sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Reivindicação indígena

Balas de borracha e gás lacrimogêneo contra índios

Foto: Correio do Povo
Durante protesto de grupos indígenas em frente ao Palácio Piratini, no Centro de Porto Alegre, a Brigada Militar (BM) utilizou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar a multidão, que teria tentado invadir o prédio da sede do governo do Estado na tarde desta sexta-feira.

Mais cedo, o governo gaúcho informou que iria encaminhar um ofício aos representantes indígenas, anunciando as próximas medidas adotadas pelo Executivo para tentar solucionar o impasse que envolve a demarcação de terras para as tribos do Estado. A informação foi confirmada pelo secretário da Justiça, Fabiano Pereira.

Entretanto, já que o documento não foi entregue, os indígenas resolveram agir. Segundo o cacique Luiz Salvador, da comunidade indígena de Rio dos Índios de Vicente Dutra, houve abuso da BM quando os indígenas tentavam se organizar para receber o documento no Palácio Piratini.

Ao menos quatro pessoas ficaram feridas, todas indígenas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou um adulto ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Capital, com intoxicação. Populares ainda socorrem uma criança e dois adolescentes que também foram intoxicados pelo gás lacrimogêneo. (Correio do Povo online/conteúdo)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 30 de agosto





População brasileira chega a 201 milhões de pessoas
Crescimento, porém, vai só até 2042, quando população do País começará a encolher. (O Sul)

Custo de portos sobre 27% em quatro anos
Estudo do IBPT destaca que 81% do comércio externo ocorre por via marítima. (Jornal do Comércio)

Melhores da feira desfilam em Esteio
Com ameaça de protesto, parque terá segurança reforçada. (Correio do Povo)

Tofolli mantém sigilo sobre renda para empréstimos
O ministro José Antonio Dias Toffoli se recusou ontem a detalhar seus ganhos além do salário no Supremo Tribunal Federal. (Folha de São Paulo)

Proporção de idosos no RS duplicará até 2030
Segundo projeção do IBGE, as pessoas com mais de 65 anos, que em 2010 eram 9% do total, representarão 18,49% dos gaúchos em 17 anos. (Zero Hora)

Atuação do PT e PMDB evitou cassação de Donadon
Três pilares básicos livraram o parlamentar da degola: o PT, que agiu para proteger os deputados mensaleiros; o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), para mostrar que ainda tem muita força para provocar estragos; um grupo de 100 deputados que se recusam categoricamente a cassar qualquer deputado. (Correio Braziliense)

Caso Donadon abre brecha para criação da ‘Bancada da Papuda’
Após a sessão que decidiu a manutenção do mandato de Natan Donadon (sem partido-RO), uma hipótese insólita passa a ser possível na Câmara dos Deputados: a formação da "bancada da Papuda". (O Globo)

Médico cubano sabia de plano há meses

Professores brasileiros viajaram para diversas regiões de Cuba para ensinar português e passar informações sobre o SUS aos médicos. (Estadão)

 

França segue disposta a agir na Síria

François Hollande disse em entrevista ao jornal ‘Le Monde’ que ainda defende uma ação punitiva “firme” em resposta ao ataque químico. (Gazeta do Povo/PR)

 

Mensalão: STF já rejeitou recursos de 19 réus

O julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso durante a análise dos embargos do ex-assessor do PP João Cláudio Genu.(Diário de Pernambuco)

Bom Dia!

Estou sonhando? Ou será o governador?
Acabo de escutar uma entrevista do governador Tarso Genro (PT), na Rádio Gaúcha, sobre a Expointer e a situação do Rio Grande do Sul. Procuro, sempre, estar atento ao que diz o governador já que ele trata, invariavelmente, de esclarecer como estão as coisas por aqui.
Começando pela Expointer, Tarso Genro, entusiasmado, disse que apesar dos transtornos iniciais causados pela chuva, a exposição é um sucesso, que será melhor que a do ano passado, que já foi melhor que a de 2011. Ressaltou a venda de máquinas agrícolas que, mesmo tendo caído um pouco por causa das chuvas, deverá se recuperar e, se não atingir o índice desejado, será muito boa. Vibrou com a agricultura familiar e destacou que, no pavilhão onde estão abrigados, os expositores vendem muito mais do que nos anos passados, segundo ele “graças ao aumento do poder aquisitivo da população”.
Disse mais, o governador Tarso Genro. O Rio Grande do Sul obteve o maior índice de crescimento industrial entre os demais estados brasileiros, durante o governo dele. A safra será espetacular e a economia do Estado está entre as mais desenvolvidas do Brasil.
Questionado sobre a greve do magistério, Tarso disse que ela “praticamente não existe, já que apenas 1% das escolas estão paradas”. Mesmo assim, admitindo o direito dos professores, salientou que estes estão entre os mais bem pagos do país, lembrando que “somente neste governo os professores ganharam mais de 70% de aumento salarial”. Segundo Tarso, “nunca na história do Estado, os professores tiveram aumento igual”.
Falou mais o governador, sempre destacando os feitos de seu mandato que, na sua opinião, não teve precedentes no RS. Tudo o que foi feito durante sua gestão, é superior ao que os outros governadores fizeram, fez questão de salientar
Terminada a entrevista, fiquei pensado que alguma coisa deve estar errada, ou comigo ou com o governador. Afinal, a maravilha que foi pintada por ele, no meu entender, não se reflete no nosso dia-a-dia. Tanto que, ao mesmo tempo em que ele dava entrevista, um grupo de manifestantes bloqueava a BR 116 e outro se dirigia para uma manifestação na Expointer. O poder aquisitivo da população, não me parece compatível quando vejo as pessoas consumindo menos e as famílias brasileiras incluídas no maior índice de endividamento da história. Quanto aos professores, devem ser uns ingratos ou querem derrubar o governo. Afinal, ganhando o que ganham, com aumento de mais de 70%, pararem pedindo reajuste salarial, é muita ingratidão!
Desliguei o rádio e fiquei pensando com os meus botões. Alguém deve estar sonhando nisso tudo. Ou eu, ou o governador!

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!