domingo, 11 de agosto de 2013

Bom Dia!

Meu pai
Ainda hoje, quando fico quieto com meus pensamentos, quando consigo retornar para os meus tempos de guri, vejo a figura do meu pai, passos firmes e fortes passando pela casa, bem cedo da manhã, impecavelmente fardado, saindo para o quartel. Um beijo na minha mãe e lá ia ele, deixando na casa o perfume marcante de seu inseparável lenço. 
Ele só voltava ao final da tarde, depois de mais um dia no quartel. Meu pai foi um soldado e, mesmo tendo passado por quase todos os postos militares, conservou por toda a vida a postura que fazia dele “um milico”, como ele gostava de dizer.
A vida dura e cheia de dificuldades fez com meu pai transferisse para nós, seus oito filhos, a importância da responsabilidade, da honestidade, do respeito.
Hoje, quando em quase todas as casas se comemora o Dia dos Pais, sinto um vazio imenso pela falta que o Capitão Machado faz para todos nós, seus filhos, netos, bisnetos, genros e noras.
Já não temos mais o pai na cabeceira da mesa, nem convivemos com o seu perfume, com seu orgulho fardado de militar. Mas temos aquilo que ele plantou em cada um de seus filhos, a certeza de que a vida, por mais difícil, por mais obstáculos que apresente, é o espaço que Deus permitiu a cada um para mostrar que a dignidade, a força e o amor devem estar presentes em tudo o que fizermos. Meu pai deixou para todos nós, a felicidade de ter aprendido a viver como ele.
Se hoje não teremos o almoço que a mãe preparava com todo o carinho, ficaremos com a luz que ele ascendeu em nossas vidas.
Vou beijar, abraçar e falar com meus filhos com o mesmo carinho e com o mesmo amor com que ele me tratou por toda a vida.

Um beijo, MEU PAI!