domingo, 25 de agosto de 2013

Escolas estaduais

Greve deve começar nesta segunda-feira
Por decisão de assembleia geral do Cpers/Sindicato, os professores da rede estadual de educação devem parar suas atividades partir desta segunda-feira. A reunião contou com cerca de 2 mil profissionais.
O Cpers reivindica o pagamento do piso nacional no Estado, que é de R$ 1.567, a manutenção do plano de carreira, além da rediscussão da reforma do Ensino Médio. A paralisação segue por tempo indeterminado.

Gylmar dos Santos Neves

Morre goleiro bicampeão com a seleção



O goleiro bicampeão do mundo com a seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962, Gylmar dos Santos Neves, morreu na tarde deste domingo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O ex-jogador havia sofrido um enfarte na última segunda-feira e estava em estado grave. O quadro era irreversível, de acordo com familiares.

Cheias no RS

Mais de 2.300 desabrigados

Foto: Denoli Gräff/CP
Chega a 2.361 o número de atingidos pelos estragos da chuva no Rio Grande do Sul. O balanço foi divulgado na tarde deste domingo, em entrevista concedida pela Defesa Civil do Estado, na cidade de Lajeado, no Vale do Taquari. Deste total, 1.570 estão desabrigados e outros 791 desalojados, em função das cheias dos rios e devido às chuvas que atingem o Estado há três dias. O órgão reforçou a necessidade de as prefeituras reforçarem o auxílio para as pessoas afetadas.

Como o mau tempo deve persistir no início desta semana, o coronel Paulo Roberto Locatelli Gandin, subchefe da Defesa Civil no Estado, alerta que o total de afetados pode aumentar ainda neste domingo. “Durante a noite, muitos rios ainda estão aumentando (nível das águas) e este número (afetados) pode subir durante a madrugada e, por isso, estamos em situação de alerta até quarta-feira”, salientou.

Conforme a Defesa Civil, a situação mais preocupante envolve o rio Taquari, que já subiu 10 metros acima do nível normal, chegando a 23 metros. 
Alertas também foram estendidos para os rios Caí, Sinos e Paranhana.


As cidades mais afetadas na Região Metropolitana são: Porto Alegre, Rolante, Igrejinha, Parobé, Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Montenegro e Bom Princípio. Já na região do Vale do Taquari, os municípios com o maior número de atingidos são Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul e Encantado.(Com CP online/conteúdo)

Endividamento familiar

Nível bate recorde no primeiro semestre
O Banco Central informou que 44,82% das famílias brasileiras tinham dívida no sistema bancário no mês de junho. O percentual é o sexto recorde mensal seguido, em relação a dezembro do ano passado, quando era 43,41%. O nível de endividamento mais que dobrou em oito anos, de acordo com o BC. Quando a série histórica foi iniciada, em janeiro de 2005, o patamar de endividamento era 18,39%, e de lá para cá tem aumentado constantemente.
O BC informa que, descontado o crédito imobiliário, o endividamento familiar até junho cai para 30,41%, ou 100% a mais do que os 15,2% contabilizados em janeiro de 2005. O banco divulga o nível de endividamento sem o crédito imobiliário, porque considera a compra da casa própria formação de patrimônio, não uma dívida.
Os números do Banco Central são diferentes dos calculados em outras pesquisas, de acordo com Newton Marques, do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal. Ex-servidor do BC, o economista explica que o BC faz o cálculo com base em informações do Sistema Financeiro Nacional, enquanto outras pesquisas consideram também as dívidas relacionadas a comércio e serviços, fora do sistema bancário. Por isso, a Ordem dos Economistas do Brasil estima endividamento familiar atual em torno de 57%, segundo o presidente da entidade, Manuel Enriquez Garcia.(Agência Brasil)

Reforma política

Só 7% sabem bem do que se trata
O Brasil acha a reforma política importante, mas sabe muito pouco sobre ela. Pesquisa Ibope/Estado mostra que dois em cada três brasileiros ouviram falar pela primeira vez do assunto ao serem interpelados pelo pesquisador - ou nem sequer conseguiram responder à questão - e menos de 1 em 10 entrevistados diz saber bem do que se trata.
Apenas 36% disseram ter conhecimento de que se discute a reforma política. Saber que o debate existe não significa estar por dentro do seu conteúdo. Tanto que só 7% dos entrevistados se declararam bem informados sobre a reforma política. Outros 34% disseram ao Ibope estar pouco informados, e a maioria absoluta disse estar "nada informado" (52%) ou nem sequer soube responder (7%).
Considerando-se apenas os 41% que têm alguma informação (a soma dos "bem" e "pouco" informados), a maioria é favorável à realização da reforma política no Brasil: 39% concordam totalmente, 33% concordam em parte e 7% discordam. O resto ficou no muro (nem concordou, nem discordou) ou não respondeu.
Mas nem todos desses 41% teoricamente informados sabem dizer, espontaneamente, do que trata a reforma política. Um em cada três (28%) não conseguiu dizer nenhuma medida específica que esteja sendo discutida para reformar a política brasileira.
Na prática, sobram 30% de brasileiros que dizem ter algum grau de informação sobre a reforma política e sabem citar um exemplo do que está em debate. Os pontos mais mencionados por eles foram: acabar com suplente de senador, com as votações secretas no Congresso, com as coligações partidárias e com o voto obrigatório - todas essas na faixa de 20% a 23% de citações. (Agência Estado)