quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Artigo

Tirem as máscaras, digam o que querem de fato

Adeli Sell*

São livres as manifestações no Brasil, pois vivemos numa democracia. Mas não queiram que concordemos com o anonimato. Quem são estes mascarados que não querem mostrar suas faces? Que usam mochilas com materiais duvidosos? Que levam paus, bastões e jogam pedra em brigadianos? Que depredam locais de todos os tipos, desde a barbearia da Ladeira, passando pelo Banco do Brasil e outros prédios públicos?
O que querem? Quais são suas demandas? São contra a repressão?  Eu também sou contra a repressão de gente que se manifesta livremente, de cara limpa, que não joga bomba molotov na cara dos outros.
Quem ler a História recente de Porto Alegre vai ver que houve imensas mobilizações durante a ditadura militar, com muita repressão. Gente de cara limpa foi presa, torturada e morta. Outros apanharam e foram para a cadeia. Vivem ainda hoje as sequelas de um passado sem liberdade e sem democracia.
Mas as manifestações tinham como mote demandas claras: Liberdades Democráticas, Abaixo à Ditadura, Fora o FMI, Anistia, Contra a Carestia, etc. Passeatas fechavam apenas metade da pista para evitar que a rua fosse obstruída. Gritávamos palavras de ordem para quem passava nos ônibus, mas não depredávamos, muito menos ateávamos fogo em coletivos com passageiros.
Hoje se tranca rua, impedindo a circulação de pessoas que reivindicam as mesmas demandas. Isto nunca foi, não é, e nunca será atitude democrática. Os mascarados não nos representam. Não realizam uma manifestação pacífica, justa e democrática, fruto do direito fundamental da livre expressão. Suas manifestações esbarram em atos de vandalismo que põem em risco a ordem pública. Atos que depredam o patrimônio público e privado, colocam em xeque a ação das autoridades, causam danos ao transporte público e à segurança das pessoas.
É claro que não se pode coibir a manifestação pública da população. Mas a leniência para com os atos de depredação, vandalismo e prática de crimes de dano ao patrimônio público e privado não pode ser justificada. Tais atos devem ser coibidos com rigor suficiente pelo Poder Público.
Agora, esses grupos resolveram também piratear imagens de pessoas conhecidas, postar suas fotos com cara tapada, como se aderissem aos Black Bloc, aos Anonymous e outros tantos que querem representar, mas não representam ninguém além deles.
Nós que lutamos contra o totalitarismo, pelas liberdades democráticas, que ajudamos a conquistar a democracia não vamos calar.
Vamos continuar lutando pelo bem-estar de todo o povo brasileiro, contra a corrupção de todos os tipos, seja aquela praticada por cidadão comum ou políticos e magistrados. Neste ângulo devem sempre caminhar o Brasil e o seu povo sob pena de se efetivar um retrocesso democrático, fator este altamente negativo para toda a democracia até aqui alcançada.
* Escritor e consultor

Denúncias de desvios de recursos

Presidente da Fundação Banco do Brasil pede demissão
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit, pediu para deixar o cargo nesta quarta-feira, 10, após ter seu nome envolvido em denúncias de desvios de recursos da instituição, como revelou o Estado. Além de Streit, deixou a instituição o diretor executivo de Desenvolvimento Social da fundação, Éder Marcelo de Melo. Streit foi indicado para o cargo pelo PT, com apoio do ex-presidente da Fundação Jacques Pena, também investigado no esquema de corrupção.
Na semana passada, o Estado mostrou que a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco) do Distrito Federal apreendeu documentos e computadores na sede da fundação, em Brasília. Dois DVDs e um CD foram retirados do gabinete do atual presidente da fundação, Jorge Alfredo Streit, ligado ao PT. Ele foi candidato ao governo de Rondônia pelo partido.
Conforme apurou o Estado, o substituto de Streit ainda não foi escolhido. O esquema sob investigação beneficiava ONGs ligadas ao PT.

A Fundação Banco do Brasil, vinculada ao Ministério da Fazenda e sob controle político do PT, firmou convênios de R$ 36 milhões com entidades ligadas ao partido e familiares de seus dirigentes. A lista de organizações não governamentais, associações e prefeituras beneficiadas está sob investigação da Polícia Civil do Distrito Federal. O banco faz auditoria nos contratos e parcerias. (Agência Estado)

Manchetes

Nos jornais de hoje





Destaques de jornais brasileiros nesta quarta-feira, dia 11 de setembro





]


Sessão decisiva para o desfecho do mensalão
Posição que o STF adotar hoje sobre recursos dos réus define se processo está perto do fim ou se haverá novo julgamento para 11 dos 25 condenados. (Zero Hora)

Assembleia derruba Imposto de Fronteira
Votação do projeto de decreto legislativo foi acompanhada por pequenos e microempresários no Parlamento. (O Sul)

Dólar caro provoca alta no preço do gás
Sulgás reajusta tarifa industrial em 9,7% e veicular em 14,4% a partir do dia 16. (Jornal do Comércio)

Aprovado o fim do Imposto de Fronteira
Desta forma, fica revogada a cobrança de diferença do ICMS sobre produtos fabricados fora do RS. (Correio do Povo)

Emprego na indústria tem terceira queda consecutiva, diz IBGE
Em mais um sinal de que uma retomada mais firme da indústria ficou para trás e concentrada no segundo trimestre o emprego na indústria caiu 0,2% de junho para julho. (Folha de S.Paulo)

STF dividido sobre possibilidade de novo julgamento para condenados
Ministros retomam votação sobre os chamados embargos infringentes, que preveem nova análise em casos nos quais resultado da sentença teve placar apertado. (Estadão)

Senador boliviano depõe hoje na Justiça brasileira
Retirada de Pinto Molina da embaixada brasileira de La Paz gerou uma crise diplomática. (O Globo)

ONU diz que Síria cometeu crimes contra a humanidade
Relatório diz que governo cometeu crimes contra a humanidade e oposição ao governo cometeu crimes de guerra. (Diário de Pernambuco)

CCJ do Senado decide sobre voto secreto nesta quarta-feira
Se a PEC for aprovada ficam abertas todas as votações, nas comissões e no Plenário, relativas a indicações de autoridades feias pela Presidência da República. (Correio Braziliense)

Mais Médicos: prova para formados no exterior terá três perguntas
Um dos questionamentos do teste marado para sexta-feira (13) é o preenchimento correto de um formulário médico. (Gazeta do Povo/PR)


Bom Dia!

Invadir parlamentos, é moda. Mas resolve?
Professores e representantes do CPERS, apoiados por integrantes do Bloco de Lutas e estudantes, ocuparam a sala da presidência da Assembleia Legislativa na tarde de ontem (10) com o objetivo de pressionar pela retomada das negociações com o governo estadual.
Um pequeno tumulto ocorreu quando os manifestantes tentaram entrar com um cesto de vime e foram barrados pelos seguranças da AL. Depois de verificarem que se tratava de lanche para a noite, a entrada do cesto foi liberada.
Intermediada pelo presidente da Assembleia, um encontro dos integrantes do Comando de Greve do CEPERS com o governo está agendado para hoje.
Neste caso, pelo menos até agora, parece que a ocupação do parlamento teve uma resposta, em tese, positiva, ao contrário de muitas ocorridas pelo Brasil inteiro.
Também na AL, na tarde de ontem, deputados aprovaram o fim do Imposto de Fronteira, acabando com a cobrança de uma alíquota de 5% de ICMS sobrea importação de mercadorias de outros estados, que atingia micro e pequenas empresas do Simples Nacional. Antes da votação, 49 deputados estavam presentes e, apesar da debandada de 15 governistas, o fim do Imposto foi aprovado por 34 votos a favor e nenhum contra.
Detalhe que chamou a atenção de quem passava pela Praça da matriz, foi a faixa colocada pelos comerciantes e que pedia: “Chega de Mordida”.
Já se sabe que o Piratini deverá procurar a Justiça para manter a cobrança do Imposto de Fronteira.
Sob a justificativa de que se trata de “informação de interesse geral do povo”, o Tribunal de Justiça negou o mandado de segurança apresentado pelo sindicato de servidores da AL, que pedia a proibição da divulgação nominal dos salários dos servidores do Legislativo. O veto do desembargador Rui Portanova foi acompanhado pela maioria dos juízes.
Para hoje está prevista a retomada dos votos e a definição, no Supremo Tribunal Federal, sobre os recursos infringentes dos mensaleiros condenados. Depois da chegada de novos ministros indicados pela presidência da República, o prognóstico sobre o resultado ficou mais difícil. Vamos aguardar!
Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!