, falecido em acidente aéreo em São Francisco de Assis dia 30 de julho), e ao senado, Arlindo Pasqualini, começou um alucinado roteiro de 11 dias com discursos em 23 cidades do interior: dia 20 de setembro (data Farroupilha) em  Erechim e Passo Fundo, 21 Carazinho e Santa Maria, 22 Cachoeira e Santa Cruz, 23 Caxias e Estrela (Feliz foi cancelado por estafa), 24 São Jerônimo, Butiá, Arroio dos Ratos e Bento Gonçalves, 25 Pelotas, 26 Rio Grande e Jaguarão, 27 Bagé e Uruguaiana, 28 Alegrete e Livramento, 29 São Gabriel, Cruz Alta e Santo Ângelo, e dia 30 encerramento na sua São Borja. As viagens foram feitas num avião de João Goulart, com convidados da imprensa, e os discursos – transmitidos pelas rádios Gaúcha e Farroupilha – taquigrafados e reproduzidos integralmente no dia seguinte pelos jornais “Correio do Povo” e “Diário de Notícias”.

Getulio Vargas criou em 1936 a Rádio Nacional do Rio de Janeiro – para divulgar a música brasileira e o futebol – e em 1941 o Conselho Nacional de Esportes, CNE, hoje CND. Seus discursos no Dia do Trabalho, 1º de maio, eram sempre no Estádio de São Januário, do Vasco, e seguidos de um jogo de futebol. Seu irmão Benjamim foi admitido como sócio do Inter em 1917, e a filha Alzira foi a madrinha da seleção brasileira da Copa do Mundo de 1938, tirando fotos com os jogadores para arrecadar o dinheiro do viagem à França. No dia 13 de novembro de 1952, mesmo isolado em seu retiro temporário na fronteira, Getulio recebeu a visita de um dirigente do Grêmio, César Orsini, que lhe mostrou – e também a João Goulart – a maquete do Estádio Olímpico. (Cláudio Dienstmann)


Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 26 de setembro





Argentina e Uruguai abastecem programa Mais Médicos no RS
Dos 29 profissionais formados no Exterior com licença para atuar no Estado, 22 se graduaram nos países vizinhos. (Zero Hora)

Depois das chuvas, fogo e muita fumaça
Emergência em São Francisco do Sul em razão de incêndio em armazém de fertilizantes. (Correio do Povo)

Grêmio e Corinthians empatam por 0 a 0
O jogo de volta, na Arena, será em 23 de outubro. (O Sul)

Novos partidos atraem 50 deputados e aliança governista é afetada
Criação do Solidariedade e do PROS agita Congresso e 10% da composição partidária pode ser modificada. (Estadão)

Paulinho diz que hoje Dilma é sua inimiga e promete apoiar oposição
O deputado federal Paulo Pereira da Silva, eleito por São Paulo, deixou ontem o PDT para se filiar ao novo partido que acaba de criar, o Solidariedade, e do qual será o presidente nacional. Seu objetivo é fazer oposição ao governo de Dilma Rousseff, a quem chama de "inimiga" (Folha de S.Paulo)

“Se Dilma piscar, Lula volta”, alerta Eduardo Campos sobre eleições
Na avaliação do PSB, a presidente perde a cada dia o apoio de lidenças expressivas do PT. (O Globo)

Renan determina corte de salários inconstitucionais no Senado
Após decisão do TCU, que considerou inconstitucional a manutenção dos salários de servidores do Senado acima de R$ 28 mil, Renan manda cortar remuneração. (Diário de Pernambuco). (Diário de Pernambuco)

Novos partidos buscam deputados de aluguel
O Pros oferece o comando da sigla nos estados, com liberdade para o deputado acertar alianças políticas e acesso ao tempo de televisão. (Correio Braziliense)

Bombeiros vão usar ventiladores gigantes para dispersar fumaça em SC
A intenção é que os gases sejam desviados para que se faça a retirada dos restos de fertilizantes que estão no galpão. (Gazeta do Povo/PR)

FHC vê Aécio pronto para liderar o país
O ex-presidente afirmou ontem, em Belo Horizonte, que o senador Aécio Neves, tem capacidade de guiar o país e inspira confiança para solucionar os principais problemas brasileiros. (Estado de Minas)

Bom Dia!

Boca no trombone!
Li na Página 10 da ZH de hoje, que o presidente estadual do PSB, deputado Beto Albuquerque, não ficou nada satisfeito com o convite feito pelo governador Tarso Genro (PT), ao socialista Caleb de Oliveira. Tarso queria que Caleb continuasse na administração estadual como assessor do governo. Além disso, Beto tem informações de que o governo estadual está convidando outros integrantes do PSB a continuarem nos cargos.
Para o presidente do PSB, “o governo está querendo fazer cooptação imoral para dividir o partido”. Ele entende que “se alguém acha que o cargo é mais importante, tem que sair do partido”.
Já alguns setores do PDT, aqueles que não querem repetir a aliança com o PT nas eleições de 2014, classificaram de “golpe branco” o convite público feito a Airton Dipp para assumir a Secretaria de Infraestrutura.
Para o lugar de Caleb de Oliveira, o governador nomeou, interinamente, seu coordenador de Assessoria Superior, João Victor Domingues, desafeto declarado de Beto Albuquerque.  No entanto, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, deixou claro que o governo aguardará até novembro por uma decisão do PDT em relação ao convite feito. Pestana disse que confia na aliança com os pedetistas no ano que vem.
Lendo e ouvindo o noticiário sobre o assunto, sou obrigado a constatar que, atualmente, vale tudo na política brasileira. Aqui no RS, repete-se o que ocorre nacionalmente, ou seja, pela manutenção do poder, qualquer atitude, mesmo a menos digna, é válida. E parece que nem adianta mais botar a boca no trombone!
Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!