quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Partido da Solidariedade

Um estrago no PDT
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a criação de mais dois partidos políticos no Brasil. Assim, agora são 32 siglas abrigando políticos brasileiros. Entre os criados ontem, está o Solidariedade, partido idealizado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força Sindical.
Alguns deputados já confirmaram que trocarão o PDT pelo novo partido. Além do próprio Paulinho, um companheiro seu, de São Paulo, já confirmou que assinara ficha no Solidariedade. Da Bahia, serão dois deputados e do Espírito Santo, um. Assim, no primeiro momento, cinco deputados federais deixam o PDT e passam para o Solidariedade.
Como o PDT tem uma bancada de 26 deputados federais, esta será reduzida, inicialmente, para 21 representantes. Mas as notícias são mais preocupantes. Pelo menos outros cinco deputados estariam dispostos a acompanhar o Paulinho da Força em seu novo partido.
Tudo sem contar vereadores de todo o Brasil que trocarão o PDT pelo Solidariedade. Aqui em Porto Alegre, por exemplo, é dada como certa a saída do vereador Cláudio Janta.
O Solidariedade começa mostrando força e causando um estrago enorme entre os pedetistas.

São Francisco do Sul

Com medo de incêndio, famílias deixam a cidade
Foto: Agência RBS
Um incêndio de grandes proporções controlado no início da tarde desta quarta-feira, após mais de 12h de trabalho dos bombeiros, causou pânico nos moradores de São Francisco do Sul, cidade que fica 190 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina. A informação de que a fumaça do material – uma carga de fertilizante em um armazém da empresa Global Logística em um terminal marítimo, na BR-280 – seria altamente tóxica fez com que moradores começassem a deixar a cidade.
A fumaça é composta por nitrato de amônia, diafosfato de amônia e cloreto de potássio. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a inalação pode causar reações no organismo como tosse, pele avermelhada, olhos lacrimejantes e doloridos, além de congestionamento das vias orais. Já a Defesa Civil emitiu nota no início desta tarde afirmando que "não há risco de intoxicação" para a população de São Francisco do Sul.  
Até o início da tarde, setenta pessoas haviam sido atendidas na rede de saúde da cidade com os sintomas, mas nenhuma foi configurada como caso grave, informou supervisora do Centro de Informações Toxicológicas (CIT) da Secretaria Estadual de Saúde, Marlene Zannin. Ela orienta a população da cidade a sair das áreas de exposição à fumaça, ir para local arejado e tomar banho com água e sabão, lavando todo o corpo, inclusive o couro cabeludo e as mucosas nasais, para eliminar resíduos das substâncias. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, a pessoa deve então procurar atendimento médico.

Segundo a Defesa Civil, 150 famílias tiveram de ser retiradas de suas casas, localizadas próximo ao local do incêndio. Na edificação atingida pelas chamas, estavam armazenadas cerca de dez toneladas de fertilizantes. (Com Veja/conteúdo)

Notícias

Em 10 anos, dobrou o número de doadores de órgãos no Brasil
Nos últimos dez anos, o Brasil dobrou o número de doadores, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (25). Em dez anos, os transplantes aumentaram de 7.500 para 15.141 cirurgias.
Mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder um ente, são favoráveis à doação de órgãos. Este é o maior índice de aprovação à doação do mundo. A aprovação da população à doação subiu de 6,5% em 2003, para 13,5% em 2012.

Aids está entre principais causas de doenças incapacitantes
Apesar da queda global generalizada nas taxas de mortalidade pela doença entre 2006 e 2010, as mortes em decorrência da aids aumentaram em 98 países. O estudo mostra que a contaminação pelo vírus cresceu principalmente em nações que não tinham sido afetadas pela epidemia em décadas anteriores.

Saúde terá de registrar acidentes causados por consumo de produtos
A notificação para acidentes graves, suspeitos de terem sido provocados pelo consumo de produtos ou serviços, feita a partir do atendimento à vítima, será obrigatória para todos os profissionais da saúde, tanto de hospitais públicos quanto de privados.

Terremoto no Paquistão deixa mais de 250 mortos
O terremoto ocorrido nessa terça-feira (24) no Sudoeste do Paquistão fez mais de 250 mortos e cerca de 400 feridos, de acordo com o último balanço das autoridades, que informaram que esses números ainda podem aumentar. As equipes de resgate tentam encontrar sobreviventes.

Farmacêutico pode prescrever remédios que não exijam receita

Foi publicada nesta quarta-feira (25) a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que prevê que farmacêuticos possam prescrever medicamentos que não necessitem de receita médica. A resolução nº 585 afirma que faz parte das atribuições clínicas do farmacêutico “prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional”.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quarta-feira, dia 25 de setembro





Dilma faz duro ataque aos americanos na ONU
Presidente disse que Estados Unidos invadiram e se intrometeram em assuntos sigilosos do Brasil. (Correio do povo)

Gasto de brasileiros no exterior é recorde em agosto
Despesas lá fora somaram R$ 2,32 bilhões no mês passado. (O Sul)

Polícia descobre aliança do tráfico para fugir de cerco
Últimas apreensões feitas no Estado revelaram reativação de estratégia dos criminosos para compra conjunta de drogas. (Zero Hora)

Chefe do Cade omite vínculo com deputado que denunciou cartel
Exclusivo: presidente do órgão trabalhou com petista que denunciou irregularidades em contrato de trens. (Estadão)

TSE aprova registro dos partidos Solidariedade e Pros
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, em sessão na noite desta terça-feira (24), o registro eleitoral do Solidariedade e do Pros (Partido Republicano da Ordem Social), ampliando para 32 o número de siglas eleitorais no Brasil. (Folha de S.Paulo)

Procura por antecipação do 13º salário cresce 62% nos bancos
Endividado e com a renda corroída pela inflação, o brasileiro correu este ano para uma linha de crédito que está entre as mais baratas do mercado: a antecipação do décimo terceiro salário. (O Globo)

Defesa e Agricultura estavam ligados a esquema de lavagem de dinheiro
Duas empresas usadas pela organização criminosa apontada pela Polícia Federal (PF) como suspeita de ter lavado dinheiro e desviado cerca de R$ 300 milhões de entidades previdenciárias públicas receberam recursos do governo federal. (Correio Braziliense)

Carga explode e causa incêndio em terminal marítimo de SC
Pelo menos quatro bairros de São Francisco do Sul tiveram ordem de evacuação por conta da explosão que liberou fumaça tóxica. (Gazeta do Povo/PR)

Cresce número de vítimas de escorpiões em Fortaleza
Somente de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 1567 casos, uma alta de 8,3% em relação a igual período do ano passado. (Diário do Nordeste)

Cresce adesão dos bancários a greve nacional
Ontem, sexto dia de paralisação, 9.665 agências de todo o país ficaram fechadas. (Diário de Pernambuco)

Bom Dia!

André Machado
O trabalhismo é uma coisa que tem raízes profundas na minha família. Meu pai inoculou em todos nós, primeiro o getulismo, depois o brizolismo. Militar, em 1930 acompanhou a revolução e esteve ao lado de Getúlio Vargas, sempre. Depois foi o Brizola. Meu pai não admitia outra doutrina política que não fosse o trabalhismo. Ele era um trabalhador, um lutador, um homem que sempre teve que buscar o sustento da família enfrentando muitas dificuldades. Testemunhas da sua luta, nos tornamos trabalhistas intransigentes.
Desde ontem, acompanhando os comentários nas redes sociais, lendo e ouvindo o noticiário, estou convivendo com a decisão do André Machado, meu sobrinho, filho do meu querido irmão Dilamar Machado, de se filiar ao PC do B e concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Uma decisão amadurecida e baseada nos ideais que o André pensa e defende.
Profissional de uma honestidade intocável, André Machado poderia ter esperado até o ano que vem para decidir sua filiação e, então, deixar o microfone da Gaúcha. Coerente com sua formação, seguiu o que dita o Código de Ética da RBS e saiu hoje. Sexta-feira estará filiado ao PC do B.
Cuidadosamente li cada manifestação nas redes sociais a respeito da decisão do André. Alguns é claro, criticando o fato dele ter optado por um partido que não o do seu pai, o PDT. Outros destacando o profissionalismo do jornalista, sua integridade e capacidade, e desejando sorte, independentemente de que concorra por este ou aquele partido. O André Machado é um nome que se sobrepõe a qualquer sigla, não tenho nenhuma dúvida.
Quero deixar bem claro que não estou nem vou tentar convencer ninguém de que devem ou não votar no André. O voto é uma decisão pessoal e intocável. Tento, tão somente, deixar claro que o fato do meu sobrinho ter optado por assinar ficha com o PC do B, primeiramente não muda, nem poderia mudar, minha relação com ele, que é de muito afeto e entendimento. Segundo, a partir de agora, serei um torcedor intransigente pela vitória dele. Acho que o acréscimo que o André poderá dar ao Congresso é imensurável. Que bom se outros profissionais como ele decidissem colaborar para que as coisas começassem a mudar no Brasil, politicamente.
Ah! Pretendo estar no café da manhã no Chalé da Praça XV, sexta-feira, dia 27, quando ele estiver assinando ficha com o PC do B.
Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!